Buscar

Crise da Dívida na América Latina

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Economia Politica Aplicada
Sobre a crise econômica na década de 1990, dado ao esgotamento das medidas governamentais impostas às populações latino-americanas, é correto afirmar que como medidas paliativas para resolver o problema da recessão e da falta de dinheiro, os moradores da periferia e as famílias mais pobres, passaram a:
I. desenvolver seus próprios empreendimentos, assim como linha de créditos e moeda alternativa, tais como ocorreu na Argentina e, no Brasil, inúmeros empreendimentos sociais, p transformando a distribuição de alimentos em encontros de fomentação de geração de trabalho e renda.
II. receber apoio de empresas privadas e instituições não governamentais que forneceram habitações e salário-moradia aos desempregados e pessoas mais pobres dentro de um programa privado de erradicação da pobreza e da miséria implementado pelas grandes corporações multinacionais.
III. ser integradas em programas governamentais que estabeleciam empregos e casa própria para os desempregados pela crise e pobres marginalizados da sociedade. Dentre esses programas estavam os programas “Salários aos Desempregados” e “Casas para os Pobres” implementados nos países sob a orientação do FMI e do Banco Mundial.
Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):
	A	I, apenas.
Você acertou!item I é o único que apresenta a alternativa correta, pois as medidas paliativas encontradas pelas famílias mais pobres e os moradores da periferia para resolver o problema da recessão e da falta de dinheiro, são o desenvolvimento de empreendimentos, como linha de créditos e moeda alternativa. Os demais itens não possuem relação verdadeira com o que pede a questão, pois o item II apresenta o apoio de empresas privadas e instituições governamentais e, o item III apresenta como medida paliativa os programas “Salários aos Desempregados” e “Casas para os Pobres” implementados nos países sob a orientação do FMI e do Banco Mundial. Portanto, só a alternativa 01 está correta.
	B	II, apenas.
	C	III, apenas.
	D	I e II, apenas.
Questão 2/5 - Estado e Politica Social
Autores como Rose Marie Inojosa (1998) defende a intersetorialidade como um novo modelo de gestão de políticas públicas, voltado às problemáticas específicas de cada território. Neste novo modelo são estabelecidas relações entre as diferentes área do saber e de atuação desde o momento do planejamento, e seguem ao longo da implementação, execução, monitoramento e avaliação das políticas públicas.
Leia este trecho do artigo de Inojosa sobre este novo modelo:
“No modelo tradicional o trabalho é organizado por equipes especializadas para o planejamento, a realização e a avaliação de ações e serviços específicos, em cada secretaria setorial. Essa dinâmica supõe um planejamento geral, com base territorial, acima das secretarias, que articule os planos particulares de cada uma delas e as respectivas redes de serviço. O novo modelo supõe uma outra dinâmica. Haverá, necessariamente, em cada secretaria, um planejamento referido à sua base geográfica e populacional próprias. A articulação desses planos, coordenada através de um colegiado, deverá mediar as eventuais desigualdades regionais, com caráter redistributivo, privilegiando os grupos populacionais em situação ou risco de exclusão social.
Esse modelo novo evidentemente não exclui equipes especializadas por serviços. As escolas, hospitais, centros de assistência, casas de cultura, equipamentos de esporte e lazer, usinas de asfalto, núcleos de fiscalização de obras etc. continuarão a existir com suas equipes especializadas. A diferença é que as equipes e serviços estarão integrados em uma única rede regional.”
(INOJOSA. Rose Marie. Intersetorialidade e a configuração de um novo paradigma organizacional. In RAP. Rio de Janeiro 32(2): 35-48, mar/abr 1998)
Assinale, agora, dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta-se correta no que se refere à mensuração de resultados dentro do modelo intersetorial:
	A	Os resultados avaliados no modelo intersetorial não diferem dos resultados do modelo setorial. A mudança está apenas nos meios adotados para alcança-los;
	B	Os resultados mensurados pelo modelo intersetorial restringem-se ao alcance das ações específicas como taxas de matrícula e números de consultas;
	C	O modelo intersetorial permite avaliar os resultados de forma integrada, abrangendo os benefícios de cidadania promovidos ao cidadão como um todo;
Está correta a alternativa “c”, sendo que as demais opções são distorções da resposta correta.
	D	A mensuração de resultados na lógica intersetorial é voltada à análise da produtividade dos servidores públicos de cada setor;
Questão 3/5 - Economia Politica Aplicada
As referências bibliográficas da Disciplina de Economia Política destacam que “as instituições de Bretton Wood organizaram sua intervenção nos países latino-americanos com o objetivo de superar a crise da dívida externa atuando em duas fases. Na primeira, organizaram políticas de estabilização econômica, sob o acompanhamento do FMI, na segunda, a reforma estrutural, sob a coordenação do Banco Mundial”. As instituições citadas foram as principais propositoras do Consenso de Washington. Marque a única alternativa correta que representa o viés teórico que respalda as políticas do Consenso.
	A	o keynesianismo.
	B	o neoliberalismo.
Você acertou!Questão considerada fácil porque se trata de um tema muito discutido dentro da Economia Política contemporânea, o neoliberalismo. O Consenso de Washington tem sua teórica no neoliberalismo, por isso a alternativa correta é a 02. As demais alternativas não possuem relação com o Consenso de Washington.
	C	o marginalismo
	D	o marxismo.
Questão 4/5 - Estado e Politica Social
Leia atentamente o text abaixo, sobre políticas de proteção social, e em seguida escolha a alternativa que preenche corretamente as lacunas. 
“Quando pensamos em política social, costumamos relacionar o assunto diretamente com proteções ofertadas pelo Estado ao seu povo, de modo a assegurar os direitos sociais estabelecidos em sua legislação, e pensamos logo em exemplos, como as políticas de __________, ________ e ______________.”
Assinale a alternativa que corretamente a lacunas.
	A	Saúde, educação e previdência social.
Você acertou!Alternativa correta de acordo com o conteúdo da aula 03. Ver material para impressão tema 01.
	B	Segurança, econômica e esportes
	C	Educação, esportes e saúde
	D	Saúde, cultura e Segurança social.
Questão 5/5 - Economia Politica Aplicada
Na Constituição de 1988, grandes avanços no campo social foram obtidos. Marque a única alternativa, das apresentadas abaixo, que não foi uma estabelecida a partir da Constituição de 1988:
	A	Redução da jornada de trabalho, que era de 48 horas semanais e passou para 44 horas semanais.
	B	Extensão da obrigatoriedade do voto aos jovens com 16 anos.
Você acertou!A única alternativa que não foi estabelecida pela Constituição de 1988 é a alternativa 02, pois não existe a obrigatoriedade do voto aos jovens de 16 anos. O voto aos jovens de 16 anos é opcional.
	C	Instituição do décimo terceiro salário para aposentados
	D	Garantia do seguro desemprego aos trabalhadores desempregados pelo sistema econômico.

Outros materiais