Buscar

Aula atividade Escola e Sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA ATIVIDADE 1
1)Ao tratarmos sobre Prática Pedagógica Interdisciplinar destacamos que torna-se importante para a formação dos sujeitos, conhecimentos que favoreçam, entre outras, sua participação política. A socialização política pode ser entendida como conjunto de experiências e interações vivenciadas que, com o tempo podem ser traduzidas em expectativas. Alguns autores comentam que a efetivação das diferentes práticas quando desenvolvidas de maneira reflexiva, contribuem para a Formação do Profissional Reflexivo. Ainda sobre a formação e atitude do Profissional Reflexivo é CORRETO, inferir que:
Alternativas:
a)A socialização não consegue selecionar atitudes e experiências, ligadas à determinado padrão de comportamento social,
b)Toda ação é única, mesmo quando provocada por situações semelhantes,
c)A formação do professor deve encontrar equilíbrio que limite o aprendizado pessoal, o profissional e o social,
d)Todas as alternativas apresentam dados Corretos,
2)A revolução científica e tecnológica, permite que as pessoas estejam em outros lugares virtualmente, sem mesmo nunca ter estado lá pessoalmente. Paralelo a isso, os meios de comunicação de massa desempenham um papel primordial diante da socialização política. Além da informação sobre acontecimentos imediatos, utilizando-se de técnicas emocionais; incentivam tanto a formação de ideias como a formação de crenças ligadas à política. Incentivam tanto a partilha de sentimentos coletivos de indignação, quanto um novo modelo de participação cidadã. Sendo assim, de acordo com a Web Aula – Unidade I, no contexto escolar, a ação docente deve valorizar três saberes que se complementam de maneira sequencial:
Alternativas:
a)O saber dinâmico-alienante, o saber ideológico e o saber acumulado pela sociedade,
b)O saber crítico, o saber defasado que induz ao estudo e o conjunto de saberes indicado pelos primeiros filósofos,
c)O saber da experiência socialmente acumulada, o saber científico adquirido e o saber pedagógico,
d)O saber político alienante que consolida a democracia, o saber do discurso que complementa a linguagem pragmática,
3)O professor que procura entender qual público atende, quem a escola acolhe, provavelmente percebe a escola em seu entorno social. Entender como se compõe a comunidade que a escola atende, deixa o trabalho do professor mais fácil. Ele passa a entender as atitudes, reações e participação de cada aluno, no contexto coletivo da escola e da sala de aula, na maneira de estudar e nas brincadeiras no pátio. A compreensão do professor sobre a realidade atendida, amplia sua visão no que se refere a própria organização do trabalho teórico e prático a ser desenvolvido. Possibilita inclusive, planejamento de um trabalho Interdisciplinar. Possibilita problematização de resultados. Na escola, paralelo aos conteúdos, planejamento e avaliação dos resultados também é indicada a necessidade de um comportamento adequado de todos os alunos, tais regras ganham visibilidade Legal no:
Alternativas:
a)Registro de Práticas Pedagógicas referentes ao contexto histórico anterior aos anos de Ditadura Militar
b)Histórico Escolar do aluno, que trata sobre avaliação comportamental,
c)Deliberação do Conselho Estadual de Educação,
d)Regulamento Interno da Escola,
4)A educação é uma atividade social, não é uma mera transmissão de conhecimentos. A educação abrange vários modos de formação do ser humano tais como: o trabalho, as manifestações culturais, o aprendizado nas instituições escolares, entre outros. A educação, se integra, se complementa e se consolida durante todo o período de formação do sujeito, envolvendo desde a formação familiar, escolar e outros espaços. Ainda sobre a educação escolar consta na LDB n. 9394/96 que:
Alternativas:
a)A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na família, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos ligados à sociedade civil e nas manifestações culturais,
b)A educação deve formar apenas para o trabalho, complementando a educação indicada pela família,
c)A educação necessita qualificar para o trabalho; como maneira de fomentar a competitividade social,
d)A educação prioriza princípios voltados à integração social no que concerne a valorização da submissão e da "minoridade" política.
5)Atualmente para desenvolver o exercício da profissão, a formação docente inclui prática de ensino (Estágio Obrigatório) de, no mínimo trezentas horas. Valoriza também o aproveitamento de formação e experiências anteriores em instituições de ensino e outras atividades. A formação também privilegia:
Alternativas:
a)Fragmentação de conteúdos seguindo diferentes áreas do conhecimento,
b)Associação entre teoria e prática, incentivando o trabalho de pesquisa e investigação científica e pensamento reflexivo,
c)Valorização do setor profissional seguindo apenas a Base Comum Nacional prescrita na Proposta Curricular do Curso.
d)A questão indica mais de uma alternativa Correta.
AULA ATIVIDADE 2
1)O trabalho de pesquisa se justifica pelo potencial de mudança que propicia, tornando-se indispensável para a formação do pesquisador. E o pesquisador por sua vez deve evitar
Alternativas:
a)Desenvolver a humildade suficiente para tentar, para expor-se, errar, recomeçar, modificar, experimentar;
b)Observar além de tornar-se multiplicador do conhecimento;
c)Instigar os demais a questionarem novas situações.Trabalhar suas relações e dimensões de valores éticos em vários contextos
d)Trabalhar individualmente a fim de não ser influenciado por hipóteses diferentes da sua.
2)O exercício da integração entre a Teoria e a Prática, propicia maior segurança diante da efetivação trabalho do professor pesquisador. No contexto da pesquisa no ambiente da escola podemos afirmar que:
I - Ao falar sobre um episódio, cada pessoa que participou da ação reflete de forma diferenciada ou tem algo de diferente a destacar sobre um mesmo objeto, contudo basta ouvir o mais afetado dos envolvidos no problema.
II - As formas de tratar sobre um episódio podem caminhar da Especulação à Sabedoria, depende do exercício de Reflexão realizada sobre a Ação.
III - No contexto da ação-reflexão-ação, várias possibilidades podem contribuir para se chegar a uma hipótese, a uma das possíveis respostas para a situação.
IV – O profissional da educação não deve ser reflexivo e sim racional, limitando-se às teorias aprendidas na academia. 
Alternativas:
a)Estão corretas as alternativas I e II.
b)Estão corretas somente as alternativas II e III.
c)Estão corretas as alternativas II, III e IV
d)Estão corretas as alternativas III e IV
3)Coloque F para Falso e V para Verdadeiro:
( ) A qualidade da pesquisa, se torna transparente quando seus dados são apresentados sob forma de análise. Sua abrangência, clareia o tema, na medida em que se lança luz sobre aquilo que estava oculto.
( ) A principal relevância da pesquisa está no mérito e reconhecimento do professor como pesquisador.
( )O Trabalho de Pesquisa deve ser individual, pois facilita a observação sobre como cada pessoa apresenta uma forma diferente de lidar com as situações, de observar e criticar diferentes contextos.
( )É importante destacar que mesmo aqueles colegas de trabalho que pensam muito diferente de nós, também contribuem com suas críticas, também deve ser respeitados em sua individualidade.
Alternativas:
a)V, V, F, V
b)V, F, V, V
c)V, F, F, V
d)F, F, V, V
4)A escola reflexiva pode ser entendida como uma instituição que continuamente pensa sobre si própria, pensa sua missão social e sua organização. Sobre isso assinale a resposta incorreta:
Alternativas:
a)A escola se confronta com o desenrolar de suas atividades seguindo um processo avaliativo e formativo na qual seus profissionais se tornam os atores principais.
b)Após uma avaliação, ou seja uma reflexão sobre a própria prática, ao ser detectado pelos profissionais da escola a necessidade de realizar uma capacitação docente, deve ser apontado pelo pedagogo somente aquele que deve realizá-la.c)Buscar capacitação significa olhar-se para si mesmo, analisar e aceitar suas dificuldades e criar soluções para executar com responsabilidade as ações definidas através de diálogo, reflexão, iniciativa, participação e experimentação.
d)A mudança do clima escolar se concretiza quando todos a entendem e a assumem como um organismo vivo, dinâmico, capaz de atuar em situação de conflito.
5)Ambientes formativos favorecem o cultivo de atitudes saudáveis e o desabrochar das capacidades de cada um com vistas ao desenvolvimento das competências que lhes permitam viver em sociedade, conviver e intervir em interação com os outros cidadãos. Sobre os desafios que perpassam pela formação do professor, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas:
a)Trabalhar o sentido e as finalidades da escola como uma missão do professor, personificando um modelo de excelência.
b)Trabalhar a pessoa do professor e sua relação com o outro sem pretender assumir o papel de terapeuta.
c)Trabalhar os não ditos e as contradições da profissão e da escola sem decepcionar seus atores.
d)Ajudar a construir competências e exercer a mobilização dos saberes. Combater as resistências à mudança e à formação sem desprezá-las.

Outros materiais