Buscar

Daniele Gonçalves - Sistema Digestório (Juninho Moreira)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Federal de Alagoas
ICBS  - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Praça Afrânio Jorge, Prado, Maceió – AL.
SISTEMA DIGESTÓRIO
Conceito e divisão
 
Anatômica e funcionalmente, o sistema digestório pode ser dividido em canal alimentar (ou trato gastrointestinal) e órgãos anexos. O canal alimentar se estende da boca ao ânus e é um tubo contínuo de aproximadamente 9 metros de comprimento. Atravessa a cavidade torácica e entra na cavidade abdominal no nível do diafragma.
Conceito e divisão*Cont...
Os órgãos que constituem o canal alimentar incluem a cavidade oral, a faringe, o esôfago, o estômago, o intestino delgado e o intestino grosso. Os órgãos anexos do sistema digestório incluem os dentes, a língua, as glândulas salivares, o fígado, a vesícula biliar e o pâncreas.
Boca
Faringe
Esôfago
Estômago
Intestino Delgado
Intestino Grosso
Reto
Ânus
4
BOCA
5
Cavidade oral:
	A cavidade oral pode ser dividida em duas partes: o vestíbulo da boca e a cavidade própria da boca. O vestíbulo da boca é o espaço delimitado pelos lábios, bochechas, pelas gengivas e pelos dentes, constituindo o restante a cavidade própria da boca. 
Palatos e Arcos
	O teto da cavidade própria da boca é formado pelo palato, que é dividido em palato duro, anterior, ósseo, e o palato mole, posterior, muscular. Do palato mole projeta-se uma saliência cônica, mediana, a úvula palatina, e lateralmente, duas pregas denominadas arco palatoglosso, mais anterior, e arco palatofaríngeo, posterior, produzidas por músculos de mesmo nome. Entre os arcos, há um espaço denominado fossa tonsilar, ocupado pela tonsila palatina. 
A cavidade oral
	Se comunica com o meio externo através de uma abertura chamada de rima da boca, que é a fenda existente entre os lábios superior e inferior. A comunicação da cavidade oral (cavidade própria da boca) com a parte oral da faringe ocorre através do istmo das fauces, que é a passagem delimitada superiormente pela úvula palatina, lateralmente pelos arcos palatoglosso e palatofaríngeo e inferiormente pelo dorso da língua. 
Boca, limites oral e tonsila palatina
9
Órgãos anexos do sistema digestório relacionados com a cavidade oral:
A Língua
É um órgão anexo muscular que exerce importantes funções na mastigação, na deglutição, na gustação e na articulação da palavra;
Língua e papila valada
12
Os Dentes
São estruturas rijas, esbranquiçadas, implantadas em cavidades da maxila e da mandíbula denominadas alvéolos dentais, e com função de mastigação, desenvolvimento e proteção das estruturas adjacentes e articulação da palavra. No adulto existem 32 dentes (8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 12 molares). Cada dente possui 3 partes principais: a coroa, o colo e a raiz;
Mandíbula e maxilar
8 Incisivos
4 Caninos
8 Pré-molares
12 Molares
14
Primeira dentição
15
As Glândulas Salivares
São responsáveis pela produção da saliva que funciona como solvente, limpando os dentes e dissolvendo as moléculas de alimento de forma que possam ser degustadas. A saliva também contém enzimas que digerem o amido e muco lubrificante que ajuda na deglutição. 
As Glândulas Salivares* Cont...
As glândulas salivares maiores (extrínsecas) são a glândula parótida, a glândula submandibular e a glândula sublingual. Existem as glândulas salivares menores (labiais, da bochecha, molares, palatinas e linguais) que estão presentes nas túnicas mucosas do palato e da cavidade oral, que não serão abordadas;
Glândulas salivares extraparietais
Parótida
Submandibular
Sublingual
18
Vestíbulo oral e ducto parotídico
19
Faringe
É um tubo muscular associado a dois sistemas: respiratório e digestório, situando-se posteriormente à cavidade nasal, oral e à laringe. Em função da sua localização e das relações estabelecidas com essas cavidades, ela é dividida em três partes: parte nasal, parte oral e parte laríngea;
Faringe
Recesso piriforme,
Ádito da laringe
21
Esôfago
É a porção do canal alimentar que conecta a faringe ao estômago. É um órgão tubular colapsado, com aproximadamente 25 cm de comprimento, que tem origem no nível da laringe e se coloca posteriormente à traqueia. Possui três partes: parte cervical, parte torácica e parte abdominal;
Porções :
Cervical (1/5)
torácica 
abdominal
Esôfago:
CVI
HIATO -TX
TXI
Esôfago Torácico: mediastino posterior
Vista posterior
O Diafragma
Este separa o abdome do tórax e é atravessado por três estruturas importantes: o esôfago, a aorta e a veia cava inferior que passam pelo hiato esofágico, pelo hiato aórtico e pelo forame da veia cava, respectivamente; 
Diafragma
Peritônio e suas expansões na cavidade abdominal
Os órgãos abdominais são revestidos por uma membrana serosa, em maior ou menor extensão, o peritônio, que apresenta duas lâminas: o peritônio parietal, que reveste as paredes da cavidade abdominal e o peritônio visceral que envolve as vísceras. 
Peritônio e suas expansões na cavidade abdominal * Cont...
As duas lâminas são contínuas, permanecendo entre elas uma cavidade virtual, a cavidade peritoneal, que contém pequena quantidade de líquido. Alguns órgãos abdominais se situam junto à parede posterior do abdome, sendo assim, revestidos pelo peritônio parietal e chamados de órgãos retroperitoneais.
peritôneo
29
Fotografia ?
30
Estômago
É um órgão oco, com paredes estratificadas, e que pode ser visto como uma dilatação do canal alimentar que se segue ao esôfago e é continuado pelo intestino delgado. Localiza-se abaixo do diafragma, com sua maior porção à esquerda do plano mediano. É o órgão responsável pela mistura mecânica do alimento com as secreções gástricas para a formação do quimo, que será conduzido para o intestino delgado;
estômago
Cárdia
Fundo
Corpo
Região pilórica
Esfíncter pilórico
Localização
curvaturas
32
Estômago em variações anatômicas
33
Intestino Delgado
É a porção do canal alimentar entre o estômago e o intestino grosso. Possui aproximadamente 3 m de comprimento e 2,4 cm de largura no indivíduo vivo. É o principal local de absorção de nutrientes. Está dividido em três partes: o duodeno, o jejuno e o íleo;
Intestino Delgado:
Duodeno
Jejuno
Ileo
35
duodeno
Papila duodenal 
Flexura duodeno-jejunal
36
jejuno
37
íleo
38
Intestino Grosso
Este apresenta em média 1,5 m de comprimento e 6,5 cm de diâmetro. Constitui a porção final do canal alimentar e está subdividido em: ceco, colo ascendente, colo transverso, colo descendente, colo sigmoide, reto e canal anal. O intestino grosso tem pequena ou nenhuma função digestiva, mas absorve a água e eletrólitos do quimo restante. Além disso, atua na formação, no armazenamento e na eliminação das fezes do corpo. 
Intestino grosso
Intestino grosso:
Ceco
Colo ascendente
Colo transverso
Colo descendente
Colo sigmóide
Canal retal
Canal Anal
40
Intestino grosso
ESTRUTURAS QUE CARACTERIZAM:
Haustro
Têneas (3 FITAS)
Apêndice epiplóicos
ÓSTIO ÍLEO-CECAL
41
Apêndice vermiforme
42
Reto 
 
