Apols
30 pág.

Apols


Disciplina<strong>contéudos, Tendências</strong> e Metodologias3 materiais4 seguidores
Pré-visualização8 páginas
Questão 1/10
Considere a seguinte afirmação: 
\u201cNão que Weber não estivesse interessado em compreender manifestações coletivas, mas, segundo ele, essas manifestações têm origem nas ações individuais. [...] A lógica que Weber seguia era a seguinte: se meu objetivo é compreender, por exemplo, o papel de uma escola em uma comunidade, é necessário que eu compreenda as ações daqueles que formam essa escola, ou seja, daqueles que a fazem funcionar\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-4632-39350-,00.html. Acesso em 16 nov. 2015.
Conforme os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação relativo à teoria de Weber sobre o funcionamento da escola, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A escola, como uma instituição plural, representa o universo multidimensional da cultura e do fazer dos indivíduos.
	
	B
	A escola enquanto instituição opera pela formalização e racionalização de seus processos.
Você acertou!
Tomada em sua organização e finalidade, a escola como instituição possui uma organização racional e burocrática. Ela existe para a realização de seus fins, instruir, educar, desenvolver processos pedagógicos certificar etc. (livro-base, p. 166-171).
	
	C
	A escola é o ambiente das relações sociais por excelência onde predominam ações mobilizadas pelos valores e pelas tradições da comunidade incorporadas nas ações escolares.
	
	D
	A escola possui uma grande similaridade com a família. Para Weber, ambas as instituições operam com igual peso: a conformação dos indivíduos.
	
	E
	Escola, Estado, Família e Igrejas possuem em comum a organização intencional formal e instrumental de suas lógicas e processos.
Questão 2/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
\u201cEm Emílio, tratado de Rousseau sobre a educação, o filósofo considera o desenvolvimento da criança quando seu crescimento ocorre no campo, tentando analisar os princípios subjacentes ao processo natural de maturação, partindo da infância até a fase adulta\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: COLLINSON, Diané. 50 grandes filósofos. 3 ed. São Paulo: Contexto, 2009. p. 152.
A partir da citação e dos conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, qual era o objetivo de Rousseau ao escrever a obra Emílio, ou Da educação?
	
	A
	Divulgar uma inovadora proposta pedagógica a respeito da educação e formação humana.
	
	B
	Elaborar um guia prático para educadores, a respeito da educação e formação humana.
	
	C
	Pensar o currículo escolar a partir da discussão a respeito da educação e formação humana.
	
	D
	Estimular o pensamento e a imaginação das pessoas a respeito da educação e formação humana.
Você acertou!
\u201cApesar dessa crítica absolutamente pertinente, não podemos perder de vista o propósito de Rousseau ao escrever Emílio,ou Da educação. A obra, segundo seu autor, não pretendia apresentar um roteiro prático para pais e professores, mas sim estimular a imaginação, fazer com que as pessoas pensassem\u201d (livro-base, p. 59).
	
	E
	Difundir o maior número de ideias filosóficas a respeito da educação e formação humana.
 
Questão 3/10
Leia a premissa a seguir, a qual é um pressuposto fundamental do materialismo dialético de Marx: 
\u201cO modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Martins Fontes, 1977. p. 23.
Considerando os estudos dos conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação e das rotas de aprendizagem da disciplina em relação à contribuição de Marx, é correto afirmar que o seu pensamento social:
	
	A
	Significa o antagonismo fundamental entre as classes.
	
	B
	Trata-se do processo de mais-valia, a partir do qual a burguesia promove a expropriação do trabalho excedente.
	
	C
	Representa a alienação econômica e política.
	
	D
	Trata-se da relação entre o modo de produção e seus desdobramentos na sociedade.
Você acertou!
O modo como a economia e a produção da existência dos homens se organiza, possui reflexos e determinações na vida social, cultural e no conjunto das expressões ideológicas que são criadas para a manutenção da ordem estabelecida (livro-base, p. 180-190).
	
	E
	É uma reflexão sobre o papel da educação no processo revolucionário.
Questão 4/10
Leia a seguinte citação: 
\u201cVale desfazer a confusão que existe entre os conceitos de sexo, sexualidade e gênero. O sexo é definido biologicamente. Nascemos machos ou fêmeas, de acordo com a informação genética levada pelo espermatozoide ao óvulo. Já a sexualidade está relacionada às pessoas por quem nos sentimos atraídos; e o gênero está ligado a características atribuídas socialmente a cada sexo. O que se sabe hoje em dia é que o dualismo heterossexual/homossexual não é capaz de abarcar as formas de desejo humanas\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.uespi.br/site/?p=76756. Acesso em 14 nov. 2015.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação sobre a questão de gênero e realidade escolar, leia as afirmativas a seguir e assinale a correta:
	
	A
	De modo geral, as escolas têm discutido com certa profundidade a questão de gênero.
	
	B
	O tema de diversidade abrange a questão de gênero. As escolas devem respeitar a posição e ensinamento das famílias, e não discutir assuntos que são da alçada da vida privada.
	
	C
	A discussão sobre gênero na escola pode assumir uma perspectiva naturalizante sobre concepções tradicionais em relação ao feminino e ao masculino.
Você acertou!
A pesquisa citada no livro-base assinala a presença de posições naturalizantes em relação à constituição das identidades femininas e masculinas no âmbito escolar (livro-base, p. 142,143).
	
	D
	Cada vez mais nas escolas, em sala de aula, tem ocorrido um debate desconstrutivo em relação às posições tradicionais sobre gênero.
	
	E
	Gênero é um tema tabu nas escolas. Gestão e professores não tratam do assunto, temendo retaliações por segmentos religiosos e moralistas da sociedade.
Questão 5/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
&quot;Também, numa abordagem científica de educação, Spencer vai afirmar o primado da biologia e da psicologia enquanto ciências que informam a sociologia e, por decorrência, a pedagogia. Sob esse enfoque sua concepção está centrada no indivíduo.&quot;
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: CAVAZOTTI, Maria Auxiliadora. Influência positivista no curso de formação secundária do professor. In: VECHIA, Ariclê; CAVAZOTTI, Maria Auxiliadora. A escola secundária: modelos e planos (Brasil, séculos XIX e XX). São Paulo: Annablume, 2003 p. 118
Baseado no texto e nos conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, a respeito das proposições de Spencer sobre a educação, analise as sentenças a seguir:
I. Para Spencer, o currículo educacional deve estar baseado em práticas tradicionais, trazendo poucas contribuições ao que já foi pensado sobre este documento.
II. Em relação às práticas pedagógicas, o método tradicional, baseado na memorização, é reverenciado nos escritos de Herbert Spencer.
III. Segundo Spencer, a educação deve privilegiar um aprendizado espontâneo e prazeroso, que contribua para a inserção dos indivíduos no meio social.
Agora, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Está correta a proposição II apenas.
	
	B
	Está correta a proposição I apenas.
	
	C
	Está correta a proposição III apenas.
Você acertou!
A proposição III é considerada correta, pois: \u201cO aprendizado, ao contrário, deve ser um processo espontâneo, prazeroso e que, em última análise, contribuía para a integração do indivíduo em seu meio natural