Buscar

PROVAS DE LIBRAS

Prévia do material em texto

A comunidade surda tem características próprias e a língua de sinais, como as outras línguas, tem a marca dessa cultura. As pessoas com surdez atuantes na comunidade surda participam então de duas culturas, a surda e a ouvinte. Isto é conhecido como:
bilinguismo e biculturalismo.
A identidade em relação ao Outro se institui através de trocas que fazem com que cada um dos parceiros/membros de uma mesma comunidade identitária se reconheça semelhante ao Outro. Assinale a ÚNICA opção que corresponde ao conceito de Identidade surda:
A LIBRAS e a culturalidade dos surdos promovem essa construção subjetiva do sujeito surdo em sua relação com um Outro sujeito surdo.
A partir do parâmetro da configuração de mãos, criou-se um alfabeto manual onde certas configurações de mão correspondem às letras do alfabeto em português. Marque a resposta que explica a finalidade desse alfabeto. 
Preencher certas necessidades momentâneas de conceitos ainda não incorporados à língua de sinais ou tradução de nomes próprios.
Sobre os mitos. É uma narração, uma representação fantasiosa que reconhece o proferidor do discurso como autoridade sobre aquilo ou sobre quem se predica, se diz:
Dentro dessa premissa, os "mitos" relacionados aos surdos e aos deficientes provocam impactos dessas desastrosas visões errôneas na sua vida social.
A Convenção Sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, no seu artigo 24 afirma que: Os Estados Partes deverão assegurar às pessoas com deficiência a possibilidade de aprender as habilidades necessárias à vida e ao desenvolvimento social, a fim de facilitar-lhes a plena e igual participação na educação e como membros da comunidade. De acordo com a Convenção NÃO constitui medida defendida por ela:
Inclusão de crianças com altas habilidades em escolas regulares com a utilização de recursos de informática e novas tecnologias, devido ao seu nível cognitivo e intelectual.
Signwriting torna-se mais um artefato da chamada ¿cultura surda¿ Sendo assim, além de ter sua língua representada graficamente pelo sistema de escrita, por esse artefato tem-se que:
A cultura surda se modifica, ampliando aspectos inerentes à ela.
Vimos na aula 1 que ¿A rejeição à identidade surda é não reconhecer que outros valores, outras normas, outros hábitos diferentes dos meus, existam no molde de vida deles, e não no meu modelo de existência. Quanto a essa afirmativa, temos a seguinte consequência:
Quando esse julgamento endurece e se generaliza, transforma-se num estereótipo, num clichê, num preconceito, numa resistência negativa à identidade do Outro.
Segundo o documento Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva do MEC: ...a educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento especializado, disponibiliza os serviços e recursos próprios desse atendimento e orienta os alunos e seus professores quanto a sua utilização nas turmas comuns do ensino regular. E ainda: ...Em todas as etapas e modalidades da educação básica, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos alunos, constituindo oferta obrigatória dos sistemas de ensino e deve ser realizado no turno inverso ao da classe comum, na própria escola ou centro especializado que realize esse serviço educacional. Neste sentido:
As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo substitutivas à escolarização.
Assinale a alternativa que não revela uma diferença de hábitos, crenças e direitos próprios de surdos no seu cotidiano em relação ao do ouvinte.
Um surdo não pode dirigir em função de sua deficiência auditiva.
Sobre os parâmetros da língua de sinais brasileira, é verdadeiro afirmar que:
Ponto de Articulação refere-se ao local em que o sinal é produzido em relação ao corpo. Mesmo que a configuração esteja certa, se o ponto de articulação não o estiver, o sinal poderá não ser entendido.
Assinale a opção correta, segundo a área de conhecimento descrito no enunciado a seguir ( Numa perspectiva sociolinguística, podemos pensar a língua da seguinte maneira ):
Como meio de comunicação, como uma estrutura, como um valor social.
Sobre os objetivos da LIBRAS é correto afirmar?
Apresentam fundamentos para formação de classificadores descritivos.
Um surdo estará mais ou menos próximo da cultura surda a depender da identidade que assume dentro da sociedade. A identidade surda pode ser definida como:
Identidade na qual ser surdo é estar no mundo visual e desenvolver sua expriência na língua de sinais. Os surdos que assumen a identidade surdasão representados por discursos que os vêem como sujeitos culturais, uma formação de identidade que só ocorre entre os espaços culturais surdo.
Marque a alternativa que corresponde ao significado fornecido para SIGNWRITING:
A escrita de sinais (singnwriting), amplia e confirma a presença do surdo assim como as características próprias de sua língua.
Em tratando da LIBRAS, a expressão facial:
Compõe a produção de sinais.
De acordo com a Lei 10436/2002 entende-se LIBRAS como:
A língua utilizada nas comunidades de surdos.
Quais são os artefatos culturais da comunidade surda?
Família, Literatura surda, vida social, expreriência visual, percepção e leitura de mundo, partilhamento de sentimentos e valores.
Descreva o que é identidade surda:
As identidades surdas são construídas dentro das representações possíveis da cultura surda, eles moldam de acordo com o maior ou menor receptividade cultural assumida pelo sujeito.
São considerados aspectos dos classificadores (CL) na LIBRAS, exceto:
O classificador não possui ligação com verbos na LIBRAS no sentido de incorporação para apresentar motivação icônica.
Surdo é aquela pessoa que, com surdez congênita ou adquirida na infância,assume identidade surda, num processo de de endoculturação à linguagem e aos elementos culturais de uma determinada comunidade surda:
A língua de sianis é a língua natural e deve ser ser aprendido como sua primeira língua.
Segundo o que foi estudado sobre políticas linguísticas e educacionais, que tipo de reflexões as políticas linguísticas e políticas de línguas expressa em leis podem suscitar:
Sócio-históricas e discussões sobre o preconceito no contexto brasileiro.
Analise a afirmação a seguir e responda: A ação de ¿apontar¿ em LIBRAS é integrante do seu sistema pronominal, pois durante a produção do discurso pode assumir a função de indicar, entre outros, o sujeito do discurso.
Verdadeiro. Porque especifica a pessoa do discurso.
Como se constitui o sistema pronominal na LIBRAS?
O sistema pronominal da língua brasileira de sinais, a exemplo do português, é formado por três pessoas do discurso. Dependendo da configuração de mãos utilizada e de direção para qual aponta no espaço, as pessoas do discurso podem ser especificadas. Podem aparecer tanto no singular quanto no plural.
O sinal pessoal de apresentação pode ser entendido, segundo descrito na IC (Informação Cultural) como:
Como um batismo.
Um surdo estará mais ou menos próximo da cultura surda a depender da identidade que assume dentro da Sociedade. A identidade surda pode ser definida como: 
Identidade na qual ser surdo é estar no mundo visual e desenvolver sua experiência na Língua de Sinais. Os surdos que assumem a identidade surda são representados por discursos que os vêem como sujeitos culturais, uma formação de identidade que só ocorre entre os espaços culturais surdo.
Enquanto língua oficial das comunidades surdas brasileiras, a Língua Brasileira de Sinais é entendida como: 
Forma de comunicação e expressão com sistema linguístico e estrutura gramatical próprios.
São parâmetros das línguas de sinais:
Ponto de articulação e orientação. 
A língua de sinais pode ser evidenciada principalmenteatravés:
Do uso de sinais espaciais e visuais que têm as mãos, o corpo e expressão facial como suporte.
Em regra é comum para sociedade definir as pessoas surdas como mudos. Além desse mito, marque a opção que revela somente outras inverdades acerca da pessoa surda:
Mudo e ineficiente.
Se uma pessoa estiver em um espaço publico, por exemplo, e vir um grupo de surdos conversando, para que possa entender com clareza o conteúdo da ¿conversa¿, precisará considerar alguns aspectos linguísticos, EXCETO:
A expressão facial comparada ao tipo de vestimenta do surdo e sons emitidos.
Em regra é comum para sociedade definir as pessoas surdas como mudos. Além desse mito, marque a opção que revela somente outras inverdades acerca da pessoa surda:
Mudo e ineficiente.
	
Em Libras em prática a Informação Linguística acerca de a palavra"Mãe" aclara que:
É sinalizada de diferente forma por surdos crianças e surdos adultos.
Os principais níveis de descrição da LIBRAS são:
Sintático, semântico, pragmático e quirológico.
De maneira geral, a surdez pode ser entendida a partir de pelo menos dois modelos: o clínico-patológico e o sociocultural. Marque a alternativa que apresenta corretamente a perspectiva do segundo modelo citado em relação à surdez.
Considera as dificuldades como parte do processo de desenvolvimento e aprendizagem, vendo a surdez como diferença.
A LIBRAS (língua brasileira de sinais) passa a ser reconhecida como meio de comunicação oficial nas comunidades de surdos brasileiros a partir da promulgação:
Da Lei 10.436/2002.
Geralmente as pessoas estão acostumadas a associar língua ao uso de voz. Assim, quando se referem à língua de sinais, que exige uma associação entre língua e sinais, normalmente apresentam concepções inadequadas à associação Língua/Sinais. Marque a opção que desmistifica tais concepções: 
As línguas de sinais apresentam-se numa modalidade diferente das línguas orais, ou seja, são línguas em que a produção discursiva não é estabelecida através do canal oral-auditivo, mas, sim, visoespacial. 
Enquanto língua oficial das comunidades surdas brasileiras, a Língua Brasileira de Sinais é entendida como: (CONCURSO PÚBLICO, MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA/MG, questão 21, para o cargo de Intérprete de LIBRAS).
Forma de comunicação e expressão com sistema linguístico e estrutura gramatical próprios.
O INES, Instituito Nacional de Educação de Surdos foi fundido no Brasil por:
Ernest Huet.
A língua de sinais pode ser evidenciada principalmente através:
Do uso de sinais espaciais e visuais que têm as mãos, o corpo e expressão facial como suporte.
Quais são os cinco parâmetros da LIBRAS que regem a boa formação dos sinais?
Configuração de mão, Ponto de Articulação, Orientação, Movimento e Expressão facial e corporal.
Com base na aula 3, discorra sobre políticas linguísticas e sua importância na Educação de surdos.
A proposição de políticas linguísticas será eticamente efetiva se acompanhada de ações em torno do sujeito e da sociedade. Pensar um modelo novo de Educação, seria pensar criação de um índex de cultura inclusiva, por ações inclusivas, por meio de ações legais que legitima o sujeito. 
As deficiências são manifestações inseridas no contexto da Diversidade Humana. Assinale a opção INCORRETA:
A concepção de Diversidade Humana não legitima a crença de que todas as pessoas têm o direito de participar ativamente da sociedade.
Uma criança surda da 2a série escreveu : O médico procurar o algodão é escondido. O médico está achando o algodão muito espertos. (C.R. - 2ª série) O professor de surdos deverá avaliar a escrita dessa criança de acordo com a proposta do MEC/ SEESP (2006) a partir:
Dos aspectos semânticos (conteúdo), sequência lógica das ideias e, finalmente, estruturação frasal Mínima para se ter a compreensão do texto.
Jamais encontraremos sujeitos iguais por serem surdos numa turma de crianças surda. Cada aluno, surdo ou ouvinte, possui uma história de vida, meio familiar, sexo, religião, língua, situação econômica, etnia, identidade. Ou seja, o fracasso ou sucesso escolar está relacionado a:
Desenvolvimento pedagógico da criança surda ou ouvinte.
Complete a lacuna. É somente ao perceber o outro como diferente, que pode nascer, no sujeito, sua consciência identitária... ?
É o que se chama de princípio de alteridade
A datilologia é um mecanismo de empréstimo linguístico entre a LIBRAS e a língua portuguesa, porque:
Cumpre a função de empréstimo linguístico, ou seja, introduz na LIBRAS novas palavras que não tem sinais próprios. Até que se crie , segundo a necessidade dos falantes, um sinal específico. Assim ocorre , por exemplo, da palavra inglesa software para o português.
Discorra sobre a importância da LIBRAS como fator de interação social e comunicacional para os surdos, sob as perspectivas linguísticas aplicadas à LIBRAS estudadas na disciplina Tópicos em LIBRAS: surdez e inclusão.
A LIBRASalém de um sistema complexo de regras gramaticias, também é uma atividade social usada para realizar ações através da interação social e cognitiva entre os falantes. Deve-se Considerar as situações contextuais de interlocução que se realiza a interação linguística e a influência de diversas outros aspectos presentes.
Defina Datilologia e sua função como empréstimo linguístico na língua brasileira de sinais.
Datilologia é a representação manual da ortografia da língua portuguesa. Cumpre a função de empréstimo linguístico porque introduz na LIBRAS novas palavras que não tem sinais próprios.
Para Stainback & Stainback, o currículo desenvolvido nas salas de aula baseia-se na suposição de que há áreas de conhecimento e informação pré-definidas, e, quando aprendidas em sequência, resultam em sucesso na vida após a escola. Este currículo sequenciado padronizado segue uma ordem didática da transmissão pelo professor, recepção pelos alunos e atividades que exercitam os termos, conceitos e as habilidades essenciais à matéria. Segundo estes autores, tal visão de currículo NÃO é progressista porque:
a tendência que se apresenta no movimento de inclusão escolar é de partir da criança e construir o currículo em torno de suas experiências, percepções e conhecimentos, com respeito a uma ênfase na criança e não no currículo pré-definido.
Assinale a alternativa que não revela uma diferença de hábitos, crenças e direitos próprios de surdos no seu cotidiano em relação ao do ouvinte:
Um surdo não pode dirigir em função de sua deficiência auditiva.
Para Saussure, linguagem é uma faculdade humana, uma capacidade que os homens têm para produzir, desenvolver, compreender a língua e outras manifestações simbólicas semelhantes à língua. Desse modo, marque a opção que se associa aos estudos de Saussure:
"Línguas dependem do cérebro humano, não do ouvido humano". (William Stokoe)
Com base na afirmação de Heidegger, uma fronteira não é o ponto onde algo termina, mas como os gregos reconheceram, a fronteira é o ponto a partir do qual algo começa a se fazer presente.¿, discorra sobre cultura e identidade surda:
O conceito de cultura surda senão através de uma leitura multicultural, ou seja, a partir de um olhar de cada cultura em sua própria lógica, em sua própria historicidade, em seus próprios processos e produções.
O que é uma ordem em tópico-comentário?
 O tópico é o tema do discurso que apresenta ênfase especial posicionado no início da frase e seguido de comentários a respeito desse tema. A marca de tópicos delimita as fronteiras de topicalização na língua de sinais brasileir: somente tópicos são associados com a marca não manual, ou seja, essa marca pode se espalhar sobre a sentença. Na língua barsileira de sinais, os tópicos estão associados com posições argumentais.
A SEESP/MEC, ao abordar questões relacionadas à utilização da LIBRAS, principal meio de comunicação entre pessoas com surdez, explicita o papel do professor,tanto para aprendizagem desta língua quanto para a intermediação com as práticas pedagógicas. Neste contexto é possível afirmar que:
O professor fluente em LIBRAS é o mais habilitado para transmitir conhecimentos aos alunos surdos.
Jamais encontraremos sujeitos iguais por serem surdos numa turma de crianças surda. Cada aluno, surdo ou ouvinte, possui uma história de vida, meio familiar, sexo, religião, língua, situação econômica, etnia, identidade. Ou seja, o fracasso ou sucesso escolar está relacionado a:
Desenvolvimento pedagógico da criança surda ou ouvinte.
A partir do parâmetro da configuração de mãos, criou-se um alfabeto manual onde certas configurações de mão correspondem às letras do alfabeto em português. Marque a resposta que explica a finalidade desse alfabeto.
Preencher certas necessidades momentâneas de conceitos ainda não incorporados à língua de sinais ou tradução de nomes próprios.
Surdo é aquela pessoa que, com surdez congênita ou adquirida na infância, assume uma identidade surda, num processo de endoculturação à lingua e aos elementos culturais de uma determinada comunidade surda. Marque a opção INCORRETA:
Os surdos não formam uma identidade linguística e cultural.
Com relação ao bilinguismo, pode-se afirmar que:
É a melhor opção educacional para a criança surda.
Estudos sugerem que pessoas surdas apresentam dificuldades no uso da linguagem escrita. Góes, 1996, ao relatar uma experiência de alfabetização com essa população, conclui que:
Um dos problemas está nas mediações sociais e nas práticas pedagógicas, que fracassam também na alfabetização de ouvintes.
O bilinguismo originou-se da insatisfação dos surdos com a proibição da língua de sinais ocorrida em 1880 e a mobilização de diversas comunidades em prol do uso da língua de sinais. Os estudos linguísticos comprovam o status da língua de sinais enquanto verdadeira língua. No Brasil, o biliguismo defende:
L1 LSB / Língua materna e L2 Língua Portuguesa / Língua majoritária.
O artigo 4o da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) explicita o dever do Estado para com a efetivação da educação escolar pública, indicando a oferta de atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades educacionais especiais, preferencialmente na rede regular de ensino. O artigo 59 irá explicitar, por sua vez, o papel dos sistemas de ensino para que a permanência do aluno da educação especial ocorra num processo de igualdade com os demais alunos. Desta forma, pode-se afirmar que os procedimentos que devem estar presentes nas formulações das políticas educacionais são:
 I. currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades.
 II. terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados.
 III. professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns.
 IV. preparação para o trabalho, que deve ser realizada em articulação com os órgãos oficiais afins, para programas e benefícios permanentes.
 V. acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular, para aqueles que comprovarem condições de continuidade em todas as etapas da educação básica.
 Estão corretas APENAS as afirmativas:
 I, II, III.
Para Stainback & Stainback, o currículo desenvolvido nas salas de aula baseia-se na suposição de que há áreas de conhecimento e informação pré-definidas, e, quando aprendidas em sequência, resultam em sucesso na vida após a escola. Este currículo sequenciado padronizado segue uma ordem didática da transmissão pelo professor, recepção pelos alunos e atividades que exercitam os termos, conceitos e as habilidades essenciais à matéria. Segundo estes autores, tal visão de currículo NÃO é progressista porque?
A tendência que se apresenta no movimento de inclusão escolar é de partir da criança e construir o currículo em torno de suas experiências, percepções e conhecimentos, com respeito a uma ênfase na criança e não no currículo pré-definido.

Outros materiais