Buscar

R.S.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

No decorrer dos nossos estudos é possível verificar que a degradação ambiental e a crise da sociedade do trabalho, além da consequente queda na qualidade de vida das pessoas, face ao aumento das desigualdades/exclusão social, são pontos que exigem discussões aprofundadas e uma revisão dos paradigmas que regulam as articulações entre os fatores produtivos de uma sociedade. Assim, um questionamento feito por todos é querer saber até quando os recursos naturais e a humanidade suportarão o modelo hegemônico existente. Em razão do exposto, pergunta-se: quais os fatores produtivos que essa articulação deverá considerar?
Assinale a alternativa que melhor representa esses fatores:
Escolha uma:
a. trabalho, meio ambiente e organização.
b. trabalho, meio ambiente e o desenvolvimento sustentável;
c. a natureza, o trabalho e o capital;
d. trabalho, natureza, recursos patrimoniais e financeiros, e, organização;
e. trabalho, meio ambiente e o próprio desenvolvimento econômico; 
Parte inferior do formulário
 Desenvolvimento Sustentável é conceituado como:
Escolha uma:
a. aquele que possibilita a rentabilidade empresarial.
b. aquele que garante um crescimento econômico vigoroso e, ao mesmo tempo, social e ambientalmente sustentável. 
c. aquele que mantêm o mesmo padrão de desenvolvimento empresarial.
d. aquele que constantemente tem um crescimento financeiro.
e. aquele que proporciono o desenvol
É extremamente vital para as organizações nos dias de hoje reconhecer que a gestão ambiental funciona como uma questão estratégica. Essa concepção se caracteriza por meio das iniciativa abaixo, exceto:
Escolha uma:
a. controle da poluição.
b. eficiência de processos.
c. reaproveitamento de material.
d. redução de rejeitos.
e. desperdício econômico. 
O conceito de desenvolvimento sustentável deve ser assimilado pelas lideranças de uma empresa como uma nova forma de produzir sem degradar o meio ambiente, estendendo essa cultura a todos os níveis da organização, para que seja formalizado um processo de identificação do impacto da produção da empresa no meio ambiente e resulte na execução de um projeto que alie produção e preservação ambiental, com uso de tecnologia adaptada a esse preceito.
Algumas outras medidas para a implantação de um programa minimamente adequado de desenvolvimento sustentável são:
I - uso de novos materiais na construção e reestruturação da distribuição de zonas residenciais e industriais
II - aproveitamento e consumo de fontes alternativas de energia, como a solar, a eólica e a geotérmica e reciclagem de materiais reaproveitáveis
III - consumo racional de água e de alimentos e redução do uso de produtos químicos prejudiciais à saúde na produção de alimentos.
Agora, responda, em relação as afirmativas I, II e III:
Escolha uma:
a. Apenas as medidas I e III são adequadas
b. Somente as afirmativas I e II são medidas adequadas
c. Todas as medidas são adequadas 
d. As medidas II e III são adequadas
e. Só a afirmativa I é uma medida adequada
O Balanço Social deve ser criado para sempre gerar benefícios aos seus empregados e nunca malefícios. Pra tal deve ser produzidos utilizando-se de alguns princípios ou limites:
Escolha uma:
a. Privacidade - Subjetividade - Individualidade - Economicidade - Utilidade - Sigilo
b. Sigilo - Subjetividade - Uniformidade - Individualidade - Economicidade - Utilidade
c. Privacidade - Sigilo - Integralidade - Individualidade - Utilidade - Uniformidade
d. Privacidade - Sigilo -  Individualidade - Economicidade - Utilidade - Integralidade
e. Privacidade - Sigilo -  Subjetividade - Uniformidade - Utilidade - Economicidade 
Segundo o Relatório da Comissão Brundtland, uma série de medidas devem ser tomadas pelos países para promover o desenvolvimento sustentável. Não é uma delas:
Escolha uma:
a. aumento da produção industrial nos países não-industrializados com base em tecnologias ecologicamente adaptadas
b. controle da economia e desenvolvimento social e diminuição de pólos industriais 
c. limitação do crescimento populacional
d. preservação da biodiversidade e dos ecossistemas
e. controle da urbanização desordenada e integração entre campo e cidades menores
Temos observado que as questões ambientais e do trabalho vêm assumindo novas configurações com o aprofundamento do processo de globalização, com a reestruturação produtiva e a adoção das políticas econômicas de corte neoliberal.  Em razão do exposto, pode ser constatado um duplo movimento nas questões econômicas internacionais. Pergunta-se: quais são esses movimentos?
Assinale a alternativa que melhor representa esses movimentos:
Escolha uma:
a. a dissolução das fronteiras políticas e econômicas voltadas a unificação dos blocos neoliberais e o emprego de políticas que possibilitem a inserção das classes menos privilegiadas no mercado de trabalho;
b. a dissolução das fronteiras políticas e econômicas voltadas ao atendimento de uma tendência migratória dos povos das nações latinas para as nações mais desenvolvidas e a contra partida relativa a utilização dos territórios latinos através das políticas de créditos de carbono;
c. a dissolução das fronteiras políticas e econômicas ao desenvolvimento do capitalismo  globalizado e desregulamentado e a emergência de "novas" fronteiras ambientais que não podem ser desconsideradas em longo prazo por este mesmo modo de produção;
d. a dissolução das fronteiras políticas e econômicas voltadas à preservação das florestas tendo como contra partida a comercialização dos créditos de carbono.
e. a dissolução das fronteiras políticas e econômicas voltadas à preservação das florestas tendo como contra partida um acirramento do comércio internacional.
A globalização vem provocando mudanças na forma que uma empresa deve ser administrada. Uma das preocupações é com o Meio Ambiente e as gerações futuras. O que se quer deixar para os seus netos, um mundo poluído e sem vida? Entre os principais impactos no meio ambiente não se pode citar:
Escolha uma:
a. criação de lixões e o aumento de doenças transmitidas por vetores animais
b. aquecimento global com mudanças climáticas e a poluição de rios
c. extinção das espécies animais e vegetais devido ao uso do carvão como fonte de energia
d. o efeito estufa 
e. aumento da população em centro urbanos de forma desordenada (criação de favelas) e o aumento das doenças provocadas por falta de saneamento
Para Kroetz, a elaboração do balanço social deve ser um demonstrativo da responsabilidade social e ecológica da empresa, a qual deverá buscar um estreito relacionamento entre a organização e a sociedade. Para tanto, deverá observar alguns pontos quanto às informações a serem divulgadas, em razão da existência de alguns limites essenciais para a sua elaboração. Pergunta-se: quais são estes limites?
Assinale a alternativa que melhor apresenta esses limites:
Escolha uma:
a. Privacidade, Sigilo, Subjetividade, Uniformidade, Utilidade e Economicidade; 
b. Privacidade, Sigilo, Impessoalidade, Uniformidade, Utilidade e Economicidade;
c. Privacidade, Impessoalidade, Uniformidade, utilidade, Sigilo e Economicidade;
d. Legalidade, Impessoalidade, Materialidade, Privacidade, Utilidade e Economicidade;
e. Legalidade, Sigilo, Materialidade, Privacidade, Utilidade e Economicidade.
Para que a gestão ambiental se torne um compromisso assumido pela empresa perante a sociedade, categorizando suas intenções e princípios com relação ao seu desempenho ambiental deve ter como pilar:
Escolha uma:
a. a conscientização dos funcionários da produção.
b. o acompanhamento dos supervisores.
c. o comprometimento da alta direção da empresa 
d. o estabelecimento de punições e retribuições aos funcionários.
e. o treinamento aos funcionários da fábrica.
Na Abordagem Mercadológico_ambiental de desenvolvimento sustentável, as inovações tecnológicas devem garantir um melhor aproveitamento dos recursos naturais e diminuir os efeitos nocivos das atividades produtivas e a palavra chave é?
R: Eficiência
.
Atualmente a grande Preocupação de uma empresa e esta inserida no mercado globalizado assim, para atender aos requisitos relacionado ao meio ambiente as empresa tem buscado alinhar suas ações na busca da certificação Isso001 que especifica os requisitos para um eficiente sistema de gestão ambiental. Considerando os exemplos de benefícios decorrentes da implantação de um sistema de gestão Ambiental a seguir pode se assinala a alternativa que encampa aqueles requisittados para referida certificação.
Medidas que satisfaçam os requisitos regulatórios, controlado os riscos e responsabilidade de acordo com a lei
Aperfeiçoamento contínuo de suas atividades em harmanonia com o meio ambiente
V- redução de desperdícios 
R: I, II e V correta
O crescimento econômico e sua Idea central e a de a riqueza das nações e determinada pelo aumento da produtividade do Trabalho, que tem origem em mudanças da divisão e especialização do processo de trabalho sem prejudicar a sociedade e o Meio Ambiente. Essa é a idéia foi formulada por um pensador da década de 80 conhecido como:
R; Teorida de Smith
A vegetação é de floresta pluvial, densa composta por várias espécies de árvores e arbustos. Nessa região é significativa uma espécie de palmeira, pela grande dispersão e importância econômica são os manguezais. Essa região, porém, representa só 5% do que esse sistema era um século atrás. Ainda assim, permanece relativamente isola se comparada com outras áreas da costa brasileira> e isso se deve a uma simples razão; trata-se de uma zona sem praias, onde o mangue cobre a costa diferentemente de áreas onde as praia condicionaram a ocupação de tipo turístico.
