Buscar

Trabalho De Geologia Do Ambiente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O filito é composto de quartzo e moscovita como fases principais e de caulinita, microclina, rutilo e goethita como fases secundárias. 
O elevado teor de quartzo, juntamente com uma concentração de até 40% de filossilicatos (moscovita e caulinita), fazem do filito um material estratégico para a fabricação de cimento 
geopolimérico, um material que pode substituir o cimento Portland em aplicações estruturais.
O Gnaisse é uma rocha de origem metamórfica, resultante da deformação de sedimentos arcósicos ou de granitos. Sua composição é de diversos minerais, mais de 20% de feldspato potássico, plagioclásio, e ainda quartzo e biotita, sendo por isso considerada essencialmente quartzofeldspática. Sua granulação situa-se frequentemente entre média e grossa; a estrutura é muito variável, desde maciça, granitoide e com foliação (dada pelo achatamento dos grãos) até bandada, com bandas geralmente milimétricas a centimétricas alternadas com outras mais máficas, derivadas de processos de segregação metamórfica que culminam em rochas magmáticas.
O quartzito é uma rocha metamórfica cujo componente principal é o quartzo (mais de 75% como ordem de grandeza). Um quartzito pode ter como protólito arenitos quartzosos porém (origem mais comum), tufos e riolitos silicosos e chert silicoso. Bolsões (pods) ou veios de quartzo, normalmente produtos de segregação metamórfica, são muitas vezes retrabalhados por cataclase e metamorfismo dando origem a quartzitos semelhantes aos de origem sedimentar.Seu principal mineral é o Quartzo. Outros constituintes são moscovita, biotita, sericita, turmalina, dumortierita.
O mármore é uma rocha metamórfica proveniente do calcário, exposta a altas temperaturas e pressão, produzidas principalmente em regiões de atividade vulcânica e que possuem rocha matriz cálcaria. Rocha Metamórfica, ou popularmente conhecida como Mármore, ganhou seu nome devido à composição química sofrida pelo calcário na própria natureza, proporcionando a rocha uma variação única de cores e texturas.
O xisto apresenta aspecto nitidamente cristalino, rochas metamórficas, e tem foliação mais ou menos nítida como resultado das fortíssimas pressões a que a rocha é sujeita. Esta foliação é fina em rochas holocristalinas, por via de regra de grão médio a fino, por vezes sendo tão pequeno que não se distingue macroscopicamente. Em geral, as "folhas" têm composição sensivelmente igual. Podem ser definidos vários grupos de xisto, conforme o grau de xistosidade (foliação) e os minerais que predominam na sua constituição: nos micaxistos predominam o quartzo e as micas (biotite/moscovite), nos anfiboloxistos a anfíbola e o quartzo, nos cloritoxistos a clorite, e nos talcoxistos o talco.

Outros materiais