Buscar

Questionário do Texto de Hall e Hitch - Feitosa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Lorrana Silva
Questionário do Texto de Hall e Hitch
Que fórmula o princípio do custo total utiliza para fixar o preço? Que motivos são apresentados para justificar este princípio? 
Para fixar os preços os empresários tomam o custo médio direto, adicionam uma porcentagem para cobrir os custos fixos ou indiretos e uma porcentagem para os lucros. Esses últimos considerados não como sendo máximos, mas como razoáveis. Para justificar este principio os autores constataram que as firmas não podem determinar as suas curvas de demanda, pois não conhecem as preferencia dos consumidores e porque há uma interdependência nas politicas de preços e produção das empresas. Ou seja, elas não sabem como os concorrentes reagiriam a uma alteração em seu preço ou no nível de produção. Outros fatores considerados foram de que os preços cobrados dessa forma era o preço justo ou correto, o receio de desagradar os clientes, o medo da reação dos concorrentes. 
Entre os motivos apontados pelos empresários para a utilização do Princípio do Custo total NÃO se inclui: 
( ) o empresário desconhece a reação dos seus concorrentes
( ) o empresário acha alterações de preços muito custosas e inconvenientes 
( ) o empresário acredita que seu custo marginal seja muito alto 
( ) o empresário teme ser seguido pelos seus concorrentes, caso reduza individualmente seu preço
( ) os empresários desejam produzir no ponto onde têm Receita marginal = custo marginal 
( ) os empresários desconhecem a preferência de seus consumidores
( ) mudanças de preço são uma inconveniência e muito custosas 
( ) os empresários sabem que se elevarem o preço em comum acordo poderão ter ganhos imediatos, mas terão prejuízos futuros, face a entrada de novos concorrentes 
( ) o empresário não conhece sua curva de demanda 
( ) coletivamente os empresários não reduzem seu preço por acreditarem que estão em uma região mais inelástica de sua curva de demanda 
(X) o empresário visa maximizar seu lucro 
Que motivos os empresários alegavam para desconhecerem a sua curva de demanda? Que impactos ou conclusões o princípio do custo total nos permite extrair? 
Os empresários desconhecem a curva de demanda, uma vez que, desconhecem a escolha do consumidor e por desconhecer a reação dos concorrentes. Que a demanda não tem aquele papel importante na determinação do preço como preconizado pela teoria neoclássica, nem a maximização do lucro é adequada para tratar essa questão. 
Quais as principais contribuições extraídas das conclusões do trabalho de Hall e Hitch? Comente cada uma delas. 
a) A destituição da demanda do pedestal em que se encontrava ao lado dos custos... 
R: O preço deixa de depender apenas da demanda 
b) a constatação de que a maximização dos lucros não é um objetivo explícito das firmas nas decisões que tomam quanto ao preço e produção.
R: Os empresários para fixarem os preços tomam o custo médio direto, adicionam uma porcentagem para cobrir os custos fixos ou indiretos e uma porcentagem para os lucros assim esses últimos não são considerados como máximos, mas como razoáveis. 
c) outra contribuição importante de Hall e Hitch referem-se ao conceito de “curva de demanda quebrada”. Ela não é uma teoria de determinação do preço, mas foi elaborada para mostrar a rigidez, ou estabilidade, de preços nos mercados oligopolísticos. 
R: Aumento de preço: curva de demanda elástica por receio de concorrentes não acompanharem o novo preço e perder clientes para esses concorrentes que não subirem o preço; redução de preço: curva de demanda inelástica com receio de rivais também baixarem os preços para não perderem participação no mercado.
Assinale se a afirmativa é correta ou falsa. 
