avaliação Parcial 1
4 pág.

avaliação Parcial 1


DisciplinaCompetencia Gerencial526 materiais347 seguidores
Pré-visualização1 página
vaiação Parcial: GST0615_SM_
	 
	Aluno(a): 
	Matrícula: 20
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 23/10/2017 20:50:29 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201702167602)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Marque as afirmativas verdadeiras em relação às barreiras para a comunicação eficaz. 1) Sobrecarga de informação: mais informação do que o receptor é capaz de armazenar ou classificar. 2) Localização física e distrações: distância e outros canais de comunicação afetam a comunicação negativamente. 3) Sexo do interlocutor.
		
	
	F, V, V.
	
	V, F, V.
	
	V, V, V.
	 
	V, V, F.
	
	F, V, F.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702358661)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo o que estudamos na aula 1, dentre as inúmeras competências que podem ser consideradas importantes para a organização, assinale nas opções de resposta a seguir oferecidas, aquela que aponta corretamente uma das mais necessárias.
		
	
	Flexibilidade
	
	Resiliência
	 
	Comunicação
	
	Versatilidade
	
	Negociação
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702167804)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Podemos afirmar que a principal característica dos grupos sociais é a:
		
	
	Comunicação.
	
	Desindividuação
	
	Integração.
	 
	Interação.
	
	Facilitação
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702142295)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A classificação de tarefas proposta por Aronson, Wilson e Akert compreende três tipos de tarefas unitárias: aditiva, conjuntiva e disjuntiva. Assinale aquela que apresenta o conceito de uma tarefa ADITIVA.
		
	 
	Aquela em que todos os membros do grupo realizam basicamente o mesmo trabalho e o produto final é a soma de todas essas contribuições, como quando três pessoas fazem força para tirar o carro da vala. Se ocorrer, entretanto, indolência social, o desempenho do grupo pode não ser melhor do que o de um indivíduo que trabalha sozinho.
	
	Quando o desempenho do grupo é definido pelas habilidades do membro menos capaz do grupo ou pelo elo mais fraco da corrente. Por exemplo, uma equipe de alpinistas só pode escalar à velocidade do seu membro mais lento.
	
	A proximidade entre as pessoas permite a troca de informações. Em grupos sociais são estabelecidas normas sociais com regras explícitas ou implícitas que definem o que é comportamento aceitável naquele contexto.
	
	O desempenho total do grupo é definido pela maneira como trabalha o melhor membro. Esse indivíduo pode elevar para o seu próprio nível o nível de desempenho dos demais indivíduos que estão na média ou abaixo da média.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702938983)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quais são os papéis do Administrador e as suas categorias segundo Henry Mintzberg?
		
	
	Papéis são dois: Integrador e condutor: Controlador: Administrador de recursos, Integrador: Elemento de ligação, solucionador Condutor: Empreendedor, solucionador de conflitos.
	
	Papéis são três: Decisório, Integrador e condutor: Controlador: Administrador de recursos, Integrador: Elemento de ligação, solucionador e Decisório: Monitor, Disseminador, Porta-voz e Decisório: Empreendedor, solucionador de conflitos.
	 
	Papéis são Três segundo Henry Mintzberg: Interpessoal, Informacionais e Decisório, Interpessoal: Símbolo ou representação, líder, Elemento de Ligação, Informal: Monitor, Disseminador, Porta-voz e Decisório: Empreendedor, solucionador de conflitos, Administrador de recursos e Negociador.
	
	Papéis são Quatro: Controlador, Gestor e Diretor. Controlador: Administrador de recursos, Gestor: Empreendedor, solucionador de conflitos e Diretor: líder, Elemento de Ligação.
	
	Papéis são Três: Interpessoal, Informal e Gerenciais, Interpessoal: Representação, líder, Ligação, Informações: Monitor, Disseminador, e Gerenciais: Facilitador, condutor e Porta-voz.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201702167775)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quando em um grupo de trabalho fracionamos as tarefas em diferentes subtarefas e as distribuímos entre os membros individuais do grupo, estamos utilizando as tarefas que são denominadas:
		
	
	Tarefas unitárias.
	
	Tarefas principais.
	
	Tarefas prioritárias
	
	Tarefas indivisíveis.
	 
	Tarefas divisíveis.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201702685402)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Antonio trabalha há apenas 1 ano como analista júnior de sinistros de uma grande seguradora, sendo este seu primeiro emprego aos 20 anos de idade. É a primeira vez que é avaliado e, por isso, não sabe como a avaliação de desempenho pode ajuda-lo. Seu gerente lhe explicou que o 'feedback' irá auxilia-lo no seu aperfeiçoamento profissional, mas Antonio não compreendeu como isso aconteceria. Como você explicaria o conceito de 'feedback' para Antonio?
		
	
	É o processo que procura identificar pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças que auxiliam e melhoram o desempenho do empregado.
	 
	É um elemento que surge ao final do processo de avaliação que fornece retorno ao colaborador sobre como está o seu desempenho indicando pontos fortes e fracos que devem ser aprimorados e melhorados, respectivamente.
	
	É, na maioria das vezes, um elemento de menor importância no processo de avaliação, pois poucas vezes é realmente utilizado e, quando o é, dificilmente oferece as necessárias respostas ao avaliado que possam auxilia-lo de maneira efetiva.
	
	É um tipo de avaliação onde o resultado depende fundamentalmente do julgamento parcial que o gerente faz do seu colaborador, considerando apenas seus conceitos pessoais e particulares, sujeitos às distorções deste tipo de julgamento.
	
	É o conjunto de processos gerenciais que possibilitam o empregado a agir de maneira mais específica e efetiva.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201702692144)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quando se identifica um empregado-problema, algumas ações devem ser realizadas para corrigir a situação na empresa. A estrutura de ação nesse caso consiste primeiramente em:
		
	
	Organizar uma discussão de melhoria de desempenho;
	 
	Diagnosticar o problema;
	
	Demitir o empregado identificado como problema.
	
	Coordenar quando necessário;
	
	Recrutar novos empregados para a empresa;
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201702138674)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Estruturar um problema de mudança envolve atar duas questões fundamentais. Que questões são essas?
		
	
	Quem é o responsável financeiro pelo projeto? Qual o valor do projeto?
	 
	Quem é(são) o(s) cliente(s) da mudança? Qual é o escopo da mudança (amplitude e quantidade)?
	
	Será que esse novo processo atende ao disposto da ISO 9000? Qual é amplitude da mudança?
	
	Quem é(são) os donos da empresa? Para que faremos este novo processo de mudança?
	
	Quem são os beneficiados no novo processo? Quanto este novo processo movimenta?
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201702805093)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Resultam de influências externas que exigem alguma forma de adaptação ou reação da organização:
		
	
	Mudanças orientadas
	 
	Mudanças não planejadas
	
	Mudanças de mercados
	
	Mudanças acidentais
	
	Mudanças planejadas
		 Gabarito Comentado.