Buscar

Avaliação Presencial Legislação Comercial e Tributária

Prévia do material em texto

Legislação Comercial e Tributária
Painel
Minhas disciplinas
Legislação Comercial e Tributária
Avaliações
Avaliação Objetiva Presencial (A2)
Atividade anterior
Próxima atividade
	Iniciado em
	segunda, 25 Jun 2018, 16:21
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	segunda, 25 Jun 2018, 17:25
	Tempo empregado
	1 hora 4 minutos
	Nota
	3,2 de um máximo de 4,5(70%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
No Direito do Trabalho, o princípio da intangibilidade salarial refere-se a:
Escolha uma:
a. Este princípio refere-se ao direito que o trabalhador tem de receber a contraprestação por seu trabalho. Seu salário deve prover suas necessidades básicas, como alimentação, educação, saúde, transporte, etc.
Princípio da Intangibilidade Salarial: Este princípio refere-se ao direito que o trabalhador tem de receber a contraprestação por seu trabalho. Seu salário (advindo do seu trabalho) deve prover suas necessidades básicas como alimentação, moradia, educação, saúde, transporte etc. Garante também que o salário do trabalhador não seja reduzido, visando assegurar a estabilidade econômica do empregado.
b. Esse princípio corresponde ao fato de que havendo dúvida, o aplicador da lei deve aplicá-la mais benéfica ao trabalhador.
c. Esse princípio assegura a garantia para o trabalhador, o de que mesmo se o trabalhador não estiver documentado formalmente, ele tenha direitos.
d. Este princípio assegura o direito do trabalhador de ter seu contrato de trabalhado inalterado por parte do empregador, assegurando os direitos do empregado diante do empregador em relação ao contrato de trabalho.
e. Esse princípio trata-se a respeito do dever do empregado de dar o melhor de si, em benefício do empreendimento ou empresa.
Feedback
A resposta correta é: Este princípio refere-se ao direito que o trabalhador tem de receber a contraprestação por seu trabalho. Seu salário deve prover suas necessidades básicas, como alimentação, educação, saúde, transporte, etc..
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O Direito Comercial interno possui divisões conforme Silva (2001 p 23) “Tradicionalmente o Direito Comercial era divido em terrestre e marítimo, dependendo do meio em que a relação jurídica iria se desenvolver. Posteriormente, foi acrescentado o direito aeronáutico. Fazem parte do Direito Comercial os seguintes direitos:
Escolha uma:
a. Empresarial; Sociedade Civil; Nupcial.
As divisões internas do Direito Comercial ocorrem da seguinte maneira:
a) Teoria geral do direito comercial, que compreende toda parte geral da disciplina, sua conceituação, sua posição no quadro geral das ciências e a delimitação da sua matéria, e, portanto, do seu conteúdo;
b) Direito das empresas e das sociedades, que compreende o estudo do empresário, quer individual - o antigo comerciante em nome individual e os agentes auxiliares do comércio – quer coletivo, que são as sociedades comerciais, nos seus vários tipos;
c) Direito industrial, que modernamente, estuda a teoria jurídica do estabelecimento comercial e a propriedade industrial [...];
d) Direito cambiário ou cartular, que compreende os títulos de crédito;
e) Direito das obrigações mercantis, que compreende o estudo das operações e contratos mercantis, que se subdivide em:
f) direito bolsístico (referente às operações da Bolsa);
g) direito bancário (referente aos bancos);
h) direito securitário (referente aos seguros); e
i) direito dos transportes (referente aos transportes);
b. Internacional; Falimentar; Concursal.
c. Navegação; da família; Industrial.
d. Bancário; Transportes; Securitário.
e. Bolsística; Cambiário; Penal.
Feedback
A resposta correta é: Bancário; Transportes; Securitário..
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A palavra Direito possui definição complexa, com diversos significados. Muitas vezes, o direito é confundido com a própria lei. Embora sejam intrinsicamente relacionados, distinguem se entre si, pois a diferença entre direito e lei pertence ao âmbito ideológico do Estado. Segundo Reale( 1995), Direito é:
Escolha uma:
a. Todas as regras sociais ordenam a conduta, tanto as morais como as jurídicas e as convencionais ou de trato social. A maneira, porém, dessa ordenação difere de uma para outra. É próprio do Direito ordenar a conduta de maneira bilateral e atributiva, ou seja, estabelecendo relações de exigibilidade segundo uma proporção objetiva. O Direito, porém, não visa a ordenar as relações dos indivíduos entre si para satisfação apenas dos indivíduos, mas, ao contrário, para realizar uma convivência ordenada, o que se traduz na expressão: “bem comum”. O bem comum não é a soma dos bens individuais, nem a média do bem de todos; o bem comum, a rigor, é a ordenação daquilo que cada homem pode realizar sem prejuízo do bem alheio, uma composição harmônica do bem de cada um com o bem de todos.
b. Entende-se, em sentido comum, o Direito como sendo o conjunto de normas para a aplicação da justiça e a minimização de conflitos de uma dada sociedade. Estas normas, estas regras, esta sociedade não são possíveis sem o Homem, porque é o Ser Humano quem faz o Direito e é para ele que o Direito é feito.
