Buscar

Bioinformática: Biologia e Informática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

o que é ?
É uma ciência que aborda disciplinas como matemática, física, química, estatística, ciência da computação e biologia.
para que serve ?
A bioinformática tem a função de auxíliar a biologia a resolver alguns problemas que surgem em seus estudos, utilizando a informática como suporte.A bioinformática tem ênfase na biologia molecular.
profissional da bioinformatica
O bioinformata é um profissional que precisa dominar conhecimentos em biologia,deve ser capaz de desenvolver softwares e também utilizar aqueles que não foram feitos por ele,prever estruturas e resultados, estudar e simular o metabolismo de células, construir árvores evolutivas, estudar estruturas tridimensionais de moléculas, analisar imagens e sinais biológicos, e até mesmo desvendar a função biológica de determinada sequência de DNA.A linguagem de programação mais utilizada neste meio é o PERL (Practical Extract and Report Language).
exemplos sobre bioinformatica
1-Os Alunos de medicina da universidade de Stanford juntos com cientístas da computação desenvolveram um software que ajuda a resolver problemas sobre o enovelamento de proteínas, que é uma função vital para o ser humano, as proteínas tem diversas funções no organismo como a de combater doenças, quando não acontece o enovelamento das proteínas doenças como Alzheimer,Vaca louca, Huntington, Parkinson e muitos cânceres.O Download do software pode ser feito na seguinte página http://folding.stanford.edu/ por qualquer pessoa, após a instalação e execução o programa conecta a máquina a uma rede de computadores para formarem um super computador com o objetivo de resolverem problemas complexos que são enviados para as máquinas que tentam processar e resolver o problema entregando de volta o resultado para a universidade de Stanford.
2-Uma técnica chamada de Biohacking que consiste em misturar biologia com ética hacker está emergindo em uma tendência crescente de desenvolvimento científico e tecnológico não-institucional.O Biohacking apoia a ideologia de alterar fundamentalmente a condição humana através do uso de tecnologias, tornando o ser humano superior ou melhor com implantes de chips,dispositivos,pequenas placas e nanotecnologia.Uma das entusiastas mais famosas no campo do biohacking é Kay Aull, da Universidade de São Francisco. Em um pequeno laboratório construído no quarto em que Aull morava, ela começou a analisar a mutação genética relacionada à doença do pai dela, que fazia com que o corpo dele não se livrasse do excesso de ferro. Com suas pesquisas, a estudante encontrou, em seu próprio DNA, tanto o gene problemático, que herdou do pai quanto uma versão saudável do mesmo gene, proveniente do código genético da mãe. Assim, com testes baratos e bastante empenho pessoal, Aull descobriu que, apesar de carregar a mutação genética, a doença dificilmente se desenvolverá no corpo dela.Tuur Van Balen , mais um entusiasta da biologia faça-você-mesmo, manipulou lactobacilos para que eles produzam Prozac, um famoso antidepressivo usado em todo o mundo.Um dos artistas mais famosos dessa área é Steven Kurtz, que utilizou os métodos do biohacking para construir obras de arte bastante provocadoras. Esse professor da Universidade do Estado de Nova York criou uma instalação conhecida como “Marching Plague ”. Nela, bactérias inofensivas foram hackeadas para recriarem um experimento militar britânico realizado em 1952, quando o exército infectou porquinhos-da-índia com peste bubônica para ver o quão rápido ela se espalharia.
AB³C
Associação Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional (AB3C), que é uma sociedade científica dedicada ao avanço do entendimento de seres vivos através de métodos formais, multidisciplinares e quantitativos de larga escala. Consistente com o seu objetivo, a vocação primária da AB3C é promover a interação de especialistas de várias áreas relevantes, tais como: bioinformática, ciência da computação, biologia, medicina, agronomia, veterinária, ecologia, evolução, biologia de sistema, biologia molecular e celular, bioquímica, física, matemática, estatística, probabilidade, controle automático e processamento de sinais. Operacionalmente, a AB3C deve servir a comunidade brasileira e internacional, impactando políticas científicas e outras políticas governamentais relacionadas, oferecendo publicações de alta qualidade, organizando eventos técnico-científico-políticos e distribuindo informação sobre educação, treinamento e empregos em áreas relacionadas. Portanto, a associação à AB3C representa um compromisso com o desenvolvimento de um esforço multidisciplinar para o avanço do entendimento científico de fenômenos biológicos no Brasil, na América Latina e nas outras partes do mundo.
CURIOSIDADES
O armazenamento de informações em um banco de dados permite que pesquisadores de todo o mundo compartilhem informações, sendo o GenBank um dos mais conhecidos e completos.
Genoma é toda informação hereditária de um organismo que está codificada em seu dna.
alguns tamanhos de genomas :
HIV (vírus): 9.7kb
Haemophilus influenzae (bactéria):1.8Mb
Arabidopsis thaliana (planta): 157Mb
Drosophila melanogaster (mosca): 130Mb
Mus musculus (rato): 2.7Gb
Homo sapiens (homem): 3.2Gb
Polychaos dubium (ameba): 670Gb
REFERÊNCIAS
http://www.ab3c.org/
http://www.brasilescola.com/biologia/bioinformatica.htm - Mariana Araguaia graduada em Biologia
http://folding.stanford.edu/
https://www.youtube.com/watch?v=clIiP1H3Opw
http://www.tecmundo.com.br/biologia/37472-biohacking-revolucao-ou-ameaca-a-humanidade-.htm
https://www.youtube.com/watch?v=7sJx9z1uB9k
https://www.youtube.com/watch?v=sL0aXdGdUVg
http://pt.slideshare.net/lelimaufc/avanos-e-perspectivas-em-bioinformtica

Outros materiais