Buscar

Resumo Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE CEUMA – UNICEUMA CAMPUS I
	Data: 
	
	Curso: ENFERMAGEM
	Disciplina: PROMOÇÃO A SAÚDE
	
	Professor: 
	Bimestre: II
	Turma: 
	
	Aluno (a): 
	CPD: 
	
	Nota:
	Rubrica do Professor: 
 
Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde
 Embora o Sistema Único de Saúde (SUS) tenha sido criado baseado nos princípios de equidade, integralidade e universalidade, sempre houve uma deficiência na divulgação dos direitos dos usuários. Assim, estes princípios nem sempre foram respeitados. Atualmente, os temas humanização e busca de qualidade vem sendo muito discutidos, e em 2006, foi criada a Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde. Esta traz ao cidadão brasileiro o conhecimento de seus direitos como usuário do SUS. Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de avaliar o conhecimento dos moradores de um município do interior de Minas Gerais sobre a existência e o conteúdo da Carta. 
 Foi realizada uma entrevista a 1318 moradores do município, residentes em dois bairros pré-determinados. Após verificação dos resultados, foi realizada uma intervenção para conscientização da população. 
 Verificou-se que a grande maioria dos entrevistados desconhece a existência da Carta. Constatou-se também que a maioria dos moradores considera que a assistência prestada poderia ser mais humanizada. Com base nos resultados, foi realizada uma intervenção através de um programa de orientação à população em uma das rádios ocais e uma palestra aos estudantes de graduação em enfermagem do município com o intuito de que os mesmos sejam divulgadores da Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde. 
 Portanto concluiu-se que a Saúde ainda tem que sofrer várias modificações para que o atendimento seja humanizado e para que os direitos dos cidadãos sejam respeitados. Acredita-se que esta pesquisa contribuiu para avaliar o conhecimento dos moradores do município sobre a existência e o conteúdo da Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde e, através dela, foram levantados temas importantes como: utilização dos serviços do SUS; qualidade da assistência prestada; acesso aos estabelecimentos de saúde; clareza das informações recebidas; legibilidade da receita médica e atitude dos usuários frente ao mau atendimento. Constatou-se que, sem o envolvimento de usuários, gestores e líderes políticos, dificilmente os princípios da Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde serão verdadeiramente cumpridos.

Outros materiais