Buscar

Agências Reguladoras e Ciclo de Vida das Organizações

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Instituições e Organização do Estado
As agências reguladoras começaram a ser criadas no Brasil em 1997, abrangendo áreas diversas, como telecomunicações, aviação civil e energia. São frutos de uma nova visão do papel do Estado brasileiro no domínio econômico.
Dentre as opções abaixo, identifique aquelas que se relacionam com os poderes e as características das agências reguladoras.
I- possuem competência para expedir normas operacionais e de serviço, que devem ser obedecidas pelas empresas concessionárias destes serviços.
II- têm a atribuição para aplicar punições às empresas que infringem as suas determinações ou a lei.
III- As punições aplicadas pelas agências reguladoras não podem ser anuladas pelo Poder Judiciário.
IV – Elas possuem autonomia financeira em relação ao governo federal.
 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas I e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas  I, II e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativas II e III, apenas.
Questão 2/5 - Instituições e Organização do Estado
Nas décadas de 1960 e 1970 o Brasil passou por alguns anos de forte crescimento econômico, sob um modelo de grande intervenção do Estado na atividade econômica, inclusive por meio de empresas estatais. A partir da década de 1990 podemos identificar um modelo econômico bastante diferente, onde se destacam as Agências Reguladoras.
Identifique, dentre as opções abaixo, aquela que melhor se relaciona com a função das Agências Reguladoras.
 
	
	A
	Elas têm como função fiscalizar a atividade das sociedades anônimas, especialmente no tocante à emissão de ações e debêntures.
	
	B
	Elas têm como função fiscalizar os contratos entre a administração pública e as empresas que prestam serviços ao governo.
	
	C
	Elas estão relacionadas com o novo perfil do Estado brasileiro, que cada vez mais está tomando para si o exercício de atividades lucrativas.
	
	D
	Elas estão relacionadas à figura de um Estado brasileiro que prefere fiscalizar e regular, transferindo a execução dos serviços públicos à iniciativa privada.
	
	E
	Elas foram criadas para reforçar a defesa do meio ambiente, como órgãos regionais de apoio ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente.
Questão 3/5 - Corporações e Contexto Empreendedor
Para ADIZES (2004) há vários estágios no ciclo de vida das organizações, cada ciclo traz consigo algumas características peculiares, bem como, formas de gestão distintas.
 
Fonte: ADIZES, I.; Os Ciclos de Vida das Organizações. São Paulo: Editora Pioneira, 2004.
Assinale abaixo, qual é o ciclo no qual as empresas deveriam trabalhar arduamente para permanecer nele:
	
	A
	Adolescência
	
	B
	Aristocracia
	
	C
	Plenitude
	
	D
	Estabilidade
	
	E
	Segurança
Questão 4/5 - Corporações e Contexto Empreendedor
Leia as asserções a seguir:
I - Em um passado recente, em torno de 10/20 anos, o termo intraempreendedor não era tão presente na literatura que tratava de temas relacionados ao empreendedorismo, ele ganhou destaque a partir do momento em que as empresas deixaram de ver seus trabalhadores como Recursos e optaram em enxergá-lo como pessoa.
Porque
II - Até então o único termo conhecido era empreendedor, que na visão clássica, define quem compra ou monta uma empresa. E essa alteração de visão sobre o colaborador, denominando-o também como intraempreendedor, dando-lhe mais importância, ocorreu porque as empresas passaram a vê-lo como alguém que poderia contribuir de forma mais significativa para o sucesso do empreendimento do qual fazia parte como empregado.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
	
	A
	As assertivas I e II são falsas;
	
	B
	As assertivas I e II são verdadeiras e a segunda complementa a primeira.
	
	C
	A assertiva I está correta e a II é falsa.
	
	D
	A assertiva I está incorreta e a II correta.
	
	E
	A assertiva II está correta e se contrapõe a I
Questão 5/5 - Instituições e Organização do Estado
Um problema comum para inúmeros empreendedores sempre foi a obtenção de recursos financeiros para custear seus projetos, seus empreendimentos. Tomar dinheiro emprestado de um banco pode ser algo arriscado e caro, principalmente quanto se precisa de vários milhões de reais ou mesmo de alguns bilhões.
 
Neste sentido, examine as opções abaixo e identifique a única que se refere às vantagens que o mercado de capitais oferece às sociedades anônimas abertas.
	
	A
	O investidor que adquire ações de uma companhia na Bolsa de Valores poderá ter a oportunidade de obter rendimentos muito superiores aos índices de inflação.
	
	B
	Vendendo seus papéis na Bolsa de Valores, a companhia poderá captar recursos sem ter que prestar contas à Comissão de Valores Mobiliários.
	
	C
	O mercado de capitais pode ser uma forma mais barata para a empresa captar recursos, emitindo debêntures.
	
	D
	Com o fim da Bolsa de Valores de São Paulo, o mercado de capitais se tornou a única opção para a captação de recurso, além dos empréstimos bancários.
	
	E
	O mercado de capitais, com seus inúmeros operadores, permite ao empreendedor adquirir máquinas e equipamentos em grandes quantidades e por preços atrativos.

Outros materiais