Buscar

Relatorio aula pratica de digestorio

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO:
Os alimentos suprem a necessidade do corpo de água, eletrólitos, vitaminas e nutrientes. Cada parte do trato digestório é adaptado à sua função específica. A quantidade de alimento é determinada pelo desejo por alimento: fome. O tipo do alimento é determinado pelo apetite. Esses são sistemas reguladores automáticos, importantes para manter o suprimento nutricional adequado para o corpo.
A presença de alimento em segmentos específicos do trato gastrointestinal estimula as glândulas da região e, muitas vezes, as glândulas próximas, para que produzam secreções de moderada à grande quantidade. 
Os dentes são adaptados para mastigação, possibilitando corte e trituração. O processo de mastigação é causado pelo reflexo da mastigação, o qual na presença do bolo de alimento desencadeia a inibição reflexa dos músculos da mastigação, abaixando a mandíbula inferior, o que, em sequência, desencadeia o estiramento dos músculos mandibulares, levando à contração reflexa, elevando a mandíbula. Esse processo é repetido inúmeras vezes. A intensidade da digestão depende da área de superfície total do alimento exposta às secreções digestivas. Além disso, transformar o alimento em pedações menores previne escoriações no trato digestório e facilita seu transporte.
Durante a deglutição é importante que a respiração não seja comprometida, uma vez que a faringe serve, por instantes, como trato de propulsão alimentar. Quando o alimento está pronto para ser deglutido é empurrado para cima e para trás pela língua voluntariamente. Ao atingir a parte posterior da cavidade bucal e a faringe, estimula as áreas de receptores epiteliais da deglutição, ao redor da abertura da faringe e seus impulsos passam para o tronco encefálico, onde iniciam um serie de contrações musculares automáticas: fechamento da parte posterior da cavidade nasal, contração e retração da laringe pelos músculos do pescoço, impedindo a passagem de alimento para o nariz e para a traqueia, após a passagem do bolo alimentar o esfíncter esofágico se contrai para evitar a entrada de ar no esôfago, começando os movimentos peristálticos. 
As funções do estomago vão desde armazenamento do alimento para seu processamento no próprio estomago, como no duodeno e nas demais parte do intestino delgado, passando por mistura desse alimento com secreções gástricas, formando a mistura semilíquida chamada quimo, até seu esvaziamento, com vazão compatível com a digestão e absorção adequadas do intestino delgado. 
Os movimentos do intestino delgado são classificados como de mistura e propulsão, mas de modo geral qualquer movimento tem seu grau de mistura e propulsão. As contrações de segmentação dividem o quimo várias vezes, promovendo a mistura do alimento com secreções do próprio intestino. O quimo é impulsionado pelo intestino, por ondas peristálticas, podendo ocorrer em qualquer parte do órgão. Ocorre de maneira lenta e curta, desta forma o quimo demora cerca de 3 a 5 horas para fazer todo o seu percurso. Os movimentos de segmentação, em geral, percorrem 1 cm em direção ao ânus e contribuem para o impulso do alimento.
As principais funções do Colón são absorção de agua e eletrólitos para formar as fezes solidas e armazenamento de material fecal até que possa ser expelido. A metade proximal do intestino grosso está associada à absorção e a metade distal ao armazenamento. Seus movimentos são muito lentos, já que não são mais necessários para essas funções, mas possuem características semelhantes às do intestino delgado. Grandes constrições circulares ocorrem no Cólon, quase ocluindo seu lúmen, ao mesmo tempo em que o musculo longitudinal se contrai, reunindo-se em três faixas longitudinais, denominadas Tênias cólicas. A combinação dessas contrações circulares e longitudinais fazem com que a parte não estimulada do intestino se infle formando Haustrações. Elas se movem lentamente na direção do ânus, contribuindo para a propulsão, mas, também, revolvendo o material fecal, para que todo ele tenha contado com a superfície mucosa, afim de absorver líquidos e substancias dissolvidas. Grande parte da propulsão no ceco e no cólon depende das haustrações lentas. Do seco ao sigmoide os movimentos de massa podem assumir o papel de propulsivo. 
Quando o movimento de massa força as fezes para o reto, surge a vontade de defecar, então o reto se contrai pro reflexo e ocorre o relaxamento dos esfíncteres anais. A passagem de material fecal é controlada pela contração dos esfíncteres anal interno e anal externo. Sendo que o esfíncter externo é circundado por músculos estriados controlados pelo nervo pudendo, sendo assim, seu controle é voluntario.
Usando como parâmetro o que é sabido a respeito do sistema digestório, a aula prática relatada teve por objetivo a observação e compreensão das reações digestivas da amilase salivar separadamente e junto a solução de Lugol. Os materiais usados, o método e seus resultados serão apresentados em acordo com as conclusões do grupo após a experiência.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes