Buscar

AP1 HISTÓRIA DO MODERNO DA FORMAÇÃO DOS SIST INTERNAC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

HISTÓRIA MODERNA: DA FORMAÇÃO DO SIST. INTERNAC.
Avaliação Parcial: 
Aluno(a): 	Matrícula:
Acertos: 10,0 de 10,0	Data: 26/04/2018 (Finalizada)
 1a Questão 	Acerto: 1,0 / 1,0
Na época de desenvolvimento do mercantilismo, as fontes principais de acumulação de capital eram:
 a ação de uma burguesia usurária com a qual o Estado acabava se endividando intensamente para a realização da conquista americana;
 o sobretrabalho camponês e a fabulosa pilhagem das Américas; a agricultura mercantil e o trabalho servil;
 a acumulação mercantil burguesa planificada por um Estado centralizador absolutista;
o predomínio de forte atividade mercantil marítima resultante da concorrência entre as principais potências marítimas e comerciais como Holanda, Espanha e França.
 2a Questão 	Acerto: 1,0 / 1,0
É o resultado político da crise que terminou com o sistema feudal e representa a tomada do poder centralizador do rei em detrimento do poder fragmentado dos senhores feudais e os séculos XV e XVI temos o seu fortalecimento. Em um primeiro momento, há um incentivo do Estado para a burguesia através de práticas mercantilistas como o protecionismo, favorecendo o comércio e as manufaturas. Posteriormente, a burguesia passa para um segundo plano, tornando-se insatisfeita. Estamos falando do:
 Humanismo Cientificismo
 Contratualismo Absolutismo Racionalismo
 3a Questão 	Acerto: 1,0 / 1,0
O chamado Antigo Regime, que existiu em muitos países europeus ao longo da Idade Moderna, compreende um conjunto de características econômicas, sociais, políticas e culturais. Dentre essas características, é CORRETO incluir
 na economia, o predomínio de relações capitalistas; e, na política, a hegemonia das ideias liberais.
 na economia, a generalização do princípio do laissez-faire; e, na sociedade, uma hierarquia constituída segundo critérios de estamentos e ordens.
 na sociedade, uma hierarquia determinada não pelo nascimento mas pelas riquezas que o indivíduo conseguisse acumular; e, na economia, as práticas monopolistas.
na política, o predomínio de monarquias absolutistas; e, na economia, o intervencionismo estatal (mercantilismo).
 na cultura, o predomínio do pensamento racional e científico; e na religião o enfraquecimento da influência das igrejas protestantes.
 4a Questão 	Acerto: 1,0 / 1,0
O poder da Igreja Católica no início da Era Moderna era muito forte e isso está presente na questão do Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494, no qual o papa serviu como intermediário dos interesses de duas grandes potências da época. Esse tratado tinha como propósito:
 Fortalecer a imagem do papa como conciliador, evitando uma guerra que estava anunciada entre franceses e ingleses
 Encerrar a guerra dos 30 anos, que então estava no seu auge
 Delimitar claramente a função do papado na Era Moderna como uma liderança acima de qualquer outro interesse e não como mero intermediário
 Consolidar o papel do catolicismo no mundo moderno.
Dividir entre Portugal e Espanha as terras recém descobertas no Novo Mundo
http://simulado.estacio.br/alunos/
1
/3
 5a Questão 	Acerto: 1,0 / 1,0
Qual estilo artístico presente na Era Moderna apresentava um estilo próprio com jogo de cores e sombras e que teve muita influência durante o período colonial brasileiro ?
 Modernismo Romantismo Classicismo
Barroco Arcadismo
 6a Questão 	Acerto: 1,0 / 1,0
Foi considerada uma das principais manifestações do período colonial, buscando a perspectiva e a ilusão de ótica, retratando primordialmente temas importantes para o catolicismo :
 Renascimento Modernismo Romantismo Classicismo
Barroco
 7a Questão 	Acerto: 1,0 / 1,0
A distribuição das propriedades em terras pela classe governante era provavelmente única na Europa Ocidental: desde a Revolução de Avis, em 1383, a renda anual da monarquia era quase igual à da Igreja, e as duas juntas... maiores que o total dos rendimentos da nobreza... Combinada com a ausência da servidão adscrita e com a ascensão do comércio costeiro do século XIII em diante, ela marcou Portugal para um futuro diferente desde cedo. (Perry Anderson) Assinale a opção que se refere corretamente ao futuro diferente mencionado no trecho.
A expansão marítima, possibilitada pela centralização da arrecadação da renda nacional e do poder político.
A dependência portuguesa em relação ao comércio inglês, acentuada a partir da segunda metade do século XVII.
 A grande influência eclesiástica na política e na economia do Reino, levando-o a defender-se expulsando os jesuítas no século XVIII.
 A posição proeminente de Portugal nas negociações com a Igreja Católica e com a Espanha, no caso de Tordesilhas (1494), e com a Inglaterra, no Tratado de Methuen (1703).
 A sobrevida de instituições feudais, maior do que no conjunto da Europa Ocidental, favorecendo sua submissão à Espanha entre 1580 e 1640.
Gabarito Coment.
 8a Questão 	Acerto: 1,0 / 1,0
O processo de independências ocorrido nas Américas no século XIX tem sua fundamentação nos acontecimentos do século XVIII, tendo como fator principal:
 A Contrarreforma
 As invasões inglesas
 O autoritarismo holandês A expansão católica
As invasões napoleônicas na Europa
 9a Questão 	Acerto: 1,0 / 1,0
A expressão histórias conectadas foi proposta por Sanjay Subrahmanyam, historiador indiano radicado na França, que desmonta o que considera ser a "visão tradicional" da historiografia europeia sobre o mundo asiático. Devemos deste princípio apreender que:
a história do Oriente moderno não pode ser vista como mero produto ou resultado do "comando' da história europeia, sem a qual, supostamente, não existiria. Propõe que ela seja entendida em suas conexões com a Europa e com as outras partes do mundo, sem que se estabeleçam polos, um determinante e outro subordinado.
 a história do Oriente moderno pode ser vista como mero produto ou resultado do "comando" da história europeia. Propõe que ela seja entendida em suas conexões com a Europa, África e América, comparando os avanços técnicos e científicos, hierarquizando-os.
 a história do Oriente moderno não pode ser vista como mero produto ou resultado do "comando" da história europeia, mas sim, entender que sem a Europa a Ásia não existiria, já que o mundo como conhecemos só pode ser entendido a partir da visão européia.
 a história do Oriente moderno deve ser vista como mero produto ou resultado do "comando" da história europeia, sem a qual não existiria. Propõe que ela seja entendida a partir da visão dos europeus estabelecendo pólos, um determinante e outro subordinado.
 a história do Oriente moderno não pode ser vista como mero produto ou resultado do "comando" da história europeia, sem a qual, supostamente, não existiria. Propõe que ela seja entendida em suas conexões com a América, que são os dois pólos de dominação européia, comparando suas estruturas dominadas.
 10a Questão 	Acerto: 1,0 / 1,0
Segundo a antropóloga Ana Cristina Lopes Nina, em sua obra Ventos da Impermanência, acerca da tomada de poder pelos Qing e suas relações com o Tibet, ela explicita que um dos fatores fundamentais para o sucesso da invasão e a deposição dos Ming se deve ao fato dos manchus terem prometido que:
 respeitaria os acordos comerciais com a Inglaterra e Japão.
 respeitaria o imperador Ming e o grande Lama tibenato, criando um modelo representativo de administração. manteria os funcionários públicos em seu cargo, mantendo as caracaterísticas da administração anterior.
respeitaria a diversidade religiosa tanto chinesa como tibetana.
respeitaria os princípios islâmicos dos dois povos, mantendo livre o caminho até Meca.
Gabarito Coment.

Outros materiais