exercicio aula completos
112 pág.

exercicio aula completos


DisciplinaAnálise Textual9.606 materiais293.986 seguidores
Pré-visualização39 páginas
Causa e consequência
	 4a Questão (Ref.: 201407627462)
	
	O resumo é um instrumento adequado tanto para a aprendizagem redacional, quanto para o aprimoramento da leitura. Um leitor que é capaz de resumir um texto com suas próprias palavras demonstra ter compreendido as ideias nele expostas. Qual das alternativas a seguir NÃO apresenta características de um bom resumo? 
		
	
	Brevidade, pois só deve apresentar as ideias principais.
	
	Clareza, já que os fatos apresentados devem ser objetivos.
	 
	Respeito pela sequência de ideias do texto.
	
	Rigor, pois as ideias principais devem ser reproduzidas sem erros.
	 
	Emitir opiniões próprias.
	 5a Questão (Ref.: 201407299656)
	
	Veja o parágrafo a seguir.
"Para quem mora na favela, existem na cidade dois espaços bem diferenciados: o morro e a rua. O primeiro é o seu território, lugar bem conhecido e onde ele é alguém. Para ele, a rua também é familiar. É o espaço por onde circula, anônimo, e com o cuidado de não ser reconhecido como favelado. Todo favelado conhece os mil artifícios que devem ser usados no momento em que lhe pedem o endereço, condição para obter crédito na hora de uma compra tanto quanto para não ser olhado com medo ou, mais doloroso, com pena." (Itamar Silva e Margarida de Souza Neves)
A introdução de um texto pode seguir vários tipos de tópicos. Qual é o tipo do tópico frasal adotado nesse texto?
		
	 
	alusão histórica
	
	definição
	
	citação
	
	suspense
	 
	divisão
	 6a Questão (Ref.: 201407627454)
	
	A televisão, apesar das críticas que recebe, tem trazido muitos benefícios às pessoas, tais como: informação, por meio de noticiários que mostram o que acontece de importante em qualquer parte do mundo; diversão, através de programas de entretenimento (shows, competições esportivas); cultura, por meio de filmes, debates, cursos.
O tópico frasal do parágrafo acima está desenvolvido por:
		
	 
	Definição.
	
	Declaração inicial.
	
	Citação.
	 
	Divisão.
	
	Alusão.
	1a Questão (Ref.: 201407627489)
	
	Nosso organismo está programado para reagir, dentro de certos limites e padrões, diante de qualquer agente perturbador do nosso equilíbrio físico ou psicológico. O excesso de frio ou de calor, a fome, o barulho, um vírus ou até mesmo um chefe irritante são alguns desses agentes perturbadores aos quais reagimos, inicialmente com um alerta e, em seguida, com formas específicas de defesa. Se os elementos de defesa forem fortes, a dificuldade será vencida. Em caso contrário, o organismo pode chegar a um limite de exaustão tal que nossa saúde física e mental fica parcial ou totalmente prejudicada.
 No parágrafo acima, temos um tópico frasal assinalado do tipo:
		
	
	Definição.
	
	Citação.
	 
	Declaração inicial.
	
	Alusão.
	
	Divisão.
	 2a Questão (Ref.: 201407285454)
	
	O Tópico frasal do parágrafo expõe a ideia que se quer passar, e é comprovada e reforçada pelos períodos subsequentes. São vários os tipos de tópicos frasais. Qual das alternativas a seguir corresponde ao tópico frasal por alusão?
		
	
	Será verdade que o avanço da tecnologia trará o fim dos livros e dos professores?
	
	As informações tomam dois caminhos para atingir o receptor: o jornal impresso e a televisão.
	
	A Metáfora é a identificação entre dois termos, porque há justificativas.
	
	A Política e a Politicalha não se confundem e não contém as mesmas ações.
	 
	A história sustenta a crença que comer manga e tomar leite, em seguida, traz morte certa.
	 3a Questão (Ref.: 201407288262)
	
	O tópico frasal contido na primeira fala é um exemplo de
 
		
	
	divisão.
	
	alusão.
	 
	definição.
	 
	declaração inicial.
	
	interrogação.
	 4a Questão (Ref.: 201407627478)
	
	Considere o texto abaixo e marque a alternativa que assinala o tipo de resumo no qual podemos enquadrá-lo.
ROCCO, Maria Thereza Fraga. Crise na linguagem: a redação no vestibular. São Paulo: Mestre Jou, 1981. p. 184.
Estudo realizado sobre redações de vestibulandos da FUVEST. Examina os textos com base nas novas tendências dos estudos da linguagem, que buscam erigir uma gramática do texto, uma teoria do texto. São objetos de seu estudo a coesão, o clichê, a frase feita, o não-texto e o discurso indefinido. Parte de conjecturas e indagações, apresenta os critérios para a análise, o candidato, o texto e farta exemplificação.
		
	
	Resenha.
	
	Indicativo.
	
	Crítico.
	 
	Informativo.
	
	De fichamento.
	 5a Questão (Ref.: 201407287745)
	
	Observe o texto a seguir.
Atualmente, o maior entrave da Justiça brasileira é a morosidade. E, como bem enfatizou Rui Barbosa, justiça protelada é negação da justiça. A falta de agilidade do Judiciário compromete, principalmente, a cidadania, uma vez que vivemos em um país onde as desigualdades são históricas e a distribuição da justiça vem¿se constituindo como um fator a mais na diferenciação entre os cidadãos, quando todos deveriam ter acesso à lei, sem privilégios e exceções
O principal objetivo do texto é defender a ideia de que
		
	
	A distribuição da justiça promove a diferença entre indivíduos
	 
	A citação de Rui Barbosa ratifica que a justiça é responsável pelas desigualdades sociais
	 
	A morosidade do Judiciário compromete igualdade social e o exercício pleno da cidadania.
	
	O igual acesso à justiça é um direito de todos
	
	No Brasil, as diferenças sociais são históricas
	 6a Questão (Ref.: 201407289620)
	
	Leia o trecho abaixo e classifique-o quanto à tipologia do parágrafo. "O ministro da Educação se esforça para convencer de que o provão é fundamental para a melhoria da qualidade do ensino superior. Para isso, vem ocupando generosos espaços na mídia e fazendo milionária campanha publicitária, ensinando como gastar mal o dinheiro que deveria ser investido na educação."
		
	 
	Declaração inicial
	
	Retomada de um provérbio
	
	Citação de forma indireta
	 
	Exposição de ponto de vista oposto
	
	Uma frase nominal seguida de explicação
	 1a Questão (Ref.: 201408687463)
	
	Ler não é apenas passar os olhos no texto. É preciso saber tirar dele o que é mais importante, facilitando o trabalho da memória. Saber resumir as idéias expressas em um texto não é difícil. Resumir um texto é reproduzir com poucas palavras aquilo que o autor disse. Para se realizar um bom resumo, são necessárias algumas recomendações:
1. Ler todo o texto para descobrir do que se trata.
2. Reler uma ou mais vezes, sublinhando frases ou palavras importantes. Isto ajuda a identificar.
3. Distinguir os exemplos ou detalhes das idéias principais. (http://www.vestibular1.com.br/revisao/r296.htmAcessado em 20 de janeiro de 2014.)
 Diante dessas afirmativas percebemos que
		
	
	Todas são falsas.
	 
	Apenas a 1 e 2 são verdadeiras
	 
	Todas são verdadeiras
	
	Apenas a 1 é falsa
	
	Apenas a 3 é verdadeira
	 2a Questão (Ref.: 201408690015)
	
	"Advocacia é a profissão da palavra, exclusivamente da palavra. É pela palavra que cada advogado, cada juiz, cada promotor exerce seu ofício. E pra que serve a palavra senão para estabelecer uma linha de comunicação em que a inteligência venha exposta na colocação ou defesa de uma tese? Não é preciso dizer que o processo dessa comunicação possui um receptor muito especial, receptor esse que o advogado, por sua linguagem, precisa satisfazer, levando-o a comungar com sua argumentação, com sua tese enfim. Esse receptor é o juiz."
 (PINTO, Francisco D.de Souza. Revista Redação Jurídica. Rio de Janeiro: 3º.série, nº. 12.p.21)
Marque a alternativa que estabelece o vínculo da palavra-chave do parágrafo lido e a ideia sobre ela.
		
	
	tese especial;
	 
	advocacia - palavra;
	 
	ofício - dizer.
	
	processo - receptor;
	
	advocacia - satisfazer;
Madson
Madson fez um comentário
resumo prática informática contabilidade 1
1 aprovações
Maryana
Maryana fez um comentário
Tendo em vista que o narrador representa um ser fictício do qual o autor se utiliza para nos repassar sua habilidade inventiva, torna-se imprescindível compreender os pontos que demarcam o chamado foco narrativo. O foco narrativo se define pela perspectiva por meio da qual esse narrador opta para relatar os acontecimentos inerentes ao enredo. Ele participará da história, será ele um mero espectador, enfim, como tudo isso decorrerá? Partindo desse princípio, o artigo em questão tem por finalidade discorrer acerca das modalidades que se atribuem ao narrador. De acordo com seu posicionamento, o foco assume distintas funções, entre as quais podemos citar: * Foco narrativo de terceira pessoa – nele o narrador não participa ativamente dos fatos relatados. Nessa condição podemos afirmar que a narrativa assume um caráter mais objetivo, tendo em vista que ele permanece “do lado de fora”, limitando-se somente a nos repassar o que vê. Assim sendo, manifesta-se sob dois aspectos: - Narrador onisciente – é o tipo de narrador que conhece toda a história, até mesmo o pensamento dos personagens. - Narrador observador – ele não conhece toda a história, apenas se limita a narrar os fatos à medida que eles acontecem. Assim sendo, o narrador se abstém de quaisquer intervenções, ou seja, não é concedida a ele nenhuma atitude que porventura possa nos adiantar o que ocorrerá. * Foco narrativo de primeira pessoa – nesta modalidade, como o próprio nome nos indica, o narrador se torna também um personagem, assumindo a condição de narrador protagonista ou narrador coadjuvante. Por essa razão, afirma-se que traços subjetivos tendem a se manifestar, tendo em vista o envolvimento emocional mediante o desenrolar dos fatos.... Veja mais
4 aprovações
MARISTELA
MARISTELA fez um comentário
Alguém pode me ajudar a falar sobre narrador e foco narrativo
4 aprovações
Jaquelina
Jaquelina fez um comentário
Gente,preciso de ajuda!!alguém ja fez Planejamento de carreira e Análise Textual desse ano,no caso AV2 2014?
2 aprovações
Carregar mais