A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Prova objetiva 1 - FLEX

Pré-visualização | Página 1 de 2

1. Avaliação I - Individual FLEX (404195) - Fundamentos e Teoria Organizacional (ADG40)
 Prova: 7391088
	Gabarito da Prova:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada
Parte superior do formulário
	1.
	"Henri Fayol é considerado o pai da Teoria Clássica. Enquanto Taylor desenvolvia a Administração Científica nos Estados Unidos, em 1916, na França, surgia a Teoria Clássica da Administração com Fayol" (CARAVANTES; PANNO; KLOECKNER, 2006). Sobre as seis funções básicas das empresas segundo Fayol, analise as afirmativas a seguir:
I- As funções técnicas são aquelas ligadas aos processos da produção de bens ou de serviços da empresa. 
II- As funções comerciais são aquelas ligada às compras e vendas feitas na empresa, enquanto as funções financeiras referem-se à gestão dos recursos financeiros. 
III- As funções de segurança estão ligadas à proteção e à preservação dos recursos financeiros e materiais das coorporações.
IV- As funções contábeis estão ligadas aos processos de integração entre os gestores cúpula, enquanto as funções administrativas estão ligadas aos registros, aos balanços, aos custos, ao inventário e às estatísticas da empresa.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CARAVANTES, Geraldo R.; PANNO, Claudia C.; KLOECKNER, Mônica. Administração: teoria e processos. São Paulo: Pearson, 2006.
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas  II, III e IV estão corretas.
	2.
	Deixar de usar administração estratégica é uma loucura. Significa deixar o barco ao léu e ao acaso. Moderadamente, as estratégias organizacionais estão sendo desenhadas com a participação de todas as pessoas, com pouca formalização e muita flexibilidade (RICHTER, 2016, p. 5). Afinal, "estamos em um mundo em constante mudança e a estratégia precisa ser suficientemente ágil para acompanhar essa mudança continuada" (CHIAVENATO, 2011, p. 229). Existem sete pecados capitais do planejamento estratégico dentro da concepção neoclássica. Sobre eles, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Assessoria geralmente assume o processo e não o dirigente máximo. O processo, cada vez mais elaborado e complexo, acaba dominando a assessoria.
(    ) Os sistemas de planejamento foram concebidos para não produzir resultados devido a sua centralização. O planejamento estratégico focaliza mais fusões, aquisições e vendas em detrimento do desenvolvimento de negócio básico da organização.
(    ) O processo de planejamento não desenvolve opções estratégicas, mas um único e exclusivo caminho estratégico. O planejamento estratégico deixa em segundo plano os requisitos organizacionais e culturais da empresa.
(    ) A previsão de vários pontos é uma base inadequada para o planejamento em uma era de reestruturação e de incerteza.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	3.
	Taylor observou que a racionalização do trabalho operário só seria viabilizada se fosse acompanhada de uma estruturação geral. Dando continuidade aos seus estudos, desenvolveu a administração geral, que ele chamou de Administração Científica (CHIAVENATO, 2014). Segundo Taylor, as indústrias sofriam de três males. Sobre essas constatações de Taylor, analise as afirmativas a seguir: 
I- A vadiagem dos operários representa um mal em que ao perceberem que se trabalhassem em ritmo acelerado ou lento, a remuneração seria a mesma. 
II- Outro mal constatado por Taylor é que apesar dos gerentes conhecerem as rotinas e o tempo necessário para executar cada tarefa, os operários desobedeciam e produziam sempre abaixo das metas. 
III- Um dos males constatados por Taylor era a falta de padronização para a execução das tarefas, em que cada operário desempenhava suas funções de uma maneira própria. 
IV- Muitas vezes havia a ausência de utilização de técnicas adequadas para desempenho das tarefas, sendo isso prejudicial para o processo produtivo das empresas.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 9. ed. Barueri: Manole, 2014.
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas  II, III e IV estão corretas.
	4.
	A Revolução Industrial foi um dos grandes influenciadores da Ciência da Administração. Esse evento teve como destaque a invenção de James Watt - a máquina a vapor -, que veio a ser adotada como gerador de energia. Até então, as máquinas eram, primordialmente, movidas à tração animal ou à força das águas em moinhos. A adoção da máquina a vapor no processo produtivo causou um impacto significativo nos processos de trabalho, modificando estruturas sociais e comerciais, vindo a ser chamada de a primeira grande Revolução Industrial, que passa de um modelo artesanal e/ou mecânico, para um processo de produção industrial e em larga escala na Inglaterra (RICHTER, 2016, p.7). Sobre a Revolução Industrial, analise as afirmativas a seguir:
I- Tanto a primeira (1780 a 1860) quanto a segunda (1860 a 1914) Revolução Industrial foram responsáveis pela aceleração no crescimento e desenvolvimento dos processos produtivos.
II- Na primeira Revolução Industrial, os transportes e as comunicações utilizaram a navegação a vapor e logo em seguida surgiram as hélices que substituíram as rodas propulsoras, que foram utilizados em larga escala. 
III- Na segunda Revolução Industrial houve a mecanização da indústria e agricultura, os destaques ficam para as: máquina de fiar, o tear hidráulico, o tear mecânico e o descaroçador de algodão.
IV- Na segunda Revolução Industrial surgem as primeiras máquinas automáticas e a mão de obra torna-se mais especializada. Neste momento novos modelos organizacionais começam a surgir.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RICHTER; Rosana. Fundamentos e teoria organizacional. Indaial: UNIASSELVI, 2016.
	 a)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	5.
	Oliveira (2010) relata que a administração é um processo evolutivo, gradativo e cumulativo, bem como torna-se difícil precisar com exatidão em que momento a administração sofreu influências e subsequente mudanças. Sobre as contribuições da administração para as organizações segundo o autor supracitado, analise as seguintes afirmativas: 
I- Contribuição direta para maior eficiência nos processos produtivos, incluindo a redução de custos. 
II- Implicou, na maior parte das vezes, em maior carga horária e em piores condições de trabalho. 
III- Em um contexto mais amplo, contribui para a evolução das comunidades onde as fábricas se localizavam. 
IV- Contribuição direta para estruturação e a aplicação dos princípios da administração.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: OLIVEIRA, Djalma de Pinto de Rebouças de. Teoria geral da administração: uma abordagem prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
	 a)
	As afirmativas  II, III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 c)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	6.
	Ao adotar o princípio da função administrativa da divisão do trabalho surgiu o grande dilema da Escola Neoclassíca. Com um rápido crescimento das organizações, criou-se a necessidade da departamentalização (RICHTER, 2016). Os principais tipos de departamentalização são: por funções, por produtos e/ou serviços, por localização geográfica ou territorial, por projetos ou clientes. Sobre o exposto, associe