Buscar

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AULA 7

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
7a aula
		Atualizar Página
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo 
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: GST0384_EX_A7_201602352143_V1 
	27/06/2018 17:41:15 (Finalizada)
	Aluno(a): VIVIANNE CARVALHO DE MORAES 
	2018.1 
	Disciplina: GST0384 - ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO  
	201602352143
	 
	Ref.: 201603404059
		
	
	 1a Questão 
	
	
	
	
	A inteligência artificial (IA) deixou definitivamente o plano conceitual e já é uma realidade nas mais diversas áreas de aplicação, tais como processamento de linguagem natural, reconhecimento de imagem e processamento de fala, o que está impulsionando a crescimento do mercado.
Estudo da Research and Markets estima que o mercado global de soluções de inteligência artificial deve movimentar cerca de US$ 23,4 bilhões até 2025. O montante representa um crescimento anual médio de 53,65% entre 2015 e 2020 e 44,3% até 2025.
Fonte: http://computerworld.com.br/microsoft-amplia-acordos-com-objetivo-de-popularizar-inteligencia-artificial-0 
acesso em 22/11/2016 às 11:42
Com esse entendimento, selecione os Domínios da Inteligência Artificial.
		
	
	Aplicações da Ciência Cognitiva, Aplicações da Robótica e Aplicações de Interfaces Naturais.
	
	Aplicações da Ciência Cognitiva, Aplicações de Interfaces Naturais e Linguagens Naturais.
	
	Aplicações da Robótica, Percepção Visual e Locomoção.
	
	Aplicações de Interfaces Naturais, Aplicações da Robótica e Locomoção.
	
	Aplicações da Ciência Cognitiva, Aplicações da Robótica e Sistemas Especialistas.
	
Explicação: Hoje em dia, os sistemas de informação fornecem apoio aos gestores nas tomadas de decisão. Portanto, quanto mais inteligente e similar as habilidades humanas que esses Sistemas possuírem através das tecnologias da Inteligência Artificial, mais necessários e estratégicos serão no ambiente empresarial.
	
	
	 
	Ref.: 201602955590
		
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	De acordo com Stair, Sistemas Especialistas é um agrupamento organizado de pessoas, procedimentos, Banco de Dados e dispositivos usados para gerar um parecer especializado ou sugerir uma decisão em uma área, domínio ou disciplina. Ele atua como um profissional especializado (expert) com muita experiência em determinado domínio. E é desenvolvido em parte por meio de exaustivas entrevistas e observações de tais profissionais, buscando extrair dos experts seu profundo conhecimento do referido domínio especializado. Nos itens abaixo temos aspectos que permitem destacar que um sistema pode ser considerado especialista exceto no item:
		
	
	a aprendizagem do conhecimento é estática.
	
	permite a aprendizagem contínua do conhecimento
	
	possibilita rapidez na resolução de problemas complexos
	
	permite identificar questões de relevância do problema.
	
	indica de forma explícita o resultado
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	Ref.: 201602578319
		
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Aplicações da inteligência artificial (IA), representadas por softwares que simulam o comportamento de um especialista para a solução de problemas são conhecidas como: 
		
	
	Sistemas Especialistas 
	
	Robótica 
	
	Automação linearizada 
	
	Sistemas Weberianos
	
	Sistemas Casuísticos 
	
Explicação: 
Os Sistemas Especialistas, simulam o comportamento profissional. 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	Ref.: 201605341281
		
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	Marque a opção da característica básica, de quem usa um Sistema Especialista.
		
	
	Podemos afirmar, que são o estudo do SIG e sua influência nos demais SI.
	
	Podemos chamar de Sistemas de Ruptura os Sistemas Especialistas.
	
	São aqueles que geram relatórios, e que chamamos estes relatórios, de carcterísticas básicas.
	
	Sistemas Especialistas também são chamados de Sistemas de Estoques.
	
	Todos aqueles que precisam tomar decisões, que envolvem conhecimentos específicos.
	
Explicação: 
É uma carcacterítica básica, todos os profissionais que precisam tomar decisões, que envolvem conhecimentos específicos, utilizam o Sistema Especialista.
	
	
	 
	Ref.: 201605341265
		
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Marque a opção correta de acordo com as sentenças abaixo, no que se refere ao motor de inferência. 
		
	
	Corresponde a junção do relatório com a arquitetura do Software, transformando as informações em breves relatórios, para uma tomada de decisão.
	
	Motor de inferência, é a união de dois Sistemas de Informação. Como o SIG e o SAD que a empresa utiliza para gerar relatórios.
	
	Parte contábil do programa que gera relatórios financeiros de uma empresa.
	
	Consiste no centro de processamento de um Sistema Especialista, onde podemos observar os fatos contidos na memória do trabalho, sendo comparado com os conhecimentos de domínio registrados na base e que são utilizados para gerar as informações desejadas.
	
	Motor de inferência é apenas uma forma básica de Relatório gerencial.
	
Explicação: 
A opção correta do nosso gabairto, fornece a definição do Motor de Inferência. Questão conceitual da nossa aula 7.
	
	
	 
	Ref.: 201602963187
		
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	É preciso um novo sistema de ética para a Era da Informação capaz de guiar as escolhas e ações individuais e organizacionais. Marque a afirmativa FALSA referente à questão ética nos sistemas de informação:
		
	
	A Tecnologia da Informação está introduzindo mudanças que criam novas questões éticas.
	
	A administração bem sucedida de Sistemas e Tecnologias de Informação é importante na tomada de decisão eficaz dos gerentes e profissionais da empresa, independente das ações individuais e organizacionais éticas.
	
	A facilidade e o anonimato em que a informação pode ser comunicada, copiada e manipulada em ambientes on-line, merecem atitudes éticas adequadas, tanto por parte das organizações quanto dos profissionais.
	
	A administração bem sucedida de Sistemas e Tecnologias de Informação, de forma ética, contribui para o atendimento e a satisfação dos clientes.
	
	A facilidade e o anonimato em que a informação pode ser comunicada, copiada e manipulada em ambientes on-line, estão desafiando as regras tradicionais sobre comportamento certo ou errado.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	Ref.: 201602629458
		
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Um sistema especialista é a aplicação da inteligência artificial, representada por softwares que simulam o comportamento de uma pessoa especialista (em determinado assunto) para a solução de problemas. Os sistemas especialistas são compostos de três elementos: base de conhecimento, conjunto de regras e motor de inferência.
Nesse contexto, avalie as afirmações seguintes:
I. Base de conhecimento (memória de trabalho): conjunto de dados e informações, previamente coletados sobre um campo ou área de conhecimento, e um conjunto de regras e métodos analíticos empregados para chegar-se à descoberta ou à resolução de problemas (heurísticas). Exemplo: um sistema especialista médico incluirá aqui as informações sobre várias doenças e distúrbios bem como os seus sintomas e prováveis causas.
II. Conjunto de regras (base de regras): consiste numa série de regras ou relações usadas para ajudar na tomada de melhores decisões. Exemplo: no sistema especialista médico, uma das condições/regras seria "se existem certos sintomas, um diagnóstico específico é feito com a prescrição de um tratamento".
III. Mecanismo ou motor de inferência: é o mecanismo que realiza o processamento em um sistema especialista, onde podemos observar os dados, as informações e os relacionamentos contidos na base de conhecimento/memóriade trabalho sendo comparados (processados), via regras, de modo a fornecer respostas, previsões e sugestões do mesmo modo como uma pessoa especialista (em uma área de conhecimento) faria. 
São verdadeiras somente as afirmações:
		
	
	NENHUMA.
	
	I, II E III.
	
	II E III.
	
	I E II.
	
	I E III.
	
Explicação: 
Conforme abordado no conteúdo das aulas, esses são os três elementos dos sistemas especialistas com as respectivas definições, como constam nas afirmações.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	Ref.: 201602624635
		
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Uma das fases mais importantes no ciclo de vida de um Sistema Baseado em Conhecimento é a transformação do conhecimento tácito em conhecimento explicito. 
Das afirmações abaixo, indique quais são características do conhecimento EXPLICÍTO:
I. Conhecimento procedural, pessoal, específico ao contexto, difícil de ser formulado e comunicado.
II. é aquele que está profundamente enraizado nas ações, experiências, emoções, valores ou ideais de um indivíduo.
III. Seus elementos técnicos podem ser exemplificados como o know-how concreto, técnicas e habilidades que permitem ao indivíduo o saber-fazer, dirigido à ação.
IV. Conhecimento declarativo, transmissível em linguagem formal e sistemática que permite ao indivíduo o saber (entender e compreender) sobre determinados fatos e eventos, mas não lhe permite agir
		
	
	Apenas I e IV.
	
	Apenas I e III.
	
	Apenas II e III.
	
	Apenas III e IV.
	
	Apenas I e II.
	
Explicação: 
As informações disponibilizadas nas 02 opções de respostas corretas confirmam as caracerísticas do Conhecimento Explícito, como abordado no conteúdo das aulas. Mas vale ressaltar que as características do Conhecimento Tácito são as que se referem às experiências, as observações, aos valores, às emoções, aos ideais de cada indivíduo, sendo difícil de ser procedimentalizado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes