A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Questionario 1

Pré-visualização | Página 1 de 3

Pergunta 1
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	A parede lateral da cavidade nasal apresenta estruturas que determinam um aumento da área abrangida pela mucosa nasal. Com isso, as funções de aquecimento, filtragem e umedecimento do ar inspirado são potencializadas. Sobre essas estruturas da parede lateral, leia as afirmativas abaixo:
I – A concha nasal inferior é a mais ampla das conchas nasais.
II – O meato nasal médio situa-se inferiormente à concha nasal superior.
III – O meato nasal inferior situa-se à concha nasal inferior.
IV – A concha nasal média situa-se entre as conchas nasal superior e inferior.
Assinale a alternativa que indica as afirmativas corretas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
I, III e IV.
	Respostas:
	a. 
I, II e III.
	
	b. 
II, III e IV.
	
	c. 
III e IV.
	
	d. 
II e III.
	
	e. 
I, III e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta: E
Comentário: as conchas nasais são: superior, média e inferior; assim como os meatos: superior, médio e inferior.
	
	
	
Pergunta 2
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Além das mudanças no corpo já bem conhecidas pelas mulheres durante as fases do ciclo menstrual, a ciência agora afirma que essas alterações também impactam no funcionamento do sistema respiratório. Uma pesquisa realizada pela Universidade Haukeland, na Noruega, e divulgada pela BBC, aponta que essas mudanças podem piorar quadros de asma, por exemplo. Os alvéolos pulmonares são estruturas microscópicas do sistema respiratório, onde ocorre a troca dos gases. O ar inspirado é conduzido através dos órgãos condutores de ar, entre eles os brônquios, que apresentam a seguinte ramificação a partir da traqueia:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Principais, lobares e segmentares.
	Respostas:
	a. 
Principais, lobares e segmentares.
	
	b. 
Principais, segmentares e lobares.
	
	c. 
Lobares, segmentares e principais.
	
	d. 
Segmentares, principais e lobares.
	
	e. 
Lobares, principais e segmentares.
	Feedback da resposta:
	Resposta: A
Comentário: a segmentação da árvore brônquica, a partir da traqueia, é a que se segue: brônquios principais (direito e esquerdo), lobares (3 direitos e dois esquerdos) e segmentares (10 de cada lado).
	
	
	
Pergunta 3
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Com o intuito de aprimorar o atendimento prestado à população, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 1,5 milhão em equipamentos de endoscopia para os Hospitais de Palmas, Araguaína e Gurupi. Com a aquisição desses equipamentos, o Governo deixa de pagar clínicas particulares e passa a fornecer os serviços de endoscopia com exames e cirurgias em suas Unidades Hospitalares. Para o HGPP – Hospital Geral Público de Palmas foi adquirido um rack completo com tubos de videobroncoscopia. Com essa aquisição, o Hospital Geral Público de Palmas, que já realizava endoscopias, passou a realizar também o procedimento cirúrgico de vias respiratórias, serviço que antes era terceirizado e os pacientes encaminhados para atendimento em Araguaína. Com relação aos brônquios, leia as afirmativas abaixo:
I – Os brônquios apresentam maior quantidade de cartilagem à medida que se distanciam da traqueia.
II – Os brônquios lobares são três do lado direito e três do lado esquerdo.
III – Os brônquios segmentares são em número de dez em ambos os lados.
IV – A estrutura que origina os brônquios principais é a carina.
Assinale a alternativa que indica as afirmativas corretas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
III e IV.
	Respostas:
	a. 
I, II e III.
	
	b. 
II, III e IV.
	
	c. 
III e IV.
	
	d. 
II e III.
	
	e. 
I, II e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta: C
Comentário: os brônquios apresentam seu início após a bifurcação da traqueia em sua porção mais inferior, ou seja, na carina.
	
	
	
Pergunta 4
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Está sendo desenvolvido no Brasil o primeiro coração auxiliar artificial para uso por pacientes que aguardam transplante. Criada pelo engenheiro mecânico Aron de Andrade, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo, a peça é implantada no tórax e possui dois ventrículos, ao contrário de equipamentos similares. Pouco maior que uma bola de tênis, o coração artificial é feito de um plástico especial – o poliuretano. Suas paredes internas são revestidas por colágeno para que o sangue não entre em contato com o plástico e coagule. A peça é alimentada por um motor elétrico, localizado entre dois diafragmas (membranas de silicone que formam os dois ventrículos). O coração auxiliar é ligado ao natural por válvulas biológicas de pericárdio bovino (membrana que envolve a válvula artificial para evitar rejeição). O ventrículo artificial direito auxilia seu equivalente natural bombeando o sangue com mais pressão para o pulmão. O ventrículo artificial esquerdo envia o sangue com mais força para a aorta, que o distribui pelo corpo. Assim, as limitações provocadas pelo coração doente diminuem e o paciente tem mais tempo para aguardar o transplante. Com relação ainda ao texto, indique a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Pelo lado esquerdo do coração circula sangue rico em oxigênio no átrio e rico em oxigênio no ventrículo.
	Respostas:
	a. 
Pelo lado esquerdo do coração circula sangue rico em gás carbônico no átrio e rico em oxigênio no ventrículo.
	
	b. 
Pelo lado esquerdo do coração circula sangue rico em oxigênio no átrio e rico em oxigênio no ventrículo.
	
	c. 
Pelo lado esquerdo do coração circula sangue rico em oxigênio no átrio e rico em gás carbônico no ventrículo.
	
	d. 
Pelo lado direito do coração circula sangue rico em gás carbônico no átrio e rico em oxigênio no ventrículo.
	
	e. 
Pelo lado direito do coração circula sangue rico em oxigênio no átrio e rico em gás carbônico no ventrículo.
	Feedback da resposta:
	Resposta: B
Comentário: sabe-se que o lado esquerdo do coração conduz sangue rico em oxigênio e o lado direito conduz sangue rico em gás carbônico. Existem autores que definem o coração como “um par de bombas musculares reunidas em um único órgão”.
	
	
	
Pergunta 5
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	O infarto agudo do miocárdio é também conhecido como ataque cardíaco que ocorre quando as “artérias coronárias (que são responsáveis por levar sangue para nutrir o músculo do coração) ficam completamente obstruídas por um coágulo de sangue, que impede a passagem do sangue, causando a morte total ou parcial daquele território do coração irrigado por aquela artéria. O entupimento é causado por uma placa de 'gordura' que se acumulou durante anos na artéria ou porque aquela placa se rompeu e ali se formou um coágulo de sangue que obstruiu a passagem de sangue para aquele território do músculo cardíaco, o que é mais comum de acontecer” (também conhecido como trombose coronariana), explica a Presidente da Sociedade Paraense de Cardiologia, Dra. Claudine Feio. As artérias coronárias são ramos da artéria:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Aorta.
	Respostas:
	a. 
Subclávia esquerda, no caso da a. coronária esquerda.
	
	b. 
Subclávia direita, no caso da a. coronária direita.
	
	c. 
Subclávia esquerda, no caso da a. coronária esquerda e subclávia direita, no caso da a. coronária direita.
	
	d. 
Aorta.
	
	e. 
Subclávia direita, no caso da a. coronária esquerda e subclávia esquerda, no caso da a. coronária direita.
	Feedback da resposta:
	Resposta: D
Comentário: a artéria aorta apresenta várias partes, mas a sua parte ascendente é onde são observados os óstios das artérias coronárias esquerda e direita. São as artérias coronárias que irrigam o miocárdio.
	
	
	
Pergunta 6
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Os vasos sanguíneos apresentam camadas ou, ainda, túnicas. Essas camadas são concêntricas e, desse modo, observamos essa disposição tanto em artérias quanto em veias. Tal organização permite, entre outras situações, uma