Buscar

apol 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APOL 03
ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS/TEC DE NEGOCIAÇÃO E LIDERANÇA E COACHING
Questão 1/5 - Liderança e Coaching
Leia o texto:
Uma mesma pessoa pode pertencer a diversos grupos e, em cada um deles, assume papéis diferentes, assim como ao longo da vida, a pessoa participa de grupos diferentes, alterando os seus papéis em cada um deles.
Com base no texto acima, analise o caso a seguir:
Jonas tem 35 anos, é casado, tem uma família (esposa e dois filhos), trabalha em uma empresa como Analista de RH, cursa Gestão de Recursos Humanos no Grupo Uninter e tem vários grupos de amigos. Um desses grupos são de amigos que se reúnem esporadicamente para jogar bola, o outro são de amigos que reúnem-se para andar de bicicleta, tem ainda um grupo de amigos que cursaram o ensino médio e que vez outra se encontram para um churrasco.
Analise os diferentes tipos de grupos que Jonas participa e assinale a alternativa correta.
	
	D
	O grupo da empresa e o da faculdade são considerados grupos formais, pois são definidos pela estrutura de uma organização, nos quais Jonas têm atribuições específicas.
Questão 2/5 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
A capacidade de negociar é uma arte altamente valorizada por muitos empregadores. Negociar é ter poder de persuasão, diplomacia e capacidade de chegar a soluções criativas, alcançando sucesso, na medida do possível, num resultado ganha-ganha na resolução de conflito. Negociar de modo eficaz exige que o domínio de algumas habilidades.
Considerando esse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I – Um bom negociador estabelece uma negociação sem uma preparação prévia.
II – Os negociadores devem ter a capacidade de se comunicar com clareza e eficácia, durante a negociação
III - Um negociador não precisa cumprir suas promessas depois que a negociação termina.
É correto o que se afirma em:
	
	B
	II, apenas.
Questão 3/5 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
Leia o conto abaixo, intitulado o “Corvo e a Raposa”:
Um dia um corvo estava pousado no galho de uma árvore com um pedaço de queijo no bico quando passou uma raposa.
Vendo o corvo com o queijo, a raposa logo começou a matutar um jeito de se apoderar do queijo. Com esta ideia na cabeça, foi para debaixo da árvore, olhou para cima e disse:
– Que pássaro magnífico avisto nessa árvore! Que beleza estonteante! Que cores maravilhosas! Será que ele tem uma voz suave para combinar com tanta beleza! Se tiver, não há dúvida de que deve ser proclamado rei dos pássaros.
Ouvindo aquilo o corvo ficou que era pura vaidade. Para mostrar à raposa que sabia cantar, abriu o bico e soltou um sonoro: Cróóó!
O queijo veio abaixo, claro, e a raposa abocanhou ligeiro aquela delícia, dizendo:
– Olhe, senhor Corvo, estou vendo que voz o senhor tem, o que não tem é inteligência!
Conclusão do conto, sob o olhar da negociação:
O plano estratégico da raposa tinha por objetivo que o corvo soltasse o queijo que estava em seu bico, utilizando-se da tática do engodo e do empoderamento, fazendo com que o corvo se sentisse envaidecido, ou seja, acreditando na comunicação enganosa de que possuía um lindo canto.
Frete a afirmação acima, analise as alternativas abaixo, verificando quais são os comportamento e habilidade que se transformaram em técnicas pela “raposa” para o atingimento de seu objetivo.
I – Boa e adequada postura
II – Estar atento a sua própria expressão e a do outro
III – Buscar empatia
IV – Possuir um roteiro (organização das ideias, definição do que se pretende desenvolver na negociação).
V – conhecer bem a outra parte envolvida na negociação.
Após analisar as alternativa  acima, assinale a CORRETA.
	
	C
	Apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas.
Questão 4/5 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
Negociamos a todo tempo em todo momento, desde a tenra idade e além da vida adulta. Negociar é também uma arte, mas requer habilidades que podem e deverão ser desenvolvidas pelo negociador e, em especial, pelo de conflitos, fazendo com que ele adote um estilo próprio de negociar.  Sparks (2012) classifica quatro estilos primários de negociadores, com seus respectivos impulsos e crenças. Nas alternativas abaixo, atribua “V” para as afirmativas verdadeiras e “F” para as falsas, depois assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
I. O estilo Restritivo, reflete um perfil pouco cooperativo e passivo,  espera que outros tomem a iniciativa em seu próprio interesse.
II. O estilo Ardiloso, visivelmente prefere uma interdependência ganha-perde e se atém a detalhes e rotinas na hora de fechar um negócio.
III. O estilo Amigável, busca ser simpático e cooperativo a fim de fechar o melhor acordo possível.
IV. O estilo Confrontador, concorda com todos tópicos específicos durante o processo de negociação até estabelecer um acordo sólido.
Assinale a alternativa correta:
	
	D
	Apenas as afirmativas I , II e III estão corretas.
Questão 5/5 - Liderança e Coaching
Leia o texto a seguir, o qual aborda sobre os líderes e a formação de grupos de trabalho.
Talvez um dos maiores desafios do líder é a formação de um grupo trabalho. Muitas vezes, o gestor acredita que seus problemas estarão resolvidos quando o quadro de pessoal estiver completo. Porém, um aglomerado de pessoas trabalhando não é garantia que estejam funcionando como grupo e nem tão pouco atingindo resultados.  Todo líder precisa compreender que formar um grupo é um processo e que este passa por diversos estágios até que consigam alcançar resultados (Escorsin e Walger, 2017, p. 132).
Considerando o texto acima e o livro base, analise as sentenças abaixo, assinale-as com V de verdadeiras ou com F falsas em relação aos estágios de desenvolvimento do grupo.
( V  ) A formação é o primeiro estágio de desenvolvimento do grupo e é caracterizada por uma grande dose de incerteza sobre os propósitos do grupo.
(  V  ) A tormenta é o segundo estágios de desenvolvimento do grupo, neste iniciam os conflitos em razão dos novos comportamentos que os membros deverão expressar.
(    F  ) A Coesão é o terceiro estágios de desenvolvimento do grupo, representa o grau em que os membros estão atraídos entre si e os motiva a permanecer no grupo.
(   V  ) O desempenho é o quarto estágios de desenvolvimento do grupo, com a estrutura do grupo funcionando e aceita, a energia se volta para o desempenho da tarefa.
Marque a sequência correta:
	
	A
	V; V; F; V.

Outros materiais