Buscar

CCJ0001 - Sugestão de Gabarito - Planos de Aula 1 ao 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Sugestão de Gabarito – Disciplina CCJ0001
Plano de Aula 1:
Questão discursiva:
Leia o diálogo a seguir.
- Hoje o sol está de rachar!
- É verdade! Como pode uma bola de fogo menor que a Terra, que fica girando em volta da gente, fazer tanto calor?
- Que nada, homem! A Terra é menor do que o sol! É por isso que faz tanto calor!
A Ciência, recorrentemente, se defronta com raciocínios desse tipo, relacionado a falsas certezas. Demonstre as principais diferenças entre o pensamento científico e o senso comum e apresente, pelo menos, dois outros exemplos de convicções equivocadas decorrentes da utilização d senso comum e refutadas pela ciência.
O conhecimento de senso comum é um tipo de conhecimento espontâneo, pois seu aprendizado é passado de geração a geração ao longo dos tempos. Ele se organiza a partir da necessidade do homem de enfrentar os desafios cotidianos. Este tipo de saber humano implica em juízos pessoais acerca do mundo que o cerca, das coisas; pois parte dos valores e concepções do próprio indivíduo, mediante as situações vivenciadas pelo mesmo.
O conhecimento científico se distingue de outras formas de saber humano porque suas formulações são sistemáticas, baseadas em fatos verificáveis e controláveis através de experiências, chegando, por isso, a conclusões gerais e objetivas. Ele se constitui a partir do estabelecimento de métodos rigorosos de investigação e de um recorte específico de um objeto de estudo. Portanto, resulta de investigação metódica e sistemática da realidade. Transcende os fatos e fenômenos em si, analisa-os para descobrir suas causas e concluir as leis gerais que os regem.
Questão objetiva:
A lei da gravidade, elaborada por Isaac Newton, a Lei da Conservação das Massas, de Lavoisier, popularizada na expressão "Na Natureza nada se cria e nada se perde tudo se transforma" e a Teoria Heliocêntrica, preconizada por Nicolau Copérnico, evidencia que características próprias do pensamento científico? 
a) Objetividade e neutralidade.
b) Generalidade e sacralidade.
c) Generalidade e subjetividade.
d) Subjetividade e neutralidade.
e) Generalidade e objetividade.
Resolução - letra E, porque o conhecimento científico se distingue de outras formas de saber porque suas formulações são sistemáticas, baseadas em fatos verificáveis e controláveis através de experiências, chegando, por isso, a conclusões gerais e objetivas.
Plano de Aula 2:
Questão discursiva:
Em um conhecido episódio da nossa história, Oswaldo Cruz liderou uma campanha de erradicação da febre amarela na cidade do Rio de Janeiro. Cientista de grande porte, tendo estudado no Instituto Pasteur, na França, convenceu as autoridades de que era necessário vacinar todos os moradores da cidade. Objetivamente, sua preocupação era a de combater uma epidemia que estava matando grande parte da população carioca.
Entretanto, essa iniciativa não foi bem recebida pela população, que atacava os agentes da brigada sanitária e promoveu uma série de protestos que ficou conhecida como a “Revolta da Vacina”. Uma das causas da reação adversa da população foi o fato de que, para aplicar a vacina, os agentes sanitários viam os braços desnudos das moças, considerados objeto de desejo na época, e, portanto, não podendo ser mostrado a estranhos.
Pergunta-se se Oswaldo Cruz pudesse ter recorrido a um cientista social, como ele poderia ter auxiliado? Analise sob o prisma da objetividade científica e da relação sujeito/objeto os fenômenos acima descritos.
Caso o renomado cientista pudesse ter contado com um cientista social, ele teria feito uma interpretação contextualizada do fenômeno, levando em conta não apenas os aspectos ligados à saúde e à higiene, mas também os aspectos culturais e morais que envolviam a questão. Neste caso não seria possível enfrentar a questão sob o prisma de uma total objetividade científica, visto que o sujeito e o objeto da ação são seres humanos e fazem parte de uma mesma categoria, havendo, assim, uma intersubjetividade entre eles.
Questão objetiva:
A construção de um olhar sociológico se inicia com o estranhamento diante da realidade, ciente de que nossa visão é repleta de prenoções e juízos de valor. Tal postura recusa a interpretação das ações e das relações sociais com base no conhecimento do senso comum e possibilita a construção do conhecimento científico da sociedade. 
Identifique, nas opções apresentadas, a que corresponde ao conhecimento sociológico.
(a) Buscar nas próprias experiências a explicação naturalizante dos comportamentos humanos.
(b) Estudar a realidade observada, segundo critérios científicos e metodológicos próprios.
(c) Tomar decisões fundamentadas no conhecimento de adágios e ditados.
(d) Fazer diferentes leituras, tomando por base o senso comum.
