Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
APOL 1

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 1/5 - Ética e Responsabilidade Social
Leia atentamente o texto a seguir e assinale a alternativa que contém as palavras que preenchem corretamente as lacunas abaixo:
As coletividades humanas dão origem ao que comumente se denomina de __________, ou seja, tudo aquilo que caracteriza a existência social de um povo ou nação, ou então de grupos no interior de uma sociedade. __________ é a totalidade dos produtos desenvolvidos pela atividade humana, sejam materiais ou simbólicos. A __________ engloba todo conhecimento que uma sociedade tem sobre si mesma, sobre outras sociedades, sobre o meio material em que vive e sobre a própria existência.
Nota: 20.0
	
	A
	ética – ética  – ética
	
	B
	comunidade – comunidade – comunidade
	
	C
	tribo – tribo – tribo.
	
	D
	cultura – cultura – cultura
Você acertou!
As coletividades humanas dão origem ao que comumente se denomina de CULTURA, ou seja, tudo aquilo que caracteriza a existência social de um povo ou nação, ou então de grupos no interior de uma sociedade. CULTURA é a totalidade dos produtos desenvolvidos pela atividade humana, sejam materiais ou simbólicos. A CULTURA engloba todo conhecimento que uma sociedade em sobre si mesma, sobre outras sociedades, sobre o meio material em que vive e sobre a própria existência. Fonte: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética empresarial na prática: liderança, gestão e responsabilidade corporativa. Curitiba: Intersaberes, 2016, CAPÍTULO 1, p. 29.
	
	E
	Estado, Estado e Estado
Questão 2/5 - Ética e Responsabilidade Social
Leia com atenção o parágrafo a seguir. 
As éticas que visam às consequências das nossas atitudes estão em sintonia com um tipo de racionalidade que caracteriza as atuais sociedades industriais capitalistas. Trata-se da orientação das ações humanas sempre de forma racional com o objetivo de se atingir certos fins pretendidos. Um importante sociólogo, Max Weber, ao estudar as motivações para a vida nas modernas sociedades industriais capitalistas, teria identificado esse modo de agir baseado no cálculo, na adequação de meios e fins, na lógica do mínimo de perda e da maximização dos resultados. Dessa forma, quem age inspirado por esse tipo de ética sintoniza suas convicções e princípios a uma conduta que considere prioritariamente os efeitos e consequências do que faz, de modo que seus atos não provoquem catástrofes ou resultados negativos a longo alcance. 
Assinale a alternativa que indica corretamente a abordagem ética discutida no parágrafo acima:
Nota: 20.0
	
	A
	Ética das virtudes.
	
	B
	Ética religiosa.
	
	C
	Ética da responsabilidade.
Você acertou!
De acordo com Alencastro, pela “ética da responsabilidade” deve-se responder pelas previsíveis consequências de nossos atos. Dessa forma, quem age inspirado por esse tipo de ética sintoniza suas convicções e princípios a uma conduta que considere prioritariamente os efeitos e consequências do que faz, de modo que seus atos não provoquem catástrofes ou resultados negativos a longo alcance. Fonte: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética empresarial na prática: liderança, gestão e responsabilidade corporativa. Curitiba: Intersaberes, 2016, CAPÍTULO 1, p. 47.
	
	D
	Ética do dever.
	
	E
	Ética do combate
Questão 3/5 - Sociologia Contemporânea
A Revolução Francesa significou o fim dos privilégios da nobreza, a destruição do Antigo Regime e a ascensão da burguesia ao poder. A Revolução também afetou o poder eclesiástico, confiscando terras e transferindo para o Estado as funções tradicionalmente controladas pela Igreja, como a educação e a organização da cultura. Flagrando-se então uma nova ordem social. (Referência: PAIXÃO, A. E. Sociologia Geral. Curitiba: Intersaberes, 2012).
Com base no contexto acima e nos estudos relativos à disciplina, assinale a alternativa que aponta corretamente qual o lema desta nova ordem social:
Nota: 20.0
	
	A
	Solidariedade, Diversidade e Fraternidade.
	
	B
	Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
Você acertou!
O lema da revolução Francesa foi «Liberdade, Igualdade e Fraternidade».
Referência: PAIXÃO, A. E. Sociologia Geral. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 27.
	
	C
	Diversidade, Igualdade e Democracia.
	
	D
	Democracia, Fraternidade e Solidariedade.
	
	E
	Diversidade, Sustentabilidade e Expressão.
Questão 4/5 - Sociologia Contemporânea
Um exemplo da perspectiva renascentista sobre a sociedade está na obra de Nicolau Maquiavel (1469-1527), intitulada “O príncipe”, em que procura investigar a realidade de forma realista, mais especificamente as relações de poder. (Referência: PAIXÃO, A. E. Sociologia Geral. Curitiba: Intersaberes, 2012).
Com base no contexto acima e nos estudos relativos à disciplina, assinale a alternativa que diz respeito corretamente à obra “O príncipe”:
Nota: 0.0
	
	A
	A obra de Maquiavel é uma espécie de manual para o governante, em que o autor atrela a moral cristã e a moral política.
	
	B
	Na esfera política a piedade pode ser uma virtude, enquanto que a crueldade pode se tornar prejudicial para o governante.
	
	C
	É possível notar como os ensinamentos e os dogmas da Igreja são aprovados pelas reflexões feitas por Maquiavel.
	
	D
	Para o governante conquistar e manter o poder, precisa ter uma conduta racional tendo em vista o fim que pretende, mesmo que para isso tenha que usar métodos não aceitos pela Igreja, como a violência e a crueldade.
Maquiavel afirma que para o governante conquistar e manter o poder, precisa ter uma conduta racional tendo em vista o fim que pretende, mesmo que para isso tenha que usar métodos não aceitos pela Igreja, como a violência e a crueldade.
Referência: PAIXÃO, A. E. Sociologia Geral. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 21.
	
	E
	Esta obra de Maquiavel trata-se de uma cartilha para o governante contemporâneo, pois ela demonstra como se pode governar sem necessitar usar da crueldade para com seus governados.
Questão 5/5 - Ética e Responsabilidade Social
Agimos corretamente na sociedade guiados por uma reflexão sobre o que é certo ou errado ou sob uma mão pesada de algo que nos obriga constantemente a agir corretamente e que nos pune em caso de deslizes. Em outras palavras, é a ética ou a lei que orientam nossas ações corretas? Pergunta difícil, mas que para ser respondida exige primeiro que se entenda a diferença entre alguns conceitos, tais como lei, moral, ética e cultura. 
Assinale a alternativa que corresponde ao trecho a seguir:
"Constitui acordos de caráter obrigatório, estabelecidos entre pessoas de um grupo, para atingir justiça mínima, ou direitos mínimos de ser."
Nota: 0.0
	
	A
	Lei.
De acordo com Alencastro a lei constitui acordos de caráter obrigatório, estabelecidos entre pessoas de um grupo, para atingir justiça mínima, ou direitos mínimos de ser; a moral representa um conjunto de hábitos e costumes efetivamente vivenciados por um grupo humano; a ética é o estudo de uma forma específica de um comportamento humano; e, a cultura engloba todo conhecimento que uma sociedade em sobre si mesma, sobre outras sociedades, sobre o meio material em que vive e sobre a própria existência. Fonte: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética empresarial na prática: liderança, gestão e responsabilidade corporativa. Curitiba: Intersaberes, 2016, CAPÍTULO 1, p. 48
	
	B
	Moral.
	
	C
	Ética.
	
	D
	Cultura.
	
	E
	Estado