Buscar

Gestão de recursos minerais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ
FACULDADE DE GEOLOGIA
DICIPLINA: Gestão de Recursos minerais
DOCENTE: Thulla Christina Esteves 
DISCENTES: Daniella Maria Ferreira Leite
 Fabricia Silva de Sousa
 Katiane Santos 
 Silmara Ferreira Nascimento
*
*
INTRODUÇÃO
 Tecnologia ambiental:  é a aplicação das ciências ambientais para a proteção e conservação da natureza, espaço natural ou biodiversidade, no sentido de prevenir ou mitigar os impactos negativos do homem no ambiente.
 		A tecnologia ambiental gera conhecimentos sobre a base física onde ocorrem os impactos da implantação e da operação e diferentes empreendimentos, visa prevenir e/ou recuperar áreas degradadas. 
*
*
Pesquisa mineral: é um conjunto de atividades desenvolvidas para evidenciar a existência de uma jazida, visando a sua exploração (LAVRA). As principais características da pesquisa mineral são a obtenção de informações de conhecimento geológico, técnico-científica, constatando a existência ou não de jazida explorável economicamente; permite a regeneração completa da área pesquisada, após a desmobilização. 
*
*
	IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA AMBIENTAL NA PESQUISA MINERAL
		A mineração é uma atividade industrial importante e necessária para o desenvolvimento de um país, porém produz impactos ambientais nas fases de extração, beneficiamento, refino e fechamento de mina. Ela tem sido considerada uma atividade que tem causado problemas de poluição sonora, da água e do ar, erosão e subsidência do terreno. Portando, é extremamente importante fazer aplicações de tecnologias ambientais desde a pesquisa mineral, passando pela fase de extração até o fechamento da mina, exatamente para diminuir o máximo possível os impactos ambientais causados pela mineração.
*
*
 Para levantamentos regionais, vem sendo cada vez mais observada a utilização de métodos indiretos não impactantes, como por exemplo, métodos geofísicos aerosuportados, os quais vem atingindo significativos avanços tecnológicos
 O Brasil está atualizado no que se refere ao acesso à tecnologia de sensoriamento e geofísica, e uma única nota de potencial melhoria refere-se à simplificação nos tramites de entrada de equipamentos e aeronaves específicos para esta atividade no país. 
 Os levantamentos aerogeofísicos possuem comprovada eficácia como ferramenta auxiliar ao mapeamento geológico e apresentam grande eficiência na localização de jazidas minerais. São métodos eficazes de investigação em regiões de difícil acesso ou de extensas coberturas vegetais ou pedológicas. Seus custos são relativamente baixos, em relação ao reduzido período de tempo envolvido em sua execução, possibilitando recursos modernos e adequados ao grau de necessidade atual do setor produtivo mineral. 
Métodos aerogeofísicos
Métodos Indiretos
*
*
 Tipos de Métodos aerogeofísicos
Gravimétria : investiga o interior da Terra baseia-se nas medições e interpretação das variações do campo gravitacional terrestre resultantes das diferenças de densidade entre as diversas rochas localizadas na superfície e subsuperfície terrestres. Utiliza-se o termo corpo causador da anomalia à estrutura ou à formação geológica que produz a anomalia gravimétrica. 
Magnetrometria: método potencial que utiliza equipamentos muito sensíveis para medir na superfície o magmatismo gerado no interior da Terra, fornecendo informações sobre as estruturas rochosas presentes em subsuperfície que possuem propriedades magnéticas.
*
*
Equipamentos
Figura 01- Disposição dos sistemas de aerolevantamento . 
Fonte: geofisicabrasil.com
*
*
Figura 02- A) Disposição dos sistemas de aerolevantamento dentro da aeronave , plataforma móvel do sistema FTG (tensor do gradiente de gravidade). Em B) Representacão dos movimentos sofridos pela aeronave durante a aquisição de dados aerogeofísicos.
Fonte: Almeida et al. 2009
Equipamentos
A
B
*
*
Figura 03- Levantamento aerogeofisico do Oeste do Arco Magmático de Mara Rosa.
Fonte: LEVANTAMENTOS AEROGEOFÍSICOS 2005, CPRM.
Oeste do Arco Magmático de Mara Rosa
UNIDADE/ÓRGÃO RESPONSÁVEL: Governo do Estado de Goiás, em convênio com o Ministério de Minas e Energia (MME)/ Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM)/Serviço Geológico do Brasil – CPRM
 EXECUÇÃO: LASA PROSPECÇÕES S.A. 
COORDENAÇÃO GERAL: Secretária de Indústria e Comércio (SIC)/ Superintendência de Geologia e Mineração (SGM)
 RESPONSABILIDADE TÉCNICA: Geólogo Tércio Pina de Barros (SIC/FUNMINERAL) e o Engenheiro de Minas Antonino Juarez Borges (CPRM/SUREG-BH)
 LOCALIZAÇÃO: Parte norte do estado de Goiás. 
ARCABOUÇO TEMÁTICO: As rochas a oeste do Arco Magmático de Mara Rosa são gnáissicas, com forte estruturação NE- SW, no limite com esse arco. A presença nessas rochas de unidades ferríferas bandadas pode denotar um caráter vulcanossedimentar para essa sequência.
 RECURSOS MINERAIS: Potencialidade para ouro e metais-base, entre outros bens minerais. 
MÉTODOS: Magnetometria e Gamaespectrometria. 
PRODUÇÃO: Extensão dos Perfis = 25.727 km Área Estimada = 11.372 km² Espaçamento LV/LC = 0,5/5km Direção LV/LC = NS/EW LV (linha de vôo) / LC (linha de controle). 
*
*
Figura 04- Levantamento aerogeofísico do sudeste de Rondônia
 Fonte: LEVANTAMENTOS AEROGEOFÍSICOS 2005, CPRM.
Sudeste de Rondônia
UNIDADE/ÓRGÃO RESPONSÁVEL: Ministério de Minas e Energia (MME)/Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM)/Serviço Geológico do Brasil – CPRM
 EXECUÇÃO: Consórcio LASA PROSPECÇÕES S.A. / PROSPECTORS AEROLEVANTAMENTOS E SISTEMAS LTDA.
 COORDENAÇÃO GERAL: Serviço Geológico do Brasil – CPRM RESPONSABILIDADE TÉCNICA: Geólogo Luís Marcelo Fontoura Mourão (CPRM/DIGEOF-ERJ)
 LOCALIZAÇÃO: Parte sudeste do estado de Rondônia e parte do extremo noroeste do estado de Mato Grosso.
 ARCABOUÇO TEMÁTICO: Esta área engloba um conjunto de rochas pré-cambrianas que constitui um mega prospecto já denominado como Província Aurífera do Guaporé. Constitui-se predominantemente de uma sequência metavulcanossedimentar, rochas vulcânicas, ácidas a intermediárias, granitos tipo A (correlacionados aos estaníferos) e importantes corpos de rochas básicas e ultrabásicas.
 RECURSOS MINERAIS: Esta região concentra as principais áreas de jazimentos auríferos do sudoeste do cráton amazônico, a exemplo de Santa Elina e Colorado do Oeste, entre outras. Notável retrabalhamento tectônico parece responsável pelo atual quadro de concentração de ouro em zonas de cisalhamento. 
MÉTODOS: Magnetometria e Gamaespectrometria. 
PRODUÇÃO: Extensão dos Perfis = 91.600 km Área Estimada = 43.146 km² Espaçamento LV/LC = 0,5/10km Direção LV/LC = NS/EW LV (linha de vôo) / LC (linha de controle).
*
*
Sistemas de simulação de modelamento: gerenciar os recursos naturais consiste em administrar o uso de plantas, terras e animais provendo qualidade de vida à população sem comprometer gerações futuras. Neste sentido, a simulação computacional surge como um mecanismo que reproduz sistemas próximos da realidade, além de apoiar na previsão de consequências futuras e auxiliar na tomada de decisão para descrever adequadamente a relação entre as emissões de poluentes na atmosfera e a qualidade do ar.
