Buscar

Apol Fundamentos Socioantropológicos da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/10
 “(...) Aqui, pois, a individualidade do todo aumenta ao mesmo tempo que a das partes; a sociedade torna-se capaz de se mover em conjunto, ao mesmo tempo que cada um de seus elementos tem mais movimentos próprios. Essa solidariedade se assemelha à que observamos entre os animais superiores. De fato, cada órgão aí tem sua fisionomia especial, sua autonomia, e contudo a unidade do organismo é tanto maior quanto mais acentuada essa individuação das partes. Devido a essa analogia, propomos chamar de orgânica a solidariedade devida à divisão do trabalho.” (Emile Durkheim, Da Divisão do Trabalho Social; São Paulo, Ed. Martins Fontes, 2013. p. 108)
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, Durkheim conceitua a SOLIDARIEDADE ORGÂNICA como... Característica de sociedades complexas com alto nível de divisão do trabalho diferenciando os indivíduos e grupos pelas funções sociais, tal como o corpo humano, sendo a interdependência funcional entre os indivíduos a marca da solidariedade orgânica.
Questão 2/10
As primeiras estruturas que se constroem são as sensório-motoras. Elas iniciam seu processo de desenvolvimento a partir dos reflexos inatos. Em suas atividades, o bebê os sentidos (tato, olfato, paladar, visão e audição) e também desenvolve o exercício de sua motricidade. É essa atividade que vai determinar as primeiras adaptações sensório motoras. Os primeiros esquemas surgem da coordenação de reflexos – e essa é a gênese da inteligência.
PIAGET, Jean. A epistemologia genética. Petropolis: Vozes, 1973 (p. 140)
Sobre a estrutura sensório motor de Piaget, avalie as seguintes assertivas e a relação estabelecida entre elas.
I – Os reflexos logo desaparecem e o que fica são as primeiras construções sensório motoras, como o esquema de sucção, de preensão, de coordenação dessas ações e muitos outros que não nascem com o bebe, mas que lentamente que são lentamente construídos pela interação dela com objetos e pessoas.
Porque:
II – Essa primeira forma de inteligência constitui-se em uma inteligência prática, que se define para o seu uso.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta: As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e completa a primeira
Questão 3/10
(...) percebe-se que a questão epistemológica de Piaget é saber se na relação cognitiva o objeto se impõem ao sujeito, o sujeito se impõem ao objeto ou se ambos se constroem na interação. Em outras palavras, o desenvolvimento cognitivo tem sido examinado na perspectiva de reconstrução do ponto de vista sobre o objeto de conhecimento e na explicação da sua formação.O desenvolvimento cognitivo abrange atividades da mente humana como: memória, percepção, imagem mental, entre outras. No entanto, esse processo surge através da interação da pessoa com o meio físico e social.
Com relação ao desenvolvimento cognitivo de Piaget, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(V) O construtivismo piagetiano explica a passagem de um nível menor de conhecimento para um de maior conhecimento.
(v) Piaget, afirma que o desenvolvimento cognitivo só é possível por meio da interação do ser humano com o meio em que vive.
(V) Ao mesmo tempo em que o sujeito constrói o objeto, constrói a si mesmo como sujeito.
(F) A construção do conhecimento do sujeito independe da sua interação com o meio em que vive e da sua relação com o objetivo.
Questão 4/10
A psicologia da educação não perde de vista os fenômenos educacionais localizados na sala de aula. Aliás, é nesse espaço que podemos verificar uma das grandes contribuições da psicologia da educação, ao oferecer subsídios ao professor no seu trabalho pedagógico com os alunos, ao investigar aprendizagem e desenvolvimento e ao ampliar o conhecimento acerca dos problemas da aprendizagem escolar.
CARMO, João dos Santos. Fundamentos psicológicos da educação. Curitiba: Intersaberes, 2012 (p.43)
No que diz respeito à psicologia da educação, enquanto campo de estudo de natureza aplicada, analise as afirmativas a seguir:
I. Pode ser entendida como uma disciplina ponte entre a psicologia e a educação. 
II. Tem como objetivo compreender os processos de desenvolvimento e aprendizagem do ser humano.
III. É um campo de estudo de natureza exclusivamente teórica que procura elaborar teorias sobre educação e o comportamento humano.
IV. É a área da psicologia que estuda as mudanças no comportamento humano provocadas por situações educativas formais ou informais.
Questão 5/10
Moreno e Cubero apresentam a diferenciação entre as práticas educativas parentais basicamente a partir de quatro categorias: grau de controle, afeto e exigência de maturidade. Essas quatro categorias, procuram explicar as diferenças de personalidade e de socialização das crianças a partir dos padrões de atuação dos pais.
Com relação a essas quatro categorias que forma classificadas para explicar as diferenças de personalidade e de socialização da criança, enumere na ordem sequencial, as estruturas e suas características. 
1.AFETO 
2.COMUNICAÇÃO 
3.CONTROLE 
4.EXIGÊNCIAS DE AMADURECIMENTO
(2) Uma das características de pais altamente comunicativos inclui: explicar as razões da aplicação de uma dada punição ou restrição. 
(4) Os pais que não impõem desafios e exigências a seus filhos costumam desconsiderar a capacidade das crianças de realizar tarefas sozinhas. 
(1) Os pais demonstram alegria e orgulho pelo  êxito e comportamento de seus filhos e  interessam-se pelas coisas que preocupam seus filhos.  
(3)  Os pais que usam de muito controle sobre os filhos, têm por objetivo incutir neles certos padrões. Esse controle pode ser exercido por meio de: afirmação de poder, retirada de afeto e indução.
Questão 6/10
 “A sociologia forma – como já se pressupôs várias vezes como óbvio – conceitos-tipo e busca regras gerais do acontecimento, contrariamente à história, que busca a análise e a imputação causal de ações, configurações, personalidades individuais e culturalmente importantes.” 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, WEBER conceitua “conceitos-tipo” ou “tipos ideais” como... Conceitos vazios de realidade, mas que se constituem em ferramentas interpretativas, racionais e que possibilitam compreender a realidade, embora não seja a própria realidade.�
Questão 7/10
I - Weber constrói, como pesquisador, uma tipologia que se constitui como um recurso de compreensão da realidade que, por sua característica é infinita.
 Porque:
II - Weber concebe que o pesquisador toma dessa realidade uma pequena fração, e o recurso para compreendê-la são os “conceitos-tipo” ou “tipos ideais”. 
As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e completa a primeira.
Questão 8/10
“Sociologia (na acepção do termo aqui empregada, com significados muito variados) quer dizer uma ciência que pretende compreender, ao interpretar, a ação social, e com isso explicá-la de forma causal em seu percurso e seus efeitos. “Ação”, nesse contexto, quer dizer um comportamento humano (não importando se se trata de um fazer exterior ou interior, de um deixar de fazer ou de um tolerar), quando e na medida em que aquele ou aqueles que agem vinculem a ele um sentido subjetivo. Ação “social”, porém, quer dizer uma ação para a qual o sentido tencionado por aquele ou aqueles que agem está relacionado ao comportamento de outros e tem seu percurso orientado por aquele comportamento.”
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, WEBER conceitua AÇÃO SOCIAL social como... Para Weber, toda ação social é dotada de sentido e orientada pelas ações de outras pessoas, sendo compartilhada por ambas as partes dessa ação e expressão da própria vontade do agente.�
Questão 9/10
No estágio Pré-operatório a criança domina a linguagem oral, surge a curiosidade, o pensamento intuitivo e suas ações são comandadaspelo egocentrismo, conceito fundamental na epistemologia genética, que explica a pré-lógica do pensamento da criança quando ele ainda está voltada para si mesma, sendo, portanto, um movimento de dentro para fora, características que se observa na fala egocêntrica da criança.
O reconhecimento de normas ou regras podem ser observadas no período pré-operatório no momento em que inicia o desenvolvimento da moralidade. É nessa fase que a criança passa a entender as normas como imanentes e que nunca podem ser mudadas.
Em relação ao desenvolvimento da moralidade na fase apresentada acima (pré-operatório), analise as afirmativas a seguir, após assinale a correta: As crianças entendem que as normas são criadas pelas autoridades como pais, professores, entre outros.
Questão 10/10
Jean Piaget nasceu na Suíça, estudou mecânica, paleontologia, e zoologia, formou-se em biologia e doutorou-se em ciências. É um dos nomes mais importantes no meio pedagógico e seus estudos pioneiros o tornaram conhecido e reverenciado no mundo todo. Sua teoria denomina epistemologia genética é centrada no conhecimento cientifico e explicada pelo desenvolvimento do sujeito. Assim Piaget determinou que o desenvolvimento ocorre no individuo em quatro fases ou estágios: sensório motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.
RACY, Paula Marcia Pardini de Bonis. Psicologia da educação: origem, contribuições, princípios e desdobramentos.Curitiba:Intersaberes,2012 (p.39)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, podemos perceber que a partir da interação do sujeito com o meio, ele constrói lentamente uma série de estruturas.
Considerando o processo de desenvolvimento das estruturas, enumere na ordem sequencial, as estruturas e suas características.
1 - Sensório-motor
2 - Pré-operatório
3 - Operatório-concreto
4 - Operatório-formal
(3) Consegue realizar operações a partir de sua realidade concreta.
(2) Expressa, sobretudo, por meio da linguagem, mas também através da imagem mental.
(1) Construídas pela interação do bebê com objetos e pessoas.
(4) Condição de lidar em pensamentos com hipóteses e possibilidades.��
�

Outros materiais

Outros materiais