Buscar

Apol Biogeografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Biogeografia
Considere a seguinte citação: 
“Na superfície terrestre podemos encontrar diversos tipos de solo. Cada tipo possui características próprias, tais como densidade, formato, cor, consistência e formação química”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Tipos de solo. Sua pesquisa. <https://www.suapesquisa.com/pesquisa/tipos_solo.htm>. Acesso em: 05 de mai. 2018. 
De acordo com a citação e o livro-base Biogeografia: abordagens teórico-conceituais e tópicos aplicados, o solo do domínio das araucárias é formado por:
	
	A
	Latossolo, que é muito fértil, de cor avermelhada, de onde vem seu nome: terra roxa.
	
	B
	Solos Ralos, com ocorrência de pedras e restos de paleopavimentos.
	
	C
	Solo Humoso, que ocorre em territórios onde há acumulação de material orgânico decomposto, muito fértil, por isso adequado para a agricultura.
	
	D
	Solo Calcário, composto por fragmentos minúsculos de rochas, muito árido e, por isso, impróprio para a agricultura.
	
	E
	Terra Roxa, que é muito fértil, de cor preta, pouco profundo, e adequado para a agricultura.
Questão 2/5 - Biogeografia
Leia o fragmento de texto: 
“A biogeografia não é uma matéria isolada, ela possui um caráter interdisciplinar e, portanto, está em íntima associação com outras ciências, tais como a ecologia, biologia [...], paleontologia, climatologia, geografia e geologia”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Vanessa Sardinha dos. Biogeografia; Brasil Escola. <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/biogeografia.htm>. Acesso em 12 de jun. 2018. 
De acordo com o fragmento acima e o livro-base Biogeografia: abordagens teórico-conceituais e tópicos aplicados, a biogeografia estuda:
	
	A
	A distribuição da fauna por continentes, oceanos e polos.
	
	B
	A distribuição geográfica atual e passada dos organismos.
	
	C
	A distribuição dos seres humanos no planeta.
	
	D
	A distribuição das águas no planeta Terra.
	
	E
	A distribuição dos vegetais entre os continentes.
Questão 3/5 - Biogeografia
Atente para o trecho de texto a seguir: 
“A variedade da espécie humana é uma das coisas mais bonitas da natureza, e só ocorre por conta de uma palavrinha nem sempre bem vista: mutações. [...] as mudanças genéticas também resultam em diferenças como a cor dos olhos ou dos cabelos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: REDAÇÃO GALILEU. Quantas dessas mutações genéticas você tem? Revista Galileu, Editora Globo, 31/10/2017. <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/10/quantas-dessas-mutacoes-geneticas-voce-tem.html>. Acesso em 08 de abr. 2018. 
Considerando o trecho acima e o livro-base Biogeografia: abordagens teórico-conceituais e tópicos aplicados sobre desvio genético, é correto afirmar que:
	
	A
	são as mudanças ocorridas no DNA das espécies causadas por uma anomalia, geralmente cancerígena ou bacteriana.
	
	B
	são os desvios e as adaptações genéticas causados pela seleção natural das espécies frente aos predadores.
	
	C
	são as mudanças ocorridas na constituição genética da população, determinadas pelas pressões ambientais e ecológicas que esta sofre.
	
	D
	são as transformações naturais nos organismos vivos determinadas por causas internas ao DNA deles.
	
	E
	são as mudanças nas características físicas, sem influência na estrutura celular.
Questão 4/5 - Biogeografia
Leia a citação a seguir: 
“As especiações podem ser entendidas como processos que levam à formação de novas espécies. Elas ocorrem em virtude das diferenças surgidas no genoma de populações diferentes de uma mesma espécie que ocasionaram o isolamento reprodutivo e, consequentemente, o aparecimento de duas espécies diferentes”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Vanessa Sardinha dos. O que é espécie? Brasil Escola. <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-especie.htm>. Acesso em 12 de jun. 2018. 
De acordo com a citação e o conteúdo do livro-base Biogeografia: abordagens teórico-conceituais e tópicos aplicados sobre especiação peripátrica, é correto afirmar que:
	
	A
	ocorre entre grupos de espécies distintas, geograficamente no mesmo território.
	
	B
	analisa as várias vertentes de evolução das espécies semelhantes de seres vivos aquáticos e terrestres.
	
	C
	ocorre quando uma barreira física, biológica ou ambiental impede o fluxo gênico entre um grupo de poucos indivíduos e o restante da população original.
	
	D
	define as várias categorias de seres vivos terrestres e aquáticos, independente do espaço geográfico em que eles se localizam.
	
	E
	verifica o aumento populacional de determinada espécie, tornando possível um estudo amplo e denso acerca dos indivíduos que a compõem.
Questão 5/5 - Biogeografia
Leia o verbete:
“Vicariância: É o mecanismo evolutivo no qual ocorre uma fragmentação de uma área biótica, separando populações de determinadas espécies. A falta de fluxo gênico entre as duas subpopulações agora formadas fará com que elas fiquem cada vez mais diferentes e, mantendo-se a barreira por tempo suficiente, levará à especiação. Em resumo, vicariância é a quebra na distribuição de um táxon”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Vicariância. Dicionário Informal. <https://www.dicionarioinformal.com.br/significado/vicari%C3%A2ncia/2329/>. Acesso em 08 de abr. 2018. 
De acordo com o verbete e o livro-base Biogeografia: abordagens teórico-conceituais e tópicos aplicados, marque a alternativa que apresenta corretamente exemplos de barreiras físicas que influenciam na vicariância.
	
	A
	Desertos, montanhas, oceanos, rios.
	
	B
	Rios, áreas urbanizadas, lagoas.
	
	C
	Oceanos, desertos e o relevo de planície.
	
	D
	Áreas de depressão, relevo de planície e florestas.
	
	E
	Aquíferos, lagoas e rios caudalosos.

Outros materiais