Buscar

Simulado 1 pesquisa de mercado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Simulado: GST0455_
	VOLTAR
	
	
	Desempenho: 4,0 de 8,0
	Data: 16/09/2013 21:14:15 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 200373697243)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Estrutura analítica e modelos, perguntas de pesquisa e hipóteses e especificação das informações necessárias são componentes da etapa de: 
		
	
	Formulação do projeto de pesquisa 
	
	Preparação e apresentação de relatório 
	
	Preparação e análise de dados 
	
	Abordagem para o problema 
	
	Coleta de dados 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200373697103)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Auxilia a elaboração das questões que farão parte do questionário de pesquisa: 
		
	
	cálculo amostral
	
	amostragem
	
	hipóteses
	
	problema de pesquisa 
	
	objetivo primário
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200373697102)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Uma determinada empresa de refrigerantes do interior de SP, lançou um produto cujo principal diferencial era o sabor de carambola, lançou o produto como edição limitada para testar a aceitação do público consumidor local, já que a distribuição do produto se restringe ao interior de Sp. Analisar o grau de aceitação do consumidor Perfil do Consumidor: Idade Sexo Escolaridade 
		
	
	objetivo primário, problema de pesquisa e objetivos secundários
	
	problema de pesquisa, objetivo primário e objetivos secundários
	
	problema de pesquisa, objetivos secundários e objetivo primário
	
	objetivos secundários, objetivo primário e problema de pesquisa
	
	objetivo primário, objetivos secundários e problema de pesquisa
	
	
	 4a Questão (Ref.: 200373696380)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	O desenvolvimento de um projeto de pesquisa de mercado, invariavelmente obedece uma sequência de etapas ou fases para a sua realização. De acordo com Malhotra (2005, pp.7), quais são as etapas ou fases do processo de pesquisa mercado?
		
	
	1) Definição do problema de pesquisa, 2) Cleta de dados, 3) Coleta de informações, 4) Digitaçãso de dados e 5) Apresentação dos resultados.
	
	1) Definição do problema e objetivos de pesquisa, 2) Desenvolvimento do projeto de pesquisa, 3) Coleta de informações, 4) Análise das informações e 5) Apresentação dos resultados. 
	
	1) Definir o problema, 2) Desenvolver uma abordagem para o problema, 3) Formular o projeto de pesquisa, 4) Fazer o trabalho de campo e coletar dados, 5) Preparar e analisar os dados e 6) Preparar e apresentar o relatório.
	
	1) Acordo sobre o propósito da pesquisa, 2) Fixação dos objetivos da pesquisa, 3) Estimativa do valor da informação, 4) Montagem do projeto de pesquisa, 5) Coleta de dados, 6) Preparação de analise e dados e 7) Elaboração do relatório de resultados da pesquisa. 
	
	1) Identificar o problema e formular o problema ou oportunidade de pesquisa, 2) Criar o projeto de pesquisa, 3) Escolher o método de pesquisa, 4) Selecionar o procedimento de amostragem, 5) Coletar os dados, 6) Analisar dados, 7) Preparar e apresentar relatório e 8) Acompanhar a implementação das recomendações. 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200373696386)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Como podemos definir pesquisa de mercado?
		
	
	Pesquisa é o processo de prover diferentes produtos para os diferentes segmentos existentes no mercado global, e poder implementar as estratégias de preço, promoção e ponto de venda, de uma maneira mais eficaz que os concorrentes.
	
	Pesquisa de mercado é o serviço de análise de dados e informações, realizado por empresa especializada para auxiliar os executivos de marketing no processo de tomada de decisão. 
	
	Pesquisa de mercado é oprocesso utilizado para melhorar os produtos e serviços de uma empresa. 
	
	Pesquisa de mercado é a identificação, coleta, análise e a disseminação sistemática e objetiva das informações, visando melhorar o processo de tomada de decisão referente à identificação e solução de problemas em marketing.
	
	Pesquisa de mercado é a análise de cenário para identificar as melhores oportunidades para as empresas. 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 200373698517)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A empresa Agrestina tem um direcionamento organizacional focado em projetos. Fábio que ocupa o cargo de gerente de produto e mercado está liderando uma pesquisa de mercado para o lançamento de uma nova linha de produtos. A pesquisa está focada nos aspectos relacionados a produto, preço, promoção e distribuição que podem impactar no lançamento da nova linha de produtos. Marque a alternativa que melhor representa o principal aspecto que é objeto da pesquisa de mercado realizada pela empresa Agrestina. 
		
	
	Reputação da marca
	
	Composto de marketing
	
	Perfil do consumidor 
	
	Endomarketing
	
	Nível de satisfação do cliente
	
	
	 7a Questão (Ref.: 200373696658)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Um professor de Pesquisa de Mercado solicitou aos seus alunos que desenvolvessem um projeto de pesquisa durante o semestre. Entretanto, ao solicitar que definissem um problema para a formulação do projeto, constatou uma enorme dificuldade dos alunos para realização dessa tarefa. Diante deste quadro, decidiu exemplificar a elaboração de um projeto com base nesta situação. Para tanto, definiu como problema ¿dificuldade dos alunos na identificação do problema para elaboração do projeto de pesquisa¿, enfatizando a importância desta etapa no processo, uma vez que a definição do problema de pesquisa: 
		
	
	Detalha os procedimentos necessários para a obtenção das informações requeridas. 
	
	Formula a estrutura analítica e modelos, além de pesquisar as questões e hipóteses. 
	
	Baliza a formulação de objetivos específicos do projeto de pesquisa. 
	
	Evidencia a existência de um problema que deve ser resolvido. 
	
	Delimita os principais tópicos que devem ser objeto de estudo do projeto de pesquisa. 
	
	
	 8a Questão (Ref.: 200373656018)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O processo de pesquisa de mercado é divididos em fases ou etapas. Cada uma dessas fases ou etapas possui características e peculiaridades próprias que exigem do gerente de pesquisa habilidades e conhecimentos na execução de cada uma delas com o objetivo de proporcionar os melhores resultados para o projeto como um todo. Neste contexto, podemos afirmar que a fase ¿execução da pesquisa¿ ou trabalho de campo é a fase mais cara e mais crítica de um processo de pesquisa de mercado. Por quê? 
		
	
	Porque nesta fase o pesquisador enfrenta uma série contínua de concessões. Precisa definir o método de pesquisa e tipo de abordagem que serão adotados de acordo com os objetivos do estudo em perspectiva, escolher o público-alvo da pesquisa, definir o cronograma do projeto de pesquisa.
 
 
	
	Nesta fase, deve-se fornecer as principais necessidades de informação para apoiar os objetivos e outras necessidade de Marketing, dando subsídios para a elaboração do instrumento de coleta de dados. Trata-se de uma lista resumida das áreas de avaliação que serão examinadas na Pesquisa.
	
	Porque o relatório final deve facilitar o entendimento da informação, por parte do comprador da pesquisa. É necessário tornar o relatório merecedor de crédito e funcional, se este objetivo não for alcançado o comprador provavelmente não irá valorizar o trabalho de pesquisa.
 
	
	É a fase em que há um maior número de pessoas envolvidas, necessita da confecção dos instrumentos de coleta de dados (formulários ou questionários em pesquisa quantitativa), requer treinamento de entrevistadores para alcançar um nível elevado de qualidade no processo, existe a possibilidade de erros não amostrais.
 
	
	Nesta fase uma das tarefas mais difíceis e árduas é definir o problema de pesquisa de maneira que ela possa produzir informações que se relacionem diretamente com a questão gerencial, pois é fundamental que o problema de pesquisa seja definido corretamente, sob o risco de comprometer todo o projeto.
 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 200373665134)
	
	Qual das fases é mais cara e mais crítica de todo o processo de pesquisa? 
		
	
Sua Resposta: EXECUÇÃO DA PESQUISA OU TRABALHO DE CAMPO é a fase mais cara e mais crítica de um processode pesquisa de mercado
	
Compare com a sua resposta: 
A execução da pesquisa é a fase mais cara do processo, pois implica na alocação de recursos humanos (entrevistadores, supervisores e a equipe envolvida além de terceirizados), impressão de formulários e material de escritório. A fase é considerada crítica porque muitos erros podem ser introduzidos pela influência dos entrevistadores. 
 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 200373665154)
	
	Defina Pesquisa de Mercado e comente sobre o seu principal objetivo. 
		
	
Sua Resposta: Pesquisa de mercado é uma ferramenta de marketing utilizada para definição de público-alvo. É a identificação, coleta, análise e a disseminação sistemática e objetiva das informações, visando melhorar o processo de tomada de decisão referente à identificação e solução de problemas em marketing.
	
Compare com a sua resposta: 
Pesquisa de mercado é a coleta, registro e análise sistemática de dados sobre problemas relacionados ao marketing de bens e serviços. O seu principal objetivo é auxiliar os gestores de marketing no processo de tomada de decisão reduzindo os ricos e incertezas.

Outros materiais