Banco de dados (106 questões)AV2 Princípios Da Ciência E Tecnologia Dos Materiais
19 pág.

Banco de dados (106 questões)AV2 Princípios Da Ciência E Tecnologia Dos Materiais


DisciplinaFundamentos de Ciências dos Materiais2.990 materiais49.786 seguidores
Pré-visualização6 páginas
ligas ferro-carbono é uma função 
da composição da liga e da taxa de resfriamento. No diagrama de fase a seguir, tem-se na linha vertical a qual estão associadas duas microestruturas representadas esquematicamente. Com relação ao contexto da figura, NÃO PODEMOS AFIRMAR que:
 Acima da temperatura de 727oC, tem-se a fase denominada de cementita e abaixo, tem-se ferrita e austenita.
36 - O tratamento térmico de têmpera é comumente utilizado na indústria mecânica para aumentar a dureza de componentes frabicados de aço. Quando o processo de têmpera produz tensões residuais internas no material, essas são aliviadas através de outro tratamento térmico, denominado revenido, o qual além de aliviar tensões aumenta:
 aumenta a ductibilidade do material
37 - Um material pode sofre fratura mesmo quando é submetido a esforços repetitivos abaixo do seu limite de resistência. Baseado na descrição anterior, descreva o tipo de fratura associada a este contexto e uma forma de minimizar a sua ocorrência.
Gabarito:
A descrição corresponde a fratura por fadiga e sua frequência pode ser minimizada através de polimento superficial da peça.
38* - Qual a diferença entre tensão de escoamento e tensão limite de resistência a tração? Como esses dois parâmetros podem ser importantes durante a elaboração de projetos de engenharia.
Gabarito: A tensão de escoamento é uma tensão limite que determina que tipo de deformação o material vá sofrer. Abaixo da tensão de escoamento, a deformação segue a lei de Hooke e não é permanente (elástica). Acima da tensão de escoamento, a deformação não segue a lei de Hooke e permanente (plástica). A tensão limite de resistência a tração é a máxima tensão a qual um corpo é capaz de sofrer antes da sua fratura. É importante determinar esses dois parâmetros nos materiais utilizados durante a elaboração dos projetos, visto que determinará qual a tensão máxima de utilização desses materiais sem que haja deformação permanente ou sem que haja fratura.
39 - Os materiais sólidos podem ser classificados de acordo com a regularidade segundo a qual seus átomos ou íons estão arranjados em relação aos outros. Aqueles materiais em que este arranjo se mostra regular e repetido podem ser classificados como:
 cristalinos
40 - Ao longo da história, o homem vem utilizando os materiais que o cercam na tarefa de sobreviver diante das vicissitudes da realidade ou simplesmente para tornar a vida mais confortável, e a escolha do que utilizar é principalmente uma função das propriedades que o material deve ter para conferir ao projeto eficiência e eficácia. Atualmente, a Ciência dos Materiais considera grupos de materiais separados em função de suas propriedades, composição, formas de obtenção e diversos outros critérios, para que possamos didaticamente resumir a vasta e complexa realidade dos mesmos. Considerando a classificação citada anteriormente, assinale a opção que NÂO está correta.
 Materiais Cerâmicos: os materiais cerâmicos são normalmente combinações de elementos que na tabela periódica são identificados como metais.
41 - Diversos parâmetros controlam a microestrutura de um material, entre eles está a taxa de resfriamento, que pode originar estruturas de grão finos ou grãos maiores, impactando nas propriedades mecânicas dos materiais. Com relação ao exposto anteriormente, assinale a opção INCORRETA.
 Ao sofrer deformação a frio, os grãos não sofrem deformação suficiente para impactar nas propriedades mecânicas dos metais.
42 - A taxa de resfriamento durante um tratamento térmico em aços é fundamental para a obtenção de uma microestrutura específica, assim como a possibilidade de manter a liga a uma determinada temperatura (resfriamento com etapa isotérmica) ou mesmo resfriamento contínuo. Analisando o gráfico a seguir, PODEMOS afirmar que:
 Entre os pontos C e D, manteve-se o aço a temperatura constante.
43 - As ligas de aço e ferro fundido se diferenciam a partir do teor de carbono, ou seja, quando possuem de 0,008 a 2,11% C são denominadas de aço e quando possuem teores de carbono de 2,11 < %C \u2264 6,7, são denominadas de ferro fundido.
Com relação às ligas de Fe-C, podemos NÃO podemos afirmar:
 Para obtenção do Ferro, utiliza-se o processo eletrolítico, sem necessidade de utilização do calor para extração do mesmo a partir dos óxidos em que ocorre na natureza.
44 - Ao analisar um componente que tenha sofrido fratura, é importante identificarmos se mesma se desenvolveu através de um mecanismo dúctil ou frágil. Com relação a estes dois mecanismos, NÃO podemos afirmar:
 Na fratura frágil, a partir de um certo ponto, a trinca é dita estável porque se propagará somente com o aumento da tensão aplicada sobre o material. 
45 - A principal diferença na realização dos tratamentos térmicos de Recozimento e Normalização é:
 O tempo de resfriamento e o Tamanho de grão
46 - Dentre os aços, destacamos os baixo, médio e alto carbono. A principal diferença entre eles está na quantidade de carbono presente, a qual reflete diretamente nas propriedades desses aços. Com relação aos aços, marque a afirmativa verdadeira.
 O aço baixo carbono apresenta resistência mecânica inferior aos os aços médio e alto carbono, porém a ductilidade é superior a estes aços;
47 - Considerando-se o processo de austenitização dos Aços ao Carbono, associe:
I- Martensita          (    ) Resfriamento lento  ;                       
II- Bainita              (    ) Resfriamento rápido  ; 
III- Perlita             (    ) Resfriamento moderado    
                             (    ) Resfriamento ao ar
                             (    ) Resfriamento em água
 III, I, II, II, I
48 - Um engenheiro trabalha em uma produção de objetos metálicos e constantemente precisa especificar aços adequados a aplicações específicas. No caso em questão, houve a necessidade de a especificação de um aço para fabricação de um tanque a ser utilizado em armazenagem de produto químico. Entre os aços a seguir citados, aponte o que MELHOR se encaixa nesta função.
 Aço austenítico.
49 - A têmpera é um tratamento térmico que consiste em aquecer o aço acima da zona crítica de temperatura e resfriá-lo rapidamente. A estrutura que se obtém é denominada de mantensítica e, entre outras aplicações, é utilizada para manter a imantação conferida ao aço através de um forte campo magnético. Com relação a esta variação de tratamento térmico, só não podemos afirmar que geralmente o mesmo atua:
 Diminuindo à resistência a tração.
50 - Engenheiro:
Aprendemos que a utilização de Diagramas de Equilíbrio está restrito a taxas de resfriamento baixas, sendo assim você foi apresentado aos Diagramas TTT, que consideram as transformações de fases para taxas de resfriamento de moderadas à elevadas. Como as Propriedades Mecânicas dos materiais e a sua utilização industrial estão diretamente relacionadas com o aparecimento das novas fases presentes, é muito importante que você conheça bem o nome dos Tratamentos Térmicos que a elas estão associadas.
 Todas as opções estão corretas.
51 - Corrosão é o fenômeno segundo o qual os metais tendem, sob a ação de agentes atmosféricos ou de agentes químicos, a voltar ao seu estado de primitivo, sofrendo, assim, processos de oxidação e redução. O fenômeno químico (oxidação/redução) é invariavelmente acompanhado da descaracterização dimensional da peça em questão, comprometendo o todo estrutural.
Com relação ao fenômeno da corrosão, NÃO podemos afirmar que:
 Reduções/oxidações: representam a sequencia de reações químicas que, embora gerem outros elementos, não provocam variação volumétrica na peça em questão.
52 - Uma liga de cobre muito utilizada é o cobre prata tenaz, que é uma liga que contém de  0,02 a  0,12% de prata que pode ser adicionada intencionalmente ou estar naturalmente contida na matéria-prima e possui uma estrutura homogênea já que, para esses teores, a prata permanece totalmente solubilizada no cobre.
Com relação as características do cobre prata tenaz, NÂO podemos citar:
Patricia
Patricia fez um comentário
Obrigada, muito bom!
2 aprovações
Carregar mais