Sistemas de Simulação
*
*
Ferramentas:
 Um software interativo que utiliza uma linguagem de alto nível para o desenvolvimento e gerenciamento de código, arquivos e dados, disponibiliza ferramentas e utilitários para análise de dados geográficos, criação e manipulação de mapas (O MATLAB ).
Sistemas de Informação Geográfica (SIG): Os sistemas de informações são utilizados para manipular, sintetizar, pesquisar, editar e visualizar informações. Assim, os SIGs se tornam importantes instrumentos de analises de dados ambientais, pois permitem integrar uma série de informações, tanto dados vetoriais, como pontos, linhas
e polígonos, bem como dados matriciais, como imagens raster.
*
*
 O simulador foi subdividido em três módulos. 
O primeiro módulo (manipulação de mapas) tem como funções: ler, escrever, manipular e apresentar arquivos vetoriais. 
O segundo módulo (inserção de objetos) permite escolher a posição geográfica onde as indústrias serão inseridas e também seus parâmetros iniciais de simulação. 
O terceiro módulo (geração dos impactos) consiste no cálculo e apresentação da concentração de cada ponto, de acordo com sua latitude e longitude. Nesse módulo também é gerado um arquivo de saída com formato shape que contém a junção das camadas de: indústrias, pontos de poluição e o mapa da região
*
*
Figura 05: Diagrama de fluxo de dados do simulador
Fonte: THOMASI C. D. et al.
*
*
Figura 06: Concentração de Partículas Totais em Suspensão na atmosfera em g/L simulado de 0 até 100m de altura.
Fonte: THOMASI C. D. et al.
*
*
Figura 07: Mapa mostrando o buffer de distância crítica da fonte emissora.
Fonte: THOMASI C. D. et al.
*
*
Sistemas para modelamento de plumas de contaminação solo
e águas subterrâneas
 Um programa de modelo bidimensional (FRACTRAN), que através do método numérico dos elementos finitos simula cenários de contaminação de aquíferos não confinados, porosos e fissurados, em regime permanente. O meio poroso é representado por blocos, enquanto que as fraturas o são por linhas (verticais e/ou horizontais)
 Os principais parâmetros solicitados pelo programas são relacionados a fonte de contaminação e a caracterização hidrogeológica do solo, incluindo as fraturas.
*
*
Figura 08: Projeção da pluma de contaminação em um aquífero após 5 anos de empreendimento.
Fonte: FERREIRA V. V. M. et al 2009
*
*
Figura 09: Projeção da pluma de contaminação em um aquífero após 10 anos de empreendimento.
Fonte: FERREIRA V. V. M. et al 2009
*
*
Entendido como um conjunto de atividades que permite a obtenção de informações dos objetos que compõem a superfície terrestre sem a necessidade de contato direto com os mesmos. Estas atividades envolvem a detecção, aquisição e análise (interpretação e extração de informações) da energia eletromagnética emitida ou refletida pelos objetos terrestres e registradas por sensores remotos. A energia eletromagnética utilizada na obtenção dos dados por sensoriamento remoto é também denominada de radiação eletromagnética.
*
*
 Extremamente úteis para estudos e levantamentos de recursos naturais, principalmente por: 
 Sua visão sinótica, que permite ver grandes extensões de área em uma mesma imagem; 
 Sua resolução temporal que permite a coleta de informações em diferentes épocas do ano e em anos distintos, o que facilita os estudos dinâmicos de uma região; 
 Sua resolução espectral que permite a obtenção de informações sobre um alvo na natureza em distintas regiões do espectro, acrescentando assim uma infinidade de informações sobre o estado dele; 
 Sua resolução espacial, que possibilita a obtenção de informações em diferentes escalas, desde as regionais até locais, sendo este um grande recurso para estudos abrangendo desde escalas continentais.
*
*
*
*
*
*
 Principais Áreas de Aplicações
 Prospecção de petróleo;
 Hidrogeologia;
 Estudos Ambientais;
 Geologia de Engenharia e Engenharia Civil;
 Mineração;
 Arqueologia;
 Geofísica Forense (ou Geofísica Legal).
Métodos Diretos
*
*
Método da Eletrorresistividade
 Emprega uma corrente elétrica artificial que é introduzida no terreno através de dois eletrodos com o objetivo de medir o potencial gerado em outros dois eletrodos nas proximidades do fluxo de corrente. As relações entre corrente elétrica, potencial elétrico e disposição geométrica dos eletrodos no terreno permitem calcular a resistividade real ou aparente em subsuperfície, sendo considerada como a resistência dos materiais em conduzir a corrente elétrica. A resistividade de  solos e rochas é  afetada principalmente por quatro fatores:
composição mineralógica;
porosidade;
teor em água;
quantidade e natureza dos sais dissolvidos.
A imensa possibilidade de aplicação do método em estudos ambientais e hidrogeólogicos, pois normalmente as substâncias contaminantes geram líquidos com alta concentração em sais.
*
*
*
*
 Método Eletromagnético Indutivo
 Envolve a propagação de campos eletromagnéticos de baixa frequência e baseiam-se nos fenômenos físicos de eletricidade e magnetismo. Quando uma corrente elétrica passa por uma bobina, é gerado um campo magnético nas vizinhanças dessa bobina. A corrente fluindo na bobina cria um campo eletromagnético primário nas proximidades da bobina, que causa o fluxo de correntes secundárias em qualquer condutor presente. As correntes secundárias, ao fluirem pelo condutor criam um novo campo, o campo magnético secundário, que traz consigo informações sobre o condutor. Esse processo é conhecido como indução eletromagnética.
*
*
 Os dados de condutividade podem ser plotados em perfis, em função da distância, e um conjunto de perfis permite a confecção de mapas de condutividade aparente, que em casos de áreas contaminadas possibilitam a localização e mapeamento da extensão da pluma.  Informações sobre a presença de zonas de fratura e fluxo de águas subterrâneas também podem ser obtidas com o método.  
Figura 15: Aparelhos de eletrorresistividade.
 Fonte: www.gpr-geoscience.com.br
*
*
A utilização de geofísica na caracterização de uma área afetada por substâncias poluentes consiste na obtenção de informações a respeito da detecção e mapeamento da extensão da área afetada. Em alguns casos informações mais específicas podem ser importantes, como velocidade de fluxo, presença de fraturas e fluxo na zona saturada, avaliação de interação entre os poluentes e o meio físico, detecção de tipos específicos de materiais em áreas de disposição de resíduos, definição da espessura e estrutura de depósitos de resíduos.
Métodos geofísicos são aplicados em estudos ambientais, mas o maior potencial de aplicação é apresentado atualmente pelos métodos da eletrorresistividade e eletromagnético indutivo. 
*
*
 Sondagem: refere-se aos métodos mecânicos de furo realizado na crosta terrestre para avaliar a natureza das rochas do subsolo e dos fluidos intersticiais que elas contêm. As sondagens são utilizadas na prospecção e exploração de água e de hidrocarbonetos, na prospecção de minérios e para esclarecer problemas geológicos e geotécnicos. O processo mais utilizado é o da sonda de rotação. 
 Sondagem
*
*
Principais tipos de sondagem
 Sondagem rotativa – RAB;
 Sondagem percussiva;
 Sondagem a trado.
*
*
Sondagem rotativa: é um método de investigação geológico-geotécnica que consiste no uso de um conjunto moto-mecanizado, com a finalidade de obter amostras de materiais rochosos, contínuas e com formato cilíndrico, através de ação perfurante dada basicamente por forças de penetração e rotação que, conjugadas, atuam com poder cortante.
Figura 16: Equipamento de sondagem rotativa
Fonte: www.geopress.com.br
Figura 17: material obtido a partir de sondagem rotativa
Fonte: gmaengenharia.com
*
*
 Sondagem percussiva: é um método de investigação geológico-geotécnica de solos, em que a perfuração é obtida através de percussão destes por peças de aço cortantes. E utilizada tanto para a obtenção de amostras como de índices de penetração do solo. 
Figura 18: Equipamento de sondagem percussiva
Fonte: www.ccpassianoto.com.br
*
*
 Sondagem a trado: é um método de investigação geológico-geotécnica de solos que utiliza como instrumento o trado: um tipo de amostrador de solo constituído por lâminas cortantes, que podem ser espiraladas (trado helicoidal ou espiral) ou convexas (trado concha ou cavadeira). Tem por finalidade a coleta de amostras deformadas, determinação de profundidade
do nível d’água e identificação dos horizontes do terreno.
Figura 19: Como é feita a sondagem a trado.
Fonte: www.ccpassianoto.com.br
*
*
 É necessário que, desde o início dos trabalhos de pesquisa, seja estabelecido um canal de comunicação com as comunidades situadas nas proximidades, considerando-se ao menos o município no qual se insere o projeto. Este processo, caracterizado pela transparência e pela constante informação das intenções e dos planos da empresa, evita a disseminação de boatos, prepara a comunidade para o processo de licenciamento e implantação do empreendimento, e cria condições para uma adequada relação empresa-comunidade. 
Comunicação com a sociedade local
*
*
Conclusão
 Estudos de viabilidade: avaliação, em vários níveis de precisão, de dados geológicos, de mineração, processamento, concentração de minério, comercialização, meio ambiente, legalidade e da economicidade de depósitos minerais. Portanto a utilização dos métodos citados anteriormente aumenta o nível de confiabilidade e diminui o risco do projeto de exploração tanto na parte de dimensão do corpo mineral quanto dos riscos ambientais.
*
*
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA
FERREIRA, V. V. M.; CAMARGOS, C. C.; SANTOS, R. A. M. Modelagem da Contaminação de Solos na Unidade de Concentrado de Urânio em Caetité, Bahia. XVIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos 
THOMASI, C. D.; NUNES G. L.; TOLEDO, R. G. A.; TEIXEIRA, P S. , JUGUEIRO, M. M.; ADAMATTI, D. F.; TAGLIANI, C. R. A. 2009. Um Sistema para Previsão de Impactos Gerados pela Instalação de Indústrias e sua Influência Sobre Ecossistemas Costeiros no Extremo Sul do Brasil.
Diretoria de Engenharia, República Federativa do Brasil, Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Infra-Estrutura, Departamento Estadual de Infra-Estrutura. Instruções Normativas para Execução de Sondagens 1994.
BRANDT, M. W.; CORRÊA, M.; LAUREANO, F. V.; HORTA , L. C. S.; PÁDUA, L. P.; WEBER, M.; 2001. Manual de Normas e Procedimentos para o Licenciamento no Setor de Extração Mineral. Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Qualidade Ambiental nos Assentamentos Humanos Programa de Proteção e Melhoria da Qualidade Ambiental IBAMA. BRASÍLIA – DF.
 FERNANDES, F. R. C.; MATOS, G. M. M.; CASTILHOS, Z. C.; LUZ, A. B. 2007. Tendências Tecnológicas Brasil 2015 Geociências e Tecnologia Mineral. SGB/CPRM – Serviço Geológico do Brasil CETEM - Centro de Tecnologia Mineral. Rio de Janeiro – Brasil.
CARLOS, J. Dourado - Revisão 2010. A Geofísica Aplicada e suas áreas de atuação.
SAUSEN, T. M.; Sensoriamento remoto e suas aplicações para recursos naturais- Projeto Educa SeRe III- Carta Imagens CBERS.
MORAES, E. C.- Fundamentos de sensoriamento remoto- Instituto nacional de pesquisas espaciais- INPE.
 LAGO, A.L.; FARIA, B.M.; SORDI, D. A.; ZELLNER, L.; ABREU, P. M.; AZEVEDO, M. L. V. ; CPRM – Serviço Geológico do Brasil. Programa Geologia do Brasil : catálogo temático de produtos : levantamentos aerogeofísicos / CPRM – Serviço Geológico do Brasil. – Belo Horizonte : CPRM, 2011.
BRAGA, M. A.; GALBIATTI,H.; CARLOS, D. U.; SOUSA, R.R.; ALMEIDA, T.; Planejamento e controle de qualidade de Dados de Gradiometria Gravimétrica 3D-FTG, Sociedade Brasileirade Geofísica, 2009.
www.gpr-geoscience.com.br
www.iag.usp.br
*
*
OBRIGADA
Ópera de Arame
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais