Buscar

APOL METODOLOGIA E PESQUISA TEOLÓCICA

Prévia do material em texto

APOL METODOLOGIA E PESQUISA TEOLÓCICA
Respostas em Vermelho
Questão 1/5 - Metodologia da Pesquisa Teológica
Considere o seguinte extrato de texto:
“A ciência se constitui aplicando técnicas, seguindo um método e apoiando-se em fundamentos epistemológicos. Tem assim elementos gerais que são comuns a todos os processos de conhecimento que pretenda realizar, marcando toda atividade de pesquisa. Mas, além da possível divisão entre Ciências Naturais e Ciências Humanas, ocorrem diferenças significativas no modo de se praticar a investigação científica, em decorrência da diversidade de perspectivas epistemológicas que se podem adotar e de enfoques diferenciados que se podem assumir no trato com objetos pesquisados e eventuais aspectos que se queira destacar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SEVERINO, Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Editora Cortez, 2007, p. 117, 118.
De acordo com o conteúdo que foi apresentado nas aulas e no livro-base Fundamentos teológicos educacionais, a pesquisa científica divide-se em duas partes. Assinale a alternativa que menciona corretamente que partes são essas:
	A	Formal e factual.
	B	Exploratória e descritiva.
	C	Pura e aplicada.
	D	Bibliográfica e analítica.
	E	Dedutiva e indutiva.
Questão 2/5 - Metodologia da Pesquisa Teológica
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Sem pretender apresentar receitas, porque criatividade é seu contrário, podemos sistematizar trabalho científico em alguns passos logicamente ordenados. Começamos por conceber tema, que é diferente de temática. Tema indica problema circunscrito, do qual vemos o começo e o fim, sobretudo do tamanho de quem o quer tratar; não podemos assumir qualquer tema, por mais atraente que possa ser, pois sua viabilidade vem em primeiro lugar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. São Paulo: Atlas, 2014, p. 161.
Quanto aos conteúdos estudados no livro-base Fundamentos teológicos educacionais, sobre o que deve constar obrigatoriamente na capa do projeto de pesquisa, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) O nome do autor do projeto, o título, o nome da instituição, a cidade e o ano de entrega do documento.
II. ( ) O nome da instituição, nome do autor, cidade e ano de entrega do documento.
III.( ) O nome do autor, nome da cidade, nome da instituição e o título do projeto.
IV. ( ) O nome do autor, o título do projeto, a cidade e o ano de entrega do documento.
Agora, marque a alternativa que menciona a sequência correta:
	A	V – F – V – F
	B	F – F – V – F
	C	V – V – F – F
	D	F – F – F – V
	E	V – V – V – F
Questão 3/5 - Metodologia da Pesquisa Teológica
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O ensino superior, tal qual se consolidou historicamente, na tradição ocidental, visa atingir três objetivos, que são obviamente articulados entre si. O primeiro objetivo é o da formação de profissionais das diferentes áreas aplicadas, mediante ensino/aprendizagem de habilidades e competências técnicas; o segundo objetivo é o da formação do cientista mediante a disponibilização dos métodos e conteúdos de conhecimento das diversas especialidades; e o terceiro objetivo é aquele referente à formação do cidadão, pelo estímulo de uma tomada de consciência, por parte do estudante, do sentido de sua existência histórica, pessoal e social”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SEVERINO, Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Editora Cortez, 2007, p. 22.
De acordo com o conteúdo abordado nas aulas e especificamente no livro-base Fundamentos teológicos educacionais, assinale a alternativa que menciona corretamente qual é o objetivo do capítulo “Metodologia da Pesquisa Teológica”:
	A	Fornecer os elementos necessários para uma pesquisa de campo.
	B	Apresentar os caminhos para que o pesquisador possa encontrar o estado da arte da pesquisa.
	C	Elencar os principais desafios para a teologia acadêmica.
	D	Demonstrar como se elabora um projeto de pesquisa.
	E	Agregar, em um único lugar, as instruções e as normas referentes à organização e confecção dos documentos finais de graduação e pós-graduação.
Questão 4/5 - Metodologia da Pesquisa Teológica
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Para aclarar ainda mais o tema e direcionar o esforço, formulamos hipótese de trabalho, que significa apontar para problema ou questão que queremos resolver ao tratar o tema. Diz onde queremos chegar, o que pretendemos mostrar, descobrir, testar. Trata-se de pergunta aberta, feita como subterfúgio de orientação durante o percurso. Não precisa ser procedimento reducionista, de teor positivista, como se fosse o caso, ‘verificar hipóteses’ e manejar dados como base inquestionável. Ao contrário, acena com suspeita aberta para dar conta de certo fenômeno, podendo no percurso, ser confirmada a suspeita ou negada”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. São Paulo: Atlas, 2014, p. 161.
Considerando os conteúdos abordados no livro-base Fundamentos teológicos educacionais, sobre o que deve constar obrigatoriamente na folha de rosto do projeto de pesquisa, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Informação sobre de que tipo de trabalho se trata (tese, dissertação, TCC, etc.), objetivo, nome da instituição, área de concentração e nome do orientador.
II. ( ) Objetivo, nome da instituição, área de concentração, nome do curso e nome da instituição.
III.( ) Nome do aluno, nome do curso, área de concentração, nome do orientador e nome do coorientador.
IV. ( ) Objetivos do projeto, nome do orientador, nome da instituição, nome do aluno e nome do curso que está sendo feito.
Agora, assinale a alternativa que menciona a sequência correta:
	A	V – V – F – V
	B	V – V – F – F
	C	V – F – F – F
	D	F – F – V – F
	E	F – V – F – V
Questão 5/5 - Metodologia da Pesquisa Teológica
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O conhecimento filosófico é valorativo, pois seu ponto de partida consiste em hipóteses, que não poderão ser submetidos à observação: as hipóteses filosóficas baseiam-se na experiência, portanto, esse conhecimento emerge da experiência e não da experimentação, por esse motivo, o conhecimento filosófico não é verificável, e os enunciados das hipóteses filosóficas, ao contrário do que ocorre no campo da ciência, não podem ser confirmados nem refutados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2008, p. 19.
Conforme o conteúdo apresentado nas aulas e no livro-base Fundamentos teológicos educacionais, a ciência formal ocupa-se da lógica e da matemática, enquanto a ciência factual cuida dos objetos factuais, que estão subdivididos em:
	A	naturais e culturais.
	B	formais e factuais.
	C	puros e aplicados.
	D	descritivos e aplicativos.
	E	exploratórios e explicativos.

Outros materiais