Buscar

respostas questionario(2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Acadêmicos: Aline Bacca, Giselle Tavares e Igor Borba
	5º Semestre		Medicina Veterinária 
1º QUESTIONÁRIO – ESTUDO DIRIGIDO NUTRIÇÃO ANIMAL
01) Nutrição animal – Processo que oferece as células do corpo condições químicas necessárias para o bom desenvolvimento das reações metabólicas. Compreende os mecanismos pelos quais os seres vivos recebem e utilizam os nutrientes necessários à vida.
 Alimentação Animal – É o processo de fornecimento do alimento ao animal, na forma mais adaptada as suas preferências e condições fisiológicas. Consiste no ato de os animais ingerirem, transformarem, assimilarem, e utilizarem materiais de composição e propriedades definidas.
02) Volumosos – Nível de fibra Superior a 18%,podem ser forragens secas, fenos palhadas, cascas de grãos ou forragens aquosas, silagens, pastagens, raízes e tubérculos.
 Concentrados – Nível de fibra Inferior a 18%,podem ser energéticos, nível de proteína inferior a 16% ou protéicos: nível de proteína superior a 20% podendo ser de origem animal ou de origem vegetal.
03) Coeficiente de digestibilidade: Quanto de um alimento foi aproveitado.
 	EED – Extrato etério digestivo
	NDT – Nutrientes dig. Totais
	ENND – Carboidratos
	Carboidratos: 4,2 kcal
	Proteína: 5,6 kcal
 
04) Conversão Alimentar – Reflete quando o animal come e quanto ele ganha de peso.
 Eficiência Alimentar – É a relação do valor da “ração” e quanto ocorre de aumento de peso.
05) As aves são animais que se interessam no tamanho da partícula do grão ingerido o tamanho varia de acordo com seu período de vida (idade do animal), portanto se deve atentar no tamanho dos grãos da ração para que a ave se interesse e não fique ciscando em busca de grãos maiores.
06) Não haveria ingestão, os animais deixariam de se alimentar, pois são sensíveis ao odor e ao sabor.
07) O Caulin servira para dar “liga” a ração peletizada, que deixara com melhor digestibilidade e melhor aproveitamento.
08) A Ractopamina é usada no intuito de aumentar o ganho de massa corpórea pelo suíno, mas pesquisas apontam um baixo custo beneficio, alem de as vezes não acorrerem os resultados esperados.
09) A Somatotropina terá efeito significativo na segunda e terceira aplicação.
10) Ácidos Orgânicos: Usados no pós desmame de Leitões para prevenir a diarréia; PH normal ( 4.5 a 5.0), no entanto pós- desmame ele fica entre 2.0 a 3.0 (acido), diminui a produção de acido gloridrico..ai utiliza-se ácidos orgânicos que desenvolvem bactérias benéficas. 
 - acido benzóico: destrói bactérias patogênicas
 - acido fólico: diminui PH. 
11) Sim, a vantagens na utilização de probióticos em aves, eles previnem que as bactérias patogênicas predominem sobre as benéficas (ex. salmonela)
12) Para que seu trato gastrointestinal seja povoado por bacterias que o ajudarao na absorçao e metabolizaçao de nutrientes, competindo diretamente com bacterias que poderao se tornar patogenicas.

Outros materiais