Todas as regras sociais ordenam a conduta, tanto as morais como as jurídicas e as convencionais ou de trato social. A maneira, porém, dessa ordenação difere de uma para outra. É próprio do Direito ordenar a conduta de maneira bilateral e atributiva, ou seja, estabelecendo relações de exigibilidade segundo uma proporção objetiva. O Direito, porém, não visa a ordenar as relações dos indivíduos entre si para satisfação apenas dos indivíduos, mas, ao contrário, para realizar uma convivência ordenada, o que se traduz na expressão: “bem comum”. O bem comum não é a soma dos bens individuais, nem a média do bem de todos; o bem comum, a rigor, é a ordenação daquilo que cada homem pode realizar sem prejuízo do bem alheio, uma composição harmônica do bem de cada um com o bem de todos.
c. Destaco que o direito não é apenas um conjunto de regras. É muito mais do que isso. As regras, escritas (leis), são um dos instrumentos de aplicação e atuação do direito, que se vale de outros componentes em sua configuração. Temos assim, ao lado das leis, a doutrina, a jurisprudência, os costumes, os princípios gerais, que, somados, compõem o conceito de Direito. E esses elementos, em conjunto, aplicados, buscam atingir o ideal supremo, que é a obtenção da justiça.
d. É o direito um sistema de disciplina social fundado na natureza humana que, estabelecendo nas relações entre os homens uma proporção de reciprocidade nos poderes e deveres que lhes atribui, regula as condições existenciais dos indivíduos e dos grupos sociais e, em consequência, da sociedade, mediante normas coercitivamente impostas pelo poder público.
e. [...] o direito é muito difícil de ser definido com rigor. De uma parte, consiste em grande número de símbolos e ideais reciprocamente incompatíveis, o que o homem comum percebe quando se vê envolvido num processo judicial: por mais que ele esteja seguro de seus direitos, a presença do outro, contestando o, cria lhe certa angústia que desorganiza sua tranquilidade. De outra parte, não deixa de ser um dos mais importantes fatores de estabilidade social, posto que admite um cenário comum em que as mais diversas aspirações podem encontrar uma aprovação e uma ordem.
Feedback
A resposta correta é: Todas as regras sociais ordenam a conduta, tanto as morais como as jurídicas e as convencionais ou de trato social. A maneira, porém, dessa ordenação difere de uma para outra. É próprio do Direito ordenar a conduta de maneira bilateral e atributiva, ou seja, estabelecendo relações de exigibilidade segundo uma proporção objetiva. O Direito, porém, não visa a ordenar as relações dos indivíduos entre si para satisfação apenas dos indivíduos, mas, ao contrário, para realizar uma convivência ordenada, o que se traduz na expressão: “bem comum”. O bem comum não é a soma dos bens individuais, nema média do bem de todos; o bem comum, a rigor, é a ordenação daquilo que cada homem pode realizar sem prejuízo do bem alheio, uma composição harmônica do bem de cada um com o bem de todos..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
No que diz respeito ao Direito Comercial ou Empresarial, entendendo-se por comércio a atividade que visa o lucro. Consequentemente, o comerciante, que é o indivíduo que pratica o comércio, visa vantagem de natureza econômica e patrimonial. Desta forma, podemos dizer que:
I.O Direito Comercial é um ramo autônomo do Direito. Ele disciplina o conjunto de regras jurídicas relativas à atividade comercial ou empresarial.
II.O Direito Comercial está em conformidade com a atividade empresarial ou comercial, regulando e disciplinando este setor.
III.A autonomia do Direito Comercial deriva do fato de que é uma área jurídica especializada, na qual os profissionais do Direito buscam conhecimentos também fora da própria área do Direito.