Assinale a alternativa que melhor apresentar as causas para esse isolamento.
R; Não há estradas totalmente asfaltadas; o transporte de mercadorias e pessoas predominou e ainda ocorre, em grande medida, por vias férreas; a densidade demográfica não tem justificado maiores investimentos em infraestrutura.
No Brasil, em virtude do estabelecido na constituição federal, cabe ao poder público promover a gestão ambiental pública. O poder público, como principal medido desse processo é detentor de poderes estabelecidos na legislação que lhe permitem promover algumas ações, exceto:
R: Acompanha a economia das empresas
Temos observado quês as questões ambientais e do trabalho vêm assumindo novas configurações com o aprofundamento do processo de globalização, com a reestruturação pode ser constatado um duplo movimento nas questões econômicas internacionais. Pergunta-se; quais são esses movimentos?
R: a dissolução das fronteiras políticas e econômicas ao desenvolvimento do capitalismo globalizado e desregulamentado e a emergência de novas fronteiras ambientais que não podem ser desconsideradas em logo pra por este mesmo mode de produção
O termo desenvolvimento sustentável apresenta atualmente, varias definições, sendo uma delas o desenvolvimento quês satisfaz as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazer as sua própria necessidade esta definição de desenvolvimento sustentável foi criada oficial pela:
R: Comissão Mundial sobre Meio ambiente e desenvolvimento, em 1987 através do documento nosso fruto. 
Seguindo o relatório de da comissão de Brundtland, uma série de medidas devem ser tomadas pelos países para promover o desenvolvimento sustentável. Não é uma delas?
R: controle da economia e desenvolvimento social e diminuição de pólos industriais.
Uma empresa pode receber do governo através de isenção por um determinado período de impostos para oferecer benefícios aos seus empregados, porém estes benefícios devem estar declarados dentro do balanço social da empresa que publicado anualmente. Entre estes benefícios não esta incluído:
R: creche e escola
De acordo com os textos oferecidos, nos tornanos conhecedores de que historicamente os seres humanos estabelecem relações sociais e por meio dela, atribuem significados á natureza. Agindo sobre o meio físico natural, instituem práticas; alterando suas propriedades garantem a reprodução social de sua existência. Essas relações (dos seres humanos entre si e com o meio físico-natural) ocorrem nas diferentes esferas da vida societária (econômica, política, religiosa, Jurídica, efetiva étnica etc..) a assumem características especificas decorrentes do contexto social e histórico em acontecem. De acordo com esta assertiva possível concluir:
R: qua multiplicidade de prática de apropriação e uso dos recursos ambientais, podem ser explicadas pela relações sociais, inclusive quanto a atribuição desse significado ser eminentemente econômico
Como resultado da evolução da legislação ambiental no Brasil, em junho de 1992 realizou-se no Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas Sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, conhecida como Rio 92, evento de repercussão mundial, da qual resultaram cinco documentos: a) Declaração do Rio de Janeiro (Carta da Terra), com 27 princípios fundamentais sobre o desenvolvimento sustentável; b) a Declaração de Princípios sobre Florestas; c) a Convenção sobre Biodiversidade, sobre a proteção das riquezas biológicas, principalmente florestais; d) Convenção sobre o Clima, sobre medidas para preservação do equilíbrio atmosférico, com o uso de tecnologias limpas, e controle da emissão de CO2; e, por fim, a Agenda 21. 
Pergunta-se, no que se constitui essa Agenda 21?
Escolha uma:
A resposta correta é: Constitui-se em um guia de cooperação internacional sobre recursos hídricos, resíduos tóxicos, transferência de recursos e tecnologias para os países pobres etc..
Considerando os novos paradigmas empresariais voltados ao desenvolvimento de uma gestão da qualidade, a qual representa o aperfeiçoamento contínuo de todas as organizações, voltados à satisfação dos interesses coletivos e não apenas do empresariado. Assinale a alternativa que melhor representa o significado de sustentabilidade ambiental?
trata-se de um ideal sistemático que se perfaz pela ação, e pela constante busca entre o desenvolvimento econômico e ao mesmo tempo a preservação dos ecossistemas e da própria sobrevivência no planeta, tanto no presente quanto no futuro. Esses princípios são representados, por exemplo, pela utilização de fontes energéticas que sejam renováveis, em detrimento das não renováveis. Correto.
O espaço ocupado pelo homem está a todo o momento sofrendo modificações relacionadas ou impostas pelo próprio homem; elas podem ser danosas ao meio quando não administradas corretamente. A crise ecológica revela uma crise ética em nossos dias, uma crise de valores, uma crise de relações humanas e de convivência com as demais criaturas. Daí a importância da educação ambiental para a responsabilidade e o respeito à vida. Que valores deve expressar essa tal educação? 
Assinale a alternativa que melhor expressa essa interrogação.
Escolha uma:
Expressa valores e ações que contribuem para a transformação humana e social e para a preservação ecológica. Ela estimula a formação de sociedades socialmente justas e ecologicamente equilibradas, que conservam relações de interdependência e diversidade. Correto.
De acordo com o sociólogo Herbert de Souza (Betinho), "A ideia do Balanço Social é demonstrar quantitativamente e qualitativamente o papel desempenhado pelas empresas no plano social, tanto internamente quanto na sua atuação na comunidade. Os itens dessa verificação são vários: educação, saúde, atenção à mulher, atuação na preservação do meio ambiente, melhoria na qualidade de vida e de trabalho de seus empregados, apoio a projetos comunitários visando a erradicação da pobreza, geração de renda e de novos postos de trabalho. O campo é vasto e várias empresas já estão trilhando esse caminho (...)". Considerando a assertiva, O que, em tese, significa para "Betinho" a realização do Balanço Social?
Assinale a alternativa que melhor reflete a realidade do texto.
Escolha uma:
 resposta correta é: significa uma grande contribuição para consolidação de uma
sociedade verdadeiramente democrática.
A primeira informação contida no Balanço Social refere-se ao valor adicionado à economia e à sociedade, o qual é obtido través do demonstrativo contábil Demonstração do Valor Adicionado (DVA), que por força da Lei 11.638/07, passou a ser obrigatório para as sociedades anônimas de capital aberto. Trata-se, portanto, de um importante componente do Balanço Social. 
A resposta correta é: Consiste na demonstração da capacidade da empresa gerar e distribuir riqueza.
A Responsabilidade Social e Ambiental está diretamente relacionada com o movimento dos trabalhadores. Uma empresa deve ao só objetivar lucros como também o bem estar de seus empregados. Desta forma ela influencia diretamente em relação aos:
Escolha uma:
A resposta correta é: salários.
Certo afirmar que as mudanças no cenário econômico e os impactos causados por este ao meio ambiente foram os fatores responsáveis por uma mudança nos paradigmas que regulam a relação de consumo no mundo. Historicamente, foi nos Estados Unidos da América que os primeiros sinais de mudanças se fizeram presentes. Assim, a origem da responsabilidade social, decorre de quais iniciativas?
Escolha uma:
A resposta correta é: partiu da própria sociedade e aceita pelos empresários face a perda de participação no mercado consumidor;.
Dois passos de grande importância foram introduzidos com a Lei 6.938, de 31 de agosto de 1981, que estabeleceu a Política Nacional para o Meio Ambiente, com a instituição da Polícia Administrativa Ambiental. Que estabeleceu entre algumas, a obrigatoriedade de cumprimento de normas para, por exemplo, a obtenção de licenciamento em qualquer atividade modificadora do meio ambiente. Assinale a alternativa que representa quais foram as medidas que passaram a ser exigidas para esse fim.
Escolha uma:
a. A exigência de que todo impacto causado deva ter o seu potencial resgatado por aquele que o provocou.
b. A exigência do estudo de impacto ambiental e o respectivo relatório (EIA/Rima) para a obtenção de licenciamento em qualquer atividade modificadora do meio ambiente.
c. A exigência de que todos têm direito ao meio ambiente, em razão disso ninguém tem o direito de destruir ou consumir de forma irresponsável os recursos naturais. 
d. A exigência de ações regeneradoras e recuperadoras dos impactos causados ao ambiente natural.
e. A exigência de que aos olhos das leis ambientais qualquer um que a degradar será punido através do código penal.
As questões relacionadas a Educação Ambiental faz por merecer uma certa atenção por parte de todos aqueles que dependem da qualidade e acessibilidade aos recursos ambientais para melhorar a sua qualidade de vida. Contudo, percebe-se que, ao que tudo indica,  no caso das grandes metrópoles, inexiste um compromisso maior para se enfrentar os problemas, por exemplo, da poluição do ar, para o qual, entende-se há necessidade de ações para a sua solução. Assim, pergunta-se o que deve ser feito para dar solução a esse problema. Assinale a alternativa que melhor traduz a solução ideal para esse tipo de problema.
