A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
35 pág.
REVISÃO   TÓPICOS INTERDICIPLINARES

Pré-visualização | Página 1 de 7

1.
		Sobre as origem da Filosofia Ocidental, é correto afirmar:
	
	
	
	 
	Surgiu na Grécia, em torno do século VI a.C., quando os gregos perceberam que as explicações míticas não eram suficientes para explicar os fenômenos da natureza.
	
	
	Surgiu com os primeiros relatos do historiador Heródoto, em torno do século V a.C., ao refletir sobre o significado da vitória contra os persas na Batalha de Maratona.
	
	
	Está vinculada à publicação do livro a República de Platão, em torno do século IV a.C., quando as diferentes formas de conhecimento foram impressas em pergaminhos.
	
	
	Está relacionada com as conquistas gregas do Oriente por Alexandre Magno, em torno do século III a.C., e o fenômeno denominado Helenismo pelos conquistadores.
	
	
	Tornou-se uma disciplina de reflexão e crítica proporcionada pela conquista da Grécia pelos romanos, em torno do século II a.C., e a transferências de sábios para a cidade de Roma.
	
	
	
		
	
		2.
		Sobre John Locke, filósofo que se opôs à teoria do Direito Divino dos reis, é correto afirmar:
	
	
	
	 
	O direito natural precede o direito positivo e todos os homens são iguais e possuem os mesmos direitos à vida, à liberdade e à propriedade.
	
	
	O pacto social exige que a vontade expressa da maioria, mesmo que seja representada pelos operários, deve ser respeitada pela minoria.
	
	
	A paz social exige a eliminação do direito à revolução, pois as manifestações de revoltas e as trocas de governo são prejudiciais à sociedade.
	
	
	A liberdade religiosa põe em risco os sistemas políticos, mas a religião anglicana cristã, fundada em princípios pacíficos, deve ser permitida.
	
	
	Os conflitos de interesses, naturais em todas as sociedades, devem ser mediados pelos monarcas, responsáveis pela justiça social.
	
	
	
		
	
		3.
		"É entendida como o produto material e imaterial de toda a atividade humana, que foi se acumulando desde nossas origens, quando passamos a viver em grupo. Ao mesmo tempo, é por meio dela que se dá a identificação entre os indivíduos e seu meio social e/ou o reconhecimento dos grupos e sociedades distintos." O excerto acima traz a definição de:
	
	
	
	 
	Cultura
	
	
	Religião
	
	
	Identidade
	
	
	Sociedade
	
	
	Ser humano
	
	
	
		
	
		4.
		A Filosofia surgiu pela necessidade de explicação racional da realidade em oposição à interpretação mítica, isto é, uma explicação coerente, justificada por argumentos lógicos e não contraditórios, formando pensamentos, ideias e conceitos. Assim, a Filosofia é a formação:
	
	
	
	
	Do pensamento coerente, matemático e científico.
	
	
	Do pensamento sistemático, matemático e coerente.
	
	 
	Do pensamento crítico, justificado e sistemático.
	
	
	Do pensamento crítico, místico e científico.
	
	
	Do pensamento rigoroso, organizado e sistemático.
	
	
	
		
	
		5.
		É uma maneira inventiva de como a humanidade manifesta suas emoções, sua história e sua cultura por meio de alguns valores estéticos, como encanto, conformidade, sensatez, equilíbrio, beleza. Esse tipo de leitura da realidade se revela por meio de um sem número de possibilidades formais, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre tantas outras existentes e que podem vir a ser criadas. Nesse caso, o texto refere-se à:
	
	
	
	 
	Arte
	
	
	Ciência
	
	
	Religião
	
	
	Filosofia
	
	
	Teologia
	
	
	
		
	
		6.
		A palavra ciência vem do latim scientia que significa conhecimento. Refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemática. Em sentido estrito, Ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento pesquisando, mas baseado no método científico, bem como ao corpo organizado de conhecimentos conseguidos através de tais pesquisas. Em outras palavras, Ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano sobre a natureza, o universo etc. Por fim Ciência refere-se à investigação racional de tudo direcionado à descoberta da verdade e/ou realidade universais. Tal investigação é metódica e compulsoriamente realizado em acordo com o método científico. É por isso que o conhecimento científico se distingue:
	
	
	
	
	Da religião.
	
	
	Do cientificismo.
	
	
	Da arte.
	
	
	Da matemática.
	
	 
	Do Senso comum.
	
	
	
		
	
		7.
		A identidade humana só é reconhecida e estabelecida ante um grupo. Ou seja, o ser humano só se faz como tal diante de outro, seu semelhante, com o qual estabelece mecanismos diversos de interação constantes. (FERREIRA, 2009, p. 28). A partir da leitura do excerto acima, podemos afirmar que:
	
	
	
	
	A criação da identidade nada tem a ver com o convívio com o grupo.
	
	
	Nas sociedades complexas, as inter-relações perderam sua função.
	
	
	Os grupos sociais só são importantes para manter a ordem social.
	
	 
	Os seres humanos são seres socioculturais.
	
	
	Ao ser humano não faz a menor falta a vida em sociedade.
	
	
	
		
	
		8.
		Arte é a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular esse interesse de consciência em um ou mais espectadores, e cada obra de arte possui um significado único e diferente. (Disponível em: http://www.significados.com.br.) Da afirmativa anterior subentende‐se que a arte possui, EXCETO:
	
	
	
	
	HUMANIDADE
	
	 
	GLOBALIZAÇÃO
	
	
	INTENCIONALIDADE
	
	
	ESTÉTICA
	
	
	IDENTIDADE
		1.
		O sociólogo inglês  Thomas Marshall fez um estudo histórico do desenvolvimento da cidadania moderna, dividindo-a em três partes. Assinale, corretamente, as três fases da cidadania moderna.
	
	
	
	
	Civil, econômica e moral
	
	
	Política, social e econômica
	
	
	Econômica, trabalhista e política
	
	 
	Civil, política e social
	
	
	Social, trabalhista e mora
 
	
	
	
		
	
		2.
		Quanto ao Comitê de Diretores Humanos instituído com base no Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, a norma determina que:
	
	
	
	 
	é proibido de ter mais de um nacional de um mesmo Estado, e os seus membros serão eleitos para um mandato de quatro anos.
	
	
	será integrado por nacionais dos Estados¿parte do Pacto, os quais deverão ser representados por pessoas de elevada reputação moral e reconhecida competência, com um mandato de dois anos.
	
	
	poderá cada Estado¿parte indicar duas pessoas, sendo que essas pessoas deverão ser nacionais do Estado que as indicou, e a mesma pessoa não poderá ser indicada mais de uma vez.
	
	 
	não será composto de cinco membros permanentes, que possuem direito a veto, além de dez membros não permanentes, indicados com mandatos de dois anos.
	
	
	será composto de cinco membros permanentes, que possuem direito a veto, além de dez membros não permanentes, indicados com mandatos de dois anos.
	
	
	
		
	
		3.
		Faz parte das políticas públicas determinadas ações que contribuem para superar as desigualdades e encurtar a distância entre as classes sociais e os excluídos historicamente. Portanto, essas ações são denominadas de:
	
	
	
	 
	Ações Sociais
	
	
	Ações Políticas
	
	 
	Ações Afirmativas
	
	
	Ações Filantrópicas
 
	
	
	Ações efetivas
	
	
	
		
	
		4.
		Do ponto de vista da Filosofia, destaca-se como um dos seus ramos uma ciência que tem por objeto o estudo dos valores e princípios morais de uma sociedade e de seus grupos

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.