A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
35 pág.
REVISÃO   TÓPICOS INTERDICIPLINARES

Pré-visualização | Página 5 de 7

da raça, classe e gênero como resultado de lutas sociais sobre signos e significações e, enfatiza não apenas o jogo textual, mas a tarefa de transformar as relações sociais¿ (MCLAREN, Peter. Multiculturalismo Crítico. São Paulo: Cortez, 2002, 123). O pressuposto inicial e fundamental reside em que a utilização desses conceitos não se reduz a uma simples técnica de interpretação, mas sim que esse marco teórico é produto de uma determinada filosofia hermenêutica, cujo foco principal é o:
 
	
	
	
	
	Diálogo político
	
	
	Diálogo racial
	
	 
	Diálogo étnico
	
	
	Diálogo cultural
	
	 
	Diálogo intercultural.
	
	
	
		
	
		3.
		A antropologia elaborou um conceito que retrata a pluralidade cultural que convive de forma harmônica. Esse conceito é utilizado pelos estudos antropológicos e sociológicos que tenta explicar como as sociedades que possuem um acervo cultural tão diferente convivem entre si. Então, é correto dizer que esse conceito que traduz a diversidade cultural é:
 
	
	
	
	
	Sociologia cultural
 
 
	
	 
	Multiculturalismo
	
	 
	Diversidade cultural
	
	
	Antropologia cultural
	
	
	Liberalismo
	
	
	
		
	
		4.
		Considerado setor que representa um conjunto altamente diversificado de instituições, no qual se incluem organizações não governamentais, fundações e institutos empresariais, associações comunitárias, entidades assistenciais e filantrópicas, assim como várias outras instituições sem fins lucrativos, representando a esfera de atuação pública não estatal, formada a partir de iniciativas privadas, voluntárias, sem fins lucrativos, visando o bem comum. Esse conjunto de entidades é denominado de:
 
	
	
	
	 
	ONGs
	
	
	Entidades filantrópicas
	
	
	Balanço Social
 
 
	
	 
	Terceiro setor
	
	
	UNESCO
	
	
	
		
	
		5.
		O terceiro setor representa a esfera de atuação pública não estatal, formado a partir de iniciativas privadas com gestão própria e visando o bem comum por meio:
 
	
	
	
	
	Da caridade e ações filantrópicas
	
	
	Da ação revolucionária e consciente
	
	 
	Do trabalho voluntário e sem fins lucrativos
	
	 
	Do amor ao próximo e sem fins pecuniários
	
	
	Da ação voluntária e com fins lucrativos
 
 
	
	
	
		
	
		6.
		A antropologia elaborou um conceito que retrata a pluralidade cultural que convive de forma harmônica. Esse conceito é utilizado pelos estudos antropológicos e sociológicos que tenta explicar como as sociedades que possuem um acervo cultural tão diferente convivem entre si. Então, é correto dizer que esse conceito que traduz a diversidade cultural é chamado de:
 
	
	
	
	 
	Diversidade cultural
	
	
	Antropologia cultural
	
	
	Liberalismo
	
	 
	Multiculturalismo
	
	
	Sociologia cultural
 
	
	
	
		
	
		7.
		O termo ________________ se refere à compreensão de uma sociedade com multiplas formas de cultura. O termo abrange a convivência pacífica entre diversos tipos de imigrantes que são acolhidos pela sociedade, como acontece no Brasil. 
	
	
	
	 
	Sociodiversidade
	
	 
	Capitalismo
	
	
	Socialismo
	
	
	Comunismo
	
	
	xenofobia
	
	
	
		
	
		8.
		O termo _____________ se refere a uma pluralidade cultural que convive de forma harmônica. O termo costuma ser utilizado em alguns estudos antropológicos e sociológicos que tenta explicar como as sociedades que possuem um acervo cultural tão diferente convivem entre si. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
	
	
	
	
	Cultura de Massa.
	
	
	Globalização.
	
	 
	Indústria Cultural
	
	
	Identidade.
	
	 
	Multiculturalismo.
		1.
		Desenvolvimento Sustentável (TRF 5a. Região)
	
	
	
	 
	envolve iniciativas que concebem o meio ambiente de modo articulado com as questões sociais, tais como: saúde, habitação e educação, e que estimulem uma visão acrítica da população acerca das questões ambientais.
	
	
	significa crescimento da economia, demonstrado pelo aumento anual do Produto Nacional Bruto (PNB) combinado com melhorias tecnológicas e ganhos sociais relevantes.
	
	 
	significa crescimento econômico com utilização dos recursos naturais, porém com respeito ao meio ambiente, à preservação das espécies e à dignidade humana, de modo a garantir a satisfação das necessidades das presentes e futuras gerações.
	
	
	e crescimento econômico são sinônimos, significando atividades de incentivo ao desenvolvimento do país, seguindo modelos de avanço tecnológico e científico.
	
	
	pode ser alcançado somente através de políticas e diretrizes governamentais de estímulo à redução do crescimento populacional do país, tendo em vista que a dinâmica demográfica exerce forte impacto sobre o meio ambiente em geral e os recursos naturais em particular.
	
	
	
		
	
		2.
		Cidade com uma grande quantidade de habitantes, concentrando em torno de si um amplo capital e representando uma centralidade financeira, possui, ainda, referência e um nível de influência internacional, abrigando sedes de grandes companhias multinacionais e de instituições financeiras importantes, tais como as bolsas de valores. O conceito acima faz referência:
	
	
	
	
	Às megalópoles
	
	 
	Aos centros sociais financeiros
	
	
	Às metrópoles internacionais
	
	 
	Às cidades globais
	
	
	Às megacidades
	
	
	
		
	
		3.
		O movimento populacional denominado êxodo rural pode ser conceituado como:
	
	
	
	 
	O deslocamento de pessoas da zona rural (campo) para a zona urbana (cidades). Ele ocorre quando os habitantes do campo visam obter condições de vida melhor.
	
	
	O desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades.
	
	 
	A adoção dos costumes e estilo de vida da população das cidades pela população do campo.
	
	
	A adoção dos costumes e estilo de vida da população do campo pela população das cidades.
	
	
	O movimento de retorno da população para o campo.
	
	
	
		
	
		4.
		Segundo a ONU, o verdadeiro desenvolvimento econômico é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades. Assim, esse desenvolvimento é denominado de:
 
	
	
	
	 
	Desenvolvimento sustentável
	
	 
	Desenvolvimento igualitário
 
	
	
	Desenvolvimento multilateral
	
	
	Desenvolvimento planetário
	
	
	Desenvolvimento racional
	
	
	
		
	
		5.
		No âmbito da sociedade brasileira existem dois tipos de vidas quotidianas que, apesar de profundamente diferentes, são muito interdependentes. Essa afinidade é verificada pela existência de um excedente da produção agrícola e pela possibilidade de trocar esse excedente. A realização dessa troca é verificada por uma série de fatores, em especial pelo uso dos transportes e do comércio. Nesse sentido, assinale a alternativa correta que relaciona esses dois tipos de vida na sociedade brasileira:
 
	
	
	
	
	Distritos industrial e comercial.
 
 
	
	 
	Zonas urbana e rural
	
	
	Esferas pública e privada
	
	
	Zona urbana e residencial
	
	
	Espaços estatal e particular
	
	
	
		
	
		6.
		O início do novo século XX foi demarcado pelo advento da indústria como um instrumento de povoamento. A partir da década de 1930, o Brasil começa uma caminhada acelerada

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.