(V) Segundo o princípio do custo total, os empresários não visam maximizar seu lucro 
(V) os empresários não conhecem o seu custo marginal 
(V) no ponto de equilíbrio, o empresário não está obtendo nem lucros nem prejuízo 
(F) os empresários conseguem prever e se antecipar à reação de seus concorrentes 
(V) a demanda é destituída do pedestal em que se encontrava 
Hall e Hitch, ao apresentarem as justificativas dos empresários para a adoção do princípio do custo total concluem pela existência de uma curva quebrada de demanda Quais das justificativas levam a essa conclusão? Qual a principal crítica feita à utilização desse tipo de curva quebrada (crítica de superação)?
Os autores concluíram que para aumentos de preços a curva de demanda com que a firma se defronta é elástica, pois ela teme que os concorrentes não a acompanhem em uma elevação de preço. Para reduções de preços a curva é inelástica, na medida em que os rivais seguirão essas reduções para manterem a sua participação no mercado. A principal critica é a de Stingle “a curva de demanda quebrada não se aplica a liderança de preços, pois os aumentos de preços serão seguidos pelos rivais, e então, a quebra na curva não ocorrerá”. Ele mostra que as indústrias analisadas tem um comportamento que não dá margem para a existência de uma quebra na curva de demanda. Nas indústrias americanas de cigarro, automóveis, aço, potássio e outras, verificam-se que quando uma empresa eleva os preços as demais acompanham aquela alteração; e no caso de baixa, as reduções não necessariamente são imediatas. Embora Seja difícil testar diretamente a existência da rigidez de preço e concluiR que há grande evidencia de que a mesma não ocorre na prática. 
Quais as críticas foram apresentadas ao princípio de Hall e Hitch por Machlup? 
Fritz Machulp (1946) através da análise marginal e pesquisa empírica, criticou diversos pontos relativos à pesquisa realizada.
A primeira crítica se fundamenta na alegação de inaplicabilidade da análise marginal, dada a incapacidade de compreendê-la, seja pelas técnicas errôneas de pesquisa ou pelas interpretações equivocadas de resultados. Machlup considerou que perguntar sobre elasticidade da demanda do produto para empresários esbarrava em uma questão de linguagem, bastando que a linguagem do economista fosse traduzida para a linguagem do empresário, ou vice e versa. 
Outra crítica ao artigo de Hall e Hitch apontou tanto para questões metodológicas quanto para a falta de clareza sobre o nível de preço aceitáveis pelos empresários, a solução proposta por Hall e Hitch parece ter o defeito oposto ao da solução marginalista, onde o realismo é maior, mas o rigor formal é insuficiente. Basta destacar que a conclusão desse estudo não diferiu da prática do custo total. 
Que crítica de caráter neoclássico, em relação ao conceito de RMg, foi apresentada em relação à analogia entre o conceito de custo marginal e o custo unitário? 
 A crítica apresentada esta relacionada ao CTP deixar de depender da demanda, retirando sua importância, ou seja a importância de RMg. Retirando tambem a importância do conceito CMg (que se torna constante ou decrescente). Retira importância de RMg:CMg na determinação de Q produzida e do P. 
Quais as críticas de Labini e qual a importância de se calcular o ponto de equilíbrio para se decidir que percentual agregar ao custo variável para cobrir o custo fixo, no princípio do custo total? 
A importância de se calcular o ponto de equilíbrio se dá pela reintrodução da influência da demanda, porque em geral, existe um nível de produção convencionado para cobrir a margem de custos indiretos. A importância de se calcular o ponto de equilíbrio se da pela compatibilidade formal da margem de lucro estabelecendo uma relação entre preço e custo marginal. Está função da elasticidade da demanda em equilíbrio é para Labini uma função inversa da elasticidade. 
Questionário do Texto de Kalecki
 1-	De acordo com o raciocínio de Kalecki que afirmação é correta e por que:
 (F) os produtos primários têm sempre capacidade ociosa e, portanto seu preço depende do custo de produção. 
(V) os produtos com oferta inelástica têm seu preço influenciado pelo comportamento do mercado. 
(F) a fórmula de fixação de preços é obtida agregando-se um percentual sobre o custo unitário para cobrir o custofixo e outro percentual para cobrir a margem de lucro. 
(F) uma vez estabelecido por acordo entre as empresas, o grau de monopólio nunca varia. 
(F) ao fixar seu preço, o produtor não considera os preços dos produtos concorrentes.
(F) os produtos industrializados têm dificuldade de aumentar a oferta se a demanda de mercado assim o exigir. (V) a fórmula de fixação de preços é obtida agregando-se um percentual sobre o custo unitário (V) o grau de monopólio é dado pela fórmula p/u = m/(1-n). 
(F) os preços dos produtores concorrentes não são levados em conta pelo empresário. 
(F) a interdependência entre os concorrentes é explicitamente levada em conta pelo empresário, através da comparação entre seu preço e o preço médio ponderado da indústria. 
2-	 Segundo Kalecki, dos determinantes abaixo, o que NÃO afeta o grau de monopólio de uma empresa ou indústria é: 
( ) o poder dos sindicatos
( ) o aumento da concentração na indústria 
( ) a substituição da concorrência de preços por promoção 
(X) a interdependência entre as empresas 
( ) mudanças na relação custos indiretos/custos diretos 
3- 	Complete as frases abaixo: 
a) a fórmula de preço proposta por Kalecki difere daquela do princípio do custo total por levar em consideração, de forma explícita, onde P = m u + n p* onde p* é o preço ponderado ou médio m é o parâmetro que mostra a influência dos custos no preço n é o coeficiente que mostra a influência de p* 
b) o motivo que explica a fuga de empresas do ABC paulista, ligado a alteração do grau de monopólio é devido ao interesse dos sindicatos em reduz o grau de monopólio. 
c) O principal determinante de variações do grau de monopólio ligado à compressão dos lucros é derivada dos fatores que influenciam a razão custos indiretos e/ou custos diretos onde os custos indiretos são os custos fixos ou overhead. 
d) O just-in-time, o controle de qualidade total e a terceirização são fenômenos que, do ponto de vista da alteração do grau de monopólio estão ligados ao fator que rege as mudanças na composição setorial da indústria. 
4- Explique o que você entende pelo princípio do risco crescente? 
Dado o grau de risco assumido pela empresa, o montante de empréstimos que ela pode tomar para investimento vai depender de seu capital próprio. Ou seja, ao tomar empréstimos para investimento, o risco assumido pela empresa, em caso de fracasso, será tão grande quanto o alto valor dos empréstimos em relação ao valor de seu capital próprio. Assim, com um mesmo grau de risco, as empresas maiores podem recorrer a mais empréstimos do que as empresas menores. 
5- Indique os fatores determinantes de variações no grau de monopólio segundo Kalecki. Explique como ao menos dois destes determinantes afetam o grau de monopólio.
 Segundo Kalecki os fatores que mais influenciam a variação do grau de monopólio são: a tendência ao aumento do grau de concentração da indústria a longo prazo, importância crescente da promoção de vendas a longo prazo, fatores que influenciam a razão custos indiretos / custos diretos onde os custos indiretos são os custos fixos ou overhead, a influência dos sindicatos reduz o grau de monopólio e as mudanças na composição setorial da indústria. 
Em referencia à tendência ao aumento do grau de concentração da indústria a longo prazo pode se dizer que se uma indústria tem peso de 70% das vendas da indústria, mesmo que seus preços sejam mais elevados, ela puxa a média para a proximidade de seu preço. 
Já sobre os fatores que influenciam a razão custos indiretos e/ou custos diretos onde os custos indiretos são os custos fixo ou overhead, pode-se compreender que em momentos de variação ciclíca da economia que os custos indiretos começam a pressionar muito a lucratividade da empresa, o que promove o fenômeno da compressão de lucros, ou profit squeeze.

Outros materiais