Apol 2 de Liderança e Coaching & Administração de Conflitos e Técnicas de Negociações
5 pág.

Apol 2 de Liderança e Coaching & Administração de Conflitos e Técnicas de Negociações

Pré-visualização1 página
Apol 2 de Liderança e Coaching & Administração de Conflitos e Técnicas de Negociação
Questão 1/5 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
Analise a charge abaixo:
 
Fonte: https://wikiteacher.files.wordpress.com/2012/04/charge-conflitos-demissc3a3o.jpg
E agora com base na análise da charge, verifique se as afirmativas abaixo, respondem e justificam o tipo de conflito estabelecido, e que foi estudado na disciplina de gestão de conflitos.
I. É um conflito corporativo
Porque:
II. São situações que surgem entre indivíduos ou entre grupos de indivíduos onde existem posições antagônicas com relação a um bem, um direito, ou um benefício.
A respeito dessas duas afirmações, é CORRETO afirmar que:
	
	A
	as duas afirmações são falsas, e a segunda não justifica a primeira.
	
	B
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	C
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	D
	a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	E
	as duas afirmações são falsas.
Questão 2/5 - Liderança e Coaching
Analise a imagem a seguir:
Esta imagem reflete a uma cena de trabalho da área de Recursos Humanos de uma empresa: dois funcionários reunidos com o líder, pois precisam definir os indicadores de RH, os quais serão apresentados à direção da empresa, mas não estão conseguindo fechar o índice de turnover, o qual mede a rotatividade de pessoal da empresa, ou seja, o números de funcionários que entraram e saíram em um determinado período.
Os funcionários levam a situação para o líder em uma reunião, e perguntam: "o  que fazemos?"
O líder responde da seguinte forma:
- O que vocês já fizeram para identificar o que não está batendo com os números de entradas e saídas de funcionários deste mês?
- Qual o caminho que utilizaram para fechar os números do mês passado?
- Consideraram todas as informações possíveis?
- Há algum dado relevante que esteja faltando nos levantamentos que fizeram?
O comportamento deste líder na condução da reunião reflete o seu estilo de liderança.
Tendo em vista o livro base, analise as afirmativas abaixo e identifique aquela(s) que apresenta(m), de forma correta, o(s) estilo(s) de liderança utilizado(s) pelo líder apresentado na imagem acima.
I - O estilo de liderança é de um líder coach, pois este estilo lidera por meio de perguntas e não de respostas, e coloca-se em condição de igualdade com seus liderados.
II - O estilo de liderança é transformacional-carismática, uma vez que o mesmo conseguiu usar de sua visão pessoal e teve energia para inspirar os funcionários.
III - O estilo de liderança é permissiva ou laissez-faire, pois o mesmo permitiu que aos funcionários completa liberdade para solucionar a situação problema.
IV - O estilo de liderança é de um líder coach, pois o mesmo teve foco nas pessoas e estimulou que os funcionários desenvolvessem a autoliderança e o  autoconhecimento.
É correto o que se afirma em:
	
	A
	Apenas a afirmativa I.
	
	B
	Apenas a afirmativa II.
	
	C
	Apenas a afirmativa IV.
	
	D
	Apenas as afirmativas I e IV.
	
	E
	Apenas as afirmativas II e III.
Questão 3/5 - Liderança e Coaching
Leia o texto a seguir, o qual aborda sobre estilos de liderança.
"Existem várias teorias sobre os estilos de liderança. A finalidade dessas teorias é estudar a relação do líder com seus subordinados e observar de que maneira o líder orienta sua conduta e seu estilo de liderança. Tem a finalidade também de expor as características e personalidades dos estilos de liderança" (Correia, 2011)
Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/estilos-de-lideranca-autocratica-democratica-e-liberal/52800/ 
Considerando o texto acima, analise o caso a seguir:
Flávia é a líder da área de Telemarketing da empresa Compre Fácil. A área de Recursos Humanos organizou uma avaliação de desempenho 360 graus. Flávia obteve a seguinte avaliação tanto do seu Gerente como dos seus subordinados no que se refere ao seu estilo de liderança: "como líder Flávia cria um ambiente favorável, promove recompensas para valorizar e estimular as pessoas, respeita o grupo, promove integração entre os funcionários, valoriza a opinião e a participação de cada um deles, estimula a cooperação, lidera o grupo com o apoio e a colaboração de todos".
Considerando o texto acima, o livro base e a sua análise do resultado obtido por Flávia em sua avaliação de desempenho, identifique entre as alternativas abaixo qual apresenta, de forma correta, o estilo de liderança de Flávia.
	
	A
	O estilo de liderança de Flávia é o democrático ou participativo.
	
	B
	O estilo de liderança de Flávia é o transformacional-carismático.
	
	C
	O estilo de liderança de Flávia é o permissivo ou laissez-faire.
	
	D
	O estilo de liderança de Flávia é o autocrático ou coercitivo.
	
	E
	O estilo de liderança de Flávia é o líder coach.
Questão 4/5 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
Pense no seguinte cenário de uma organização:
\u201cM&V é uma incorporadora de valores, que está na ativa desde 1995. Pertence a um grupo de investidores. Nessa organização constata-se uma preocupação muito grande com a observância dos usos e costumes; não se estimulam as sugestões que conflitem com os mesmos. Este fato faz gerar comportamentos prudentes e defensivos nos vários níveis de chefias e entre os subordinados, em geral. Há um grande consumo interno de energia no sentido de pessoas ou grupos de pessoas se protegerem e justificar as medidas. As decisões são tomadas com base principalmente no passado, não levando em consideração pressuposições e oportunidades surgidas. As pessoas de grande iniciativa sentem-se tolhidas na M&V.\u201d
Analise este cenário segundo a visão de Charles Perrow e assinale a alternativa correta quanto à tratativa dos conflitos.
	
	A
	Usam-se frequentemente a autoridade e a hierarquia como meio de solucionar conflitos entre pessoas ou departamentos. Geralmente os desacordos não são inteiramente resolvidos e refluem mais tarde.
	
	B
	Os conflitos são enfrentados aberta e sinceramente, examinando-se suas causas e tratando de solucioná-los razoavelmente, de maneira que não voltem a aparecer.
	
	C
	As pessoas tomam cuidado em não deixar aflorar seus conflitos e irritações pessoais, procurando sempre conservar a amizade e a harmonia, mesmo que isso exija ceder nos seus pontos de vista.
	
	D
	Discutem-se os problemas de tal maneira que a maior parte das pessoas acabe aceitando as soluções, de maneira como foram apresentados. Quando as pessoas envolvidas se mantém firmes em seus pontos de vista, o tratamento do problema sofre um esfriamento, adiando-se sua solução para voltar mais tarde ao problema.
	
	E
	Quase não existem desacordos entre as pessoas, porque estas evitam entrar em polêmica ou tratar de assuntos que poderiam gerar controvérsias e dificuldades pessoais.
Questão 5/5 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
O conflito disfuncional cumpre função diferente do conflito funcional, visto que, quando gerado, tende a minar o convívio saudável entre os envolvidos. Esse tipo de conflito atua como meio de enfraquecer o colaborador e sua predisposição para desenvolver suas funções.
Disponível em: GARBELINI, V. M. Negociação e Conflitos. Curitiba: Intersaberes, 2016.
O conflito disfuncional ocorre quando:
	
	A
	Representa uma oportunidade de reconsiderar, e que pode levar ao pensamento inovador.
	
	B
	Aprende-se a ouvir e ouve-se para aprender a considerar as ideias de ambos os lados, em qualquer situação de conflito.
	
	C
	Grupos em conflito passam a não colaborar com novas ideias.
	
	D
	Aumenta da sinergia entra as pessoas.
	
	E
	Há comunicação direta e clara, diminuindo os ruídos.