exercicio aula completos
112 pág.

exercicio aula completos


DisciplinaAnálise Textual9.693 materiais293.871 seguidores
Pré-visualização39 páginas
a ideia de texto, escolha a opção que melhor completa a afirmação: "Um texto é um amontoado de palavras sem sentido quando" ...
		
	 
	não apresenta coesão e coerência.
	
	não apresenta coesão e intertextualidade.
	
	não apresenta hipertexto e intertextualidade.
	
	não apresenta os critérios de hipertexto.
	
	não apresenta coerência e intertextualidade.
	 2a Questão (Ref.: 201408523716)
	
	No passado ela sorria e era cativante, hoje ela é séria e um tanto quanto melancólica. A oração se adequa a qual tipo básico de coesão?
		
	
	Coesão referencial gramatical.
	
	Coesão referencial.
	
	Coesão referencial lexical.
	 
	Coesão sequencial temporal.
	
	Coesão sequencial por conexão.
	 3a Questão (Ref.: 201408517484)
	
	Observe o texto a seguir.
A baleia é um animal que precisa ser cuidado pelo homem. É um mamífero que algumas de suas espécies se encontram em extinção. Portanto, é preciso atenção.
Na frase, existe um tipo de coesão em que se unem as ideias por meio de Hiperônimo BALEIA - MAMÍFERO.  Esse mecanismo é chamado de coesão
		
	
	Estilística.
	
	Temporal.
	
	Gramatical.
	 
	Lexical.
	
	Conectiva.
	 4a Questão (Ref.: 201408556237)
	
	A adequação vocabular é fator relevante em se tratando dos requisitos de toda e qualquer produção escrita. Significa usar as palavras adequadas ao contexto em que elas são produzidas: para quem são produzidas, quem produz, com que finalidade, em que ambiente e momento. Sobre esse uso, analise as afirmativas a seguir e informe quais apresentam inadequação vocabular em relação a um contexto formal: I. O engenheiro chefe mostrava-se muito preocupado com o sucesso do conserto da máquina. II. Todos os técnicos estavam mais mortos do que vivos ao fim da tarefa. III. Como o encarregado mostrou-se deveras cansado, permitiram que fosse dispensado antes do término do expediente. IV. Pensávamos que, de repente, o governo pretendia nos ferrar mais ainda.
		
	 
	II e IV
	
	I, II, III e IV.
	
	I e III
	 
	II e III.
	
	I, II e IV.
	 5a Questão (Ref.: 201408856737)
	
	Podemos dizer que um texto de qualidade é um entrelaçamento de enunciados oracionais e não oracionais organizados e apresentados através de uma sequência lógica. Elementos coesivos cumprem esta função e promovem clareza na apresentação das ideias, além de estabelecer ligação primordial entre as partes.
No período,  "O Brasil é um país subdesenvolvido. Dessa forma, não tem muito prestígio", qual palavra ou expressão coesiva estabelece sequência lógica  entre as orações?
		
	
	É
	
	Não tem muito prestígio
	
	O Brasil
	 
	Dessa forma
	
	País
	 6a Questão (Ref.: 201408555383)
	
	"Embora existam muitos traços que definam o hipertexto, ele pode ser sintetizados na alinearidade e na interatividade que propicia". A partir desta afirmativa, conclui-se que
		
	 
	Devido a sua não-linearidade, a sequência de leitura dos conteúdos do hipertexto é definida unicamente pelo autor do texto.
	
	Por apresentar uma sequência fixa de módulos, se algum deles não for acessado, a mensagem do texto como um todo não será compreendida.
	
	Por ser interativo, é usado de modo reativo, já que ao final de cada tela, o leitor é direcionado automaticamente para a próxima.
	
	Apesar de sua estrutura flexível, é construído para ser lido do início ao fim, num caminho único, no interior do documento
	 
	Apresenta grande concentração de informação, armazenada virtualmente e que só se materializa quando acessada pelo usuário.
	1a Questão (Ref.: 201407664775)
	
	Numa entrevista de emprego, ou você agrada ou está fora do jogo. Na teoria, os candidatos até sabem como agir - mas, na prática, cometem muitos erros. Para o diretor de recursos humanos Paulo Assis, alguns são simplesmente absurdos: "Pedi a um candidato que trouxesse seu currículo e duas referências. O moço, com a intenção de parecer eficiente, chegou com o currículo debaixo do braço e duas pessoas ao lado - seu irmão e um primo." (Baseado no artigo 'Festival de foras'. Revista Você S/A, 1999.)
O pronome alguns e o substantivo moço são elementos coesivos que fazem referência, respectivamente, a que termos do texto?
		
	
	Erros e diretor.
	 
	Candidatos e rapaz.
	
	Absurdos e primo.
	 
	Erros e candidato.
	
	Absurdos e currículo.
	 2a Questão (Ref.: 201407675436)
	
	Existe coesão quando temos palavras, expressões, isto é, conexões colocadas estrategicamente ao lado de outras para que se produza a sequência da mensagem com sentido. Existem diferentes tipos de coesão e elas são responsáveis, por assim dizer, de um fenômeno. Qual é?
		
	
	Democratização do texto.
	
	Organização do texto.
	
	Elucidação do texto.
	 
	Compreensão do texto.
	 
	Tessitura do texto.
	 3a Questão (Ref.: 201407668123)
	
	Leia com atenção as informações contidas nas frases abaixo:
O ............................ pode ser entendido como uma espécie de conexão em que as informações podem ser lidas em diferentes sequências.
No ..............................o leitor segue vários caminhos para desvendar/desdobrar a mensagem.
No mundo contemporâneo, por exemplo, o ........................ se tornou uma forma de interatividade, fundamental para que possamos compreender e organizar a enorme quantidade de informações a que somos expostos diariamente.
A palavra que preenche adequadamente todas as frases acima é?
		
	
	Idioma
	
	Argumento
	 
	Hipertexto
	
	Texto
	
	Enunciado
	 4a Questão (Ref.: 201407671869)
	
	São expressões típicas do registro informal. Na maioria das vezes elas servem para marcar a identidade de um grupo social. Que linguagem é esta?
		
	
	Regional
	 
	Gírias
	
	Norma culta
	 
	Oralidade
	
	Ortografia
	 5a Questão (Ref.: 201407664338)
	
	O QUE SE DIZ
Que frio! Que vento! Que calor! Que caro! Que absurdo! Que bacana! Que tristeza! Que tarde! Que amor! Que besteira! Que esperança! Que modos! Que noite! Que graça! Que horror! Que doçura! Que novidade! Que susto! Que pão! Que vexame! Que mentira! Que confusão! Que vida! Que talento! Que alívio! Que nada...
Assim, em plena floresta de exclamações, vai-se tocando pra frente.
Carlos Drummond de Andrade. Poesia e prosa. Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1983. P. 1379.
Assinale a alternativa CORRETA em relação ao trecho acima.
		
	 
	Faltam elementos de ligação entre todas as partes do trecho.
	
	É possível identificar a classe social do falante após a leitura do segundo parágrafo.
	
	A falta de verbos no primeiro parágrafo torna o trecho transcrito ininteligível.
	
	O trecho não chega a se constituir texto, pois lhe falta coerência.
	 
	O segundo parágrafo produz a unidade de sentido, transformando o trecho em texto.
	 6a Questão (Ref.: 201407674649)
	
	Na coesão sequencial temporal, a informação progride através de conectores que estabelecem a marcação de tempo. Sendo assim, marque a alternativa em que os conectores destacados promovem este tipo de coesão.
		
	
	Fui ao cinema ontem. Lá, comprei pipocas.
	
	Amanhã irei a faculdade. Lá, direi ao diretor que trancarei a matrícula.
	
	Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece.
	
	Embora tenha estudado, não me sinto preparado para fazer a prova agora.
	 
	Antes, eu estava preocupado com a nota da prova. Agora, estou tentando ficar mais calmo.
	 6a Questão (Ref.: 201407674649)
	
	Na coesão sequencial temporal, a informação progride através de conectores que estabelecem a marcação de tempo. Sendo assim, marque a alternativa em que os conectores destacados promovem este tipo de coesão.
		
	
	Fui ao cinema ontem. Lá, comprei pipocas.
	
	Amanhã irei a faculdade. Lá, direi ao diretor que trancarei a matrícula.
	
	Quanto mais eu rezo,
q.ueenxheda
q.ueenxheda fez um comentário
.
0 aprovações
Madson
Madson fez um comentário
resumo prática informática contabilidade 1
1 aprovações
Maryana
Maryana fez um comentário
Tendo em vista que o narrador representa um ser fictício do qual o autor se utiliza para nos repassar sua habilidade inventiva, torna-se imprescindível compreender os pontos que demarcam o chamado foco narrativo. O foco narrativo se define pela perspectiva por meio da qual esse narrador opta para relatar os acontecimentos inerentes ao enredo. Ele participará da história, será ele um mero espectador, enfim, como tudo isso decorrerá? Partindo desse princípio, o artigo em questão tem por finalidade discorrer acerca das modalidades que se atribuem ao narrador. De acordo com seu posicionamento, o foco assume distintas funções, entre as quais podemos citar: * Foco narrativo de terceira pessoa – nele o narrador não participa ativamente dos fatos relatados. Nessa condição podemos afirmar que a narrativa assume um caráter mais objetivo, tendo em vista que ele permanece “do lado de fora”, limitando-se somente a nos repassar o que vê. Assim sendo, manifesta-se sob dois aspectos: - Narrador onisciente – é o tipo de narrador que conhece toda a história, até mesmo o pensamento dos personagens. - Narrador observador – ele não conhece toda a história, apenas se limita a narrar os fatos à medida que eles acontecem. Assim sendo, o narrador se abstém de quaisquer intervenções, ou seja, não é concedida a ele nenhuma atitude que porventura possa nos adiantar o que ocorrerá. * Foco narrativo de primeira pessoa – nesta modalidade, como o próprio nome nos indica, o narrador se torna também um personagem, assumindo a condição de narrador protagonista ou narrador coadjuvante. Por essa razão, afirma-se que traços subjetivos tendem a se manifestar, tendo em vista o envolvimento emocional mediante o desenrolar dos fatos.... Veja mais
4 aprovações
MARISTELA
MARISTELA fez um comentário
Alguém pode me ajudar a falar sobre narrador e foco narrativo
4 aprovações
Jaquelina
Jaquelina fez um comentário
Gente,preciso de ajuda!!alguém ja fez Planejamento de carreira e Análise Textual desse ano,no caso AV2 2014?
2 aprovações
Carregar mais