Escolha uma:
a. O poder público deve assumir papel indutor do processo de conscientização. A redução do uso do automóvel estimula a corresponsabilidade social na preservação do meio ambiente, chama a atenção das pessoas e as informa sobre os perigos gerados pela poluição do ar. Mas isso implica a necessidade de impor-se de forma complementar a imputação de punição caso as ações propostas não sejam seguidas. 
b. O poder público deve assumir papel indutor do processo de conscientização. A redução do uso do automóvel estimula a corresponsabilidade social na preservação do meio ambiente, chama a atenção das pessoas e as informa sobre os perigos gerados pela poluição do ar. Mas isso implica a necessidade de romper com o estereótipo de que as responsabilidades urbanas dependem em tudo da ação governamental, e os habitantes mantêm-se passivos e aceitam a tutela.
c. O poder público não deve preocupar-se com a questão da poluição provocada pelo uso do automóvel. Está provado que a forma como são produzidos atualmente não provocam poluição que possam agravar a qualidade do ar respirável.
d. O poder público não deve assumir papel indutor do processo de conscientização. Isto deve ser tarefa das Organizações Não Governamentais. Quanto a redução do uso do automóvel, isto não é fator preponderante para aumento dos níveis de poluição, as indústrias, por exemplo, poluem muitíssimo mais.
e. O poder público deve assumir papel indutor do processo de conscientização. A redução do uso do automóvel estimula a corresponsabilidade social na preservação do meio ambiente, chama a atenção das pessoas e as informa sobre os perigos gerados pela poluição do ar. Mas isso implica não é o suficiente. É preciso que o cidadão seja multado caso não cumpra com os planos de redução de uso do automóvel.
Quando falamos em meio ambiente no seu curso de problemáticas e questões surgem às pesquisas e as ações em prol das soluções sobre perdas e destruições que desfavorecem o equilíbrio natural de um determinado meio. 
Meio ambiente, no sentido de ecossistema, é um conjunto de realidades ambientais, considerando a diversidade do lugar e sua complexidade. 
Como lugar onde se vive, é referente à vida cotidiana (casa, escola, trabalho), surge o conceito de biosfera para ____________________________________. 
Assinale a alternativa que melhor define o significado de biosfera.
Escolha uma:
a. buscar explicar as camadas de matéria que revestem o planeta Terra.
b. buscar explicar a interdependência das realidades socioambientais em todo mundo; a Terra é a matriz de toda vida.
c. buscar explicar as camadas de matéria gasosa que revestem o planeta Terra.
d. buscar explicar a interdependência entre a terra e o espaço sideral. 
e. buscar explicar o lugar referente à vida no espaço à volta do planeta Terra.
A educação ambiental é atravessada por vários campos de conhecimento, o que a situa como uma abordagem multirreferencial; a complexidade ambiental reflete um tecido conceitual heterogêneo, em que os campos de conhecimento, as noções e os conceitos podem ser originários de várias áreas do saber. A dimensão ambiental representa a possibilidade de lidar com conexões entre diferentes dimensões humanas, propiciando entrelaçamentos e múltiplos trânsitos entre múltiplos saberes. Pergunta-se, como a escola deve se situar para interagir como agente orientador e formador de opinião para uma sociedade cada vez mais dinâmica e envolta com problemas diferenciados quanto a preservação do meio ambiente? 
Assinale, de acordo com o aprendido em seus estudos, qual opção melhor reflete essa situação.
Escolha uma:
a. A escola deve participar dessa rede como uma instituição voltada ao cumprimento dos processos determinados pelos órgãos governamentais para orientação dos seus alunos.
b. A escola deve participar dessa rede como uma instituição dinâmica com capacidade de compreender e articular os processos cognitivos com os contextos da vida. A educação insere-se na própria teia da aprendizagem e assume papel estratégico nesse processo.
c. A escola deve participar desse processo atuando de forma a transferir aos seus alunos as informações que lhes são transmitidas através de livros e outras mídias.
d. A escola deve participar dessa discussão apresentando-se preparada para assimilar as informações que são transmitidas através dos órgãos responsáveis pela emissão de normas e conceitos.
e. A escola deve participar das ações empreendedoras que têm como foco a preservação do meio ambiente. 
De acordo com a resolução Conama 306/2002, "meio ambiente é o conjunto de condições, leis, influência e interações de ordem física, química, biológica, social, cultural e urbanística, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas". Na ISO 14001:2004 encontra-se a seguinte definição sobre meio ambiente: "circunvizinhança em que uma organização opera, incluindo-se ar, água, solo, recursos
naturais, flora, fauna, seres humanos e suas inter-relações". Complementando, a certificação ISO 14001, trata de compromissos que devem ser perseguidos por toda organização. 
Assinale a alternativa que melhor representa esses compromissos.
Escolha uma:
a. Toda organização deve atuar de forma a produzir o máximo possível com o menor custo.
b. Toda organização é responsável por produzir mais e melhor com o menor consumo de recursos possível.
c. Toda organização deve produzir suas atividades utilizando preferencialmente recursos naturais, uma vez que eles são renováveis. 
d. Toda organização deve atuar de forma a produzir fazendo uso dos recursos naturais apenas ao necessário.
e. Toda organização é responsável pelo meio ambiente que a cerca, devendo, portanto, respeitá-lo, agir como não poluente e cumprir as legislações e normas pertinentes (ISO 14001).
O que dizer do meio ambiente tratado na escola. Pode-se dizer que se trata de um tema que gera um aprendizado social baseado no diálogo e na interação em constante processo de recriação e reinterpretação de informações, conceitos e significados que podem se originar do aprendizado em sala de aula ou da experiência pessoal do aluno. Dessa forma, a escola pode transformar-se no espaço em que o aluno terá condições de analisar a natureza em um contexto entrelaçado de práticas sociais, parte de uma realidade mais complexa e multifacetada. Com base no exposto, o que se torna mais desafiador nesse contexto. Assinale a alternativa que melhor estabelece esse desafio.
Escolha uma:
a. O desafio é evitar cair na simplificação de que a educação ambiental poderá superar essa relação harmoniosa entre os indivíduos e o meio ambiente proporcionada por práticas localizadas e pontuais, muitas vezes associadas a realidade social de cada aluno. 
b. O desafio é proporcionar uma educação ambiental que supere as estimativas dos cientistas quanto à capacidade do cidadão aceitar as mudanças de paradigmas;
c. O desafio é evitar cair na simplificação de que a educação ambiental poderá superar uma relação pouco harmoniosa entre os indivíduos e o meio ambiente mediante práticas localizadas e pontuais, muitas vezes distantes da realidade social de cada aluno.
d. o desafio é proporcionar com a educação ambiental estimativas de superação de todos os investimentos realizados para conter os avanços agressivos ao meio ambiente.
e. O desafio é evitar cair na simplificação de que a educação ambiental não é capaz de superar essa relação hostil entre os indivíduos e o meio ambiente.
A educação ambiental deve ser acima de tudo um ato político voltado para a transformação social. Seu enfoque deve buscar uma perspectiva holística de ação, que relaciona o homem, a natureza e o universo, tendo em conta que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela sua degradação é o homem. 
Assinale a alternativa que apresenta os grandes desafios para os educadores ambientais, baseado no exposto:
Escolha uma:
a. De um lado, identificar os fatores causadores de danos ambientais; de outro, os reflexos que esses fatores exercem na sua própria formação.
b. De um lado, uma tentativa de esclarecer e convencer o homem que os recursos naturais se esgotam desde que a sua exploração se realize por meios pouco responsáveis e por outro que é sua responsabilidade participar do processo de resgate das relações sociais. 
c. De um lado, buscar estabelecer uma de equilíbrio entre o consumo responsável e a proteção dos ecossistemas que atuam no entorno do cidadão, e de outro, produzir ações que efetivamente tenham por premissa criar meios para redução dos impactos causados ao meio ambiente.
d. De um lado, estabelecer uma busca pelos valores que devem reger as relações do homem com o meio ambiente; de outro, buscar encontrar-se a si mesmo a partir das premissas que se produzem pela mudança de comportamento.
e. De um lado, a busca pelo resgate e o desenvolvimento de valores e comportamentos (confiança, respeito mútuo, responsabilidade, compromisso, solidariedade e iniciativa); de outro, o estímulo a uma visão global e crítica das questões ambientais e a promoção de um enfoque interdisciplinar que resgate e construa saberes.
A sustentabilidade, como novo critério básico e integrador, precisa estimular permanentemente as responsabilidades éticas, na medida em que a ênfase nos aspectos extraeconômicos serve para reconsiderar os aspectos relacionados com a equidade, a justiça social e a própria ética dos seres vivos. A noção de sustentabilidade implica, portanto, uma inter-relação necessária de justiça social, qualidade de vida, equilíbrio ambiental e ruptura com o atual padrão de desenvolvimento. Nesse contexto, a educação ambiental aponta para propostas pedagógicas centradas na conscientização e outros fatores que irão suscitar em ações que permitirão um aumento de conhecimentos, mudança de valores e aperfeiçoamento de habilidades, condições básicas para estimular maior integração e harmonia dos indivíduos com o meio ambiente. 
Assinale a alternativa que apresenta esses outros fatores.
Escolha uma:
a. Mudança de comportamento, disfunção dos valores éticos, participação de pais e aluno e desenvolvimento cognitivo.
b. Mudança de comportamento, capacidade de abstração, desenvolvimento cognitivo e ação integradora.
c. Mudança de comportamento, capacidade de abstração, participação de pais e mestres e ação integradora.
d. Mudança de comportamento, desenvolvimento de competências, capacidade de avaliação e maior participação dos educandos.  
e. Mudança de comportamento, mudança nas propostas pedagógicas, e ação integradora.