43
Reto e ânus 
44
Órgãos anexos
Em função de suas localizações topográficas, os dentes, a língua e as glândulas salivares foram estudados juntamente com a cavidade oral. Os órgãos anexos restantes são o fígado, a vesícula biliar e o pâncreas:
Fígado:
É o maior órgão interno do corpo, pesando aproximadamente 1,3 kg em um adulto. Está localizado imediatamente abaixo do diafragma e à direita, embora uma pequena porção ocupe também a metade esquerda do abdome. Trata-se de uma glândula que desempenha importante papel nas atividades vitais do organismo, seja interferindo no metabolismo dos carboidratos, gorduras e proteínas, seja secretando a bile e participando de mecanismos de defesa.
Fígado
Lobos
Faces
Estruturas relacionadas
47
Vesícula biliar
É um órgão sacular fixo à face visceral do fígado. Esse órgão armazena e concentra a bile produzida pelo fígado;
Visícula biliar
Ductos
49
Pâncreas
Depois
do fígado, é a glândula anexa mais volumosa do sistema digestório. É uma glândula mista porque apresenta funções exócrina e endócrina. A função endócrina é executada pelas ilhotas pancreáticas (de Langerhans) que secretam os hormônios insulina e glucagon. A secreção exócrina é o suco pancreático, que contém enzimas, e é conduzido pelo ducto pancreático até o duodeno.
Pâncreas
Funções 
Ductos
Porções
51
Compreenda a divisão do sistema digestório e seus constituintes.
Descreva e identifique os órgãos que constituem o canal alimentar e suas principais características anatômicas.
Compreenda e identifique o diafragma e suas aberturas.
Descreva e identifique os órgãos anexos do sistema digestório e suas principais características anatômicas;
Reconheça o peritônio, suas peculiaridades e funções.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes