Buscar

AV FUND. EPIDEMIOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Professor:
	TERESA CRISTINA CIAVAGLIA VILARDI OLIVEIRA
	Turma: 9024/AX
	Nota da Prova: 6,0    Nota de Partic.:   Av. Parcial  Data: 08/06/2018 13:33:32
	
	 1a Questão (Ref.: 201601645802)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A epidemiologia se constitui na principal ciência de informação em saúde e é considerada a ciência básica da saúde coletiva. Segundo Rouquayrol (1999) epidemiologia é a ciência que estuda o processo saúde/doença em coletividades humanas, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças. As doenças podem estar relacionadas a uma diversidade de fatores de risco, que podem ser microbiológicos, toxicológicos, genéticos, sociais, ambientais e até mesmo religiosos e políticos. De acordo com essa definição são feitas as seguintes afirmações: I A epidemiologia explora a ecologia das doenças humanas. II A epidemiologia se dedica exclusivamente ao estudo da doença no indivíduo. III A epidemiologia se restringe ao estudo de doenças transmissíveis. IV A epidemiologia também considera fatores religiosos ou políticos desde que tenham influência sobre a prevalência da doença. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas a afirmação I é verdadeira.
	
	As afirmações II e IV são verdadeiras.
	 
	As afirmações I e IV são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são falsas.
	 
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602603746)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sobre os níveis de atenção à saúde, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	A promoção da saúde faz parte do nível de prevenção secundária e incluem: moradia adequada, escolas, áreas de lazer, alimentação apropriada e educação em todos os níveis.
	 
	A prevenção secundária tem como objetivo a reabilitação, por meio da fisioterapia e terapia ocupacional.
	 
	A prevenção primária tem como objetivo limitar a ocorrência da doença por meio do controle de suas causas e fatores de risco.
	
	A prevenção terciária visa curar o paciente e reduzir as consequências da doença pelo seu diagnóstico precoce e tratamento para evitar sua progressão.
	
	A prevenção terciária tem como objetivo limitar a ocorrência da doença por meio do controle de suas causas e fatores de risco.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602368212)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre os determinantes sociais da saúde, analise as sentenças abaixo: I. O modelo biomédico é aquele centrado na doença e com uma visão fragmentada do indivíduo. Considerando a doença como resultado da condição biológica. II. Considerando os fatores determinantes da saúde, a doença passa a ser considerada como um resultado da interação dos fatores biológicos, ambientes e sociais. A assistência tem em vista a promoção da saúde do indivíduo. III. A promoção da saúde propõe-se responder às necessidades sociais de saúde da população. IV. A promoção da saúde não é responsabilidade exclusiva do setor saúde, e vai para além de um estilo de vida saudável, na direção de um bem-estar global. V. A promoção da alimentação saudável, a prática de atividade física/prática corporal, a prevenção e controle do tabagismo são alguns dos eixos priorizados na promoção da saúde. Agora, assinale a opção que apresenta as sentenças VERDADEIRAS.
		
	
	III e V.
	
	II, III, IV.
	
	I e II.
	
	I, II e III.
	 
	Todas (I,II,III,IV e V).
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602215934)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em uma determinada fábrica é realizado, por meio do serviço de saúde do trabalhador, um check-up dos funcionários a cada 2 anos de atuação. Ao término de 10 anos da implementação dessa rotina. os resultados demonstraram que dos 500 empregados examinados ao Raio X , 100 tinham lesões suspeitas no pulmão. Essa medida se trata de um coeficiente de:
		
	 
	Incidência.
	
	Tendência.
	 
	Prevalência.
	
	Morbidade.
	
	Letalidade.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601646279)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com a interferência do pesquisador no estudo, o tipo de estudo no qual o pesquisador não se limita à simples observação, mas interfere pela exclusão, inclusão ou modificação de um determinado fator é chamado de:
		
	
	Primário.
	 
	Intervencional.
	
	Analítico.
	
	Secundário.
	
	Observacional.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201602562415)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa que podem exemplificar outras bases de dados dos sistemas nacionais de informação:
		
	
	Laboratórios, imprensa, população, prescrição médica;
	
	Investigação epidemiológica;
	 
	Todas as alternativas acima;
	
	Imprensa, população e prontuários;
	
	Prescrição médica e prontuários
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201601663490)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a pesquisa Epidemiológica no Brasil são feitas as seguintes afirmações: I A pesquisa epidemiológica brasileira vem se consolidando de forma consistente e sendo reconhecida mundialmente. II A epidemiologia brasileira tem demonstrado significativo interesse em desenvolver aplicações para o planejamento e a gestão de sistemas e serviços de saúde. III Os epidemiologistas nacionais têm investigado principalmente os problemas de saúde de grande importância social, estudando amplamente determinantes sociais da saúde. IV O Brasil tem se consolidado como o principal produtor de conhecimento epidemiológico legitimado metodologicamente sobre os determinantes sociais da saúde. Agora, assinale a alternativa correta:
		
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmativa III é verdadeira.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201601663475)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Jairnilson Silva Paim e Eduardo Mota (2011) relataram que a partir do final da década de 1990, os desafios da implantação do SUS no Brasil motivaram a reflexão sobre as relações entre Epidemiologia e Planejamento em Saúde. Teixeira (1999) enfatizou o grande dinamismo da produção científica no Brasil e a contribuição da epidemiologia ao desenvolvimento teórico/metodológico do planejamento em saúde. Sobre a contribuição da epidemiologia no planejamento em saúde destacados os seguintes usos: I No processo de formulação de políticas. II Na definição de critérios para a repartição de recursos. III Na realização de diagnósticos e análises de situações de saúde. IV Na elaboração de planos, programas e projetos. V Na avaliação de sistemas, políticas, programas e serviços de saúde. Agora, assinale a alternativa correta.
		
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmativa III está correta.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201601663409)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Pacto de Gestão do SUS valoriza as relações solidárias entre gestores, definindo as diretrizes e responsabilidades, contribuindo para o fortalecimento da gestão, em cada eixo de ação. Assinale a alternativa que apresenta eixos de ação do Pacto de Gestão do SUS :
		
	
	Gestão do Trabalho na Saúde, redução da mortalidade infantil e materna.
	 
	Financiamento do SUS, planejamento no SUS e saúde mental.
	
	Descentralização, regionalização e saúde do homem.
	
	Planejamento no SUS, saúde do trabalhador e atenção à saúde do idoso.
	 
	Educação na Saúde, Participação e Controle Social.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201602320760)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A promulgação da Lei nº 8.080/90, que instituiu o Sistema Único de Saúde (SUS), teve importantes desdobramentos na área de vigilância epidemiológica. O Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SNVE), formalizado através da Lei nº 6.259, oficializa o conceito de vigilânciaepidemiológica como:
		
	 
	um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos
	
	um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa a recuperação e a reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho
	
	observação contínua da distribuição e tendências da incidência de doenças mediante a coleta sistemática, consolidação e avaliação de informes de morbidade e mortalidade, assim como de outros dados relevantes, e a regular disseminação dessas informações a todos os que necessitam conhecê-la
	
	um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviço de interesse da saúde
	
	o conjunto de atividades do ramo da segurança que tem como objetivo prevenir e reduzir perdas patrimoniais em uma determinada organização.

Outros materiais