Buscar

A Estrutura Condicional if

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Programação baseada em eventos
	Os programas que você escreveu até agora exibiram controles da Toolbox, menus, barras de ferramentas e caixas de diálogos na tela, e com esses programas os usuários podem manipular os elementos da tela na ordem em que preferirem. Os programas colocaram o usuário no controle, esperaram “pacientemente” por uma resposta e processaram a entrada de maneira previsível. 
	Nos círculos de programação essa metodologia é conhecida como programação baseada em eventos. Você constrói um programa criando um grupo de objetos “inteligentes” que sabem responder quando o usuário interage com eles e, então, o programa processa a entrada utilizando procedimentos de eventos associados com os objetos. 
Utilizando expressões condicionais
	Uma das ferramentas mais úteis para processar informações em um procedimento é uma expressão condicional. Uma expressão condicional é uma parte de uma instrução de programa completa que faz uma pergunta do tipo verdadeiro ou falso sobre uma propriedade, uma variável ou outra parte dos dados no código do programa. Por exemplo, a expressão condicional
Preco < 100
É avaliada como True se a variável Preco contiver um valor menor que 100 e avaliada como False se Preco contiver um valor maior que ou igual a 100.																																																																																																																																								
Você pode utilizar os seguintes operadores de comparação em uma expressão condicional:
	Operador de comparação
	Significado
	=
	Igual a
	<>
	Não igual
	>
	Maior que
	<
	Menor que
	>=
	Maior que ou igual a
	<=
	Menor que ou igual a
 
Estruturas de decisão If ... Then
	Quando uma expressão condicional for utilizada em um bloco especial de instruções chamado de estrutura de decisão, ela controla se outras instruções no programa são executadas e em que ordem são executadas. Você pode utilizar uma estrutura de decisão If ... Then para avaliar uma condição no programa e toma um curso de ação com base no resultado. Em sua forma mais simples uma estrutura de decisão If ... Then é escrita em uma única linha
If condição Then instrução
Onde condição é uma expressão condicional e instrução é uma instrução de programa Visual Basic válida. Por exemplo:
If Resultado >= 25 Then Label1.Text = “Nosso time venceu!”
É uma estrutura de decisão If ... Then que usa a expressão condicional:
Resultado >= 25
Para determinar se o programa deve configurar a propriedade Text do objeto Label1 como “Nosso time venceu!” se a variável Resultado contiver um valor maior que ou igual a 25, O Visual Basic configura a propriedade Text; caso contrário, e pula a instrução de atribuição e executa a próxima linha no procedimento do evento. Esse tipo de comparação sempre resulta em um valor True ou False. Uma expressão condicional nunca resulta em talvez.
Testando várias condições em uma estrutura de decisão If ... Then
O Visual Basic também suporta uma estrutura de decisão If ... Then que pode ser usada para incluir várias expressões condicionais. Esse bloco de instruções pode ter várias linhas e contém as importantes palavras-chave ElseIf, Else e End If.
Nessa estrutura, condição1 é avaliada primeiro. Se essa expressão condicional for True, o bloco de instruções abaixo é executado, uma instrução por vez )Você pode incluir uma ou mais instruções de programa.) Se a primeira condição não for True, a segunda expressão condicional (condição2) é avaliada. Se a segunda condição for True, o segundo bloco de instruções é executado. (Você pode acrescentar as condições ElseIf e instruções adicionais se tiver mais condições a avaliar.) Se nenhuma das expressões condicionais for True, as instruções abaixo da palavra-chave Else são executadas. Por fim, a estrutura inteira é fechada pelas palavras-chave End If.
																																																																																																																																							
O seguinte código mostra como uma estrutura If ... Then de múltiplas linhas poderia ser usada para determinar a quantidade de imposto a ser paga em um sistema de imposto progressivo hipotético. (as faixas de renda e porcentagens de impostos são do regulamento do imposto de renda de pessoa física para declarações individuais)
Public Class Form1
 Dim Renda, Taxa As Double
 Private Sub Button1_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button1.Click
 Renda = 50000
 If Renda <= 7825 Then 'faixa de imposto de 10%
 Taxa = Renda * 0.1
 ElseIf Renda <= 31850 Then 'faixa de imposto de 15%
 Taxa = 782.5 + ((Renda - 7825) * 0.15)
 ElseIf Renda <= 77100 Then 'faixa de imposto de 25%
 Taxa = 4386.25 + ((Renda - 31850) * 0.25)
 ElseIf Renda <= 160850 Then 'faixa de imposto de 28%
 Taxa = 15698.75 + ((Renda - 77100) * 0.28)
 ElseIf Renda <= 349700 Then 'faixa de imposto de 33%
 Taxa = 39148.75 + ((Renda - 160850) * 0.33)
 Else 'faixa de imposto de 35%
 Taxa = 101469.25 + ((Renda - 349700) * 0.35)
 End If
 End Sub
 Private Sub Form1_Load(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles MyBase.Load
 End Sub
End Class
Importante: A ordem das expressões condicionais em suas instruções If ... Then e ElseIf é crucial. O que acontece se você inverter a ordem das expressões condicionais no exemplo do cálculo do imposto e listar as taxas na estrutura da mais alta para a mais baixa? Os contribuintes nas faixa de 10, 15, 25, 28 e 33% são todos colocados na faixa de 35% pois todos têm uma renda que é menor ou igual a 349700. O Visual Basic pára na primeira expressão condicional que for True, mesmo que outras também o sejam.) Como todas as expressões condicionais neste exemplo testam a mesma variável, elas precisam ser listadas em ordem crescente para que os contribuintes entrem nos lugares certos. Conclusão: quando você utiliza mais de uma expressão condicional, avalie cuidadosamente a ordem.
Essa estrutura de decisão útil testa a variável de dupla precisão Renda no primeiro e nos demais níveis de renda até que uma das expressões condicionais seja avaliada como True e, então, determina o imposto de renda do contribuinte de maneira correspondente. Com algumas modificações simples, ela poderia ser usada para calcular o imposto a ser pago por qualquer contribuinte em sistema de imposto progressivo. Contanto que as taxas de imposto estejam completas e atualizadas e que o valor na variável Renda esteja correto, o programa dará o imposto correto a ser pago por contribuintes. Se as taxas de imposto mudarem, é só atualizar as expressões condicionais. Com uma estrutura de decisão adicional para determinar o status de arquivamento dos contribuintes, o programa se estende prontamente para incluir todos os contribuintes.
Dica: As expressões que podem ser avaliadas como True ou False também são conhecidas como expressões booleanas e o resultado True ou False pode ser atribuído a uma propriedade ou variável booleana. Você pode atribuir valores booleanos a certas propriedades de objeto ou a variáveis booleanas que forem criadas usando a instrução Dim e as palavras-chave As Boolean.
Exercício: Valida usuário usando If ... Then. Utilizando a estrutura If ... Then faça um programa que reconhece usuários quando estes inserem uma entrada (por exemplo um CEP), que deverá ser mascarada. Para isso você deve utilizar o controle MaskedTextBox, para receber a entrada do usuário em um formulário específico.
�
� EMBED Word.Picture.6 ���
_1393406249.doc
F
V
F
V
F
V
. . .
. . .
bloco 3
3?
Condição 
bloco 2
2?
Condição 
bloco 11?
Condição

Outros materiais