Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
TOMOGRAFIA TOTAL APOSTILA DO CURSO DNA PB

Pré-visualização | Página 2 de 4

de exposição e uma área menor de aquisição.
OBS: A capacidade de dissipação de calor pelo equipamento influencia na realização do exame, assim como o PITCH;
Na TC MULTSLICE, o sistema helicoidal utiliza múltiplos conjuntos de anéis detectores (64 anéis), permitindo uma aquisição simultânea de vários cortes (imagens) menores que 1mm e um tempo de exame menor que 1 seg.
Um grande momento na evolução da TC é a possibilidade de se estudar o coração pelo sincronismo com seus movimentos de contração (Sístole & Diástole), eliminando a formação de ARTEFATOS DE MOVIMENTAÇÃO.
OBS: ARTEFATOS: Imagens não originárias das estruturas do corpo do paciente, caracterizadas por movimentação, meios de contrastes, processamento da TC ou falta de calibração do sistema (imagens circulares). 
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
CALIBRAÇÃO: É o processo que pode mensurar o AR realizar testes com os FANTOMAS (phantons). Realiza variações da intensidade do feixe de raios-x ou da resposta dos detectores para obter homogeneidade no campo de visão e precisão no número de TC.
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO.
1) Que nº (UH) representa o parênquima hepático e qual é a tonalidade expressada na escala de cores?
R=
2) Elemento pictórico que caracteriza a imagem bidimensional em TC?
a) AXEL
b) PIXEL
c) VÓXEL
d) MATRIZ
e) DETECTOR
3) O que caracteriza a anulação do EFEITO ANÒDICO em TC?
R=
4) Qual é o elemento característico dos bancos de detectores à gás?
a) RADÔNIO
b) CRIPTÔNIO
c) NEÔNIO
d) XENÔNIO
e) PLUTÔNIO
5) Por que a TC Helicoidal é considerada rápida?
R=
6) O que é o FATOR PITCH ?
R=
7) O que caracterizou um momento de grande evolução em TC Helicoidal Multilice do coração?
R=
8) O que são artefatos?
R=
9) Cite 02 causas de formação de artefatos
R=
10) O que é calibração do sistema?
R= 
CONHECENDO OS EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS USADOS EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA.
O TOMÓGRAFO constitui-se basicamente dos seguintes componentes: GANTRY, MESA DE EXAMES, WORK STATION (CONSOLE) e ACESSÒRIOS gerais.
O GANTRY, também chamado de PÒRTICO, é o componente onde encontramos o TUBO de RAIOS-X, BANCO de DETECTORES e toda a arquitetura responsável por seu funcionamento. 
 GANTRY			 DETECTORES A GÁS XENON	 DETECTORES SÓLIDOS
OBS: O Tubo de raios-x realiza um giro de 360º, sentido horário em torno da mesa de exames.
O GANTRY pode realizar angulações para a realização de determinados exames, com a finalidade de permitir que os raios-x tangenciem determinadas estruturas ou planos, como a LOM, LSOM, LIOM, PMC (plano médio coronal), ESPAÇO INTERVERTEBRAL e etc.
Tal angulação pode ser do tipo POSITIVA (+) ou NEGATIVA (-), como mostrado na figura abaixo:
MESA DE EXAMES: É o componente usado para a acomodação e posicionamento do paciente para a realização de exames em TOMOGRAFIA. Apresenta-se nos tipos: fixa e móvel, podendo realizar movimentações do tipo: sobe e desce, movimentação no sentido de entrar e sair do gantry e em casos de pane ou outras situações, apresenta um dispositivo que a libera para saída rápida do paciente do gantry.
 
WORK STATION (console): É o local onde se visualiza a obtenção da imagem, gerenciamento do andamento do exame e manipulação do mesmo.
O console constitui-se de COMPUTADORES, MONITOR(ES), PERIFÉRICOS como MOUSE, TECLADO, SISTEMA DE INTERFONE, IMPRESSORA e etc. 
OBS: O CONSOLE NÃO DEVE FICAR NO MESMO AMBIENTE ONDE SE ENCONTRA O GANTRY (SALA DE EXAMES), DEVIDO A QUANTIDADE DE RAIOS-X EMITIDOS DURANTE O GIRO DO TUBO NA HORA DO EXAME.
ACESSÓRIOS GERAIS: São aqueles usados para melhorar a posição do paciente ou estrutura a ser estudada, como os suportes de cabeça e de braços, flexores de joelhos e faixas de contenção de crânio e membros e acolchoados.
O AMBIENTE DE UM SERVIÇO DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA.
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO.
1) Cite os elementos básicos que constituem o sistema tomográfico
R=
2) O que podemos encontrar no GANTRY?
R=
3) Quais são os tipos de angulação apresentadas pelo gantry?
R=
4) Qual é a finalidade de se angular o gantry?
R=
5) Quais são os tipos de movimentações que a mesa de exames pode apresentar?
R=
6) Quais são os elementos componentes do console de TC?
R=
7) Por que o console deve estar em um local fora da sala de exames de TC?
R=
8) Cite alguns acessórios utilizados nos exames de TC?
R=
MEIOS DE CONTRASTE EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA.
Os meios de contraste são substâncias químicas que podem realçar estruturas que precisam de maior detalhamento ou definição da mesma.
Os meios de contraste mais utilizados em TC são:
OS POSITIVOS E OS NEGATIVOS.
Os Positivos, também chamados de Radiopacos, por possuírem elevada densidade, geram sinal positivo, ou seja, estão do lado POSITIVO da escala de HOUNSFIELD.
EX: IODO ( 53I127 ), BÀRIO ( 56Ba137).
(-)
Os negativos, também chamados de Radiotransparentes, por possuírem baixa densidade, geram sinal negativo, ou seja, estão do lado NEGATIVO da escala de HOUNSFIELD.
EX: OXIGÊNIO E DIÓXIDO DE CARBONO ( CO2 ).					 (+)
OBS: O meio de contraste (sulfato de Bário) em ENEMA BARITADO por TC tem sido contestado pelas autoridades da imagem, pois por possuir uma densidade maior que a do IODO, juntamente com os movimentos peristálticos do intestino grosso, gera imagens com artefatos de movimentação.
O meio de contraste Iodado pode ser do tipo IÔNICO ou NÃO IÔNICO. Portanto, devemos tomar todas as precauções quanto ao uso destas substâncias, pois algumas vezes, podem provocar reações, desde leves até mesmo mais graves, podendo levar o paciente ao óbito. 
O meio de contraste iodado do tipo IÔNICO, por sofrer dissociação (quebra na sua composição), torna-se um agente que pode promover mais reações adversas.
Um elemento químico característico das formulações iônicas é a presença de Sódio ( Na ) e a Meglumina.
O meio de contraste iodado do tipo NÃO IÔNICO, por não sofrer dissociação, permanece intacto, sendo considerado mais brando, seguro e bem tolerado.
Um elemento químico característico das formulações não iônicas é, por exemplo a GLICOSE.
XY						x+ , y-
XY			 			XY
 
A maioria dos exames de TC podem ser realizados em duas fases:
1ª fase sem contraste, uma TC simples antes da 2ª fase;
2ª fase com uso de agente de contraste, para realçar as imagens.
Tais substâncias podem ser administradas por via:
ORAL, para estudo do abdome superior, inferior e pelve;
ENDOVENOSA, para estudo do corpo inteiro;
INTRATECAL, para mielotomografia.
OBS: Nunca injetar sulfato de Bário por via endovenosa!
OBS: Devido aos riscos causados pelo uso de meios de contraste venoso (iodado), a equipe deve ter um plano de atendimento, desde acompanhamento constante do paciente no pós-injeção, até um planejamento de ressuscitação ou remoção em casos graves.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Página1234