exercicio aula completos
112 pág.

exercicio aula completos


DisciplinaAnálise Textual9.606 materiais293.986 seguidores
Pré-visualização39 páginas
- mas ambas são provisórias." 
(Adaptado do Jornal O Globo, 27/03/2009, Luiz Garcia Faz falta uma velhinha). 
A partir da análise dos argumentos utilizados pelo autor, assinale a alternativa INCORRETA.
		
	
	Ainda que a polícia tenha agido com coragem e eficiência, isso não é garantia de que a onda de violência seja contida.
	
	 
O uso da palavra "lamentavelmente" traz para o texto a ideia de fracasso.
	
	Pessoas que passavam pelo local atestaram a coragem da polícia no enfrentamento com os traficantes.
	
	O êxito na operação realizada deve-se à atuação da polícia que, segundo o autor, foi intrépida e eficiente.
	
	Consideram-se otimistas aqueles que desacreditam na possibilidade de paz e ordem permanentes.
	1a Questão (Ref.: 201407636461)
	
	Leia o texto a seguir:
Ingredientes: 1 maço de aipo 4 folhas de couve 1 maçã verde 1 maço de salsinha 1 lima 1 limão 2,5 cm de gengibre fresco Modo de Fazer: Bata tudo no liquidificador.
O texto acima é do tipo
		
	
	expositivo.
	
	argumentativo.
	 
	dissertativo.
	 
	injuntivo.
	
	narrativo.
	 2a Questão (Ref.: 201407302614)
	
	Assinale a alternativa que melhor complete a frase: A ________________________ é um tipo de texto através do qual o emissor da mensagem tenta convencer o ouvinte/leitor.
		
	 
	Argumentação.
	 
	Exposição.
	
	Injunção.
	
	Narração.
	
	Dissertação.
	 3a Questão (Ref.: 201407636457)
	
	É um gênero que busca representar um flash do cotidiano, um momento, geralmente valendo-se do humor e/ou da ironia.
		
	 
	crônica.
	
	romance.
	
	conto.
	
	novela.
	
	fábula.
	 4a Questão (Ref.: 201407636454)
	
	Leia o texto a seguir e marque a alternativa correspondente à tipologia textual.
Fita verde no cabelo (João Guimarães Rosa)
Havia uma aldeia em algum lugar, nem maior nem menor, com velhos e velhas que velhavam, homens e mulheres que esperavam, e meninos e meninas que nasciam e cresciam. Todos com juízo, suficientemente, menos uma meninazinha, a que por enquanto. Aquela um dia, saiu de lá, com uma fita verde inventada no cabelo. Sua mãe mandara-a, com um cesto e um pote, à avó, que a amava, a uma outra e quase igualzinha aldeia. Fita-Verde partiu, sobre logo, ela a linda, tudo era uma vez. O pote continha um doce em calda, e o cesto estava vazio, que para buscar framboesas.
		
	
	descrição.
	
	narração e dissertação.
	 
	narração.
	
	dissertação.
	 
	argumentação
	 5a Questão (Ref.: 201407628897)
	
	"Os gêneros textuais surgem em decorrência da necessidade que o homem tem de se comunicar de acordo com as circunstâncias em que se encontra. Assim, ele não pode levar apenas em consideração a modalidade linguística, deve adequar o seu texto ao receptor, ao conteúdo de sua mensagem, ao objetivo que pretende alcançar e mesmo ao veículo que servirá de canal de comunicação.". Assinale a alternativa que corresponde a um gênero textual:
		
	
	Argumentação
	
	Narração
	 
	Crônica
	
	Descrição
	 
	Injunção
	 6a Questão (Ref.: 201407292916)
	
	Leia o texto:
Chapéu é acessório indispensável no verão de Nova York (21/08/2010).
Por Giuliana Morrone Nova York, EUA
É um desfile a céu aberto no calor de Nova York. A temperatura chega a 40ºC, pede roupas leves e um acessório imprescindível para o verão. Ele não é usado apenas para ir à praia. Em Manhattam, onde os moradores andam muito a pé, os chapéus ajudam a proteger o rosto e a fazer um estilo. A tendência este ano, para os homens, são chapéus de aba bem curta. As mulheres podem ousar. Os designers sempre procuram inovar. Neste verão, um chapéu com muita saída parece um chapéu tradicional de palha, mas tem um detalhe: a aba já vem assimétrica, uma parte para cima, outra para baixo. Outro chapéu é japonês, feito de papel e palha. É muito prático, dá para dobrá-lo, guardá-lo na bolsa e o chapéu não estraga. Na cidade, as nova iorquinas usam muito um chapéu de palha que a gente encontra em qualquer praia no Brasil. Elas usam com uma jaquetinha, um vestido leve para andar pela cidade. O bom é que a aba grande protege mesmo do sol. [...]. http://g1.globo.com/jornal-hoje/2010/08/os-chapeus-sao-sensacao-do-verao-em-nova-york.html. Acessado em 20 de janeiro de 2014.
Considerando que os elementos do texto são apresentados de forma clara, a fim de que o leitor não tenha dificuldades em contextualizar a situação apresentada. E nos remete também uma situação cotidiana, na qual a narrativa é informal e a linguagem utilizada é coloquial. Percebemos então que estamos diante de uma
		
	
	propaganda.
	
	ironia.
	
	fábula.
	 
	crônica.
	
	declaração.
	1a Questão (Ref.: 201407633715)
	
	O parágrafo constitui-se de tópico frasal (ideia central) e do desenvolvimento dessa ideia. Em resumo, a ideia central é desenvolvida para formar um parágrafo consistente. Depois de ler o texto abaixo, assinale a opção que traz a combinação correta entre tópico frasal / tipo de desenvolvimento.
     O problema da poluição tem afetado diretamente a saúde das pessoas em nosso país. Os rios estão sendo poluídos por lixo doméstico e industrial, trazendo doença e afetando os ecossistemas. O ar, principalmente nas grandes cidades, está recendo toneladas de gases poluentes, derivados da queima de combustíveis fósseis (derivados do petróleo \u2500 gasolina e diesel principalmente). Este tipo de poluição afeta diretamente a saúde das pessoas, provocando doenças respiratórias. Pessoas idosas e crianças são as principais vítimas.http://vejasociologia.blogspot.com.br/p/p.html
		
	
	Definição / Explanação da declaração inicial
	 
	Declaração inicial / Enumeração de detalhes
	 
	Definição / Causa e consequência
	
	Declaração inicial / Explanação da declaração inicial
	
	Definição / Enumeração de detalhes
	 2a Questão (Ref.: 201407290317)
	
	Embora existam diferentes formas de desenvolvimento do parágrafo, é nos textos científicos, jornalísticos e dissertativo-argumentativos que se utiliza, com maior frequência, a sua estrutura padrão: o tópico frasal, as ideias secundárias e a conclusão, facultativa.
Leia o exemplo:
Mosca mutante passa bem com pouco sono Cientistas da Universidade de Wisconsin, nos EUA, descobriram um gene que pode ajudar a determinar quais pessoas são capazes de dormir apenas três ou quatro horas por dia sem adoecer. O achado explicaria por que a capacidade de dormir pouco aparece em algumas famílias, que carregam uma mutação que perturba os padrões normais de sono. O gene em questão controla canais de íons de potássio nas áreas do cérebro envolvidas no sono. A descoberta, relatada  na revista Nature, é fruto de um trabalho de quatro anos, que estudou os genes de 9.000 moscas-da-fruta e poderá, no futuro, resultar em drogas contra distúrbios do sono. ( Folha de São Paulo, 19 abr. 2005)
O parágrafo apresentado foi desenvolvido a partir de uma:
		
	
	interrogação
	
	divisão
	 
	alusão
	
	definição
	 
	declaração inicial
	 3a Questão (Ref.: 201407305369)
	
	Leia o parágrafo a seguir.
"A Sociedade Amigos de Copacabana entrará com uma representação no Ministério Público Estadual contra a Prefeitura. Vai pedir que os promotores investiguem as licenças de obras para a construção de hotéis no bairro. A Associação prepara um relatório detalhado com documentos e fotos de 12 obras, que preocupam pelo impacto viário e urbanístico que poderiam trazer à região. O pedido vai ser protocolado depois do carnaval." (Publicada na coluna Gente Boa, em O Globo, de 15/2/2014)
A nota acima  contém apenas um parágrafo. Quais os tipos, respectivamente, do seu tópico frasal e do seu desenvolvimento?
		
	
	Definição/ Enumeração de detalhes
	
	Interrogação/ Enumeração de detalhes.
	 
	Declaração inicial/ Explanação da declaração inicial.
	
	Divisão/ Comparação.
	
	Alusão-Citação/
Madson
Madson fez um comentário
resumo prática informática contabilidade 1
1 aprovações
Maryana
Maryana fez um comentário
Tendo em vista que o narrador representa um ser fictício do qual o autor se utiliza para nos repassar sua habilidade inventiva, torna-se imprescindível compreender os pontos que demarcam o chamado foco narrativo. O foco narrativo se define pela perspectiva por meio da qual esse narrador opta para relatar os acontecimentos inerentes ao enredo. Ele participará da história, será ele um mero espectador, enfim, como tudo isso decorrerá? Partindo desse princípio, o artigo em questão tem por finalidade discorrer acerca das modalidades que se atribuem ao narrador. De acordo com seu posicionamento, o foco assume distintas funções, entre as quais podemos citar: * Foco narrativo de terceira pessoa – nele o narrador não participa ativamente dos fatos relatados. Nessa condição podemos afirmar que a narrativa assume um caráter mais objetivo, tendo em vista que ele permanece “do lado de fora”, limitando-se somente a nos repassar o que vê. Assim sendo, manifesta-se sob dois aspectos: - Narrador onisciente – é o tipo de narrador que conhece toda a história, até mesmo o pensamento dos personagens. - Narrador observador – ele não conhece toda a história, apenas se limita a narrar os fatos à medida que eles acontecem. Assim sendo, o narrador se abstém de quaisquer intervenções, ou seja, não é concedida a ele nenhuma atitude que porventura possa nos adiantar o que ocorrerá. * Foco narrativo de primeira pessoa – nesta modalidade, como o próprio nome nos indica, o narrador se torna também um personagem, assumindo a condição de narrador protagonista ou narrador coadjuvante. Por essa razão, afirma-se que traços subjetivos tendem a se manifestar, tendo em vista o envolvimento emocional mediante o desenrolar dos fatos.... Veja mais
4 aprovações
MARISTELA
MARISTELA fez um comentário
Alguém pode me ajudar a falar sobre narrador e foco narrativo
4 aprovações
Jaquelina
Jaquelina fez um comentário
Gente,preciso de ajuda!!alguém ja fez Planejamento de carreira e Análise Textual desse ano,no caso AV2 2014?
2 aprovações
Carregar mais