A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
35 pág.
REVISÃO   TÓPICOS INTERDICIPLINARES

Pré-visualização | Página 3 de 7

diretrizes, princípios norteadores de ação do poder público; regras e procedimentos para as relações entre poder público e sociedade, mediações entre atores da sociedade e do Estado. Portanto, tais ações do Estado traduzem, no seu processo de elaboração e implantação e, sobretudo, em seus resultados, formas de exercício do poder político, envolvendo a distribuição e redistribuição de poder, o papel do conflito social nos processos de decisão, a repartição de custos e benefícios sociais. Nesse sentido, tais ações por parte dos poderes públicos são denominadas de:
 
	
	
	
	 
	Direitos Sociais
 
 
	
	
	Políticas de Segurança
	
	
	Políticas SociaisA
	
	
	Ações Públicas
	
	 
	Políticas Públicas
	
	
	
		
	
		2.
		Considerando a distinção conceitual entre grupos vulneráveis e minorias, assinale a alternativa que identifica, correta e respectivamente, no Estado Brasileiro, um componente de grupo vulnerável e outro de uma minoria.
	
	
	
	
	Adolescentes e mulheres.
	
	
	Homossexuais e idosos.
	
	 
	Crianças e pessoas com deficiência física ou sofrimento mental.
	
	
	Ciganos e praticantes do candomblé.
	
	 
	População de rua e índios.
	
	
	
		
	
		3.
		Sobre a pobreza e desigualdade social no Brasil, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	A desigualdade social atinge somente países não desenvolvidos.
	
	 
	A pobreza atinge todos os países, sendo este um problema social.
	
	
	A desigualdade social não está associada ao capitalismo e ao sistema político.
	
	 
	Só existe desigualdade social abaixo da linha do Equador.
	
	
	Todas as opções estão corretas.
	
	
	
		
	
		4.
		A Política Nacional de Mobilidade Urbana, instituída por lei federal,
	
	
	
	
	prevê a possibilidade de superávit entre o valor monetário da tarifa de remuneração da prestação do serviço de transporte público de passageiros e a tarifa pública cobrada do usuário.
	
	 
	objetiva a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas nas áreas urbanas.
	
	
	não inclui em suas disposições regramentos sobre o transporte privado coletivo e o transporte motorizado privado
	
	
	estabelece a obrigatoriedade da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana para todos os municípios obrigados ou não à elaboração do Plano Diretor Municipal.
	
	
	estabelece que o preço público cobrado do usuário pelo uso do transporte público coletivo deve cobrir os reais custos do serviço prestado pelo operador público ou privado, além da remuneração do prestador.
	
	
	
		
	
		5.
		A Lei 11.340/2006, cria mecanismos para conter-se a violência doméstica contra a mulher, nos termos do § 8º do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher. Dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências. Esta lei é socialmente reconhecida como
 
	
	
	
	 
	Lei Maria da Penha
	
	
	Lei Ângela Dinis.
	
	
	Lei Mariele de Oliveira
 
	
	
	Lei Marta Rocha
	
	
	Lei Ruth Cardoso
	
	
	
		
	
		6.
		Para os estudiosos, o crescimento econômico não conduz automaticamente à igualdade nem à justiça sociais, pois não leva em consideração nenhum outro aspecto da qualidade de vida a não ser o acúmulo de riquezas, que se faz nas mãos apenas de alguns indivíduos da população. Por outro lado, quando se efetiva a geração de riquezas e sua justa distribuição com o intento de melhorar a qualidade de vida de toda a população, levando em consideração, portanto, a qualidade ambiental do planeta etc., avistamos o fenômeno sócio-econômico denominado:
 
	
	
	
	
	Responsabilidade Social
	
	
	Capitalismo Renano
	
	 
	Desenvolvimento Econômico
	
	
	Socialismo Democrático
 
 
	
	 
	Crescimento sustentável
	
	
	
		
	
		7.
		Entende-se por políticas públicas todas aquelas obrigações que delegamos à Administração Pública, para ela que realize ações, em nome do interesse público, com a grana que recolhe através dos tributos (impostos e demais taxas) que pagamos, para que possamos ter uma vida melhor em nossas cidades, nossos estados, nosso país. Diante desse contexto, podemos afirmar que constituem políticas públicas:
	
	
	
	
	A saúde, o direito ao ócio e o direito de acesso ás empresas privadas.
	
	 
	A saúde, o saneamento e a educação.
	
	
	A cultura, a gameficação da vida e a saúde.
	
	
	Os transportes, a cultura e o direito de acesso aos jogos eletrônicos.
	
	
	O Saneamento, o acesso á educação e o direito ao entretenimento privado.
		.
		Sobre as teorias que tentam explicar a natureza jurídica da relação de emprego, assinale a alternativa incorreta:
 
	
	
	
	
	A Teoria do Institucionalismo impuro admite que exista ato volitivo do empregado, limitando-se contudo ao ingresso ou adesão à empresa que lhe impõe um estatuto legal previamente elaborado.
	
	 
	É possível dizer que a Consolidação das Leis do Trabalho adotou a Teoria Contratualista, que é aquela que despreza a vontade das partes uma vez que as normas contratuais devem respeitar os limites legais mínimos estabelecidos pelo Estado e irrenunciáveis pelas partes.
	
	 
	A Teoria Institucionalista Pura prega que o interesse exclusivo da instituição empregadora deve prevalecer sobre os interesses individuais que nela ingressa.
	
	
	A Teoria da Relação de Trabalho despreza o ato volitivo como condição para a existência da relação de trabalho, bastando que haja inserção objetiva do empregado na empresa com a correspondente prestação de serviços.
	
	
	A Teoria do Contrato-Realidade afirma que a relação jurídica de trabalho é representado pela vontade das partes, através de um contrato expresso ou pelo fato, representado pelo trabalho efetivo, mesmo que não tenho sido convencionado.
	
	
	
		
	
		2.
		É formada por espécies vivas que compreende plantas, animais e micro-organismos, que povoam desde as profundezas dos oceanos até as mais altas montanhas. É composta por uma enorme diversidade de espécies compreendidas como indivíduos semelhantes, com capacidade para se reproduzir entre si e naturalmente. Este conceito é dado a:
	
	
	
	
	Não é um conceito usual para as ciências naturais.
	
	
	Megassistema social.
	
	 
	Biodiversidade.
	
	
	É o que define os múltiplos usos no ecossistema.
	
	
	Ecologia humana.
	
	
	
		
	
		3.
		A pessoa física que presta serviços esporádicos a uma ou mais empresas, sem, contudo, manter relação de emprego com qualquer delas, é considerada trabalhador
	
	
	
	
	temporário.
	
	
	comissionado.
	
	 
	eventual.
	
	 
	avulso.
	
	
	autônomo.
	
	
	
		
	
		4.
		A relação de emprego tem como principal característica a presença do empregado, parte mais fraca da relação jurídica. O direito do trabalho foi pensado e criado exatamente para proteger a figura desse trabalhador. Portanto, é imprescindível que o operador do direito do trabalho (advogado, professor, procurador, juiz do trabalho, candidatos a cargos públicos etc.) saiba diferenciar o trabalhador em sentido amplo e o trabalhador com vínculo empregatício. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
	Presentes os sete requisitos

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.