Buscar

ATIVIDADE SEMANA 5 SOCIOLOGIA EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Leia com atenção as duas afirmações e responda à pergunta:
“A ausência de determinantes biológicos de atividade nos seres humanos significa, nos termos de Sartre, que o homem, (...) é de início o não-Ser que adquire o Ser” (Ratner, 1995, p. 14).
“O trabalho educativo é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo particular a humanidade” (SAVIANI, 2005, 13).
É possível relacionar estas afirmações ao que a professora Tozoni Reis aponta como função do processo educativo? 
 
Resp: 
Sim, pois segundo a professora o processo educativo é um processo de formação humana, isto é, um processo em que todos os seres humanos que nascem inacabados do ponto de vista das características humanas são produzidos, construídos, como humanos. É um processo histórico e social de tornar humanos os seres humanos.
Qual a definição de sentimento de infância para Ariès (1981)? Qual a relação deste sentimento com o surgimento da uma nova função definidora da escola moderna?
Resp:
Aries define o sentimento como consciência sobre a particularidade infantil que distingue adulto e criança. Esse sentimento fez surgir uma nova função para  a escola que passou a ser entendida e a funcionar como " um meio de isolar cada vez mais as crianças durante um período de formação tanto moral como quanto intelectual, de adestrá-las , graças a uma disciplina mais autoritária, separando-a da sociedade dos adultos
 
Conceitue “panóptico” e aponte pelo menos três elementos que caracterizam a escola estudada por Ferrari e Dinali como “panóptico”.
Resp:
Panóptico é um modelo arquitetônico, cujo edifício construído nesse modelo seria semelhante a um anel com uma torre central. O anel era dividido em pequenas celas com janelas que davam tanto para o exterior como para o interior, um vigia era colocado na torre central e conseguia ter uma visão global e individual de todos os “prisioneiros”.
Na escola estudada pelos autores eles identificaram características panópticas como: 
Carteiras em filas na frente do quadro negro
Espaço destinado ao professor na frente dos alunos permitindo ao mesmo melhor visão dos corpos e dos espaços
Espaço “fixado” da coordenação que permite enxergar as salas e corredores do andar superior e o pátio, contudo quem está de fora do prédio não vê dentro da sala.
 
Na teoria de Durkheim, qual a relação entre fato social e coerção?
 
Resp:
O fato social é algo que independe do ser humano, ele é exterior a nossa a vontade. O ser humano vai se adequando a essas condições sociais e não percebe que são imposições da vida conjunta numa sociedade. 
A transgressão ao "lugar comum", estabelecido pelo social é logo sentida por meio da coerção, por isso, a coerção está relacionada ao fato social, já que para não sofrermos penalidades sociais é preciso estarmos de acordo aos padrões e normas estabelecidos. 
Muitos fatos sociais são imprescindíveis, ao homem para este viver numa sociedade, como tomar  banho, cumprir com seus deveres, dentre outros. Mas, alguns são dispensáveis, no entanto, estamos tão acostumados a cumpri-los que não paramos para pensar se são realmente necessários. E, muitas das vezes temos medo das coerções (penalidades) que nos são impostas.
Tomando o trabalho de Ferrari e Dinali, que aborda fundamentos da teoria de Michel Foucault, explique o que é disciplina e se a vigilância é um mecanismo da disciplina?
Resp:
Disciplina é uma forma de poder e sua função, segundo Foucault, é se apropriar do corpo para aproveitar o máximo de suas potencialidades. Vigiar faz parte do controle da disciplina pode-se dizer que elas caminham juntas, pois a vigilância permite controlar os corpos para que eles foquem no que é necessário, ou seja, extrair seus potenciais.
 
Ao abordar em seu artigo as práticas docentes em sala de aula, Antonio Nóvoa define e explica os “efeitos da moda”. Como Nóvoa explica a circulação rápida dos “efeitos da moda” e qual a crítica que faz?
Resp: 
Ele explica que a circulação rápida dos “efeitos da moda” se deve a rápida circulação de idéias e as inovações tecnológicas, segundo Nóvoa a adesão pela moda é a pior maneira de aderir aos debates educativos, pois ele leva à uma “fuga para frente” porque falar de moda dispensa-nos a tentar compreender.
 
Por que, para François Dubet, a organização de salas de aulas homogêneas é um dos mecanismos sutis da exclusão escolar e de reforço das desigualdades escolares?
Resp: 
Segundo o autor a organização das salas de aula em salas homogêneas reforça tanto a desigualdade social como a escolar, pois não aumenta muito o desempenho dos melhores alunos, mais enfraquece nitidamente o desempenho dos alunos mais fracos. Os alunos mais favorecidos socialmente, que dispõem de maiores recursos (também por conta dos pais serem mais intuídos), são também privilegiados por um conjunto de mecanismos escolares, que beneficia os mais beneficiados.
 
Considerando que a função social da escola acompanha a complexidade social, adequando-se a ela, explique as características do momento em que vivemos, chamado de intrageracional, e aponte que tipo de formação o momento atual exige.
Resp: 
O intrageracional descreve discrepâncias culturais, sociais ou econômicas entre duas ou mais gerações, que pode ser causada por conflitos de interesse entre gerações mais jovens e gerações mais antigas. Esse conflito ocorre devido a evolução da dinâmica apresentada na relação entre os indivíduos de uma sociedade, resultada do surgimento de novas tecnologias e costumes que se tornam essenciais na vida de indivíduos. Essas tecnologias e costumes devem ser trazidos para o aprendizado de hoje. A formação inicial e centrada na transmissão de conteúdo não é mais capaz de suprir essas necessidades educacionais, atualmente se faz necessária uma formação, mais ampla e adequada às novas demandas da vida contemporânea. A escola, em sua função social, tem um olhar constante voltada á sociedade, conectando seu saber com a pratica cotidiana do aluno. A experiência de vivenciar as situações de aprendizagem ensina o convívio em grupos, indispensável para a vida e o trabalho.

Outros materiais