Buscar

PROVA DE PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA EAD.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA DE PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA – EAD PROVA DE PSICOLOGIA 
1- Interessado em pesquisa as representações infantis sobre fenômeno da realidade, características do pensamento infantil. São elas: 
R:O Realismo e o Animismo 
2- Piaget descreve a construção simultânea, pelo bebê, dos quatro pilares, ou categoria “real” (da realidade). São eles: 
R: O objeto, o espaço, a causalidade e o tempo. 
3- No que tange ao Princípio Interacionista defendido por Piaget, este propões esquemas se constituem de forma indissociável e ao mesmo tempo: 
R: Complementar 
4- Segundo o Inatismo, a inteligência é vista principalmente como resultante de nossa capacidade. 
R: Hereditária 
5- Segundo Piaget, o conhecimento não poderia ser concebido como algo predeterminado, pois que estas resultam de uma construção efetiva e: 
R: Continuada 
6- “A inteligência não está pronta ou acabada, que o conhecimento não é dada permanente construção. “A afirmação anterior demonstra o princípio do: 
R: Construtivismo 
7- Para Piaget, a visão sistêmica possibilita explorar dois aspectos essenciais do modo da inteligência: 
R: A produção de novidade e a abertura para todos os possíveis 
8- Piaget quando escreve acerca da Formação do Símbolo na Criança o faz tratamento dos 2 aos 4 ou 5 anos, com base em três temas. Indique-os: 
R: A imitação, o jogo e a representação. 
9- Qual a perspectiva acerca da inteligência que afirma que a mesma é produto das sucessivas e infinitas construções do sujeito sobre o ambiente, isto é nem de uma aprendizagem dominante, mas de uma relação independente entre desenvolvimento e aprendizagem? 
R: Interacionista 
10- Qual a área de pesquisa elaborada por Piaget que estuda o desenvolvimento do pensamento da criança até a chegada do raciocínio adulto (logico-cientifico)? 
R: Epistemologia Genética
 
11- Dentre as afirmativas de Piaget acerca do Desenvolvimento Cognitivo da criança dos 2 aos 4 ou 5 anos destaca-se uma na qual defende que tanto a atividade intectual como o jogo e a imitação se definem pela busca de equilíbrio entre dois tipos de mecanismo: 
R= De assimilação e de acomodação 
12- De acordo com o Empirismo, contrário à concepção inatista, o foco recaí especialmente sobre as experiências e influencias do ambiente em relação aos: 
R= Sujeitos 
13- A teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget está pautada nos pressupostos epistemológicos do construtivismo, superando algumas teorias clássicas como o Racionalismo e o: 
R=Empirismo 
14- No que tange ao Princípio Interacionista defendido por Piaget, este propõe esquemas lógicos que expressam como ambos se constituem de forma indissociável e ao mesmo tempo: 
R= Complementar 
15- Podemos definir Esquemas como sendo a unidade estrutural básica do pensamento ou ação que, enquanto estrutura, pode mudar e: 
R= Adaptar-se 
16- Assimilação é tentativa do sujeito de solucionar uma determinada situação, utilizando uma estrutura mental já formada, ou seja, a nova situação é assimilada a um sistema do tipo: 
R=Previamente prontos 
17- Ela representa a tentativa do sujeito de solucionar uma determinada situação, modificando as estruturas antigas e construído novas maneiras de agir para dominar uma situação nova em que os conhecimentos antigos são insuficientes para compreendê-las. Estamos nos referindo à: 
R= Acomodação 
18- Na busca vital do conhecimento, o sujeito tem necessidade de trocas constantes de informações com o meio, o qual lhe propõe inevitalmente novidades. Tal informação fundamenta-se no princípio do: 
R: Conflito cognitivo 
19- Que perspectiva acerca da inteligência afirma: “O conhecimento não depende unicamente das relações sociais ou da bagagem genética hereditária, é resultado da interação do sujeito com o objeto (meio, físico, social, com os símbolos, signos pertencem ao contexto sócio- histórico em que está inserido o sujeito) que possibilitara a construção do conhecimento e o desenvolvimento das estruturas de inteligência”? 
R= Construtivismo 
20- O desenvolvimento do sujeito em uma perspectiva Piagetiana é caracterizado por um processo de organização das estruturas cognitivas em um sistema independente, aberto e dinâmico, que possibilita ao sujeito uma adaptação à realidade. Tal afirmação é base do princípio da? 
R= Marjori

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes