Buscar

Hidrocefalia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Hidrocefalia
O que é hidrocefalia?
 Hidrocefalia é o acúmulo anormal e excessivo de líquor dentro dos ventrículos ou do espaço subaracnóide. É tipicamente associado com dilatação ventricular e aumento da pressão intracraniana; pode ocorrer em crianças (diversas faixas etárias) ou adultos, tendo causas específicas
Pode ser classificado como hidrocefalia comunicante ou não comunicante, dependendo da sua etiologia; outro termo utilizado é a hidrocefalia ex-vácuo, quando relacionado com atrofia cerebral
Hidrocéfalo não comunicante se refere a hidrocefalia que resulta de lesões que obstruem o sistema ventricular e hidrocéfalo comunicante se refere a lesões que afetam e obstruem o espaço subaracnóide.
Causas
As hidrocefalias podem aparecer na vida intra-uterina (hidrocefalias congênitas) ou podem ser adquiridas ao longo da infância ou fase adulta por uma diversidade de causas. O líquor se acumula nos ventrículos por uma obstrução em alguma via de passagem (hidrocefalia obstrutiva) ou por um desequilíbrio entre a velocidade de produção do LCR e a capacidade de absorção (hidrocefalia comunicante).
     As principais causas de hidrocefalia comunicante são:
hemorragias ou sangramentos intracranianos
traumatismos cranianos
infecções (meningite)
idiopática, ou seja, sem causa aparente
      E as principais causas de hidrocefalia obstrutiva são:
congênitas (malformações cerebrais)
tumores
cistos
Quais são os sintomas?
Em recém-nascidos ou crianças pequenas, pode acontecer o seguinte:
irritabilidade
letargia ou sonolência excessiva
apnéias ou paradas respiratórias
alteração do formato do crânio, cabeça grande ou que cresce rapidamente
fontanela dilatada, ou seja,  “moleira” aberta, abaulada e tensa
dificuldade para andar, desequilíbrio
atraso do desenvolvimento neuropsicomotor
      Nas crianças mais velhas e em adultos, os sintomas incluem:
dor de cabeça
vômitos
dificuldade para enxergar
letargia ou sonolência excessiva
      A hidrocefalia pode também evoluir de forma lenta e ir prejudicando o cérebro aos poucos, com isso a pessoa pode sofrer problemas de aprendizagem, de concentração, de raciocínio lógico, de memória de curto prazo, problemas de coordenação, de organização, dificuldades de localização têmporo-espacial, de motivação, ou dificuldades na visão.
     Em idosos existe uma doença chamada de Hidrocefalia de Pressão Normal (HPN), nestes casos, os pacientes geralmente desenvolvem dificuldade para caminhar, incontinência urinária (perdem urina na roupa) e deficiência cognitiva, caracterizada principalmente pela perda de memória.
Como se faz o diagnóstico?
      O especialista suspeita de hidrocefalia a partir dos sinais e sintomas apresentados acima. Alguns dados do exame neurológico podem comprovar a suspeita, mas geralmente são necessários exames complementares para a confirmação: ultra-som transfontanelar, tomografia e ressonância magnética do crânio.
Qual o melhor tratamento?
Na maioria dos casos a hidrocefalia é tratada com as derivações, popularmente conhecida como válvulas. Estes sistemas são compostos de um cateter que fica em contato com o líquor dentro do ventrículo e está ligado a uma válvula que limita a quantidade de líquido a ser drenado. A outra extremidade do catéter é passada por baixo da pele até uma outra cavidade do corpo que possa receber este líquido, geralmente a cavidade abdominal.
     Muitas formas de hidrocefalia podem ser tratadas por neuroendoscopia: através de um furo no crânio, uma câmera de vídeo é introduzida até o ventrículo, a partir dai é possível comunicar o ventrículo com outro espaço intracraniano chamado de cisterna, desta forma o líquor circula mais facilmente e pode tratar a hidrocefalia.
     A endoscopia tem a vantagem de tratar a hidrocefalia sem que um material estranho tenha de ser colocado dentro do organismo, no entanto, nem sempre é possível utilizar esta técnica.
Existem algumas medicações que fazem baixar a produção liquórica (acetazolamida), porém nem sempre tão eficientes
É importante salientar que são crianças que necessitam de acompanhamento neurológico intenso e verificação do grau de desenvolvimento que pode ou não sofrer prejuízo.
Fisioterapia
A fisioterapia pode contribuir favoravelmente nessas condições, além de ser um recurso terapêutico de extrema importância no desenvolvimento dessas crianças, uma vez que possibilita a criança a se desenvolver da melhor maneira possível dentro de suas limitações, assim como aprender a se adaptar no meio em que esta inserida.
Bebê com a maior cabeça do mundo faz cirurgia para redução
Roona uma menina indiana sofre de hidrocefalia e com apenas 2 anos apresentava uma circunferência de 94 centímetros. Durante sua vida a cabeça alcançou mais que o dobro da circunferência fazendo com que tivesse uma vida extremamente limitada vivendo a maior parte do tempo deitada. O inchaço estendeu a pele da cabeça e puxou as pálpebras sobre os olhos e por isso Roona não podia ver.
A hidrocefalia é uma condição em que o líquido cefalorraquidiano que circula no interior da cavidade craniana encontra alguma retenção no interior do crânio ou pode sua produção em excesso. Seja qual for a causa, nestes casos, a pressão intracraniana sobre o cérebro fica muito aumentada, podendo vir a causar lesões no tecido cerebral. Além disso, uma pessoa com hidrocefalia apresenta um grande inchaço do crânio o que aumenta assustadoramente sua circunferência.
Felizmente Roona passou recentemente, por uma série de intervenções cirúrgicas para drenagem do líquido e de 94 cm, a cabeça do bebê passou para 58 cm. Segundo informações, foram retirados cerca de 10 litros de líquido. Para chegar a este resultado Roona passou um total de 105 dias no hospital e apesar da gravidade dos procedimentos, ela reagiu muito bem e o tratamento tem sido um sucesso.

Outros materiais