A relação entre meio ambiente e educação para a cidadania assume papel cada vez mais desafiador, demandando a emergência de novos saberes para apreender processos sociais que se complexificam e riscos ambientais que se intensificam. As políticas ambientais e os programas educativos relacionados à conscientização da crise ambiental pedem cada vez mais novos enfoques integradores de uma realidade contraditória e geradora de desigualdades e que transcendem a mera aplicação dos conhecimentos científicos e tecnológicos disponíveis. O desafio é, pois, formular uma educação ambiental que seja crítica e inovadora, em dois níveis. Assinale a opção que determina esses dois níveis.
Escolha uma:
a. Brando e agressivo.
b. Fraco e forte.
c. Simples e complexo.
d. Ativo e passivo. 
e. Formal e não formal.
O termo meio ambiente é considerado, pelo pensamento geral, sinônimo de natureza, local a ser apreciado, respeitado e preservado. Porém, é necessário um ponto de vista mais profundo sobre esse termo, estabelecer no ser humano a noção de pertencimento ao meio ambiente, com o qual possui vínculos naturais para a sua sobrevivência. Por meio da natureza, reencontramos nossas origens e identidade cultural e biológica, uma espécie de diversidade "biocultural". Outra definição sobre o termo meio ambiente o coloca no significado de recurso, de gerador de matéria-prima e energia. Considerando essa segunda definição de meio ambiente, assinale a alternativa que oferece as considerações próprias para a sua definição.
Escolha uma:
a. Nessa segunda definição, a educação ambiental trabalha a noção de consumo responsável e solidário, na defesa do acesso às matérias-primas do meio ambiente de forma comum para todos.
b. Nessa segunda definição, a educação ambiental trabalha a noção exploração dos mananciais biológicos no sentido de criar formas de proteção dos recursos ambientais.
c. Nessa segunda definição, a educação ambiental trabalha a noção de crescimento vegetativo como forma para determinar a quantidade de recursos possíveis de serem aplicados no processo produtivo.
d. Nessa segunda definição, a educação ambiental trabalha a noção de incremento dos fatores ambientais no processo produtivo alinhado ao estabelecimento dos níveis de degradação ambiental.
e. Nessa segunda definição, a educação ambiental trabalha a noção projeção dos impactos causados ao meio
ambiente
Dois passos de grande importância foram introduzidos com a Lei 6.938, de 31 de agosto de 1981, que estabeleceu a Política Nacional para o Meio Ambiente, com a instituição da Polícia Administrativa Ambiental. Que estabeleceu entre algumas, a obrigatoriedade de cumprimento de normas para, por exemplo, a obtenção de licenciamento em qualquer atividade modificadora do meio ambiente. Assinale a alternativa que representa quais foram as medidas que passaram a ser exigidas para esse fim.
Escolha uma:
a. A exigência de que todos têm direito ao meio ambiente, em razão disso ninguém tem o direito de destruir ou consumir de forma irresponsável os recursos naturais.
b. A exigência de que todo impacto causado deva ter o seu potencial resgatado por aquele que o provocou. 
c. A exigência do estudo de impacto ambiental e o respectivo relatório (EIA/Rima) para a obtenção de licenciamento em qualquer atividade modificadora do meio ambiente.
d. A exigência de que aos olhos das leis ambientais qualquer um que a degradar será punido através do código penal.
e. A exigência de ações regeneradoras e recuperadoras dos impactos causados ao ambiente natural.
O espaço ocupado pelo homem está a todo o momento sofrendo modificações relacionadas ou impostas pelo próprio homem; elas podem ser danosas ao meio quando não administradas corretamente. A crise ecológica revela uma crise ética em nossos dias, uma crise de valores, uma crise de relações humanas e de convivência com as demais criaturas. Daí a importância da educação ambiental para a responsabilidade e o respeito à vida. Que valores deve expressar essa tal educação? 
Assinale a alternativa que melhor expressa essa interrogação.
Escolha uma:
a. Expressa valores e ações que não se confundem com a proposta das organizações de atuar em prol do aumento da riqueza patrimonial, fazendo uso ao mínimo possível dos recursos naturais.
b. Expressa valores e ações que contribuem para a continuidade das formas como se comportam as relações sociais, em particular, em relação a preservação ecológica. 
c. Expressa valores e ações que podem vir a transformar as relações sociais uma vez que buscam interferir na forma como se pretende conduzir os processos produtivos.
d. Expressa valores e ações que contribuem para a consolidação das relações produtivas dando conhecimento aos impactos que a atividade é capaz de gerar.
e. Expressa valores e ações que contribuem para a transformação humana e social e para a preservação ecológica. Ela estimula a formação de sociedades socialmente justas e ecologicamente equilibradas, que conservam relações de interdependência e diversidade.
O termo meio ambiente é considerado, pelo pensamento geral, sinônimo de natureza, local a ser apreciado, respeitado e preservado. Porém, é necessário um ponto de vista mais profundo sobre esse termo, estabelecer no ser humano a noção de pertencimento ao meio ambiente, com o qual possui vínculos naturais para a sua sobrevivência. Por meio da natureza, reencontramos nossas origens e identidade cultural e biológica, uma espécie de diversidade "biocultural". Outra definição sobre o termo meio ambiente o coloca no significado de recurso, de gerador de matéria-prima e energia. Considerando essa segunda definição de meio ambiente, assinale a alternativa que oferece as considerações próprias para a sua definição.
Escolha uma:
a. Nessa segunda definição, a educação ambiental trabalha a noção de consumo responsável e solidário, na defesa do acesso às matérias-primas do meio ambiente de forma comum para todos.
b. Nessa segunda definição, a educação ambiental trabalha a noção projeção dos impactos causados ao meio ambiente pelos processos produtivos adotados pelo sistema capitalista.
c. Nessa segunda definição, a educação ambiental trabalha a noção de crescimento vegetativo como forma para determinar a quantidade de recursos possíveis de serem aplicados no processo produtivo. 
d. Nessa segunda definição, a educação ambiental trabalha a noção exploração dos mananciais biológicos no sentido de criar formas de proteção dos recursos ambientais.
e. Nessa segunda definição, a educação ambiental trabalha a noção de incremento dos fatores ambientais no processo produtivo alinhado ao estabelecimento dos níveis de degradação ambiental.
De acordo com o conteúdo do quarto módulo de estudos da disciplina, pode-se constatar que, quanto a Educação Ambiental, a grande maioria das atividades é feita dentro de uma modalidade formal. Os temas predominantes são lixo, proteção do verde, uso e degradação dos mananciais, ações para conscientizar a população em relação à poluição do ar. A educação ambiental que tem sido desenvolvida no país é muito diversa. Quanto aos órgãos governamentais, como estes vem concorrendo para uma maior dinamização dessa discussão?
Escolha uma:
a. A presença e participação dos órgãos governamentais como articuladores, coordenadores e promotores de ações é ainda muito restrita.
b. A presença e participação dos órgãos governamentais como articuladores pode ser definida como próspera na medida em que organismos internacionais como a ONU com eles interagem.
c. A presença e participação dos órgãos governamentais como articuladores, não interfere nas ações que devem ser propostas e executadas pela própria sociedade organizada.
d. A presença e participação dos órgãos governamentais como articuladores, tem se mostrado muito dinâmica e participativa. 
e. A presença e participação dos órgãos governamentais como articuladores segue a tendência firmada pelos organismos sociais, como as ONGs.
Atualmente, a grande preocupação de uma empresa é estar inserida no mercado globalizado. Assim, para atender aos quesitos relacionados ao meio ambiente, as empresas tem buscado alinhar suas ações na busca da Certificação ISO 14001, que especifica os requisitos para um eficiente sistema de gestão ambiental. Considerando os exemplos de benefícios decorrentes da implantação de um sistema de gestão ambiental, a seguir, pede-se assinalar a alternativa que encampa aqueles requisitados para a referida certificação.
I - Medidas que satisfaçam os requisitos regulatórios, controlando os riscos e a responsabilidade de acordo com a lei.
II - Melhoria da imagem da empresa junto a clientes e operários.
III - Aperfeiçoamento contínuo de suas atividades em harmonia com o meio ambiente
IV- Melhoria na gerência financeira.
V - Redução de desperdícios.
Escolha uma:
a. II, III e IV;
b. I, III e IV;
c. I, II e V
d. I, III e V;  
e. I, II e IV;
O Balanço Social (BS), no sentido mais amplo, deve refletir toda a responsabilidade da empresa para com a sociedade. Considerando esta assertiva, enumere quais informações devem estar contidas nesse documento de forma a nutrir os interessados quanto às ações desenvolvidas pela empresa visando o aprimoramento das suas relações com a sociedade:
Assinale a alternativa que melhor reflete as ações desenvolvidas:
Escolha uma:
a. Informações sobre o valor adicionado à economia e à sociedade; a gestão de recursos humanos; interação com o meio ambiente e com a sociedade; 
b. Informações sobre a capacidade de geração de riqueza; gestão de recursos humanos; relatório de ações sócio ambientais e interação com agentes externos.
c. Informações sobre a capacidade de geração de riqueza da empresa e a sua distribuição entre os funcionários; estratégias de seleção e treinamento e relatório de impactos ambientais;
d. Informações sobre o valor adicionado à economia e à sociedade; formas de distribuição da riqueza; estratégias de gestão de pessoas e interação com agentes externos;
e. Informações sobre a capacidade de geração de riqueza; formas de distribuição da riqueza; modelagem organizacional e relatório de ações sócio educativas;
Parte superior do formulário
Questão 1
Texto da questão
Nos anos 60, nos EUA e na Europa, o repúdio da população à guerra do Vietnã deu início a um movimento de boicote à aquisição de produtos e ações de algumas empresas ligadas ao conflito. A sociedade
exigia uma nova postura ética e diversas empresas passaram a prestar contas de suas ações e objetivos sociais. A elaboração e divulgação anual de relatórios com informações de caráter social resultaram no que hoje se chama de:
Escolha uma:
a. Balanço Social 
b. Relatório de Responsabilidade Econômica e Ambiental 
c. Relatório de Bens da Empresa 
d. Balanço Ambiental e Econômico 
e. Relatório "Verde" 
Questão 2
Texto da questão
O conceito de desenvolvimento sustentável deve ser assimilado pelas lideranças de uma empresa como uma nova forma de produzir sem degradar o meio ambiente, estendendo essa cultura a todos os níveis da organização, para que seja formalizado um processo de identificação do impacto da produção da empresa no meio ambiente e resulte na execução de um projeto que alie produção e preservação ambiental, com uso de tecnologia adaptada a esse preceito.