IV.O Direito Comercial é o complexo de normas legais ou costumeiras, que regulam as relações provenientes da prática dos atos mercantis, e bem assim os direitos e obrigações das pessoas que, habitualmente, exercitam estes atos (os comerciantes) e de seus auxiliares.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) acima citadas que estão corretas:
Escolha uma:
a. Todas as afirmativas são verdadeiras.
b. Apenas a afirmativa IV é verdadeira.
c. Apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras.
d. Apenas a afirmativa II é verdadeira.
e. Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
Feedback
A resposta correta é: Todas as afirmativas são verdadeiras..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Podemos dizer que fato gerador é um fato jurídico vinculado ao Direito Tributário que acarreta responsabilidade, obrigação ou capacidade tributária. O CTN (Código Tribunal Nacional) estabelece dois tipos de fato gerador, que são:
Escolha uma:
a. obrigação social, obrigação principal.
b. obrigação principal; obrigação individual.
c. obrigação principal; obrigação acessória.
d. obrigação empresária, obrigação individual.
e. obrigação acessória, obrigação total.
Feedback
A resposta correta é: obrigação principal; obrigação acessória..
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Medida provisória é um instrumento que integra o ordenamento jurídico brasileiro, exclusivo ao presidente da República. É destinada a matérias relevantes ou de urgência pelo Poder Executivo. Este “mecanismo” jurídico é regulado de forma exclusiva pelo art. 62 da Constituição Federal em vigor, que determina: Art. 62. Em caso de relevância e urgência, o Presidente da República poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las de imediato ao Congresso Nacional, que, estando em recesso, será convocado extraordinariamente para se reunir no prazo de cinco dias. No Art. 62 da Constituição Federal, Parágrafo Único, temos: “As medidas provisórias perderão eficácia, desde a edição, se não forem convertidas em Lei no prazo...” Assinale abaixo a alternativa que contém o prazo correto que complementa o Parágrafo Único do Art. 62 da Constituição Federal.
Escolha uma:
a. Trinta dias.
b. Sessenta dias.
c. Noventa dias.
d. Quarenta e cinco dias.
e. Cento e oitenta dias.
Feedback
A resposta correta é: Trinta dias..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Quanto a Tributação, a sua ocorrência advém da necessidade que o Estado tem de arrecadar recursos para suprir as necessidades ou os direitos fundamentais dos indivíduos. O Estado desenvolve atividade financeira, ele gere e aplica tais recursos. Isso não significa que não possa atuar no campo econômico. Atua, com maior e menor intensidade, ora explorando patrimônio seu, com o fim de lucrar, ora intervindo no setor privado da economia, na defesa da coletividade. De qualquer forma, pelo menos em princípio, o Estado não prescinde de recursos financeiros que arrecada do setor privado, no exercício de sua soberania (MACHADO, 2011).Como Tributação temos:
1.Tributos;
2.Impostos;
3.Taxas;
Com base nestes três tributos acima, enumere as afirmativas abaixo que explicam cada um deles.
(_____) é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada”.
(_____) é uma espécie de tributo, cuja competência é da esfera comum da União, do Estado, do Distrito Federal e dos Municípios, e o fato gerador é vinculado a uma atuação específica do Estado em relação ao contribuinte. Consistente, desta forma, no exercício regular do poder de polícia, o qual está disposto no art. 78 do CTN, ou na utilização efetiva ou potencial de serviço público divisível e específico, o qual está disposto no art. 77 do CTN.
(_____) é uma espécie de tributo não vinculado, o que significa dizer que tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica relativa ao contribuinte. De acordo com o art. 16 do CTN: “é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte”.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de preenchimento das afirmações anteriores.
Escolha uma:
a. 3,1, 2.
b. 1, 3, 2.
c. 2, 3, 1.
d. 3, 2, 1.
e. 1, 2, 3.
Feedback
A resposta correta é: 1, 3, 2..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Os Princípios de Direito são normas jurídicas e agem como se fossem condutores dos padrões de conduta que dirigem as normas positivas. Princípio é o embasamento, o alicerce que justifica as demais normas jurídicas positivas que integram o sistema. Como bem define Bandeira de Mello (2000, p. 748): Violar um princípio é muito mais grave que transgredir uma norma qualquer. A desatenção ao princípio implica ofensa não apenas a um específico mandamento obrigatório, mas a todo o sistema de comandos. É a mais grave forma de ilegalidade ou inconstitucionalidade, conforme o escalão do princípio atingido, porque representa insurgência contra todo o sistema. Os Princípios de Direito Tributário, de uma maneira ampla, apresentam-se como precauções ao contribuinte, em oposição ao poder do Estado; são autênticas limitações ao poder de tributar, muitos dos quais com expressa previsão constitucional.Alguns dos Princípios são:
1.Princípio da Legalidade
2.Princípio da Anterioridade
3.Princípio da Capacidade Contributiva
4.Princípio da Vedação do Confisco
5.Princípio da Uniformidade Geográfica
Com base nestes cinco princípios acima, enumere as afirmativas abaixo que explicam cada um deles.
(_____) tem como finalidade promover o equilíbrio entre as diferentes regiões brasileiras em relação ao âmbito socioeconômico.
(_____) é previsto no sistema tributário nacional como uma das limitações constitucionais ao poder de tributar, segundo a regra ínsita no art. 150, IV, da Constituição Federal, “Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios utilizar tributo com efeito de confisco”.
(_____) é expresso no art. 150, III, “b”, da Constituição Federal, sendo vedado aos entes tributantes cobrar tributo “[...] no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou”. Este princípio garante ao contribuinte um tempo hábil a se preparar para o novo pagamento, ou seja, determina um prazo impeditivo, o próximo exercício financeiro.
(_____) caracteriza-se por ser o princípio jurídico que orienta a instituição de tributos, impondo a observância da capacidade do contribuinte de recolher aos cofres públicos.
(_____) está previsto no ordenamento jurídico brasileiro, no art. 150, I, da Constituição Federal de 1988: “[...] é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios exigir ou aumentar tributos sem lei que o estabeleça”. Este princípio protege o contribuinte contra o aumento de tributossem determinação da lei, limitando, assim, os poderes da Administração Pública em relação aos tributos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de preenchimento das afirmações anteriores.
Escolha uma:
a. 5, 4, 3, 2, 1.
b. 4, 3, 1, 2, 5.
c. 3, 4, 2, 1, 5.
d. 5, 4, 2, 3, 1.
e. 1, 3, 2, 4, 5.
Feedback
A resposta correta é: 5, 4, 2, 3, 1..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As taxas são espécies de tributos vinculados, o que as diferencia do Imposto. O imposto não é vinculado, pois o fato gerador não é vinculado à atividade estatal específica, como determina o art. 16 do CTN. De acordo com o art. 16 do CTN: “Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte”. Com base nas informações, enumere as siglas de acordo as informações elencando os principais impostos cobrados no Brasil, classificados como impostos federais, impostos estaduais e impostos municipais.
1.IR – (imposto federal)
2.IPI - (imposto federal)
3.ICMS - (imposto estadual)
4.IPVA - (imposto estadual)
5.IPTU – (imposto municipal)
6.ITBI - (imposto municipal)
7.ISS - (imposto municipal)
(__) Imposto de Renda
(__) Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços
(__) Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (sobre terrenos, apartamentos, casas, prédios comerciais).
(__) Impostos Sobre Serviços.
(__) Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (carros, motos, caminhões)
(__) Imposto sobre Produtos Industrializados
(__) Imposto sobre Transmissão Inter Vivos de Bens e Imóveis e de Direitos Reais a eles relativos.
Escolha uma:
a. 1,3,5,7,2,4,6.
b. 1,3,5,7,4,2,6.
c. 2,4,6,1,3,5,7.
d. 1,3,7,5,4,2,6.
e. 2,4,6,1,5,3,7.
Feedback
A resposta correta é: 1,3,5,7,4,2,6..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Falando sobre sociedades empresárias e sociedades simples, contrariamente ao que o senso comum entende por empresa, o Direito Comercial, por meio do Código Civil, entende empresa como atividade, e não como o estabelecimento ou entidade do empresário. A empresa é a atividade exercida pelo empresário, e não a sua entidade. O art. 966 do Código Civil, diz empresário é “[...] quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços”. E entende-se por “profissionalmente” no sentido de que a atividade seja habitual e organizada. Para o empresário, caracteriza-se como sociedade empresária ou como empresário individual, de acordo com o art. 967, é obrigatório:
I.“a inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, após o início de sua atividade.”
II.“a inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, até um ano após o início de sua atividade.”
III.“a inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do início de sua atividade.”
IV>“a inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, durante o primeiro ano do início de sua atividade.”
Assinale a alternativa que responde corretamente ao que diz o art. 967 do Código Civil.
Escolha uma:
a. Apenas a afirmativa II é verdadeira.
b. Nenhuma das alternativas anteriores
c. Apenas a afirmativa IV é verdadeira.
d. Apenas a afirmativa III é verdadeira.
e. Apenas a afirmativa I é verdadeira.
Feedback
A resposta correta é: Apenas a afirmativa III é verdadeira..
Parte inferior do formulário
Terminar revisão

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes