PROVA COSMETOLOGIA
13 pág.

PROVA COSMETOLOGIA


DisciplinaCosmetologia2.875 materiais54.696 seguidores
Pré-visualização5 páginas
1a Questão (Ref.: 201101689141)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	7) Para desenvolver xampus, e necessário conhecer bem as caracteristicas de cada tensoativo. Assim sendo analise abaixo e classifique se as alternativas sao V ou FÇ I. Tensoativo não iônico- Alquil sulfatos - 8-12% de matéria ativa- características: tensoativo primário. Limpa bem, excelente formação de espuma, boa reserva de viscosidade, barato, muito agressivo para o cabelo e pele; II. Alquil éter sulfatos - Características: tensoativo secundário. Boas propriedades de limpeza, porém menos efetivos que os alquil sulfatos. Mais solúvel em água e menos irritante q. anterior. São os mais utilizados. Boa resposta a eletrólitos; III. Alcalonamidas - tensoativo não iônico ¿ Características :incrementador e estabilizador da espuma. Melhora o sensorial. Solubilizante de essências, sobreengordurante, espessante; IV. Betaínas- Características: tensoativo primário com poder espumante suave e estabilizador de espuma. Melhora sensorial. Incrementador da viscosidade. Efeito condicionante. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo: A(  ) V/V/V/F B(  ) V/V/V/V C(  ) V/V/F/F D(  ) F/F/V/F
		
	 F
	V/V/V/F
	 F
	V/V/F/F
	 V
	F/F/V/F
	 F
	V/V/V/V
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201101734127)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre as diversas matérias-primas existentes no mercado sabe-se que cada qual desempenha sua função quando utilizada de forma adequada, ou seja, desde que observada as características físico-químicas durante todo o processo de desenvolvimento da formulação. Baseado no estudo da composição do cosmético podemos dizer que:
		
	 
	II. Polímeros acrílicos são usados como espessante, auxiliares de emulsificação, além de ser responsável pela sensação de deslizamento na pele;
	
	I. A imidazolidiniluréia é usada nas formulações com a função conservante e deve ser usada durante o aquecimento da fase oleosa;
	
	III. O poliquaternium 42 é usado em xampus para manter a suavidade e maleabilidade dos cabelos nos xampús base.
	
	IV. São considerados agentes de consistência graxo e emulsionantes primários para bases: os alcoois graxos superiores, ésteres de ác. graxos e os umectantes.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101667491)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Leia atentamente os tópicos: I- São glândulas sudoríparas que se encontram distribuídas por toda a superfície corpórea, na profundidade da derme, sendo mais numerosas nas palmas das mão, plantas dos pés e axilas. II- Não são glândulas sudoríparas verdadeiras, pois a secreção também é eliminada pelos canais foliculares, é intermitente e se relaciona ao estímulo sexual. III- Produzem o suor que contém materiais gordurosos. IV- A secreção sudoral resultante dessa glândula é incolor, inodora, hipotônica, composta de 99% de água e solutos encontrados no plasma, porém, em concentrações menores, especialmente sódio, cloretos, potássio, uréia, proteínas, aminoácidos, cálcio, fósforo e ferro. V- Tais glândulas não fazem parte da termorregulação e têm funções incertas. VI- Secretam pequenas quantidades de secreção de aspecto leitoso, em intervalos longos de tempo. Contém proteínas, açúcares, etc.
		
	 
	Enquanto a característica VI refere-se à glândula sudorípara apócrina, a característica I refere-se à glândula sudorípara écrina.
	
	As características contidas nos tópicos I, V e VI são específicas das glândulas sudoríparas apócrinas.
	
	As características I, III e IV referem-se às glândulas sudoríparas écrinas.
	 
	Excetuando a característica II, todas as demais caracterizam as glândulas sudoríparas écrinas.
	
	As características III e V referem-se às glândulas sudoríparas écrinas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101700934)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia as firmativas abaixo, e marque a sequencia de V (verdadeiro ou F (falsa) que julgar correta: ( )Os tensoativos não iônicos podem ser associados aos aniônicos para baratear o custo da formulação e também para diminuir a irritabilidade dos aniônicos; ( ) Os tensoativos anfóteros se adsorvem ao fio capilar por isso devem apresentar concentração máxima de 4%; ( ) Os tensoativos não iônicos apresentam as funções de espessante, sobreengordurante e estabilizador de espuma; ( )Somente os eletrólitos são utilizados como espessantes para aumentar a viscosidade dos xampus; ( )O mecanismo de ação dos tensoativos aniônicos (detergentes) sobre o fio de cabelo é: molhabilidade, dispersão e emulsificação da gordura e da sujeira.
		
	
	F-F-V-V-F
	
	V-V-V-F-F
	 
	F-F-V-F-V
	
	F-V-F-V-F
	
	V-V-F-V-F
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201101667485)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os esfoliantes cosméticos por mecanismos químicos ou físicos/mecânicos, removendo parte da pele e induzindo uma subseqüente reeptelização que leva à melhora da queratose actínica, hiperpigmentação e rugas finas. São características da esfoliação química: I- É um processo que resulta da destruição de porções da epiderme e/ou derme e a regeneração de novos tecidos dérmicos e epidérmicos. II- O fenol é usado como esfoliante químico em procedimentos médicos. O uso deste tipo de esfoliante causa intenso desconforto e graves reações colaterais. III- Enquanto a esfoliação química superficial atua na epiderme, a esfoliação química média atua até a derme reticular. IV- A profundidade da esfoliação química não dependerá do tipo de substância usada, concentração e associações feitas. V- Dentre os esfoliantes químicos cita-se o ácido salicílico, o qual tem seu uso justificado nas seguintes condições dermatológicas: psoríase, ictiose, caspa, calosidades, verrugas e hiperqueratoses.
		
	
	II, IV e V
	
	IV e V.
	 
	I, III e IV
	 
	I, II e V
	
	I e IV
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201101690629)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com relação à adicão dos eletrólitos nos shampoos pode-se afirmar que:
		
	
	Um pH alcalino favorece a viscosidade dos shampoos e deve ser preferencialmente utilizado para estes tipos de preparações.
	
	Os eletrólitos não devem ser utilizados em preparações cosméticas pois são altamente tóxicos para o organismo.
	
	Pode-se classificar como eletrólitos o cloreto de sódio, o cloreto de amônio e os derivados de celulose.
	 
	Os eletrólitos, como o cloreto de sódio, funcionam como agentes espessantes, aumentando a viscosidade dos shampoos.
	
	A viscosidade de um shampoo permanece inalterada independente da quantidade de sal adicionada à preparação.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201101690273)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Que fatores podem favorecer a penetração cutânea de um ativo cosmético na pele?
		
	
	Susbtâncias hidrofílicas
	
	Água e Sais Minerais
	 
	Folículo Piloso e Glândulas Sudoríparas
	
	Solubilidade e Hidratação
	
	Sais Minerais e Solventes Orgânicos
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201101734126)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	2) Aquela sensação de que o cabelo está sujo não se deve só à poluição do dia a dia. Na verdade, o uso de xampus, condicionadores e especialmente de finalizadores e cremes sem enxágue também vai deixando resíduos impregnados nos fios. Com o tempo, essa "sujeira" acumulada pode formar um tipo de barreira que impede que outros produtos penetrem e ajam nos fios dos cabelos como deveriam. Sobre os tensoativos usados na formulação de xampus podemos dizer que:
		
	 
	II. Os tensoativos não iônicos servem para incrementar e estabilizar a espuma além de melhorar o sensorial;
	
	IV. Os alquilpoliglicosídeoos podem ser usados como tensoativo primário quanto secundário, porém reduzem a viscosidade quando usados como primários.
	
	III. Os tensoativos anfóteros podem atuar como primários ou secundários num xampú e tem ação condicionante;
	 
	I. Os alquil éter sulfato são tensoativos aniônicos
victoria
victoria fez um comentário
São exercícios da Estácio
1 aprovações
Yasmim
Yasmim fez um comentário
Essa prova é de qual faculdade?
1 aprovações
Ana
Ana fez um comentário
Muito bom
1 aprovações
Bruna
Bruna fez um comentário
alguém tem o WhatsApp do grupo de estética?
2 aprovações
Selma Maria Fagundes
Selma Maria Fagundes fez um comentário
alguém tem a prova de cosmetologia
2 aprovações
Carregar mais