A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
35 pág.
REVISÃO   TÓPICOS INTERDICIPLINARES

Pré-visualização | Página 4 de 7

.
	
	 
	O empregado é contratado em razão de suas qualidades pessoais (eficiência, lealdade, conhecimentos técnicos, moral etc.). Diante disso, não se pode fazer substituir por um terceiro.
	
	
	Presentes os quatro requisitos (pessoalidade, onerosidade, eventualidade e subordinação) será declarado o vínculo, independentemente da nomenclatura que seja utilizada para identificar o trabalhador (funcionário, colaborador, ajudante etc.).
	
	
	O empregado é pessoa física ou jurídica (empresa, associação, cooperativa etc.). A lei trabalhista foi criada para protegê-lo. Assim, excluem-se da figura do empregado a prestação de serviços por animais.
	
	
	A subordinação do empregado decorre de lei, alcança a vida pessoal do trabalhador. O empregado fica sujeito às orientações dadas pelo empregador, como horário de trabalho, utilização de maquinário etc.
	
	
	
		
	
		5.
		Ciência de grande importância no mundo contemporâneo, porque estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem:
	
	
	
	
	ECONOMIA
	
	
	METEREOLOGIA
	
	 
	ECOLOGIA
	
	 
	GEOPOLÍTICA
	
	
	AGRONOMIA
		1.
		(SGA-AC) O caráter globalizado da economia contemporânea traz conseqüências que não se restringem ao sistema produtivo propriamente dito. Entre outros aspectos relevantes, pode-se afirmar que a globalização altera o papel e a forma de atuação dos Estados nacionais, modifica significativamente o mundo do trabalho, incentiva o contínuo desenvolvimento científico e tecnológico, subordina às leis do mercado atividades esportivas e artístico-culturais, e agiliza, sobremaneira, a circulação de bens e de capitais. Contudo, ao mesmo tempo em que faz avançar o turismo mundial, impõe barreiras à imigração, sobretudo quando se trata de egressos de áreas pobres que partem em busca de melhores condições de vida nos países mais ricos. Além disso, cada vez mais, condiciona as relações internacionais aos interesses econômicos. Entre as opções abaixo, assinale a que não corresponde a característica da globalização contemporânea.
	
	
	
	 
	A ampliação dos mercados em decorrência da eliminação de políticas protecionistas por parte dos países economicamente mais poderosos.
	
	
	Profunda desigualdade social entre as nações desenvolvidas e as não desenvolvidas do globo.
	
	 
	O aumento da capacidade de produção, assentada na tecnologia e voltada para um mercado extremamente competitivo.
	
	
	A grande mobilidade financeira, com os capitais ¿ produtivos ou especulativos ¿ circulando com facilidade pelos mercados mundiais.
	
	
	A formação de blocos regionais e continentais com o objetivo de melhor inserção na economia mundial.
	
	
	
		
	
		2.
		A responsabilidade social é uma atividade empresarial importante para a Administração. Dessa forma, quando um gerente precisa monitorar e avaliar o desempenho da responsabilidade social da empresa, ele lança mão de um(a):
	
	
	
	 
	Contabilidade social
	
	 
	Auditoria social
	
	
	Gestão social
	
	
	Estratégia social
	
	
	Balanço social
	
	
	
		
	
		3.
		São dificuldades que envolvem a responsabilidade social efetiva, EXCETO:
	
	
	
	
	Identificação de problemas sociais realmente prioritários pelos interessados.
	
	 
	Acompanhamento e avaliação da sociedade organizada em relação às ações sociais realizadas pelas empresas.
	
	 
	Participação ativa das comunidades do entorno das empresas.
	
	
	Uso de metodologias eficientes.
	
	
	Mensuração do retorno dos projetos sociais em termos de bem-estar social para as comunidades.
	
	
	
		
	
		4.
		É uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres humanos entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos:
	
	
	
	
	Capital mental
	
	
	Rede capital
	
	 
	Rede Social
	
	
	Rede mental
	
	
	Capital social
	
	
	
		
	
		5.
		Estamos tratando de uma dimensão relacionada à gestão dos recursos da economia voltados para o bem de todos, para o interesse comum:
	
	
	
	
	Setor responsável
	
	 
	Setor público
	
	
	Setor privilegiado
	
	
	Setor privado
	
	
	Setor terciário
	
	
	
		
	
		6.
		(SEDUC-PA) A globalização econômica dos dias atuais
	
	
	
	
	não encontra apoio na nova ordem política internacional em gestação.
	
	 
	inclui-se na evolução complexa das formas de produzir e consumir que se desdobra da Terceira Revolução Industrial.
	
	 
	é um processo que já se encontra esgotado mundialmente.
	
	
	é um processo sem raízes na história do capitalismo.
	
	
	está relacionada à ampla socialização e distribuição equitativa dos bens da produção.
	
	
	
		
	
		7.
		(PRODEB) ¿Dois conceitos muito discutidos nos dias atuais: __________________ é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo, de modo que as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta; enquanto __________________ é um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defendem a não participação do estado na economia. De acordo com esta doutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país." Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
	
	
	
	 
	neoliberalismo / globalização
	
	
	neoliberalismo/socialismo
	
	
	liberalismo econômico / socialismo
	
	
	socialismo / liberalismo econômico
	
	 
	globalização / neoliberalismo
	
	
	
		
	
		8.
		As novas tecnologias permitiram o estabelecimento de uma comunicação em rede e a emergência do ciberespaço. Nesse novo ambiente, surge a cibercultura, definida por Pierre Lévy como:
	
	
	
	
	Conjunto de redes digitais (computadores e HDTV) que pela interação entre os indivíduos desenvolve valores e novas potencialidades da inteligência coletiva.
	
	
	Conjunto de pensamentos e produtos intelectuais (blogs e e-books) que se caracterizam pela preponderância do imaginário frente às referencialidades reais.
	
	 
	Conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço.
	
	
	Manifestações socioeconômicas proporcionadas pela comunicação via internet e guiadas pelos princípios da globalização.
	
	 
	Espaço digital de alta conectividade para onde concorrem sujeitos simbólicos e suas manifestações culturais.
		1.
		Os antropólogos elaboraram dois conceitos fundamentais à compreensão da cultura como um fenômeno complexo de viés histórico. O primeiro diz respeito ao etnocentrismo que vale dizer que, equivocadamente, se julga e condena os valores de uma cultura a partir da cultura do julgador; o segundo, diz respeito ao fato de que não existem culturas superiores umas às outras, mas relativas em suas complexidades valorativas, portanto somente diferentes. Nesse caso, assinale a alternativa correta que corresponda à ideia de inexistência de cultura superior versus cultura inferior.
 
	
	
	
	 
	Multiculturalismo
	
	
	Diversidade cultural
	
	
	Multiculturalismo crítico
 
 
	
	 
	Relativismo cultural
	
	
	Vanguardismo cultural
	
	
	
		
	
		2.
		¿A perspectiva que chamo de multiculturalismo crítico compreende a representação

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.