(e) Aceitar as explicações biológicas para as ações humanas em sociedade.
Questão objetiva: letra B, porque nas ciências sociais, como vimos, os eventos estudados têm determinações complicadas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados, pois o “laboratório” é a sociedade, tendo por causa disso, a possibilidade de mudar seu significado de acordo com o ator e, consequentemente, as relações existentes num dado momento. Ou seja, as ciências sociais possuem método próprio de observação e análise da realidade social.
Plano de Aula 3:
Questão discursiva:
Leia o texto abaixo e responda as questões propostas:
Em 1883, Franz Boas foi estudar os esquimós e, portanto, passou um tempo convivendo com eles. O autor fez as seguintes observações no seu diário de campo:
“Frequentemente me pergunto que vantagens nossa “boa sociedade” possui sobre aquela dos “selvagens” e descubro, quanto mais vejo de seus costumes, que não temos o direito de olhá0los de cima para baixo. Onde nosso povo, poder-se-ia encontrar hospitalidade tão verdadeira quanto aqui.... Nós, “pessoas altamente educadas”, somos muito piores relativamente falando.... Creio que, essa viagem tem para mim uma influência valiosa, ela reside no fortalecimento do ponto de vista da relatividade de toda formação (...)”
Trecho extraído do livro Antropologia Cultural – Franz Boaz. Celso Castro (org.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, Editor, 2004
Identifique e explique que método antropológico foi utilizado pelo autor em sua pesquisa?
A etnografia, método em que o pesquisador vai até o local (o campo de estudo) e investigam, mediante observação direta in loco, os costumes culturais, as regras, as relações que se estabelecem naquela sociedade que deseja aprender.
Elabore uma lista sobre relativismo cultural a partir das observações feitas por Franz Boas.
O autor faz uso do relativismo cultural, ao procurar compreender a lógica da vida do outro e valoriza a diversidade cultural, a diferença existente entre as representações sociais existentes na cultura como identidade da sociedade. Não hierarquiza as formas de vida social, percebendo que as noções de “selvagem” e “civilizado” são relativas, dependem do ponto de vista do observador.
Questão objetiva:
A noção de ‘etnocentrismo’ em Antropologia busca: 
A) Designar a ocorrência de uma imprecisão conceitual na teoria antropológica.
B) Expressar o processo de observação dos valores da própria cultura como se fossem únicos ou superiores.
C) Descrever a preeminência da relação entre os termos em qualquer análise antropológica.
D) Apontar para o risco de suspensão moral das categorias de nossa própria cultura.
E) Nomear o processo de construção de conceitos abstratos a partir das representações nativas.
Questão objetiva: letra B, porque o etnocentrismo consiste na atitude de considerarmos o nosso modo de vida como o mais correto e o mais natural.
Plano de Aula 4:
Questão discursiva:
A eleição alemã de domingo colocou os primeiros negros, um ator e químico e uma muçulmana no Parlamento do País que, além de ser a capital industrial, também se afirma como o centro cultural da Europa. Eles estão entre os 34 deputadosde origem estrangeira eleitos contra 21 do último pleito. Nascido no Senegal, o químico negro Karamba Diaby reconhece que sua eleição foi um fato histórico. Após ganhar uma bolsa de estudos, ele se mudou para a cidade de Halle, na antiga Alemanha Oriental, em 1986, para estudar Química na parte comunista do País. Só em 2001, porém Diaby recebeu a cidadania alemã. Ele afirma que a prioridade de seu mandato na Câmara de Deputados será a igualdade de oportunidades de educação no País – Toda criança nascida na Alemanha deve ter a chance de ser bem-sucedida na escola, independente do contexto cultural ou da renda de seus pais – disse ele, que tem 52 anos.
Seu partido, o Social Democrata, teve 25,7 % dos votos e é provável que faça algum tipo de aliança com a União Democrata Cristã de Angela Merkel. Já a muçulmana Cemile Giousouf e o ator negro Charles Huber vêm da legenda da chanceler reeleita.
Filho de um diplomata senegalês com uma alemã, Huber tem 56 anos e participou do filme americano de ficção científica de 1985, “Inimigo Meu” – a história de um terráqueo e de um alienígena cujas naves caem num mesmo planeta e, para sobreviver, precisam se unir.
Também da União Democrata, Cemile Giousouf se transformou na primeira parlamentar muçulmana de seu partido. Nascida na Alemanha de pais gastarbeiter – em sua maioria trabalhadores turcos com visto temporário – ela foi enviada para ser criada por um tio na Grécia e voltou após completar 2 anos. Nos dois países viveu como parte da minoria muçulmana.
Marcada pelo passado nazista que acreditava numa raça superior de seres humanos, os arianos, o País registra avanços na tolerância: há três anos, a seleção alemã na Copa do Mundo apresentou um tipo composto por 11 jogadores de origem estrangeira e ficou em terceiro lugar no campeonato.
O Globo, 23/09/2013
A matéria acima descreve uma situação que retrata a emergência, na Alemanha, do fenômeno cultural contemporâneo.
Identifique e explique o fenômeno acima evidenciado.
Trata-se do multiculturalismo, que se baseia no reconhecimento das diferenças sociais como algo positivo, na convivência de diversas culturas em uma sociedade sem hierarquização delas. As diferenças às quais o multiculturalismo se refere são diferenças de valores, de costumes, etc., posto que se trate de indivíduos de etnias diferentes entre si. O discurso quando aborda a igualdade, apenas se refere à igualdade de direitos, perante a Lei.
Cite, pelo menos, dois exemplos de ações na sociedade brasileira em que se verifique a preocupação com o reconhecimento desse fenômeno.
Podemos citar Políticas Públicas de inclusão de setores na sociedade que historicamente foram tratados de maneira desigual, como a adoção de cotas raciais nas universidades públicas, o reconhecimento das uniões homoafetivas, a valorização da cultura indígena etc..
Questão objetiva:
"O movimento antiglobalização apresenta-se, na virada deste novo milênio, como uma das principais novidades na arena política e no cenário da sociedade civil, dada a sua forma de articulação/atuação em redes com extensão global. Ele tem elaborado uma nova gramática no repertório das demandas e dos conflitos sociais, trazendo novamente as lutas sociais para o palco da cena pública, e a política para a dimensão, tanto na forma de operar, nas ruas, como no conteúdo do debate que trouxe à tona: o modo de vida capitalista ocidental moderno e seus efeitos destrutivos sobre a natureza, tanto humana, como animal e vegetal.” 
GOHN, 2003
É correto afirmar que o movimento antiglobalização referido nesse trecho:
A) Cria uma rede de adesão ao processo de globalização, expressa em atos de desobediência civil e propostas alternativas à forma atual da globalização, considerada como o principal fator da exclusão social existente.
B) Defende um outro tipo de globalização, baseado na solidariedade e no respeito às culturas, voltado para um novo tipo de modelo civilizatório, com desenvolvimento econômico, mas também com justiça e igualdade social.
C) É composto por atores sociais tradicionais, veteranos nas lutas políticas, acostumados com o repertório de protestos políticos, envolvendo, especialmente, os trabalhadores sindicalizados e suas respectivas centrais sindicais.
D) Aceita as imposições de um mercado global, uno, voraz, além de contestar os valores impulsionadores da sociedade capitalista, alicerçada no lucro e no consumo de mercadorias supérfluas.
E) Não se utiliza de mídias, tradicionais e novas, de modo relevante para suas ações com o propósito de dar visibilidade e legitimidade mundiais ao divulgar a variedade de movimentos de sua agenda.
Questão objetiva: letra B, porque os movimentos antiglobalização visam contestar não apenas o domínio econômico dos Estados Unidos e das grandes potências, mas também sua dominação cultural, visando combater a ideia de uma padronização total da cultura ao redor do mundo.
Plano de Aula 5:
Questão discursiva:
“Considerei a existência de Deus e decidi que há uma boa chance de que ele exista. Se ele realmente existir, deve estar trabalhando em um plano. Portanto, se devo servir a Deus, preciso descobrir o plano e fazer o melhor possível para ajudá-lo em sua execução. Como descobrir o plano? Primeiramente, procurar a raça que Deus escolheu para ser o instrumento divino da futura evolução. Inquestionavelmente, é a raça branca… Devotarei o restante de minha vida ao propósito de Deus e a ajudá-lo a tornar o mundo inglês." (Cecil Rhodes, colonizador britânico).
O texto acima evidencia uma forma de pensamento e uma visão de mundo dos europeus típica do século XIX. Indaga-se:
Como eram vistas as sociedades não europeias com as quais os europeus entraram em contato a partir do neocolonialismo no século XIX? 
Eram vistas como “fósseis vivos” ou sociedades "inferiores" e “selvagens”, desprovidas de desenvolvimento e civilidade, marcadas pelo atraso e pela barbárie.
Qual a forma de pensamento embasava essa visão e o papel que esse tipo de pensamento exerceu no contexto em que foi utilizado?
Pensamento do Darwinismo social, que defendia a ideia de uma superioridade "natural" dos povos europeus sobre os outros; justificando, assim, a intervenção europeia nesses países, com vistas a levar a "missão civilizadora", eufemismo utilizado para mascarar a conquista e a dominação, ou seja, esta teoria passou a ser utilizada para explicar as distinções sociais, produzidas pelo próprio homem, como se fosse fenômeno natural. Dessa forma, a ciência ajudava a afirmar que a primazia da Europa sobre outros povos explicava-se pelo fato de que sua civilização estava no topo da cadeia evolutiva. Assim, a invasão, ocupação e exploração de populações inteiras na África, Ásia, Oceania e Américas eram vistas como ações humanistas civilizatórias, o que os europeus (ingleses, alemães, franceses, belgas, et.) estavam realizando era uma espécie de missão civilizatória, levando desenvolvimento e civilidade a espaços dominados pelo atraso e pela barbárie. Representaram naquele momento histórico uma justificativa para o avanço imperialista ou neocolonislista sobre aqueles povos.
Questão objetiva:
(UFUB/2010) Selecione as afirmativas que indicam o contexto histórico, social e filosófico que possibilitou a gênese da Sociologia.
I – A Sociologia é um produto das revoluções francesa e industrial e foi uma resposta às novas situações colocadas por estas revoluções.
II – Com o desenvolvimento do industrialismo, o sistema social passou da produção de guerra para a produção das coisas úteis, através da organização da ciência e das artes.
III – O pensamento filosófico dos séculos XVII e XVIII contribuiu para popularizar os avanços científicos, sendo a Teologia a forma norteadora desse pensamento.
IV – A formação de uma sociedade, que se industrializava e se urbanizava em ritmo crescente, propiciou o fortalecimento da servidão e da família patriarcal.
Assinale a alternativa correta:
A) III e IV.
B) I, II e III.C) II, III e IV.
D) I e II.
E) II e IV.
Questão objetiva: letra D, porque as revoluções burguesas (Francesa e Industrial) forneceram as bases das primeiras explicações sociológicas, decorrentes da crise de uma sociedade que mudou radicalmente sua forma de produção da riqueza, com a prevalência do trabalho fabril, em larga escala de produção e, principalmente consumo.
Plano de Aula 6:
Questão discursiva:
O conhecimento científico opõe-se ao senso comum e que o seu ideal está baseado na concepção segundo a qual a ciência é uma representação da realidade tal como ela é em si mesma. Acredita-se, portanto, em uma objetividade, isto é, um conhecimento que procura as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas. Nesse sentido, a corrente positivista comteana buscou relacionar as ciências naturais com a Sociologia emergente do século XIX, com o propósito de legitimar definitivamente a Sociologia como ciência. 
Tendo como norte esta perspectiva:
Explique como Comte concebeu a ciência da sociedade.
O filósofo Francês Auguste Comte, considerado o fundador da Filosofia Positivista e “pai” da Sociologia definiu como uma física social, ciência que toma os modelos da biologia e explica a sociedade como um organismo coletivo. Desta forma, acreditava que os conhecimentos e métodos utilizados pelos cientistas naturais também eram válidos para explicar e interferir nos fenômenos sociais.
Descreva as fases e suas características principais por que podem passar as sociedades humanas, de acordo com a Lei dos Três Estados.
Comte acreditava que a Humanidade passou por três estágios de desenvolvimento intelectual ao explicar os fenômenos do mundo, seja natural ou social: o teológico, o metafísico e o positivo. 
No primeiro estágio (Teológico), o universo era explicado em termos de deuses, demônios e seres mitológicos – causa para explicar a existência do fenômeno estava calcada na figura de um Deus (monoteísmo) ou deuses (politeísmo), ou outros seres transcendentais – fetichismo.
No segundo estágio (Metafísico), a realidade era explicada em termos de abstrações como a essência, existência, substância e acidente. Substituição das divindades por forças abstratas.
No último estágio (Positivo ou Científico), explicações somente poderiam ser baseadas em leis científicas descobertas através da experimentação, observação ou lógica da razão humana.
Questão objetiva:
(UFUB/2009) Surgida no momento de consolidação da sociedade capitalista, a Sociologia tinha uma importante tarefa a cumprir na visão de seus fundadores, dentre os quais se destaca Auguste Comte. 
Assinale a alternativa correta quanto a essa tarefa.
A) Desenvolver o puro espírito científico e investigativo, sem maiores preocupações de natureza prática, deixando a solução dos problemas sociais por conta dos homens de ação.
B) Incentivar o espírito crítico na sociedade e, dessa forma, colaborar para transformar radicalmente a ordem capitalista responsável pela exploração dos trabalhadores.
C) Contribuir para a solução dos problemas sociais decorrentes da Revolução Industrial, tendo em vista a necessária estabilização da ordem social burguesa.
D) Tornar realidade o chamado “socialismo utópico”, visto como única alternativa para a superação das lutas de classe em que a sociedade capitalista estava mergulhada.
E) Produzir um conhecimento da vida social baseado em premissas teológicas e míticas.
Questão objetiva: letra C, porque Comte acreditava ser necessário resolver a crise social por que passava a França e toda Europa à época da produção de sua obra, buscando não uma atitude revolucionária, mas sim uma nova ordem social, baseada na noção de “ordem e progresso”, com base na Filosofia Positiva.

Outros materiais