Algumas outras medidas para a implantação de um programa minimamente adequado de desenvolvimento sustentável são:
I - uso de novos materiais na construção e reestruturação da distribuição de zonas residenciais e industriais
II - aproveitamento e consumo de fontes alternativas de energia, como a solar, a eólica e a geotérmica e reciclagem de materiais reaproveitáveis
III - consumo racional de água e de alimentos e redução do uso de produtos químicos prejudiciais à saúde na produção de alimentos.
Agora, responda, em relação as afirmativas I, II e III:
Escolha uma:
a. Somente as afirmativas I e II são medidas adequadas 
b. Todas as medidas são adequadas 
c. Só a afirmativa I é uma medida adequada 
d. As medidas II e III são adequadas 
e. Apenas as medidas I e III são adequadas 
Questão 3
Texto da questão
O termo "desenvolvimento sustentável" apresenta, atualmente, várias definições, sendo uma delas "o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazer as suas próprias necessidades". Esta definição de desenvolvimento sustentável foi criada oficialmente pela:
Escolha uma:
a. Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em 1972, através do documento "Declaração sobre o Meio Ambiente Humano". 
b. Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992, através do documento "Agenda 21". 
c. Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1987, através do documento "Nosso Futuro Comum". 
d. Comissão de Desenvolvimento e Meio Ambiente da América Latina e do Caribe, em 1989, através do documento "Nossa Própria Agenda". 
e. Reunião da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, em 2002, através do documento "Carta da Terra". 
Questão 4
Texto da questão
Para que a gestão ambiental se torne um compromisso assumido pela empresa perante a sociedade, categorizando suas intenções e princípios com relação ao seu desempenho ambiental deve ter como pilar:
Escolha uma:
a. o treinamento aos funcionários da fábrica. 
b. o comprometimento da alta direção da empresa 
c. o estabelecimento de punições e retribuições aos funcionários. 
d. a conscientização dos funcionários da produção. 
e. o acompanhamento dos supervisores. 
Questão 5
Texto da questão
Considerando os novos paradigmas empresariais voltados ao desenvolvimento de uma gestão da qualidade, a qual representa o aperfeiçoamento contínuo de todas as organizações, voltados à satisfação dos interesses coletivos e não apenas do empresariado. Assinale a alternativa que melhor representa o significado de sustentabilidade ambiental?
Escolha uma:
a. propagar o modelo econômico utilizado pelos países emergentes a partir de uma conscientização dos países desenvolvidos no tocante o remanejamento dos créditos de carbono. 
b. trata-se de um ideal sistemático que se perfaz pela ação orientação da sociedade visando ao atingimento dos objetivos econômicos das empresas com a contribuição dos seus colaboradores internos e da sociedade em geral; 
c. propagar o modelo econômico utilizado pelos países desenvolvidos a partir de uma conscientização dos países menos desenvolvidos no tocante a manutenção dos seus ecossistemas através dos créditos de carbono. 
d. trata-se de um ideal sistemático que se perfaz pela ação, e pela constante busca entre o desenvolvimento econômico e ao mesmo tempo a preservação dos ecossistemas e da própria sobrevivência no planeta, tanto no presente quanto no futuro. Esses princípios são representados, por exemplo, pela utilização de fontes energéticas que sejam renováveis, em detrimento das não renováveis. 
e. trata-se de um ideal sistemático que se perfaz pela ação de geração de recursos econômicos, através da exploração de novas fontes energéticas; 
Questão 6
Texto da questão
Para Kroetz, a elaboração do balanço social deve ser um demonstrativo da responsabilidade social e ecológica da empresa, a qual deverá buscar um estreito relacionamento entre a organização e a sociedade. Para tanto, deverá observar alguns pontos quanto às informações a serem divulgadas, em razão da existência de alguns limites essenciais para a sua elaboração. Pergunta-se: quais são estes limites?
Assinale a alternativa que melhor apresenta esses limites:
Escolha uma:
a. Legalidade, Sigilo, Materialidade, Privacidade, Utilidade e Economicidade. 
b. Legalidade, Impessoalidade, Materialidade, Privacidade, Utilidade e Economicidade; 
c. Privacidade, Impessoalidade, Uniformidade, utilidade, Sigilo e Economicidade; 
d. Privacidade, Sigilo, Subjetividade, Uniformidade, Utilidade e Economicidade; 
e. Privacidade, Sigilo, Impessoalidade, Uniformidade, Utilidade e Economicidade; 
Questão 7
Texto da questão
O crescimento econômico e sua idéia central é a de que a riqueza das nações é determinada pelo aumento da produtividade do trabalho, que tem origem em mudanças na divisão e especialização do processo de trabalho sem prejudicar a sociedade e o Meio Ambiente. Essa é a idéia foi formulada por um pensador da década de 80 e é conhecida como:
Escolha uma:
a. Teoria de Smith 
b. Agenda 21 
c. Carta a Terra 
d. Tratado de Brundtland 
e. Relatório da ONU 
Questão 8
Texto da questão
O Balanço Social é um instrumento de informações da empresa para a sociedade, por meio do qual a justificativa para sua existência deve ser explicitada. O Balanço Social tem em média três vertentes que são:
Escolha uma:
a. econômica, ambiental e tecnológico. 
b. os recursos humanos, ambiental e valor adicionado. 
c. ecossistema, economia e desenvolvimento social. 
d. os recursos sociais, recursos ambientais e recursos físicos. 
e. recursos físicos, recursos financeiros e recursos humanos. 
Questão 9
Texto da questão
Segundo o Relatório da Comissão Brundtland, uma série de medidas devem ser tomadas pelos países para promover o desenvolvimento sustentável. Não é uma delas:
Escolha uma:
a. preservação da biodiversidade e dos ecossistemas 
b. aumento da produção industrial nos países não-industrializados com base em tecnologias ecologicamente adaptadas 
c. controle da economia e desenvolvimento social e diminuição de pólos industriais 
d. controle da urbanização desordenada e integração entre campo e cidades menores 
e. limitação do crescimento populacional 
Questão 10
Texto da questão
O Balanço Social deve ser criado para sempre gerar benefícios aos seus empregados e nunca malefícios. Pra tal deve ser produzidos utilizando-se de alguns princípios ou limites:
Escolha uma:
a. Sigilo - Subjetividade - Uniformidade - Individualidade - Economicidade - Utilidade 
b. Privacidade - Sigilo - Integralidade - Individualidade - Utilidade - Uniformidade 
c. Privacidade - Sigilo -  Subjetividade - Uniformidade - Utilidade - Economicidade 
d. Privacidade - Subjetividade - Individualidade - Economicidade - Utilidade - Sigilo 
e. Privacidade - Sigilo -  Individualidade - Economicidade - Utilidade - Integralidade 
Questão 2
Texto da questão
Considerando que a educação ambiental, como componente de uma cidadania abrangente, está ligada a uma nova forma de relação
ser humano/natureza, e sua dimensão cotidiana leva a pensá-la como somatório de práticas e, consequentemente, entendê-la na dimensão de sua potencialidade de generalização para o conjunto da sociedade. Cremos que essa generalização de práticas ambientais só será possível se estiver inserida no contexto de valores sociais, mesmo que se refira a mudanças de hábitos cotidianos. A problemática socioambiental, ao questionar ideologias teóricas e práticas, propõe a participação democrática da sociedade na gestão dos seus recursos atuais e potenciais e no processo de tomada de decisão para a escolha de novos estilos de vida e a construção de futuros possíveis, sob a ótica da sustentabilidade ecológica e da equidade social. Assim, ante o exposto, torna-se cada vez mais necessário que ações sejam implementadas visando _________________. 
Complete a lacuna com a melhor alternativa:
Escolha uma:
a. consolidar os aspectos hegemônicos que regem as relações interpessoais, bem como, as relações com o universo empresarial e o ambiental. 
b. consolidar novos paradigmas educativos, centrados na preocupação de iluminar a realidade desde outros ângulos, pressupondo a formulação de novas referências conceituais e principalmente a mudança de atitudes. 
c. consolidar ações empreendedoras voltadas a introspecção coletiva no sentido de que os recursos ambientais estejam sempre em evidência quando do desenvolvimento e realização de ações produtivas. 
d. consolidar as ações de prevenção e desenvolvimento sustentável. 
e. consolidar as relações educativas no sentido de oferecer ao indivíduo condições de discernir quanto ao processo produtivo e as suas relações preservacionistas. 
Questão 3
Texto da questão
A globalização vem provocando mudanças na forma que uma empresa deve ser administrada. Uma das preocupações é com o Meio Ambiente e as gerações futuras. O que se quer deixar para os seus netos, um mundo poluído e sem vida? Entre os principais impactos no meio ambiente não se pode citar:
Escolha uma:
a. extinção das espécies animais e vegetais devido ao uso do carvão como fonte de energia 
b. aumento da população em centro urbanos de forma desordenada (criação de favelas) e o aumento das doenças provocadas por falta de saneamento 
c. aquecimento global com mudanças climáticas e a poluição de rios 
d. o efeito estufa 
e. criação de lixões e o aumento de doenças transmitidas por vetores animais 
Questão 4
Texto da questão
A floresta virgem é o produto de muitos milhões de anos que passaram desde a origem do nosso planeta. Se for abatida, pode crescer uma nova floresta, mas a continuidade é interrompida. A ruptura nos ciclos de vida natural de plantas e animais significa que a floresta nunca será aquilo que seria se as árvores não tivessem sido cortadas. A partir do momento em que a floresta é abatida ou inundada, a ligação com o passado perde-se para sempre. Trata-se de um custo que será suportado por todas as gerações que nos sucederem no planeta. É por isso que os ambientalistas têm razão quando se referem ao meio natural como um "legado mundial".
Mas, e as futuras gerações? Estarão elas preocupadas com essas questões amanhã? As crianças e os jovens, como indivíduos principais das futuras gerações, têm sido, cada vez mais, estimulados a apreciar ambientes fechados, onde podem relacionar-se com jogos de computadores, celulares e outros equipamentos interativos virtuais, desviando sua atenção de questões ambientais e do impacto disso em vidas no futuro, apesar dos esforços em contrário realizados por alguns setores. Observe- se que, se perguntarmos a uma criança ou a um jovem se eles desejam ficar dentro dos seus quartos, com computadores e jogos eletrônicos, ou passear em uma praça, não é improvável que escolham a primeira opção. Essas posições de jovens e crianças preocupam tanto quanto o descaso com o desmatamento de florestas hoje e seus efeitos amanhã. 
SINGER, P. Ética Prática. 2 ed. Lisboa: Gradiva, 2002, p. 292 (adaptado).
Assinale a alternativa que melhor reflete a realidade do texto.
Escolha uma:
a. Engajamento de crianças e jovens na preservação do legado natural: uma necessidade imediata 
b. Computador: o legado mundial para as gerações futuras 
c. Redução de investimentos no setor de comércio eletrônico: proteção das gerações futuras 
d. Preferências atuais de lazer de jovens e crianças: preocupação dos ambientalistas 
e. A falta de Socialização dos jovens Influenciando o contexto sócioambiental 
Questão 5
Texto da questão
A Responsabilidade Social e Ambiental está diretamente relacionada com o movimento dos trabalhadores. Uma empresa deve ao só objetivar lucros como também o bem estar de seus empregados. Desta forma ela influencia diretamente em relação aos:
Escolha uma:
a. cesta básica 
b. salários 
c. vale transporte 
d. plano de saúde 
e. plano de carreira 
Questão 6
Texto da questão
A globalização é o estágio supremo da internacionalização. O processo de intercâmbio entre países, que marcou o desenvolvimento do capitalismo desde o período mercantil dos séculos 17 e 18, expande-se com a industrialização, ganha novas bases com a grande indústria nos fins do século 19 e, agora, adquire mais intensidade, mais amplitude e novas feições. O mundo inteiro torna-se envolvido em todo tipo de troca: técnica, comercial, financeira e cultural. A produção e a informação globalizadas permitem a emergência de lucro em escala mundial, buscado pelas firmas globais, que constituem o verdadeiro motor da atividade econômica. 
SANTOS, M. O país distorcido. São Paulo: Publifolha, 2002 (adaptado). 
No estágio atual do processo de globalização, pautado na integração dos mercados e na competitividade em escala mundial, as crises econômicas deixaram de constituir um problema local e passaram a afligir praticamente todo o mundo. A crise recente, iniciada em 2008, é um dos exemplos mais significativos da conexão e interligação entre os países, suas economias, políticas e cidadãos. 
Considerando esse contexto, avalie as seguintes assertivas e a relação proposta entre elas:
I. O processo de desregulação dos mercados financeiros norte-americano e europeu levou à formação de uma bolha de empréstimos especulativos e imobiliários, a qual, ao estourar em 2008, acarretou um efeito dominó de quebras nos mercados.
II. As políticas neoliberais marcam o enfraquecimento e a dissolução do poder dos Estados nacionais, bem como asseguram poder aos aglomerados financeiros que não atuam nos limites geográficos dos países de origem.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. As assertivas I e II são proposições falsas. 
b. A assertiva I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
c. As assertivas I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. 
d. A assertiva I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
e. As assertivas I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 
Questão 7
Texto da questão
Uma primeira concepção de desenvolvimento sustentável origina-se no interior do discurso desenvolvimentista e é defendida pelo Estado e empresariado. A definição de desenvolvimento sustentável , foi proclamada pelo Relatório Brundtland (1987), produzido pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU, através do qual,_______________________________________________________________ , isto é, aquele que garante um crescimento econômico vigoroso e, ao mesmo tempo, social e ambientalmente sustentável.
Assinale a alternativa que melhor complete lacuna:
Escolha uma:
a. desenvolvimento sustentável é aquele que visa possibilitar uma melhor distribuição da riqueza nacional favorecendo não apenas os detentores de capital mas também os trabalhadores, possibilitando uma melhoria na qualidade de vida de toda nação. 
b. desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidade do presente visando o desenvolvimento futuro das nações; 
c. desenvolvimento sustentável é aquele
que atende às necessidade do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades; 
d. desenvolvimento sustentável é aquele que atende ao mesmo tempo às necessidades de ordem econômica e social de uma coletividade; 
e. desenvolvimento sustentável é aquele que visa a expansão dos mercados produtores eliminando a fronteiras alfandegárias, possibilitando maior redução de custos e consequentemente maior margem de lucro que serão compartilhados com todo o estado; 
Questão 8
Texto da questão
As questões relacionadas a Educação Ambiental faz por merecer uma certa atenção por parte de todos aqueles que dependem da qualidade e acessibilidade aos recursos ambientais para melhorar a sua qualidade de vida. Contudo, percebe-se que, ao que tudo indica,  no caso das grandes metrópoles, inexiste um compromisso maior para se enfrentar os problemas, por exemplo, da poluição do ar, para o qual, entende-se há necessidade de ações para a sua solução. Assim, pergunta-se o que deve ser feito para dar solução a esse problema. Assinale a alternativa que melhor traduz a solução ideal para esse tipo de problema.
Escolha uma:
a. O poder público não deve assumir papel indutor do processo de conscientização. Isto deve ser tarefa das Organizações Não Governamentais. Quanto a redução do uso do automóvel, isto não é fator preponderante para aumento dos níveis de poluição, as indústrias, por exemplo, poluem muitíssimo mais. 
b. O poder público deve assumir papel indutor do processo de conscientização. A redução do uso do automóvel estimula a corresponsabilidade social na preservação do meio ambiente, chama a atenção das pessoas e as informa sobre os perigos gerados pela poluição do ar. Mas isso implica a necessidade de impor-se de forma complementar a imputação de punição caso as ações propostas não sejam seguidas. 
c. O poder público não deve preocupar-se com a questão da poluição provocada pelo uso do automóvel. Está provado que a forma como são produzidos atualmente não provocam poluição que possam agravar a qualidade do ar respirável. 
d. O poder público deve assumir papel indutor do processo de conscientização. A redução do uso do automóvel estimula a corresponsabilidade social na preservação do meio ambiente, chama a atenção das pessoas e as informa sobre os perigos gerados pela poluição do ar. Mas isso implica não é o suficiente. É preciso que o cidadão seja multado caso não cumpra com os planos de redução de uso do automóvel. 
e. O poder público deve assumir papel indutor do processo de conscientização. A redução do uso do automóvel estimula a corresponsabilidade social na preservação do meio ambiente, chama a atenção das pessoas e as informa sobre os perigos gerados pela poluição do ar. Mas isso implica a necessidade de romper com o estereótipo de que as responsabilidades urbanas dependem em tudo da ação governamental, e os habitantes mantêm-se passivos e aceitam a tutela. 
Questão 9
Texto da questão
De acordo com Bateman & Snell (1998), as principais razões que levam a empresa a incorporar conceitos ambientais em suas considerações estratégicas são:
Escolha uma:
a. Realizar suas atividades com responsabilidade social e ética, aumentando a rentabilidade dos sócios; Reduzir ao mínimo os riscos de comprometimento da imagem da organização frente à opinião pública, discriminado as minorias raciais; aumento da competitividade e abertura de novos mercados. 
b. Respeitar a legislação e aumentar a capacidade de retorno empresarial; Reduzir ao mínimo os riscos de comprometimento da imagem da organização frente à opinião pública, discriminado as minorias raciais; aumento da competitividade e abertura de novos mercados. 
c. Realizar suas atividades com responsabilidade social e ética, aumentando a rentabilidade dos sócios; Reduzir ao mínimo os riscos de comprometimento da imagem da organização frente à opinião pública discriminando as minorias raciais; Respeitar a legislação e dar maior eficiência, reduzindo custos com reciclagem, diminuindo o consumo de recursos, matérias-primas e energia, evitando desperdícios. 
d. Respeitar a legislação e dar maior eficiência, reduzindo custos com reciclagem, diminuindo o consumo de recursos, matérias-primas e energia, evitando desperdícios; competitividade e abertura de novos mercados; redução do risco de comprometimento da imagem da organização frente à opinião pública; responsabilidade social e ética na realização das suas atividades. 
e. Reduzir ao mínimo os riscos de comprometimento da imagem da organização frente à opinião pública, discriminado as minorias raciais; Respeitar a legislação e dar maior eficiência, reduzindo custos com reciclagem, diminuindo o consumo de recursos, matérias-primas e energia, evitando desperdícios; Competitividade e abertura de novos mercados. 
Questão 10
Texto da questão
Preservar o meio ambiente tornou-se fator preponderante para a manutenção da vida no planeta. Contudo, a continuidade da geração de riquezas e consequente melhoria na qualidade de vida das pessoas parece ser a sua contradição. Desta forma, surgem discussões mundo a fora buscando soluções para esse impasse. Parece-nos que o desenvolvimento através do manejo responsável dos recursos talvez seja a solução. Os governos têm buscado intervir de forma a atuar como agente motivador e controlador dessas ações. Assim, atuam como agente regulador onde para o desenvolvimento de determinadas atividades que possam vir a produzir impactos ao meio ambiente, tornam obrigatório a apresentação de trabalhos que visem dar garantias a um manejo mais responsável dos recursos naturais. 
Considerando essa assertiva, e, para fazer cumprir esse compromisso, assinale a opção que melhor determina os documentos que devem ser apresentados por uma empresa e que na execução das suas atividades possam promover riscos ao meio ambiente.
Escolha uma:
a. EIAs e RIMAs - Exigência de Impactos Ambientais e Registro de Impactos Ambientais; 
b. EIAS e RIMAS - Estudo de Iniciativas Ambientais e Resumo de Impactos Ambientais; 
c. EIAS e RIMAS - Exigência de Inspeção Ambiental e Resultado de Impactos Ambientais; 
d. EIAs e RIMAs - Estudo de Impactos Ambientais e Relatório de Impactos Ambientais; 
e. EIAS e RIMAS - Estudos de Impactos Ambientais e Relatório de Interesse Ambientais e Sociais. 
Parte inferior do formulário
QUESTÕES ERRADAS
Todo o cenário empresarial atual ocorre no ambiente social, econômico, tecnológico e político. Visualizando internamente as empresas, podem ser identificadas funções que, interligadas na forma de sistemas, existem para converter as diversas entradas em produtos ou serviços e seus potenciais efeitos sobre o meio ambiente. A empresa, em sua totalidade, tem um mecanismo de controle (seu processo de gestão) que interpreta e reage aos feedbacks interno e externo, de modo que a empresa fique equilibrada quanto ao ambiente externo.
As organizações são classificadas, de forma simplificada, em:
- Organizações do ramo industrial;
- Organizações do ramo comercial;
- Organizações de prestação de serviços.
Há características próprias para cada setor que fazem com que a interação entre seus agentes ambientais seja intrínseca ao setor focalizado, demandando estratégias corporativas genéricas, estratégias ambientais e estratégias sociais das organizações peculiares a esses setores da economia. Tal análise permite, enfim, estabelecer os elementos conformadores das medidas a serem adotadas pelas organizações em sua postura perante o mercado. Pode-se dizer que a melhor maneira de organizar uma instituição depende da natureza do ambiente com o qual ela deve relacionar-se Conforme Takeshy Tachizawa (2009), pode-se exemplificar como estratégias genéricas de gestão ambiental e de responsabilidade social comuns a todas as empresas às seguintes:
Escolha uma:
a. - Atenção ao consumo verde; - Não considerar às pressões de empresas ambientalistas; - Ater-se a política social da empresa; - Melhorar a imagem corporativa perante a sociedade;
- Atenção às demandas por processos econômicos mais eficientes; - Cumprir às exigências legais para constituição de uma empresa (regulamentação e licenciamento);
b. - Aumento da competitividade das exportações para mercados ecológicos; - Atenção ao consumo verde; - Atenção às pressões de empresas ambientalistas; - Ater-se a política social da empresa; - Melhorar a imagem corporativa perante a sociedade; - Cumprir às exigências legais para constituição de uma empresa (regulamentação e licenciamento).
c. - Aumento da competitividade das exportações para mercados ecológicos; - Atenção às demandas por processos econômicos mais eficientes; - Não considerar às pressões de empresas ambientalistas; - Ater-se a política social da empresa; - Melhorar a imagem corporativa perante a sociedade; - Cumprir às exigências legais para constituição de uma empresa (regulamentação e licenciamento); 
d. - Aumento da competitividade das exportações para mercados ecológicos; - Atenção ao consumo verde; - Atenção às pressões de empresas ambientalistas; - Atenção às demandas por processos econômicos mais eficientes; - Melhorar a imagem corporativa perante a sociedade; - Cumprir às exigências legais para constituição de uma empresa (regulamentação e licenciamento);
e. - Aumento da capacidade produtiva da empresa em relação a competitividade das exportações para países emergentes; - Atenção ao consumo verde; - Atenção às pressões de empresas ambientalistas; - Ater-se a política social da empresa; - Atenção às demandas por processos econômicos mais eficientes; - Cumprir às exigências legais para constituição de uma empresa (regulamentação e licenciamento).
O "Princípio da Cultura" não foi consagrado em relação à ocupação das terras da Amazônia. O que ocorreu para que isto acontecesse?
Escolha uma:
a. Os ocupantes das terras da Amazônia promoviam de imediato o seu desmatamento, plantavam alguma coisa e, em seguida, pediam o reconhecimento pelo governo, de acordo com o PIN - Programa de Integração Nacional, hoje reconhecido como um dos grandes responsáveis pela devastação da Amazônia.
b. Os ocupantes das terras da Amazônia promoviam de imediato o seu desmatamento, plantavam alguma coisa e, em seguida pediam o reconhecimento do governo para evitar que agentes de outros países pudessem lançar mão sobre a terra.
c. Os ocupantes das terras da Amazônia promoviam de imediato o seu desmatamento, plantavam alguma coisa e, em seguida, pediam o reconhecimento pelo governo, para depois vendê-las aos estrangeiros, em sua maioria norte americanos, hoje reconhecido como um dos grandes responsáveis pela influência junto aos povos indígenas para a independência daquelas terras da Amazônia. 
d. Os ocupantes das terras da Amazônia promoviam de imediato a sua demarcação, plantavam alguma coisa e, em seguida, pediam o reconhecimento pelo governo, visando evitar que os índios a retomassem, hoje reconhecido como um dos grandes responsáveis pela extinção dos índios da Amazônia.
e. Os ocupantes das terras da Amazônia promoviam de imediato o seu desmatamento, plantavam grandes plantações de soja e contavam com o apoio econômico do governo, de acordo com o PRODAM - Programa para o Desenvolvimento da Amazônia, hoje reconhecido como um dos grandes responsáveis pela dívida externa do Brasil.
Na Espanha, apesar de não existir obrigação legal de elaborar e publicar o balanço social, muitas empresas o faz, por entender que devem ser o mais transparente possível, divulgando informações para:
Escolha uma:
a. os funcionários, comunidade local e sindicatos.
b. os acionistas, outros investidores e o estado. 
c. apenas para os acionistas.
d. os acionistas, outros investidores e o estado, os funcionários, comunidade local, sindicatos e demais interessados.
e. os funcionários e comunidade local.
Os recursos evidenciados na Demonstração do Valor Adicionado visam garantir informações que permitam uma avaliação quanto à capacidade da empresa em evidenciar, como um todo, os benefícios proporcionados em prol da comunidade; como a sua função social e a sua capacidade de contribuir para a formação da riqueza global do país, o PIB (Produto Interno Bruto). Assim, pergunta-se: quais recursos são contemplados na elaboração da DVA.
Escolha uma:
a. Os recursos mais variados possíveis compreendem, entre outros: o financeiro (sejam dos acionistas ou de terceiros); Insumos e Serviços adquiridos de fornecedores; mão de obra utilizada na operacionalização de suas atividades; e recursos financeiros investidos em programas de erradicação da pobreza e da fome.
b. Os recursos mais variados possíveis compreendem, entre outros: os financeiros (sejam dos acionistas ou de terceiros); insumos e serviços adquiridos de fornecedores; mão de obra utilizada na operacionalização de suas atividades; e, investimentos em ações de prevenção de impactos ambientais.
c. Os recursos mais variados possíveis compreendem, entre outros: os financeiros (sejam dos acionistas ou de terceiros); insumos e serviços adquiridos de seus fornecedores; mão de obra necessária à operacionalização de suas atividades; e Serviços de utilidade pública como, por exemplo, água, energia elétrica e serviços de saneamento e urbanização.
d. Os recursos mais variados possíveis compreendem, entre outros: os financeiros (sejam dos acionistas ou de terceiros); mão de obra utilizada na operacionalização de suas atividades; investimentos realizados em prol do aprimoramento das relações sociais e ambientais; e, recursos aplicados em pesquisas para aprimoramento de ações auto-sustentáveis. 
e. Os recursos mais variados possíveis compreendem, entre outros: os financeiros (sejam dos acionistas ou de terceiros); investimentos em ações de prevenção de impactos ambientais; e, serviços de utilidade pública como água, energia elétrica e serviços de saneamento e urbanização.
Questão 1
Incorreto
Atingiu 0,0 de 1,0
Marcar questão
Texto da questão
A degradação ambiental, a crise da sociedade do trabalho, a conseqüente queda na qualidade de vida e o aumento da desigualdade/exclusão social, estão exigindo uma discussão que profunde a articulação entre ___________, ___________ e _____________, pois se questiona até que ponto os recursos naturais e a humanidade suportarão o modelo hegemônico de produção, trabalho e consumo.
Assinale a alternativa que melhor complete as lacunas:
Escolha uma:
a. Trabalho, desenvolvimento sustentável e preservação ambiental; 
b. Trabalho, fatores ambientais e humanos; 
c. Meio ambiente, desenvolvimento social e econômico; 
d. Trabalho, meio ambiente e desenvolvimento econômico; 
e. Meio ambiente, desenvolvimento econômico e social 
Feedback
A resposta correta é: Trabalho, meio ambiente e desenvolvimento econômico;.
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,0 de 1,0
Marcar questão
Texto da questão
Considerando a importância do Balanço Social, as deputadas federais Marta Suplicy, Maria da Conceição Tavares e Sandra Starling elaboraram o projeto de lei nº 3.116, apresentado ao Congresso Nacional (1997). Neste contexto,  responda:   O que o referido projeto de lei em seu art. 2º faz referência quanto a implementação do Balanço Social pelas empresas?
Escolha uma:
a. Balanço Social é um relatório no qual a empresa demonstra as ações empreendidas ao longo de determinado período relativas aos aspectos econômicos e sociais, tanto interna quanto externamente; 
b. Balanço Social é um relatório contábil que tem como premissa dar informações econômicas, sociais e ambientais relativas às suas relações com os agentes internos e externos; 
c. Balanço Social é um trabalho que tem como objetivo apresentar a responsabilidade social das empresas na relação com os seus colaboradores; 
d. Balanço Social é um documento através do qual a empresa apresenta dados que permitam identificar o perfil da sua atuação social durante o ano, a qualidade de suas relações com os empregados, o cumprimento das cláusulas sociais, a participação dos empregados nos resultados econômicos da empresa e as possibilidades
de desenvolvimento pessoal, bem como a forma de sua interação com a comunidade e sua relação com o meio ambiente; 
e. Balanço Social é um relatório que deve exprimir a realidade de um patrimônio em um dado período, através do qual o usuário da informação econômica, financeira e ambiental que ele é capaz de gerar, possa tomar as decisões necessárias, segundo o seu interesse. 
Feedback
A resposta correta é: Balanço Social é um documento através do qual a empresa apresenta dados que permitam identificar o perfil da sua atuação social durante o ano, a qualidade de suas relações com os empregados, o cumprimento das cláusulas sociais, a participação dos empregados nos resultados econômicos da empresa e as possibilidades de desenvolvimento pessoal, bem como a forma de sua interação com a comunidade e sua relação com o meio ambiente;.
Questão 3
Incorreto
Atingiu 0,0 de 1,0
Marcar questão
Texto da questão
Uma primeira concepção de desenvolvimento sustentável origina-se no interior do discurso desenvolvimentista e é defendida pelo Estado e empresariado. A definição de desenvolvimento sustentável , foi proclamada pelo Relatório Brundtland (1987), produzido pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU, através do qual,_______________________________________________________________ , isto é, aquele que garante um crescimento econômico vigoroso e, ao mesmo tempo, social e ambientalmente sustentável.
Assinale a alternativa que melhor complete lacuna:
Escolha uma:
a. desenvolvimento sustentável é aquele que visa possibilitar uma melhor distribuição da riqueza nacional favorecendo não apenas os detentores de capital mas também os trabalhadores, possibilitando uma melhoria na qualidade de vida de toda nação. 
b. desenvolvimento sustentável é aquele que atende ao mesmo tempo às necessidades de ordem econômica e social de uma coletividade; 
c. desenvolvimento sustentável é aquele que visa a expansão dos mercados produtores eliminando a fronteiras alfandegárias, possibilitando maior redução de custos e consequentemente maior margem de lucro que serão compartilhados com todo o estado; 
d. desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidade do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades; 
e. desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidade do presente visando o desenvolvimento futuro das nações; 
Feedback
A resposta correta é: desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidade do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades;.
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,0 de 1,0
Marcar questão
Texto da questão
"A ideia do Balanço Social é demonstrar quantitativamente e qualitativamente o papel desempenhado pelas empresas no plano social, tanto internamente quanto na sua atuação na comunidade. Os itens essa
verificação são vários educação, saúde, atenção à mulher, atuação na preservação do meio ambiente, melhoria na qualidade de vida e de trabalho de seus empregados, apoio a projetos comunitários visando a erradicação da pobreza, geração de renda e de novos postos de trabalho. O campo é vasto e várias empresas já estão trilhando esse caminho. Realizar o Balanço Social significa uma grande contribuição para consolidação de uma sociedade verdadeiramente democrática."  
                                                                                                             Herbert de Souza, o Betinho.
Extraído de: http://www.balancosocial.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm
O Balanço Social é um instrumento de informações da empresa para a sociedade, por meio do qual a justificativa para sua existência deve ser explicitada. Em síntese, esta justificativa deve provar que a relação custo-beneficio na sua adoção é positiva. Quando essa relação pode ser considerada positiva?
Assinale a alternativa que melhor reflete a realidade do texto.
Escolha uma:
a. Quando os processos produtivos adotados consideram, além dos fatores ambientais, o respeito aos direitos humanos dos seus colaboradores. 
b. quando os processos produtivos adotados levam em conta a capacidade produtiva e o emprego de recursos que não agridam ao meio ambiente. 
c. quando agrega valor ao meio ambiente e á sociedade, além do respeito aos direitos humanos. 
d. quando agrega valor à economia e à sociedade, respeita os direitos humanos de seus colaboradores e, ainda, desenvolve todo o seu processo operacional sem agredir o meio ambiente. 
e. quando agrega valor à economia em razão do processo operacional adotado respeitando-se o meio ambiente; 
Feedback
A resposta correta é: quando agrega valor à economia e à sociedade, respeita os direitos humanos de seus colaboradores e, ainda, desenvolve todo o seu processo operacional sem agredir o meio ambiente..
Questão 5
Correto
Atingiu 1,0 de 1,0
Marcar questão
Texto da questão
A globalização é o estágio supremo da internacionalização. O processo de intercâmbio entre países, que marcou o desenvolvimento do capitalismo desde o período mercantil dos séculos 17 e 18, expande-se com a industrialização, ganha novas bases com a grande indústria nos fins do século 19 e, agora, adquire mais intensidade, mais amplitude e novas feições. O mundo inteiro torna-se envolvido em todo tipo de troca: técnica, comercial, financeira e cultural. A produção e a informação globalizadas permitem a emergência de lucro em escala mundial, buscado pelas firmas globais, que constituem o verdadeiro motor da atividade econômica. 
SANTOS, M. O país distorcido. São Paulo: Publifolha, 2002 (adaptado). 
No estágio atual do processo de globalização, pautado na integração dos mercados e na competitividade em escala mundial, as crises econômicas deixaram de constituir um problema local e passaram a afligir praticamente todo o mundo. A crise recente, iniciada em 2008, é um dos exemplos mais significativos da conexão e interligação entre os países, suas economias, políticas e cidadãos. 
Considerando esse contexto, avalie as seguintes assertivas e a relação proposta entre elas:
I. O processo de desregulação dos mercados financeiros norte-americano e europeu levou à formação de uma bolha de empréstimos especulativos e imobiliários, a qual, ao estourar em 2008, acarretou um efeito dominó de quebras nos mercados.
II. As políticas neoliberais marcam o enfraquecimento e a dissolução do poder dos Estados nacionais, bem como asseguram poder aos aglomerados financeiros que não atuam nos limites geográficos dos países de origem.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. A assertiva I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
b. A assertiva I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
c. As assertivas I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 
d. As assertivas I e II são proposições falsas. 
e. As assertivas I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. 
Feedback
A resposta correta é: A assertiva I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa..
Questão 6
Incorreto
Atingiu 0,0 de 1,0
Marcar questão
Texto da questão
Segundo NEGRA, Teixeira & Carmo (2002), a idéia do Balanço Social ganha força no Brasil a partir de determinada iniciativa, que tem por objetivo incentivar a publicação do balanço social pelas empresas visando dar transparência a partir da prestação de contas do que fazem pela qualidade de vida, tanto dentro quanto fora da organização. 
Assim, pergunta-se: de onde partiu tal iniciativa?
Escolha uma:
a. do compositor Herbert Viana; 
b. do Sociólogo Herbert de Souza; 
c. do Compositor Cazuza através do Instituto "Viva Cazuza". 
d. do Projeto de Lei nº 3.116/97 de autoria do Congresso Nacional; 
e. de uma proposta apresentada na Rio + 20, para inserção do Brasil no mercado internacional. 
Feedback
A resposta correta é: do Sociólogo Herbert de Souza;.
Questão 7
Incorreto
Atingiu

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais