exercicio aula completos
112 pág.

exercicio aula completos


DisciplinaAnálise Textual9.603 materiais293.995 seguidores
Pré-visualização39 páginas
3a Questão (Ref.: 201407664775)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Numa entrevista de emprego, ou você agrada ou está fora do jogo. Na teoria, os candidatos até sabem como agir - mas, na prática, cometem muitos erros. Para o diretor de recursos humanos Paulo Assis, alguns são simplesmente absurdos: "Pedi a um candidato que trouxesse seu currículo e duas referências. O moço, com a intenção de parecer eficiente, chegou com o currículo debaixo do braço e duas pessoas ao lado - seu irmão e um primo." (Baseado no artigo 'Festival de foras'. Revista Você S/A, 1999.)
O pronome alguns e o substantivo moço são elementos coesivos que fazem referência, respectivamente, a que termos do texto?
		
	
	Erros e diretor.
	
	Absurdos e currículo.
	
	Absurdos e primo.
	 
	Erros e candidato.
	
	Candidatos e rapaz.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407664209)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Que discurso seria o mais adequado ao se escrever uma mensagem para a seguinte situação: Houve um imprevisto e você não pode participar da avaliação agendada pelo professor de uma disciplina da faculdade?
		
	
	Ilustríssimo senhor professor da disciplina, diante das adversidades sofridas involuntariamente, não pude realizar a avaliação demandada. Solicito humildemente a inserção de uma nova data.
	
	Profe, rolou um lance e não deu pra fazer a provinha... pô, foi só dessa vez. Alivia aê! Rsrsrsrsrs...
	 
	Prezado professor, diante de um imprevisto sofrido não compareci à avaliação. Solicito agendamento de nova data para a realização da mesma. Desde já agradeço sua compreensão.
	
	Querido professor, estou :'( porque não consegui fazer sua prova. Preciso muuuuito dessa avaliação para passar. Me ajuda, por favor! :*)
	
	Professor, não deu pra fazer sua prova.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408003964)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	 "Milhares de estudantes encheram as ruas da capital chilena, Santiago, nesta quinta-feira (21) em uma passeata para lembrar a presidente Michelle Bachelet de que a paciência deles para esperar as prometidas reformas na educação está se esgotando.
Houve confrontos violentos entre manifestantes e policiais, embora a maior parte do protesto tenha sido pacífico, informou a polícia. As autoridades estimaram que 25 mil pessoas participaram, enquanto líderes estudantis falaram em 80 mil presentes."
 
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/08/estudantes-chilenos-protestam-exigindo-reformas-na-educacao.html
 
Na reportagem, as palavras "para"  e  "embora" estabelecem, respectivamente, os sentidos de:
		
	 
	finalidade e oposição.
	
	esclarecimento e continuação.
	
	causa e conformidade.
	 
	causa e consequência.
	
	proporção e conformidade.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407996730)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque a opção em que a frase apresenta o sentido de causalidade, principalmente pela presença do conector apropriado.
		
	
	nenhuma das respostas acima.
	
	A moça caiu, mas não se machucou.
	 
	As ruas ficaram alagadas porque choveu muito.
	
	Ela não faz inglês, somente espanhol.
	
	Mas quem deixou os sapatos aqui?
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201407697984)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Nas frases 
_ Paulo vai conosco ao cinema?
_Vai.
há um exemplo de coesão por:
		
	 
	elipse.
	
	comparação.
	 
	reiteração.
	
	repetição.
	
	conjunção.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201407701027)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Há quatro tipos de coerência textual. Entre elas há uma que faz o uso da linguagem adequada às possíveis variações do contexto. Na maioria das vezes, esse tipo de coerência não chega a perturbar a interpretabilidade. Em textos onde há este tipo de coerência é mantida a uniformidade textual. Estamos nos referindo à
		
	 
	coerência intertextual.
	
	coerência semântica.
	
	coerência pragmática.
	
	coerência sintática.
	 
	coerência estilística.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201407671943)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O E-mail é uma mensagem enviada e recebida por meio de um sistema de correio eletrônico. Como é utilizado em diversas situações comunicacionais, formais e informais, sua linguagem pode variar. Tem a estrutura padrão semelhante à da carta e, em geral, os parágrafos são curtos.
O E-mail é um?
		
	
	Conto
	 
	Gênero textual
	
	Jargão
	
	Tipo de texto
	
	Texto narrativo escrito em 1ª pessoa em que se registra fatos do cotidiano
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201407662843)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia o texto:
Mendonça levantou-se justamente quando entrava na sala a sobrinha em questão. Era uma moça que representava vinte e oito anos, no pleno desenvolvimento da sua beleza, uma dessas mulheres que anunciam velhice tardia e imponente. O vestido de seda escura dava singular realce à cor imensamente branca da sua pele. Era roçagante o vestido, o que lhe aumentava a majestade do porte e da estatura. O corpinho do vestido cobria-lhe todo o colo; mas adivinhava-se por baixo da seda um belo tronco de mármore modelado por escultor divino. Os cabelos castanhos e naturalmente ondeados estavam penteados com essa simplicidade caseira, que é a melhor de todas as modas conhecidas; ornavam-lhe graciosamente a fronte como uma coroa doada pela natureza. A extrema brancura da pele não tinha o menor tom cor-de-rosa que lhe fizesse harmonia e contraste. A boca era pequena, e tinha uma certa expressão imperiosa. Mas a grande distinção daquele rosto, aquilo que mais prendia os olhos, eram os olhos; imaginem duas esmeraldas nadando em leite. ( Machado de Assis, Miss Dollar, capítulo 2)
As sequências discursivas que formam o fragmento em questão são, predominantemente, ... .
		
	
	narrativas
	
	injuntivas
	 
	descritivas
	
	argumentativas
	
	expositivas
	1a Questão (Ref.: 201407630077)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Assinale a alternativa correta no que diz respeito aos conceitos de língua e linguagem.
I) O termo linguagem deve ser entendido como a faculdade mental que distingue os humanos de outras espécies animais.
II) O termo linguagem é a capacidade específica à espécie humana de se comunicar por meio de um sistema de signos (ou língua).
III) A língua é essencialmente social porque é convencionada por determinada comunidade linguística.
		
	 
	Somente a I e a III estão corretas.
	
	Somente a I e a II estão corretas.
	
	Somente a I está correta.
	 
	Todas estão corretas.
	
	Somente a III está correta.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407631139)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"As línguas constituem sistemas de comunicação verbal. Conquanto a fala seja da maior importância, fator fundamental de humanidade no homem, a nossa capacidade de comunicar conteúdos expressivos não se restringe às palavras; nem são elas o único modo de comunicação simbólica. Existem, na faixa de mediação significativa entre nosso mundo interno e o externo, outras linguagens além das verbais."
        (OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 1999. p. 24.)
 
Segundo o texto, é correto afirmar:
		
	
	Nada pode substituir as palavras como forma de comunicação.
	
	A fala é indispensável na mediação entre nosso mundo interno e o externo.
	
	A capacidade humana de comunicação limita-se às linguagens não-verbais.
	 
	A fala não é o único elemento a considerar em situações de comunicação simbólica.
	
	Para comunicar conteúdos expressivos, é prioritário dominar as linguagens não-verbais.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407323321)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os hipertextos encorajam os leitores a se moverem de um bloco de texto a outro, rapidamente e de forma não sequencial. Assim, o leitor-navegador passa a ter um papel mais ativo e uma oportunidade de adquirir e ampliar conhecimento de forma diferente da de um leitor de texto
Madson
Madson fez um comentário
resumo prática informática contabilidade 1
1 aprovações
Maryana
Maryana fez um comentário
Tendo em vista que o narrador representa um ser fictício do qual o autor se utiliza para nos repassar sua habilidade inventiva, torna-se imprescindível compreender os pontos que demarcam o chamado foco narrativo. O foco narrativo se define pela perspectiva por meio da qual esse narrador opta para relatar os acontecimentos inerentes ao enredo. Ele participará da história, será ele um mero espectador, enfim, como tudo isso decorrerá? Partindo desse princípio, o artigo em questão tem por finalidade discorrer acerca das modalidades que se atribuem ao narrador. De acordo com seu posicionamento, o foco assume distintas funções, entre as quais podemos citar: * Foco narrativo de terceira pessoa – nele o narrador não participa ativamente dos fatos relatados. Nessa condição podemos afirmar que a narrativa assume um caráter mais objetivo, tendo em vista que ele permanece “do lado de fora”, limitando-se somente a nos repassar o que vê. Assim sendo, manifesta-se sob dois aspectos: - Narrador onisciente – é o tipo de narrador que conhece toda a história, até mesmo o pensamento dos personagens. - Narrador observador – ele não conhece toda a história, apenas se limita a narrar os fatos à medida que eles acontecem. Assim sendo, o narrador se abstém de quaisquer intervenções, ou seja, não é concedida a ele nenhuma atitude que porventura possa nos adiantar o que ocorrerá. * Foco narrativo de primeira pessoa – nesta modalidade, como o próprio nome nos indica, o narrador se torna também um personagem, assumindo a condição de narrador protagonista ou narrador coadjuvante. Por essa razão, afirma-se que traços subjetivos tendem a se manifestar, tendo em vista o envolvimento emocional mediante o desenrolar dos fatos.... Veja mais
4 aprovações
MARISTELA
MARISTELA fez um comentário
Alguém pode me ajudar a falar sobre narrador e foco narrativo
4 aprovações
Jaquelina
Jaquelina fez um comentário
Gente,preciso de ajuda!!alguém ja fez Planejamento de carreira e Análise Textual desse ano,no caso AV2 2014?
2 aprovações
Carregar mais