Buscar

AP2 PORTUGUÊS II - GABARITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal Fluminense
Curso de Licenciatura em Letras- UFF / CEDERJ
Disciplina: Português 2
Coordenador: Gerson Rodrigues
Ap 2 - 2013/ 1
Aluno(a): _______________________________________________________
Polo: _______________________________ Matrícula ________________
Nota: _______________
Questão 1. (2,0)
Na gramática tradicional, o aposto é classificado como um termo acessório, assim como o são os adjuntos adnominais e adverbiais. Explique o que afasta a função do aposto das outras duas, considerando aspectos gramaticais e discursivos. Apresente um exemplo.
Texto descritivo: não há progressão temporal e desenrolar de acontecimentos. O caráter estático da apresentação dos elementos do texto indicam uma sequencia descritiva. Existe a preocupação de descrever detalhadamente o ambiente.
Questão 2 (3,0)
Leia o texto abaixo e transcreva dois trechos em que se identifiquem duas sequências tipológicas diferentes, caracterizando-as, em seguida.
“Trabalhadores em Educação pararam o trânsito na Avenida Antônio Carlos antes do Jogo Brasil e Chile no Mineirão Cerca de mil trabalhadores em educação de Minas Gerais realizaram ato público nessa quarta-feira (24.04), próximo ao Mineirão, antes do amistoso de futebol Brasil x Chile. A categoria está insatisfeita com o descaso e o desrespeito do governo com a educação pública mineira.
A manifestação aconteceu na Avenida Antônio Carlos, principal acesso ao estádio do Mineirão, que ficou completamente fechada por mais de uma hora. Na oportunidade, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE/MG) dialogou com a sociedade e mostrou a verdadeira realidade da educação no Estado, além de informar as inverdades exibidas nas propagandas do governo, que desafia o povo mineiro a comprovar o que, na prática, não existe.
Dezenas de estudantes se juntaram aos trabalhadores em educação. “Temos perdido o interesse em estudar, pois, os professores ganham um salário miserável e isso tem refletido nas salas de aulas. Os governantes gastam um absurdo com a Copa e para a educação, nada. Por isso, a categoria tem nosso apoio”, afirmou a estudante Natalia Avelar Gomes.
A coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, disse que a categoria espera que o governo pare com essa relação de não negociação com entidade e cumpra o acordo formalizado em 2011. “Queremos um processo sério de negociação, que modifique a condição do professor e dos educadores de Minas. Como está não é possível continuar. Por isso, saímos às ruas para lutar por nossos direitos e reivindicações.”
Pode ocorrer uma transgressão de fatores de ordem pragmática quando o interlocutor não compreende a situação contextual, ou seja, falta competência pragmática para quem ouve/lê a mensagem.
Questão 3
Observe o excerto abaixo e faça o que se pede. (2,0)
E: eh... Margarete... eu gostaria de que você descrevesse... o lugar onde você prefere passear...
I: em Guaxindiba... São Francisco... perto de Campos... eh... a praia que tem lá/ a gente aluga sempre uma casa... pra gente ficar lá... eu e minha família... o pessoal...
E: é muito extenso o lugar?
I: bem grande... e a gente sempre vai em época de carnaval...
E: e você pode me descrever assim como é que é ... é o lugar?
I: ahn... bonito ((riso)) como assim? é::... praia... bem grande... tem... três praias eu acho... encarreiradas... acho que só...
O texto que você acabou de ler é um exemplo de uso oral da língua. Trata-se da transcrição de uma entrevista, em que um entrevistador (E) pede ao informante (I) que descreva um local específico. A partir do trecho lido, apresente pelo menos duas características da sintaxe do texto falado, justificando sua resposta.
São exemplos de características do texto falado a Fragmentação e a Reiteração.
Questão 4 (2,0)
Explique o que é o vocativo e explique por que o seu valor discursivo é preponderante em relação ao sintático.
A 1ª construção: voz passiva sintética - Não apresenta agente da passiva. Há ênfase no processo verbal. Uso da partícula "se".
A 2ª construção: voz passiva analítica - Apresenta o agente da passiva.
Questão 5 (1,0)
Com base no conceito de competência pragmática, como um falante responderia a uma pergunta como “Tudo bem com você?”, transgredindo o contexto situacional.
a) O advérbio de negação "não" faz com que "nunca" assuma também o comportamento de uma partícula de negação.
b) O auxiliar "ter" faz com que a forma nominal no particípio "feito" assuma características de verbo nocional.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes