Buscar

-Micro- ED

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

2. Quais são os mecanismos de transferência gênica que ocorrem entre bactérias? Que
consequências tais mecanismos podem acarretar para as células bacterianas?
A transferência genética que ocorrem entre bactérias podem se dar de forma vertical (mutações) ou de forma horizontal (recombinação).
As mutações são alterações nas sequências de bases nitrogenadas do DNA, elas ocorrem durante a replicação e podem trazer malefícios ou benefícios as células, dependendo de suas características adquiridas.
Já a Recombinação ocorre durante os processos de transformação, conjugação e transdução.
Na transformação a bactéria absorve moléculas de DNA dispersas do meio que são incorporadas a cromatina. Este DNA pode ser proveniente de bactérias mortas (lise celular), ocorrendo de forma espontânea. 
A Conjugação se dá quando pedaços de DNA passam diretamente de uma bactéria doadora para uma receptora. Essa transferência se dá graças a presença de plasmídios F . Quando a célula porta um plasmídio F+ é a doadora, quando são desprovidas de plasmídio F+ são denominadas receptoras e F- e quando elas possuem plasmídios integrados no cromossoma são denominadas Hfr . Com isso podemos concluir que a conjugação pode ocorrer de duas maneiras : - entre células F+ e F- gerando duas células F+ e – entre células Hfr e F- gerando uma célula Hfr e outra F-.
Na Transdução as moléculas de DNA são transportadas de uma bactéria para outra usando vírus como vetores (BACTERIÓFAGOS). Esta pode ser de dois tipos: - transdução generalizada: quando qualquer região de um cromossoma bacteriano pode ser transferida para uma receptora, durante o ciclo lítico do fago , e – transdução especializada: quando só alguns genes são transferidos, durante o ciclo lisogênico do fago.
3. Explique o processo de conjugação.
O processo de conjugação se dá quando pedaços do DNA passam diretamente de uma bactéria doadora para a receptora. Essa transferência se dá graças a presença do plasmídio F. Quando a célula possui plasmídio ela é considerada F+, quando não possuem plasmídios são consideradas F- e quando possuem plasmídios integrados aos cromossomos são denominados Hfr. Com isso podemos concluir que a conjugação pode ocorrer de duas maneiras : entre células F+ e F- dando origem a duas células F+ e entre células Hfr e F- , dando origem a uma célula Hfr e outra F-.
4. É correto afirmar que todas as células podem ser transformadas? Justifique.
Não .Pois elas tem que ser competentes e eficientes para pegar o DNA livre do meio.
5. Qual o papel dos vírus no processo de transdução? Quais as características inerentes a esse
processo?
Na transdução os vírus funcionam(atuam) como vetores bacteriófagos , são eles que carregam as informações genéticas para serem levados para a célula bacteriana. Esse processo pode ser dividido em dois , pois temos a transdução generalizada e a transdução especializada. 
Na transdução generalizada qualquer região de um cromossoma bacteriano pode ser transferido para uma célula receptora. Já a transdução especializada só alguns genes são transferidos para a receptora.
6. Enumere os antimicrobianos que têm por mecanismo de ação alterações na parede celular
bacteriana. Explique o modo de ação de cada um deles.
Os antimicrobianos que causam alterações na parede celular bacteriana são : 
Os B-lactâmicos , como penicilina e cefalosporina
Monobactâmicos
Vancomicina 
Carbapenemas
A penicilina interage com as proteínas PBPs, (proteína que faz a ligação entre as cadeias dos tetrapeptídios do peptideoglicanos)as inibindo. Ao inibir essa enzima as ligações dos tetrapeptídios não são estabelecidas ocasionando a perda da rigidez da parede celular bacteriana. Além disso os beta-lactâmicos dispara as atividades das enzimas degradadoras (autolisinas) que rompem a célula, levando a morte celular.
As cefalosporinas agem similarmente a penicilina , inibindo as PBPs , interrompendo a síntese da parede celular .
Os monobactâmicos ligam-se primeiramente com a PBP3 de aeróbicos gram (-) DESORGANIZANDO a síntese da parede celular.
As carbapenemas ligam-se a PBP1 e a PBP2 de bactérias gram(+) e gram (-) causando o elongamento celular e a lise
Já a vancomicina liga-se diretamente na cadeia de tetrapeptídios do peptídeoglicano, mais precisamente na D-alamina terminal , a substituindo por lactato, impedindo assim que a mesma consiga se ligar novamente. 
7. Quais são os mecanismos de resistência a agentes β-lactâmicos? Descreva como os mesmo
acontecem.
Algumas bactérias são resistentes aos antimicrobianos pois conseguem produzir a síntese de enzimas β-lactamases . Essa enzima hidrolisa o anel β-lactâmico pela quebra da ligação amida, fazendo com que este perca a sua capacidade de impedir a síntese da parede celular. Pode ser também pela supexpressão de PBPs, por mutações das PBPs e entre outros.
8. Porque existem várias classes de β-lactâmicos?
9. Quais são os agentes antibacterianos que têm como sítio alvo os ribossomos? Explique o
mecanismo de ação de um deles.
Aminoglicosídeos são bactericidas contra bacilos aeróbicos gram (-) que inibem a síntese proteica através da ligação irreversível na subunidade 30s. Dessa forma os ribossomos ficam indisponíveis para a tradução do RNAm.
10. O que significa resistência “MLS”?
As classes de antimicrobianoscomo Macrolídeos, Lincosaminas eEstreptograminas (MLS) agem como inibidores distintos da síntese protéica bacteriana. Os bacilos Gram negativos possuem resistência intrínseca, devido à baixa permeabilidade da membrana externa aos MLS. Já os Gram positivos desenvolveram mecanismos de resistência,portanto é uma resistência adquirida

Outros materiais