Buscar

Meio_Amb2_-_Conceitos_de_Meio_Ambiente

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Meio Ambiente
Conceitos
*
Introdução
Meio ambiente de uma maneira simplista é entendido como sinônimo de natureza, local a ser apreciado, respeitado e preservado, entretanto, é necessário uma análise mais profunda para deixar clara a noção de inclusão do ser humano ao meio ambiente, estabelecendo uma relação de pertencimento. 
Não basta contemplarmos o meio ambiente como um lugar bonito que devemos preservar, sem entender a relação e o vínculo naturais profundos existentes, e a dependência umbilical de todos os seres do meio ambiente. 
Nossa sobrevivência depende do meio ambiente.
*
*
Conceitos de Meio Ambiente
De acordo com a resolução CONAMA 306/2002 (Conselho Nacional do Meio Ambiente)
Meio Ambiente é o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química, biológica, social, cultural e urbanística, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
*
*
Segundo a ISO 14.001:2004 
Meio Ambiente é: 
“circunvizinhança em que uma organização opera, incluindo-se ar, água, solo, recursos naturais, flora, fauna, seres humanos e suas inter-relações.”
Uma organização é responsável pelo meio ambiente que a cerca, devendo, portanto, respeitá-lo, agir como não poluente e cumprir as legislações e normas pertinentes.
*
*
Conferência das Nações Unidas Estocolmo 1972
O meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas.
*
*
Constituição Federal Brasil
O Art. 225 da Constituição Federal estabelece:
Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à qualidade de vida impondo-se ao Poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. 
*
*
*
Outros conceitos
Desenvolvimento Sustentado
É definido como o desenvolvimento que satisfaz as necessidades das gerações presentes sem afetar a capacidade de gerações futuras de também satisfazerem suas próprias necessidades.
*
*
Recursos naturais
São elementos da natureza com utilidade para o Homem, objetivando o desenvolvimento da civilização, sobrevivência e conforto da sociedade em geral. 
Podem ser classificados como renováveis, como a energia do Sol e do vento e não renováveis, como o petróleo e minérios em geral, de acordo com o tempo necessário para que se dê a sua reposição.
*
*
Recursos Renováveis
Um recurso natural é renovável se ele puder ser recolocado na natureza ou se regenerar através de processos naturais à uma taxa igual ou maior a taxa de consumo humano destas fontes. 
Radiação solar, ondas do mar, ventos, hidroeletricidade, biomassa e a energia geotérmica são exemplos de recursos naturais renováveis.
*
*
Recursos não renováveis
Recurso natural não renovável é o recurso natural que não pode ser produzido, regenerado ou reutilizado a uma escala que possa sustentar a sua taxa de consumo.
Esses recursos existem muitas vezes em quantidades fixas, ou são consumidos mais rapidamente do que a natureza pode produzi-los. Os combustíveis fósseis são um exemplo, enquanto que recursos como madeira (quando colhida de forma sustentável) ou metais (que podem ser reciclados) são considerados recursos renováveis 
*
*
Recursos potencialmente renováveis
É uma classificação intermediária onde um recurso natural é potencialmente renovável quando ele é considerado limitado. A água, o solo e as árvores estão sendo considerados potencialmente renováveis.
Não há como aumentar a oferta desses recursos no planeta.
*
*
Lei da conservação das massas
Lavoisier através de seus trabalhos, enunciou uma lei que ficou conhecida como Lei da Conservação das Massas ou Lei de Lavoisier:
"Numa reação química que ocorre num sistema fechado, a massa total antes da reação é igual à massa total após a reação".
De acordo com essa lei, em qualquer sistema, físico ou químico, não se cria nem se elimina matéria, apenas é possível transformá-la de uma forma em outra. 
*
Portanto, não se pode criar algo do nada nem transformar algo em nada (na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma). 
Logo, tudo que existe provém de matéria preexistente, só que em outra forma, assim como tudo o que se consome apenas perde a forma original, passando a adotar uma outra forma.
Tudo que se constrói ou produz se faz com matéria proveniente do próprio planeta, havendo a retirada de material do solo, do ar ou da água, o transporte e a utilização desse material para a elaboração do insumo desejado, sua utilização pela a população e, por fim, a disposição final, na Terra, em outra forma, podendo muitas vezes ser reutilizado.
*
*
*
Lei da conservação da energia
Do mesmo modo que ocorre com a massa, a lei ou princípio da conservação de energia estabelece que a quantidade total de energia em um sistema isolado permanece constante. 
Uma conseqüência dessa lei é que energia não pode ser criada nem destruída: apenas transforma-se. 
*
A exemplo, na combustão da gasolina dentro de um motor a explosão parte da energia potencial associada às ligações químicas dos reagentes transforma-se em energia térmica, esta diretamente associada à energia cinética das partículas dos produtos e à temperatura do sistema (que elevam-se de forma substancial). 
Pelo princípio da conservação da energia a energia interna do sistema imediatamente antes da explosão é entretanto igual à energia interna imediatamente após a explosão.
*
*
Thanks
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais