Buscar

Resumo Psicologia da Personalidade

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO - PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
Defina personalidade de acordo com as distintas visões.
Podemos definir personalidade como conjunto de qualidades, características específicas do indivíduo que implicam também em aspectos únicos ou individuais do comportamento.
Como é que você poderia dizer o que seria a abordagem por tipos? 
Os tipos de personalidade são categorias de pessoas com características similares. Em geral, um pequeno número de tipos é suficiente para descrever todas as pessoas. Cada pessoa é ou não é membro de uma categoria de tipos.
Quais as diferenças entre abordagens de tipos e traços? Justifique e explique.
A personalidade pode ser definida como as causas subjacentes do comportamento e da experiência individual que existem dentro da pessoa. Podemos escolher entre classificar as pessoas dentro de um número limitado de grupos – utilizando uma abordagem por tipos; ou decidir que dimensões são necessárias e descrever as pessoas dizendo quantas das dimensões básicas elas possuem – esta seria uma abordagem por traço
As abordagens de tipo diferem das abordagens de traços de duas maneiras: TRAÇOS Referem-se a pequenas “partes” da personalidade; os tipos respondem por toda a personalidade.
Quando a gente compara ou estuda pessoas segundo as teorias da personalidade?
Abordagens nomotéticas permitem a comparação de uma pessoa com a outra utilizando traços ou tipos de personalidade. Esta é a abordagem mais comum na investigação da personalidade. Grupos de indivíduos são estudados e as pessoas são comparadas pela aplicação dos mesmos conceitos a cada pessoa.
 5) O que significa a palavra idiografia?
Consiste no estudo de um indivíduo por vez, sem fazer comparações com outras pessoas
 6) Quando estudamos personalidade alguns autores a classificam segundo critério de dinâmica. Explique o que seria e como seria este critério. 
Mecanismos pelos quais a personalidade se expressa, enfocando, muitas vezes, as motivações que orientam o comportamento. Uma teoria da personalidade precisa explicar a dinâmica, o desenvolvimento da mesma, bem como fornecer conceitos descritivos, como os traços. A dinâmica da personalidade inclui adaptação ou ajustamento dos indivíduos às exigências da vida e, portanto, tem implicações para a saúde mental.
 7) O que você entende por desenvolvimento da personalidade através da classificação de adaptação e ajustamento? 
As situações requerem que se lide com elas. A personalidade implica uma maneira individual de lidar com o mundo, de se adaptar às exigências e oportunidades do meio. Essa ênfase reflete a associação entre as teorias de personalidade e a psicologia clínica.
 8) Relacione em um quadro sinóptico as diferentes perspectivas de personalidade de acordo com o foco de cada uma delas.
	
PERSPECTIVA
	
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
	
Psicanalítica
	Observação das influências inconscientes; importância dos impulsos sexuais mesmo em esferas não sexuais.
	
Neoanalítica
	Ênfase no self em sua luta para lidar com emoções e impulsos no mundo interior e exigências de outras pessoas no mundo exterior.
	
Biológica
	Enfoque nas tendências e nos limites impostos pela herança
	
Behaviorista
	Envolve uma análise mais científica das experiências de aprendizagem que modelam
	
Cognitivista
	Captura a natureza ativa do pensamento humano; emprega o conhecimento moderno
	Traço
	Utiliza técnicas eficientes na avaliação do indivíduo.
	
Humanista
	Enfatiza a luta pela autossatisfação e pela dignidade
	
Interacionista
	Reconhece que temos diferentes personalidades em diferentes circunstâncias
.
 9) Quais são os principais métodos de estudo da personalidade? 
inventários de auto-relatos: as pessoas relatam sobre si mesmas respondendo a perguntas sobre o seu comportamento e sensações em várias situações. Esse tipo de teste é mais objetivo e não pode ser influenciado por tendências pessoais ou teóricas. 
Técnicas projetivas: tentam investigar o inconsciente. São mais subjetivas e consideradas de baixa confiabilidade, pois o resultado depende da examinação subjetiva do examinador. Ex.: Técnica do borrão de Rorschach, Técnica do borrão de Holtzman, TAT.
Entrevistas clínicas: também utilizadas para avaliar a personalidade, sendo sua interpretação também subjetiva. As informações são obtidas fazendo-se perguntas sobre as experiências de vida, relacionamentos familiares e sociais e os problemas que o levaram a procurar ajuda psicológica.
Avaliação comportamental: um observador avalia as respostas de uma pessoa em uma situação específica.
Amostragem de idéias: as pessoas registram suas próprias idéias, sistematicamente, durante um determinado período de tempo.
 10) De acordo com Freud, quais são os determinantes na construção da personalidade? Explique e qualifique esses determinantes. 
A constituição da personalidade de cada indivíduo é determinada, em grande parte, pelo modo como se dá a relação entre o princípio de prazer e o princípio de realidade. O impulso sexual, melhor dizendo, a vivência da sexualidade, desempenha um papel importante na formação da nossa personalidade. De tal modo assim é que, numa perspectiva psicodinâmica, a evolução da personalidade corresponde a um desenvolvimento psicossexual.
Esse desenvolvimento divide-se em vários estágios, denominados segundo os órgãos ou zonas do corpo que são fontes de prazer erótico. Os primeiros anos de infância – os três primeiros estádios – determinarão aquilo que o indivíduo será, ou seja, as características principais da personalidade, estabelecem-se na fase em que o meio familiar é a fonte de prazer, de segurança, dos modelos comportamentais, mas também o lugar de conflito, frustração e traumas decisivos.
A constituição de uma personalidade equilibrada exige a ultrapassagem positiva de cada um destes estágios infantis do desenvolvimento. Isso implica que não se verifique a fixação em nenhum deles.
A fixação bloqueia o desenvolvimento psicossexual, daí resultando diversas desordens e perturbações comportamentais e quanto mais intenso for menor o nosso grau de maturidade quanto adultos.
 11) Quais as principais estruturas, segundo Freud, responsáveis pela construção da personalidade. Explique cada uma levando em consideração o modo como surgem e qual responsabilidade de cada uma delas na formação da personalidade. 
Id
O id é o sistema original da personalidade, a matriz o qual se originam o ego e o superego. O id é o reservatório inconsciente das pulsões, as quais estão sempre ativas. Ele está diretamente relacionado à satisfação das necessidades corporais. Para Freud, ele age de acordo com o princípio do prazer.
Ego
As características do processo secundário (raciocínios maduros necessários para lidar racionalmente com o mundo exterior) estão contidas no ego, que é a segunda estrutura da personalidade freudiana e o mestre racional da personalidade. Enquanto o id obedece ao princípio do prazer, o ego obedece ao princípio da realidade. “O objetivo do princípio da realidade é evitar a descarga de tensão até ser descoberto um objeto apropriado, para a satisfação da necessidade.” (HALL, LINDZEY, CAMPBELL, 1998, p. 54).
O ego controla o acesso à ação e decide que instintos serão satisfeitos e de que maneira. Ele é a porção organizada do id, e existe para atingir os objetivos do id e não frustrá-los.
Superego
O último sistema da personalidade a se desenvolver é o superego, força moral da personalidade, obtida por meio da introjeção dos valores e padrões dos pais e da sociedade. “Ele é o representante interno dos valores tradicionais e dos ideais da sociedade conforme interpretados para a criança pelos pais e impostos por um sistema de recompensas e punições” (HALL, LINDZEY, CAMPBELL, 1998, p. 54).
A principal preocupação do superego é decidir se uma coisa é certa ou errada, para poder agir de acordo com os padrões morais da sociedade, desenvolvendo-se em respostas àsrecompensas e punições dadas pelos pais por volta dos cinco ou seis anos de idade. Para receber recompensas e evitar punições, a criança passa a orientar seu comportamento de acordo com os pais. Quando ela é punida, seu comportamento fica incorporado à consciência. Quando ela é recompensada ou elogiada, esse comportamento fica incorporado no seu ideal de ego. A consciência pune, fazendo-a se sentir culpada e o ideal de ego recompensa, fazendo-a se sentir orgulhosa.
Com isso, a criança aprende um conjunto de regras que são aceitas ou rejeitadas por seus pais, introjetando esses ensinamentos, as recompensas e castigos, tornam-se auto-administráveis.
 12) Jung foi um dos primeiros dissidentes de Freud. Sintetize conceituando, explicando e determinando o funcionamento das principais características que o faz diferente da teoria proposta 
Carl Jung é considerado o fundador da psicologia analítica. As diferenças teóricas e desvios da estrutura freudiana podem ser vistas claramente nos pressupostos da psicologia analítica de Jung. Primeiro, ao dar atenção para o conceito de inconsciente, que intrigou tanto os psicólogos, uma distinção clara pode ser vista entre a interpretação da mente ou psique humana. Jung acreditava que a psique humana é composta de três componentes, nomeadamente, o ego, o inconsciente pessoal e o inconsciente coletivo.
O ego é a mente consciente, que inclui os sentimentos e memórias que um indivíduo tem consciência. O inconsciente pessoal é idêntico ao inconsciente freudiano onde os medos escondidos, memórias e desejos estão armazenados. Aqui, a diferença entre Freud e Jung pode ser destacada através da ideia do inconsciente coletivo. Este inconsciente coletivo é compartilhado por indivíduos através de história e composição genética.
Assim como Freud, Jung acreditava que a análise dos sonhos era importante, pois criava uma porta de entrada para o inconsciente. Ao contrário de Freud, Jung acreditava que os sonhos não mostravam sempre os desejos sexuais que eram reprimidos, mas imagens simbólicas, que levavam a uma variedade de significados, não só no passado, mas também no futuro. Ele era contra a ideia de ter uma interpretação estrita para cada sonho como Freud fez.
Quando se fala da ideia de sexualidade, Jung rejeitou os complexos de Édipo e Electra, e considerou o vínculo entre pais e filhos como baseado no amor, carinho e segurança. Ele também acreditava que a concentração de Freud sobre a sexualidade era excessiva e que a energia libidinal pode ter diferentes saídas, e não só através da sexualidade.
Qual é a diferença entre Freud e Jung?
• Tanto Freud quanto Jung acreditavam que a psique humana possui três componentes.
• Enquanto Freud dividiu a psique em inconsciente, pré-consciente e o consciente, Jung dividiu em ego, inconsciente pessoal e inconsciente coletivo.
• A principal diferença entre Freud e Jung, quando se trata da psique, é a inclusão do inconsciente coletivo de Jung.
• A análise dos sonhos era considerada importante para ambos, mas Jung acreditava que não são todos os sonhos que derivam seu significado de associações sexuais, e podem ter implicações criativas que vão além do passado, para o futuro.
• Jung rejeitou os conceitos de Complexo de Édipo e Complexo de Electra nos estágios psicossexuais do desenvolvimento.
• A associação que Freud fez da energia libidinal com o instinto sexual foi rejeitada e recebeu um significado mais amplo por parte de Jung.
 13) De acordo com Adler, todo sujeito nasce com um forte sentimento de inferioridade. De acordo com esse sentimento, a personalidade se desenvolve. 
Conceitue inferioridade e quais as principais causas que levam esse sentimento a tornar-se um complexo de inferioridade.
O complexo de inferioridade foi originado do sentimento de inferioridade, que constitui uma força motivadora do comportamento. O sentimento de inferioridade funciona a favor do indivíduo e da sociedade porque motiva a constante busca pelo aperfeiçoamento. Porém, o excesso de mimo ou a rejeição como resposta a esse sentimento na infância podem originar comportamentos compensatórios anormais. É justamente essa compensação inadequada que pode conduzir o desenvolvimento do complexo de inferioridade, produzindo então, um indivíduo incapaz de enfrentar os problemas da vida. Ele usou essa denominação: “Complexo de inferioridade” para designar uma situação neurótica em que se encontra o indivíduo ao enfrentar os problemas da vida, caracterizada por sentimentos de insuficiência e até incapacidade de resolvê-los.
Estabeleça a diferença entre sentimento de inferioridade e complexo de inferioridade.
Segundo, Adler os sentimentos de inferioridade não são, em si, anormais, mas são a causa de todo progresso na situação da espécie humana. Criou então, o termo "complexo de inferioridade", quando ampliou sua investigação sobre inferioridade orgânica para o estudo do sentimento psicológico de inferioridade. Um complexo de inferioridade forte implicaria no impedimento de um crescimento positivo, isso enfatizasse principalmente às crianças; e um complexo moderado, seria suficiente para despertar o desejo de crescer e motivar o indivíduo para realizações futuras.
Como que um sentimento de inferioridade pode gerar um complexo de superioridade?
Segundo Adler, a principal força em cada indivíduo é o desejo de poder, contudo, quando este estímulo se frustra aparece o que ele denomina de “complexo de inferioridade”. É uma sensação neurótica de deficiência ou incompetência, derivada das experiências e do entorno. Para compensar esta condição, surge também um “complexo de superioridade” de modo que o indivíduo desenvolve percepções e desejos desproporcionalmente elevados para a sua própria pessoa. Nesses casos, o processo de compensação faz com que apareçam duas opções. Uma, que o indivíduo compense o seu sentimento de inferioridade por meio do desenvolvimento de novas potencialidades. Outra, que o indivíduo fique preso no seu sentimento de inferioridade e desenvolva um complexo de superioridade insano que o leve ao cinismo, à frustração, à preguiça e, inclusive, ao crime. A pessoa portadora de um Complexo de Superioridade está tentando compensar sensações de inferioridade que lhe são inerentes. Este termo foi criado pelo psicólogo Alfred Adler, discípulo de Freud, que posteriormente rompe com o mestre, e idealizador da Psicologia Individual. O sujeito que desenvolve este sentimento vê nos outros, julgados por ele como seus subordinados, traços de inferioridade que na verdade pertencem a ele, ou seja, trata-se de um jogo de projeções. Assim, ele tende a marginalizá-los, da mesma forma como também se sente excluído, atribuindo-lhes as mesmas características que lhe são imputadas por outrem. É muito comum estes indivíduos serem vistos como arrogantes e pretensiosos
Diferencie sentimento de superioridade de complexo de superioridade, anexando à cada definição um exemplo de cada um deles.
Sentimento de inferioridade é a insatisfação com um determinado resultado, que faz alguém se sentir incapaz, momentaneamente de ter atingido o que ele esperava. Por exemplo uma nota baixa.
O Complexo de Superioridade é uma forma de sobrevalorização inconsciente que tem como objetivo compensar sentimentos de inferioridade. O Complexo de Superioridade tem como base um mecanismo inconsciente de compensação, por reflexo de sentimentos internos de inferioridade, frequentemente despertados por críticas, rejeição, negligência. A expressão de “Complexo de Superioridade” 
Como Adler considera a evolução da personalidade?
Adler considera que o ambiente social possui considerável importância para o desenvolvimento da personalidade de um individuo. Adler busca compreender o comportamento humano por seus objetivos e finalidades, mais do que através de suas causalidades. Ele acaba por interpretar que o meio social influencia muito mais do que o meio interior, no que condiz ao desenvolvimento ou organização do fator psíquico.Quais seriam as principais condições que levariam o homem ao estado de regressão ou involução da personalidade?
Regressão como mecanismo de defesa do inconsciente envolve tomar a posição de uma criança em alguma situação problemática, em vez de agir de uma forma mais adulta. Isso geralmente é em resposta a situações estressantes, com maiores níveis de estresse potencialmente levando a atos regressivos mais evidentes.
Comportamento regressivo pode ser simples e inofensivo, como uma pessoa que está sugando uma caneta (como uma regressão freudiana para fixação oral), ou pode ser mais disfuncional, como chorar ou usar argumentos petulantes   Regressão: regressão é um retorno a um nível de desenvolvimento anterior ou a um modo e expressão mais simples ou mais infantil. É um modo de aliviar a ansiedade escapando do pensamento realístico para comportamentos que, em anos anteriores, reduziriam a ansiedade. A regressão é um modo de defesa mais primitivo. Embora reduza a tensão, frequentemente deixa sem solução a fonte de ansiedade original.
14) Fromm, Frankl e Kelly são teóricos que utilizam uma mistura de ideias psicanalíticas, neoanalistas e humanistas. Entretanto, cada um deles objetiva essa conjunção teórica com um determinado foco, objetivo ou meta. Caracterize cada uma dessas identidades teóricas entre eles, assim como estabeleça suas diferenças. 
Para Erich Fromm, a principal tarefa do ser humano na vida é dar luz a si mesmo para poder se transformar naquilo que realmente é, em alguém mais nobre, mais forte e mais livre. Essas e outras reflexões demonstram essa perspectiva humanista, e ao mesmo tempo revolucionária, de uma figura de grande relevância na psicologia. Além disso, falamos sobre alguém que é considerado o filósofo do amor.
A abordagem de Frankl tem um viés existencial. Embora discorde de Sartre – um dos mais famosos existencialistas -, sua abordagem é também considerada existencialista. Os pilares da logoterapia são:
A liberdade do desejo
O desejo pelo significado
O significado da vida
15) Explique a Psicologia Positiva e o que ela teria em comum, e ao mesmo tempo de diferente, dos teóricos de Aprendizagem Social.
A Psicologia Positiva. Comprometida com o estudo científico das potencialidades humanas, a Psicologia Positiva agrega ao clássico papel curativo da Psicologia convencional, também um caráter preventivo, essencial quando pensamos em qualidade de vida e no desenvolvimento pleno do potencial humano.
Trata-se de uma abordagem na qual o comportamental e o cognitivo também encontram seu ponto de perfeita confluência para poder compreender profundamente nosso próprio comportamento.
Processos que permitem a Aprendizagem Social
A Teoria da Aprendizagem Social é descrita frequentemente como uma “ponte” entre a teoria da aprendizagem tradicional (ou seja, o behaviorismo) e a abordagem cognitiva. Bandura, diferentemente de Skinner, sempre deu importância aos fatores mentais (cognitivos) na aprendizagem, definindo os “aprendizes” como sujeitos ativos na hora de processar a informação e de valorizar a relação entre seu comportamento e as possíveis consequências.
Fatores que influenciam a Personalidade
 
São três os fatores que influenciam a personalidade, eles estão relativamente interligados, embora a influência desses fatores seja diferente nos diferentes indivíduos e nas diferentes fases da vida, a saber:
· influências hereditárias;
· meio social;
· e experiências pessoais; 
 
Influências hereditárias
Cada pessoa apresenta-se na sua singularidade fisiológica e morfológica. O padrão genético estabelecido no momento da concepção influencia as características da personalidade que um indivíduo desenvolverá. De forma que, um dano que afete o cérebro, herdado ou causado à nascença pode ter grande influência sobre o comportamento da pessoa. Na determinação do temperamento estão as variações individuais do organismo, concretamente a constituição física e o funcionamento do sistema nervoso e do sistema endócrino, que são em grande parte hereditários.
Além disso, os fatores somáticos ou orgânicos como o peso, a altura e o funcionamento dos órgãos dos sentidos podem afetar o desenvolvimento da personalidade.
O estudo dos gêmeos é um dos métodos usados para analisar o papel da hereditariedade e demonstrou que, na generalidade, é nas características da personalidade que a semelhança é menor, em comparação com as semelhanças físicas e intelectuais.
 
O meio social
O meio social desempenha um papel determinante na construção da personalidade. Esta forma-se num processo interativo com os sistemas de vida que a envolvem como a família, o grupo de amigos, a escola, o trabalho, etc. A família tem um papel muito importante, principalmente nos primeiros anos de vida pelas características e qualidade das relações existentes. O tipo de ambiente e clima em que se vive (hostil, violento, harmonioso, etc.) também dá a sua contribuição no desenvolvimento da personalidade.
Quanto mais próximo é o relacionamento de duas pessoas, tanto mais é provável que as características da sua personalidade sejam as mesmas.
  
Experiências pessoais
A qualidade de relações precoces e o processo de vinculação na relação mãe/filho são fundamentais na estruturação e organização da personalidade.  A complexidade das relações familiares vai influenciar as capacidades cognitivas, linguísticas, afetivas, de autonomia, de socialização e de construção de valores das crianças e jovens.
Outro aspecto muito importante na construção da personalidade é a adolescência com a formação de uma identidade, que se reflete, no vestir, nas ideias defendidas e nas formas de se expressar.
Ao longo de toda a vida decorrem acontecimentos que marcam a personalidade de quem os vive, tais como mortes, violações, frustrações, cura de uma doença grave, divórcio, etc. A forma como representamos essas experiências o modo como conseguimos (ou não) superá-las e integrá-las na nossa vida são o reflexo de uma personalidade.
 
 
  
Indique as principais abordagens da psicologia da personalidade?
As principais abordagens da psicologia da personalidade são a psicanálise, a perspectiva diferencial (traços e perspectiva psicométrica), a perspectiva situacional (importância da situação/contexto), a perspectiva interacionista (interação das características do sujeito com a situação), os movimentos humanistas (crença no potencial humano e na transformação) e a perspectiva cognitivista. 
Adler, contrariemente a Freud, considera o individuo como uma pessoa inteira, cuja vida passa da imaturidade para a maturidade. Os indivíduos decidem, eles próprios, que direção é que a vida vai tomar, e, independentemente da direção tomada, procuram alcançar a perfeição dentro do que estabelecem.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes