Buscar

A novação é a extinção de uma obrigação

Prévia do material em texto

A novação é a extinção de uma obrigação, criando-se outra no seu lugar. 
Para fazer a novação, precisa-se do animus novandi. Existe a novação objetiva, subjetiva e uma mista.
Na subjetiva, eu altero uma parte da obrigação. Na subjetiva passiva, muda-se o devedor.
Na novação subjetiva ativa, muda-se o credor.
Na novação objetiva, muda-se o objeto de pagamento. Na mista, altera-se as partes e o objeto.
Na novação subjetiva passiva por expulsão ou expromissão, muda-se o devedor, e o atual devedor expulsa o primário independentemente do seu consentimento. O devedor novo que toma o lugar do antigo, ele depois de efetuar o pagamento, não poderá cobrar do antigo.
Na novação subjetiva passiva por delegação, é quando o devedor primário notifica o credor para cobrar de um novo devedor, ele indica outro devedor para o seu lugar.
Efetuando-se uma novação, as garantias que existia na primeira obrigação, não segue para a segunda.
Se o objeto da obrigação for nulo ou extintos, ou seja, não existirem mais, ex: um documento inválido. A novação não terá validade.
Confusão – Quando uma pessoa for credora e devedora de si própria, a lei extingue a obrigação. Ex: tenho uma casa na avenida paulista, eu morri e não deixei herdeiros, e estava devendo 200.000 de iptu. Quem recebe a casa é o município, quando ele receber a casa, ele será credor do iptu e devedor do iptu ao mesmo tempo, aí ocorre a confusão e extingue a obrigação.
A obrigação extinta pode ressurgir, caso acabe a confusão. Ex: Eu morri e não deixei a aquela casa para ninguém. Aí descobriram 2 primos la no acre, so tenho esses dois primos. Esses 2 primos herdaram tudo que era meu. Só que esses primos deviam para mim, e quando eles vão começar a fazer as cobranças dos meus devedores, eles percebem que na lista está incluso o nome deles. Eles são credores e devedores, então some a obrigação. 20 dias depois aparece o nascituro, filho, e eu não sabia. Aí a mãe entra na justiça pedindo a herança. Os primos perderam tudo, voltaram a ser devedores, porque cessou a confusão, e agora eles passam a dever para meu filho.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes