Buscar

AP 1 TEORIA 2 exercicios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.	Que modificações importantes ocorrem com o conceito de Literatura quando se coloca a questão da performance?
Na Idade Média, a literatura poderia ser definida de performance, pois os textos, manuscritos visava uma execução. Os grandes gêneros, sobretudo o lírico, era apresentado musicalmente ao público/plateia pelos Trovadores Provençais. Eles eram acompanhados de música e dança, uma execução, portanto, por isso Zum Thor pensar em performance para estudar esses textos medievais.
2. Como Kant define o gosto em relação à arte?
R: Para Kant, o ''belo'' é o que agrada universalmente, sem relação com qualquer fim subjetivo(interesse)ou objetivo(conceito) dessa forma, eram diferenciados seus textos, denominada de Crítica da Razão Pura, ao que se refere a sensibilidade, como o modo receptivo
3. Explique o romantismo alemão e a concepção moderna de literatura, diferenciando-a da concepção da poética clássica.
R: A poética clássica valorizava a questão da sensibilidade e das emoções. Já o romantismo alemão e a concepção moderna de literatura, abordavam além dos fatos sociais, os políticos e científicos, que sofreram profundas transformações no decorrer do século XVIII. Ambos surgiram com o "Café e com os Salões", sendo assim, uma nova forma de vida social, onde os intelectuais da época podiam discutir seus interesses e ideais.
Neste contexto, a leitura promovia o conhecimento literário a várias classes sociais, surgindo como uma nova filosofia, transformando a tal sociedade.
Assim, a educação proporcionava uma luz, um conhecimento, retirando a população das "trevas medievais", nos campos da arte e da literatura, em busca da razão, da sensibilidade e do pensamento filosófico.
4. Qual a importância do pensamento de Hegel para um conceito de poesia, e logo, de Literatura?
R: Hegel por acreditar que a poesia é feita pela mente do ser a põe em um patamar privilegiado, pois defende que a poesia é a arte que mais possibilita o imaterial da literatura, onde está é colocada como essencial na formação espiritual do ser humano. Quando Hegel valoriza o romance, relacionando-o as grandes narrativas de fatos históricos, marca um momento histórico, ressaltando a importância que a literatura alcança na vida social daquela época, trazendo marcas na atualidade, pois como estudado no documentário apresentado, se temos aulas de literatura dentro do sistema educativo atual, se deve em grande parte a Hegel.
 Este pensador reflete sobre uma nova forma de educação, onde está deverá ser universal e laica. Diante desse sistema educativo a poesia se torna indispensável, porque através dela seria possível alcançar o absoluto.
 Além de um novo conceito da literatura na estética, Hegel dá outra contribuição que é o início da historiografia das artes, ou seja, ele realiza a “geografização” (arte grega; arte mesopotâmia, etc.), colocando a evolução da literatura em termos históricos, pois anteriormente só acontecia em termos de estilos e de gêneros
5. Comente as tendências esteticistas e impressionistas da crítica literária. Relacione o pensamento do determinismo, na crítica, e do realismo-naturalismo, na literatura, com alguma obra lida
Para os impressionistas, a subjetividade deveria ser substituída pela objetividade da forma da obra e não permanecer no espírito.
Já o determinismo, na crítica da literatura, era enfatizado pelo pensamento científico-filosófico, com grande influência nas ciências humanas, agindo também na literatura do Realismo-Naturalismo, como por exemplo, na obra "O Ateneu", de Raul Pompeia. Uma história de um menino que foi levado a um colégio/internato para que recebesse uma boa educação, onde o mesmo representava sua realidade através dos fatos ali vivenciados e do contato com a natureza/árvores, assim como, dos elementos que o causaram algumas impressões ao ingressar ao estabelecimento de ensino.
a)	O que significam os conceitos formalistas de "literalidade", "procedimento" e "estranhamento"? 
Para o Formalismo Russo, tudo que está dentro de uma obra literária é forma, pois, a unidade da obra é uma totalidade dinâmica. A literalidade seriam os elementos que se encaixariam dentro dessa mesma obra, não buscando especificações na pessoa do poeta, mas, sim no próprio texto literário, ou seja, tudo que determina literatura enquanto literatura é literalidade.
Procedimento se dá com os diferentes níveis de análise linguístico, de determinada obra, seja ela com a ausência ou com a presença de imagens.
Estranhamento é a forma como vemos e aprendemos o que nós cerca e a própria arte, pois esse aprendizado nos permite adentrar em uma nova dimensão que só é visível através do olhar artístico ou estético.
B) Qual é a importância do formalismo russo para a Teoria da Literatura?
R: O formalismo russo foi importante para teoria da literatura, porque eles desejavam criar uma ciência literária autônoma, que fosse capaz de ser analisada a partir da qualidade de seu material intrínseco, pois através do afastamento extraliterários ela poderia ser estudada por si só como queriam os formalistas.

Outros materiais